Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ecto sandow

Membro
  • Total de itens

    122
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a lorenzo_EP em Ritalina diminuiu minha testosterona e agora?   
    Só vou responder essas duas:
     
    Nenhuma.
    Sim.
     
    Tá procurando pelo em ovo.
     
  2. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a T. Wall em Heavy Duty – Uma Releitura Da Intensidade No Treinamento   
    Heavy Duty – Uma releitura da intensidade no treinamento

    Prefácio

    Saudações,

    Sou conhecido como T. Wall dentro do Hipertrofia e, basicamente, atuo na área de Diários de Treinos. Possuo o meu diário nesta seção (endereço) e treino há aproximadamente três anos. Nos últimos tempos eu tenho estudado bastante sobre uma série de coisas e buscando compreender sistemas de treinamentos antigos, da época de ouro do fisiculturismo.

    Hoje em dia, fala-se tanto na época “Oldschool”, entretanto poucos procuram compreender ou mesmo estudar a fundo os métodos de treinamento surgidos nesta época. Os corpos dos anos 70 à 90 até hoje são cultuados. Schwarzenegger, Zane, Ferringo, Mentzer, dentre outros. Tempos em que simetria, volume, alimentação e trabalho árduo eram extremamente valorizados.

    Este é a primeira versão (conforme eu vá estudando e/ou me atualizando eu altero coisas aqui) desta releitura do Heavy Duty, o sistema de treinamento criado por Mike Mentzer e que até hoje gera polêmica. Aqui busco trazer fundamentos deste sistema de treinamento e adaptá-lo à realidade do nosso país e, também, contextualizá-lo numa abordagem mais atual.

    Sumário

    1. Mike Mentzer – O Criador
    2. Heavy Duty – Fundamentos
    3. A intensidade aplicada ao método
    4. Recuperação e dieta
    5. Etapas de Treinamento
    5.1 Iniciante
    5.2 Intermediário
    5.3 Avançado
    5.4 Super-Avançado
    6. Principais técnicas utilizadas
    7. Exemplos de rotinas
    8. Considerações finais


    1. Mike Mentzer – O Criador



    Mike Mentzer começou a treinar aos doze (repito, DOZE) anos e passou a competir em concursos locais quando tinha dezoito anos. Sua primeira competição amadora foi em 1969. Em 1971, ele sofreu sua pior derrota, ficando em décimo lugar no AAU Mr. America, que foi ganho por Casey Viator. A competição foi importante para Mentzer, pois conheceu Viator, que o indicou o seu treinador Arthur Jones.

    Para quem não sabe quem é Jones, segue trecho:

    As ideias de Jones ajudaram a mover a noção do público do bodybuilding e do treinamento de força para longe da escola de treinamento de Arnold Schwarzenegger (método apadrinhado por Joe Weider), que envolvia horas na academia, para o treinamento da alta intensidade. Isto envolvia treinos breves, escolha de cargas suficientes para que se pudessem executar-se as séries até o fracasso muscular em boa forma e minimizando o impulso, que, de acordo com a ideologia do método, provoca o máximo crescimento muscular. (Wikipedia)

    Simplificando: Arthur Jones foi um dos criadores do high-intensity training (HIT) aplicado ao levantamento com pesos. Você deve estar se perguntando: “Ué, mas o HIT não é um treinamento de aeróbico?”. A resposta é sim e não. O HIT é, na verdade, uma filosofia de treinamento onde a intensidade é o enfoque e não o volume do treinamento. Estudaremos isto mais a fundo depois.

    Voltando ao Mentzer, após retirada de alguns anos, ele voltou às competições em 1975 no Mr. América, ficando em terceiro lugar atrás de Robby Robinson e Roger Callard. Mentzer ganhou essa competição no ano seguinte, em 1976. Em 1977 ganhou o North America Championships em Vancouver, o British Columbia, e competiu uma semana mais tarde no Mr. Universo, em Nîmes, França, ficando em segundo lugar, atrás de Kal Szkalak.

    Em 1978, Mentzer ganhou o Mr. Universe em Acapulco, no México, com uma pontuação perfeita (algo inédito) de 300 pontos, o que o fez profissionalizar-se no esporte. No final de 1979, Mentzer venceu a categoria peso pesado do Mr. Olympia, outra vez 300 pontos, mas perdeu no geral para Frank Zane, que foi agraciado com o título pela terceira vez. Detalhe: Mentzer nesta época já tinha uma profunda desavença com os Weider que, por sinal, eram organizadores do Mr. Olympia. Motivo? Os Weiders defendiam o método clássico de treinamento com alto volume.



    Em 1980, no Mr. Olympia, Mentzer ficou em quarto lugar (num empate com Boyer Coe) atrás de Arnold Schwarzenegger, Chris Dickerson e Frank Zane. Este resultado até hoje é muito contestado e polêmico. Arnold voltou a competir após anos afastados e, muitos dizem, que isto se devia ao verdadeiro burburinho causado por Mentzer e seu método de treinamento. Aposentou-se do fisiculturismo competitivo após o concurso, com 29 anos. Ele alegou que o concurso foi fraudado, até a sua morte, e nunca disse que achava que ele deveria ter ganhado, mas que Arnold não deveria, embora tivesse um relacionamento amigável com Schwarzenegger.

    Mentzer está presente na enciclopédia de fisiculturismo de Arnold Schwarzenegger, na qual é colocado como um dos melhores posadores de todos os tempos, ao lado de Frank Zane.

    2. Heavy Duty – Fundamentos

    Em tradução livre, podemos compreender Heavy Duty como “Dever Pesado”.

    Como já foi abordado no capítulo inicial, o treino criado por Mentzer é oriundo do HIT. Na realidade é uma abordagem a respeito do treino de alta intensidade. No seu livro Heavy Duty by Mike Mentzer, no capítulo II o autor traz o que chama de ‘uma abordagem racional’:

    Muitos se iniciam no fisiculturismo com mais do que um simples desejo de desenvolver um corpo mais musculoso. Tomados pela sensação de que suas vidas são importantes, e uma grande realização é possível, eles aspiram conquistar os maiores títulos de fisiculturismo. Já que o que cada um pode conseguir no fim, em grande parte, é ditado pela sua programação genética, ninguém consegue antever o que conseguirá na sua carreira de fisiculturista ou quanto músculo conseguirá desenvolver. Uma coisa que você tem em comum com Dorian Yates, Lee Labrada e eu é que todos nós começamos infelizes com a nossa aparência e decidimos fazer algo a respeito. (MENTZER, Mike)

    O ponto de partida da mudança corporal é o que ele chama de ‘paixão’. É aquela faísca íntima que nos move ao mundo da musculação. Muitas vezes a ‘paixão’ nasce sob o véu da ‘insatisfação’ [com o próprio corpo] ou mesmo da ‘decepção’ [amorosas, normalmente]. Não raro vemos casos de pessoas ou muito magras ou muito gordas que decidem entrar neste universo. E é então que somos apresentados ao racionalismo aplicado ao levantamento de peso:

    A base para uma abordagem racional do fisiculturismo – ou qualquer outra área – é o reconhecimento de que apenas um conhecimento específico e apropriado pode leva-lo a agir da forma necessária para atingir seu objetivo. A razão da NASA ser tão espetacularmente bem sucedida em suas missões espaciais está enraizada no seu profundo conhecimento e entendimento dos princípios envolvidos nas viagens espaciais. Eles não “acham” ou “pensam que” sabem o que estão fazendo. Eles sabem, até o menor detalhe, precisamente o que é necessário. E quando cometem um erro, e isso acontece, eles sabem que tem as referências (realidade) e os meios (razão) necessários para corrigir o erro. (MENTZER, Mike)

    A abordagem racional apontada aqui é um ponto fundamental para compreender os conceitos e fundamentos do Heavy Duty. A musculação, mundialmente falando, carrega consigo um teor híbrido de teoria e prática. Existe uma verdadeira briga entre as diferentes abordagens, métodos de treino, nutrição e outras coisas. De um lado, pessoas que se apegam às bases teóricas, estudos, artigos e, na outra ponta, os usuários comuns e atletas que são empiristas. São pessoas que aplicam em si mesmo os métodos e veem os resultados.

    No Brasil, este empirismo é muito confundido com “achismo”. Infelizmente, toda pessoa que começa na musculação ao se deparar com pessoas maiores ou por “profissionais” são bombardeadas com informações dúbias, falsas. E isso só contribui para uma onda de ignorância que parece se alastrar não só pelo país, mas pelo próprio Hipertrofia.org que deveria ser um espaço de discussão qualificado.

    Outra discussão pertinente que Mentzer aborda em seu capítulo dois é a sua grande crítica aos métodos de treinamento clássicos. Os treinamentos de alto volume. Aqui é preciso fazer uma distinção etimológica do que seria o “volume”. Volume, quando falando de musculação, são treinos longos com muitos exercícios para um mesmo grupo muscular (ou muitas séries) e isoladores. Ou seja, “volume” não tem nada a ver com cargas.

    Não cometa o erro de se comparar com as outras pessoas. A única pessoa com a qual você pode se comparar com certeza é...VOCÊ! Você só crescerá quando se tornar mais forte e, se você se tornar mais forte de treino para treino, estará no caminho certo.

    Como dito acima, fisiculturistas que não entendem que devem treinar a sua força, não sabem como direcionar seus esforços. Não sabendo como direcionar seus esforços, muitas vezes desperdiçam meses ou anos, durante os quais eles não veem nenhum ou quase nenhum resultado. É como se eles estivessem esperando um “ZAP!” saído do mundo místico de magos e desejos de onde um dia ele ganhará seus desejados músculos. (MENTZER, Mike)

    Mentzer defende o treinamento de força, sobretudo para iniciantes. Seu método de treino intermediário envolve a rotina de HIT desenvolvida por Jones, a qual trataremos em momento oportuno. Desta forma, o autor trouxe a base de seu treinamento ou princípio que podemos elencar:

    - Sistema árduo: alcançar o máximo de sua musculatura, falha extrema. Para isto, são utilizadas técnicas nas fases mais avançadas de treinamento.
    - Sistema breve: treinamentos curtos, de baixo volume. Novamente, fazendo a distinção de “volume” acima explicado. Significa dizer no Heavy Duty são poucos exercícios e séries, mas isto não quer dizer que será menos desgastante.
    - Sistema Infrequente: deve-se proporcionar treinamentos bem espaçados entre si, maximizando a recuperação do corpo. A recuperação é um ponto muito abordado por Mentzer.
    - Sistema seguro: NUNCA, em hipótese alguma, o risco deve superar a necessidade de segurança em prol da produtividade. Significa dizer que o treinamento deve sempre buscar a execução perfeita e a cadência (velocidade) de cada repetição. Mentzer batia muito nesta tecla.

    3. A intensidade aplicada ao método

    Assim como há uma confusão etimológica com o termo “volume”, encontra-se o mesmo com o termo “intensidade”. Intensidade é o conceito fundamental do HIT e Heavy Duty.

    Mentzer define “intensidade” como “porcentagem do esforço momentâneo requerido pra mover um peso”. Outro meio de definir intensidade seria como o grau de fatiga momentânea imposto em um músculo. Os proponentes do HIT ou Heavy Duty acreditam que a intensidade é o fator principal para a estimulação do crescimento, citando o princípio da sobrecarga. Tal princípio define que um músculo deve ser sobrecarregado com um trabalho além de sua capacidade normal para produzir crescimento.

    Intensidade, portanto, não é simplesmente descansar pouco ou fazer exercícios conjugados (embora estas técnicas modifiquem este detalhe).

    Um pergunta que me é feita constantemente é “Mike, se eu tentar o Heavy Duty, eu verei resultados em seis meses?”. Minha resposta é: “Você não precisa esperar seis meses, você verá resultados imediatamente – desde o primeiro treino”. Progresso deve ser significante e imediato, desde o momento em que você começar a usar a rotina e deve ser ininterrupto. Arthur Jones disse algo há alguns anos atrás de que esse progresso deve ser constante, desde o início dos treinos e o fisiculturista deve ser capaz de – usando um programa de treino correto, é obvio – atingir o seu grau máximo de desenvolvimento em dois anos. Não demora cinco anos, ou mais, para se desenvolver um físico musculoso. (MENTZER, Mike).

    Parece loucura a princípio, não é? Ao menos não em condições normais. Não em condições “naturais”. Porém, segundo o autor, o treinamento de força e o princípio da sobrecarga garantem este crescimento e desenvolvimento muscular. Precedido, claro, do aumento de força. Por isto sua defesa por treinos de força. Se você observar todos os grandes fisiculturistas da história, sem exceção, e inclusive aqueles adeptos aos treinamentos clássicos de muito volume, todos realizam os chamados exercícios básicos, multiarticulares ou compostos. Exercícios como o Levantamento Terra, Agachamento Livre, Supino Reto, Desenvolvimento Militar. Por quê? Porque estes são exercícios fundamentalmente de força. E com o aumento de força, há o aumento de massa muscular em médio prazo.

    Ao mesmo tempo em que você deve esperar um aumento de força com regularidade, nem todos podem esperar um aumento regular ou perceptível de massa. Para a maioria das pessoas, o aumento de força precede o aumento de tamanho. Em outras palavras, você ficará cada vez mais forte, por um período de tempo, sem que fique maior. Eu não quero desencorajar ninguém. É importante entender isso por questões de motivação. Conforme você cresce em termos de força, esse ganho de força eventualmente levará ao ganho de massa. O quanto de musculo você conseguira e quanto tempo isto levará, é algo definido pela genética. (MENTZER, Mike)

    Observem o que o autor já preconizava em seus livros. O aumento de força, ou progressão de cargas, é a base do powerlifting, do stronglift, do fullbody, e uma série de treinamentos modernos. Mentzer já afirmava isto nos anos 80!

    4. Recuperação e dieta

    Outro ponto focal do sistema de treinamento Heavy Duty é quanto ao descanso, a recuperação. E quando falo descanso, não me refiro ao descanso entre as séries ou essas baboseiras. Ele fala do descanso corporal. Ao contrário do método clássico de treinamento, onde a maioria dos fisiculturistas passavam duas, três, quatro, cinco horas na academia, Mentzer foi um dos primeiros ao bater na tecla que o treino deve ser intenso e durar, no máximo, uma hora.

    Novamente, isto não quer dizer que você tenha que “correr contra o tempo” para fechar seu treino. Não! Mas que ele não precisa durar (a fase de treinamento resistido com pesos) mais do que este tempo. O descanso apontado por Mentzer tem a ver com a infrequência dos treinamentos, do tempo elevado entre os ciclos. Segundo sua filosofia clássica, os grupos musculares devem ser espaçados de 3 a 6 dias de descanso. Ou seja, se você treinou Peito e Costas (exemplo) você só estaria “apto” a treiná-lo novamente a partir da quinta-feira. Dorian Yates, um de seus pupilos, em seus tempos áureos de Heavy Duty descansava uma semana inteira (7 dias) o seu treinamento de pernas.

    "O treino, entendam, não produz crescimento muscular, mas serve simplesmente para estimular o mecanismo de crescimento do corpo. Quer dizer que o corpo é que produz crescimento, mas somente se deixado descansar por um período suficiente". (MENTZER, Mike)

    Na filosofia Heavy Duty original, basicamente imagina-se que o treino deve estimular o músculo em quantidades suficientes e progressivas (sempre) para que ele possa posteriormente se desenvolver na recuperação, tanto com a síntese proteica, quanto com a supercompensação de glicogênio, entre outros princípios. Estimular o músculo demasiadamente, não trará um ambiente anabólico, nem na recuperação e, se quer no treinamento. Do contrário, trará um ambiente totalmente catabólico, o qual pode não possibilitar se quer a recuperação muscular.
    Como todos os processos fisiológicos, normalmente, demoram a ocorrer, a síntese muscular não poderia estar à parte e, aliás, pode estar entre os processos fisiológicos mais demorados, pois segue vias como: A limitação do corpo; a necessidade de estímulos frequentes; a necessidade de manipulação da ingesta de alimentos; dos próprios quesitos bioquímicos relacionados as síntese proteica e de glicogênio; a necessidade de recuperação de aspectos neurológicos e psicológicos entre outros. (SENDON, Marcelo)

    Mentzer acreditava piamente que o praticante da musculação não deveria dedicar todas suas horas diárias ao treinamento. Segundo sua filosofia, o tempo fora do ginásio deveria ser aproveitado para outras coisas como estudo, vida pessoal, etc.. Mas isso não quer dizer que deveria ser negligenciado. Como todos sabem (ou deveriam saber) musculação é um esporte que envolve outros aspectos, não apenas o treinamento.

    Para uma boa recuperação, o descanso adequado e, sobretudo, uma dieta ajustada são fundamentais. Existem questões específicas de dieta no programa de treinamento de Mentzer, mas não vou me aprofundar muito nesta questões, pois esta releitura se atém ao método de treino.

    5. Etapas de Treinamento

    Mentzer acreditava que para um bodybuilder ganhar massa muscular por longos períodos seria necessário aumentar a intensidade do treino e não o seu volume. "Se o músculo não for levado ao seu limite sempre, ele irá estagnar em ganho de massa magra e força", dizia. Esse era o pensamento do Heavy Duty por isso ele fez a seguinte divisão entre os níveis de evolução do treinamento:

    5.1 Iniciante

    Para quem não pratica nenhum tipo de treinamento com pesos, iniciar uma atividade anaeróbica (como, por exemplo, aqueles treinos padrões passados por instrutores de academia) é um salto enorme em intensidade, isto falando de pessoas sedentárias. É por este motivo que quando você começa a treinar, constrói massa muscular tão rápido. Para continuar progredindo, um iniciante só precisa adicionar mais peso a barra ou diminuir o intervalo entre as séries. E tudo ocorre bem até que chega o dia em que o número da balança não sobe. Que a fita métrica vira sua inimiga número um. E seus amigos leigos começam a perguntar se você parou de "malhar" ou de "tomar bomba" (sendo que você nunca usou esteroides anabolizantes). Para Mentzer é a hora de realmente iniciar o treinamento do Heavy Duty.

    5.2 Intermediário

    Quando se passa pela fase iniciante, mais ou menos com um ano ou dois de treinamento sério, as pessoas chegam a um platô (estagnação). Neste ponto, buscam outros métodos de treinamento. Dentre eles, o Heavy Duty. Na fase intermediária, a intensidade é acrescentada com séries de pré-exaustão muscular, repetições forçadas e negativas. Por quê? Estas técnicas auxiliam para se obter o estágio de fadiga muscular momentânea, vulga "falha muscular". E isto é um dos princípios que norteiam do Heavy Duty.

    Por exemplo, você faz uma série pré-exaustiva num exercício isolador (Peck Deck/Voador para peitoral, por exemplo) e, em seguida, (sem descanso) segue para uma série de supino reto até a falha muscular. As repetições negativas e outras técnicas entram para se alcançar o "além da falha positiva" e são usadas ocasionalmente e não em todo o treino. Quando se percebe que não é possível mais aumentar o peso e entrou em novo platô é quando sinaliza a chega ao nível avançado de treinamento.

    5.3 Avançado

    Neste nível, Mentzer percebeu que seu treino já estava tão intenso e sua força tão grande que o máximo esforço aplicado ao exercício provocavam um acúmulo de ácido lático e deficit de oxigênio praticamente instantâneo. Reações fortes o suficiente para interromper o exercício mesmo antes dele atingir a falha muscular, por conta da limitação cardiovascular. A questão de como ir além disto fez ele desenvolver um recurso novo.

    Para tanto, a técnica chamada rest-pause foi utilizada por Mentzer no Heavy Duty. Porém, com uma abordagem completamente nova. Para tanto, ele utilizava o peso capaz de realizar apenas uma repetição máxima (RM), descansava por 10 segundos (tempo necessário para dissipação do ácido lático e reporte de oxigênio às céludas) e voltava a fazer mais uma repetição máxima, repetindo o processo de descanso. Faria isto três vezes, até fazer mais uma RM com a ajuda de um parceiro de treino (ou com 20% a menos de carga) e 15 segundo de descanso, até realizar quantas repetições fossem necessárias até se alcançar a falha positiva.

    Como cálcular a sua Repetição Máxima? (Créditos do cálculo: Debew)

    Existe um cálculo para se encontrar o seu grau de repetição máxima. É importante, antes de iniciar no Heavy Duty tirar uma semana para fazer treinamentos e tirar estas marcas, pois serão importantes na fase avançada.



    Este cálculo, obviamente não é 100% exato, mas dá uma ótima base para a realização deste tipo de treinamento avançado.

    5.4 Super-Avançado

    O último degrau da escada Heavy Duty foi chamado por Mentzer de "Infitonic Training". Esse método de alta intensidade só pode ser realizado com ajuda de um personal ou parceiro de treino, devido a muitos fatores, principalmente para que você seja auxiliado no aumento de tensão na fase negativa do exercício. Basicamente a técnica Infitonic consiste em começar o exercício pela fase positiva subindo o peso o mais lento possível. Em seguida, uma breve pausa ao final da fase positiva (até 5 segundos). Agora vem a parte destruidora. Lentamente comece a baixar o peso (fase negativa do exercício), porém com seu parceiro forçando o peso para baixo e você lutando para baixar o mais lentamente possível. Descanse por 15 segundo e inicie uma nova repetição.

    Mike ainda desenvolveu mais uma técnica que ele mesmo veio a dizer ser o nível mais alto do Heavy Duty. Ele chamou de "Omni-Contraction Training", em tradução livre seria "Todos em contração". Existem três tipos de contração muscular, quando você levanta o peso (positiva), quando você abaixa o peso (negativa) e quando você segura o peso (estática).

    Nesta técnica, Mentzer impõe o treino com esforço máximo que as fibras musculares poderiam aguentar. Consiste em dar tudo o que você tem na fase positiva do exercício, seguido de uma fase negativa extremamente lenta e concentrada. Durante a fase negativa você para o peso e literalmente tenta ergue-lo novamente por três vezes (o que é praticamente impossível, considerando que estamos próximos de sua RM). Essas 3 pausas são deitas em três pontos diferentes da fase negativa. Uma logo que começar a baixar o peso, a segunda bem no meio da descida e a terceira na parte inferior da negativa. Cada pausa deve ter cerca de três segundos.

    6. Principais técnicas utilizadas

    O Heavy Duty, a fim de visar o máximo do trabalho muscular, utiliza de algumas técnicas a qual comumente são utilizadas na maioria das academias, mas infelizmente de maneira inadequada ou dentro de planejamentos os quais não são tão interessantes.

    Entre as principais técnicas do Heavy Duty, podemos destacar:

    Pré-exaustão: Trata-se da realização de exercícios isolados para um músculo antes dos compostos. Isso faz com que as fibras musculares alvo sejam trabalhadas e entrem em uma pré-exaustão antes dos músculos auxiliares e/ou estabilizadores dos movimentos compostos, os quais normalmente entram em fadiga antes do alvo. Por exemplo, executa-se o peck-deck antes do supino inclinado no Smith, executa-se o Pullover antes do Lat Pulldown e assim por diante.

    Negativas e repetições forçadas: Visando o trabalho excêntrico da musculatura, o indivíduo quando não conseguir executar mais repetições, deve, com o auxílio de um parceiro, manter a fase apenas excêntrica do movimento, controlando o peso, enquanto o outro realiza ou auxilia na realização da fase concêntrica.

    Repetições forçadas serão realizadas valorizando ambas as fases do movimento, deixando para que o atleta em realização do exercício, force ao máximo na fase concêntrica do movimento e que faça a excêntrica totalmente sozinho.

    Manuais: Pouco utilizadas, essa técnica valoriza a fase excêntrica do movimento. Após a chegada à falha concêntrica, o indivíduo, com auxílio de um parceiro, deve ter a força resistida pelo mesmo. Por exemplo, imaginemos a rosca direta após a falha na subida da barra, o parceiro auxiliará na fase CONCÊNTRICA e dificultará a excêntrica, forçando a barra para baixo, enquanto o atleta que está executando o movimento resiste contra o peso.

    Contrações estáticas: Também podendo ser chamada de isometria, essa técnica pode ser utilizada tanto a início de um exercício quanto ao final. Caso seja no começo, normalmente é usada como pré-exaustão. Porém, quando utilizada ao final, visa-se a máxima fadiga. Ela é obtida através da contração máxima e permanência da mesma até que não se consiga mais superar o peso em questão.

    Pré-alongamento: O pré-alongamento visa uma pré-exaustão na miofibrila muscular antes do treinamento. Entretanto, alguns atletas e autores condenam essa prática pelo alto risco de lesão e por possíveis quedas de performance antes do exercício.

    Superslow: Se há realmente uma técnica a qual seja utilizada largamente nesse sistema, essa é a Superslow. Técnica essa que valoriza as repetições em níveis extremamente lentos de movimentação. Normalmente, Mentzer utilizava de 10 segundos para a fase concêntrica e 5-10 segundos na fase excêntrica, a depender da utilização de máquinas ou pesos livres. Desta forma, Mentzer preconizava, dentro desse protocolo, cerca de 4-8 repetições na série.

    A técnica em questão necessita de uma atenção extra: Mentzer dizia que trabalhos que ultrapassassem 70 segundos na continuidade, poderiam se tornar aeróbios, enquanto trabalho menores de 45 segundos eram ineficazes e submáximos. O resultado é que você terá de adaptar uma carga X tempo de execução das repetições X tempo médio de 50-60 segundos na realização da série para então obter os máximos benefícios.

    Logicamente, séries com repetições forçadas seguem outros parâmetros, não necessitando estreitamente desta lógica.

    7. Exemplos de rotinas



    Como ficou claro, o sistema Heavy Duty é muito mais do que um simples método de treinamento. Há toda uma filosofia por trás que o norteia. Estas rotinas abaixo são apenas exemplos, mas é preciso compreender, sobretudo, a ideia de intensidade aplicada ao treino e as técnicas utilizadas para atingir este objetivo.

    Rotina #1


    Esta é a rotina Heavy padrão. Se regulada corretamente as seções de treinamento e os descansos, funcionará para a maioria das pessoas por até 6-9 meses. Quando o descanso de 6-7 dias não mais produzir resultados significativos, mude para a rotina de consolidação. Essa rotina deve ser usada somente se o individuo tiver uma pobre habilidade de recuperação e não tiver ganhado com a rotina padrão.

    Rotina consolidada


    Esta rotina severamente reduzida foi modificada recentemente por Mentzer. Ele acredita que é a única no livro que leva as pessoas ao overtraining. Inicialmente, descanse por 5 dias, e depois aumente conforme a evolução. Essa é a rotina que deve ser usada até se atingir os limites genéticos do individuo.

    8. Considerações finais

    Antes de tudo, espero que tenham gostado. Este não foi um mero trabalho de tradução ou apenas copiar e colar. Passei aproximadamente cinco dias estudando a fundo o Heavy Duty, lendo artigos e livros do próprio Mentzer até conseguir compreender seu método de treinamento.

    Infelizmente, nós no Brasil (e boa parte do mundo) somos “domesticados” no método clássico de treinamento de volume. Por forte influência das empresas e pessoas por traz desse grande negócio chamado “mundo fitness”. Entretanto, olhar para o passado é importante. E esta foi a grande lição que tirei ao estudar o Mike Mentzer e seu Heavy Duty.

    Espero que todos tenham gostado deste artigo, ele foi escrito com muito carinho e dedicação, justamente para produzir conteúdo de qualidade e contextualizado à nossa realidade. Uma pena que não tive como aprofundar em questões importantes, como o excesso de treinamento, dietas fracas, uso de suplementos. Mas isto fugiria do tema de estudo. Preferi me ater ao básico. Creio que vou transformar este artigo num e-book e distribuí-lo em breve aqui.

    Se você gostou deste conteúdo, não deixe de dar o seu “curtir” e ajudar na divulgação deste treinamento clássico e, por vezes, esquecido.

    Um abraço,
    T. Wall.

    Bibliografia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mike_Mentzer http://www.musclemass.com.br/heavy-duty/ http://www.hipertrofia.org/forum/topic/360-hevy-duty-by-mike-mentzer-capitulo-2/ http://dicasdemusculacao.org/heavy-duty-sistema-de-treinamento-criado-por-mike-mentzer/ http://www.hipertrofia.org/blog/2007/05/17/sistema-heavy-duty/ https://www.youtube.com/watch?v=VUfWMxvdid0&list=UUOOLLUHhjJ-I6dXTQ-5cq5g https://www.youtube.com/watch?v=Sft37E_SFrE https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxmaWxvc29maWFoaXR8Z3g6NGY0NjU1MzFjNjc5Yjg0OA (PS: Se algum moderador passar aqui, move para seção de artigos de treino).
  3. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a RnKS em Consistência do 0 ao 100   
    Olá, Bem vindos.
     
    Já acompanho o fórum a anos. mas botar a mão na massa que é bom nada rs. Treino a 8 anos, metade disso treinando em casa.
     
    Fico triste por não ter evoluído oque deveria nesse tempo. Houve períodos, tecnicamente longos, que realmente estava difícil, por conta de trabalhar viajando, pandemia e problemas pessoais. mas tive épocas que realmente não aproveitei....  Agora é correr atrás para não se arrepender depois.
     
    Criei o diário no intuito de me motivar a seguir firme e aprender bastante.
     
    Dieta está por volta de 2500 a 2600 Kcal.
    Atualmente sigo um treino abc2x.
     
    Medidas:
     
     
    Objetivo:
     
     
    Melhores marcas nos básicos

     
     
  4. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a GstvOliveira em Abandonar a academia   
    Amigo, em 2020 meu pai faleceu de cancêr de pancreas e sempre penso no que eu poderia ter feito diferente (conversar mais com ele, estar mais proximo, dizer que eu o amava, etc.). Como os amigos já falaram acima, use o seu tempo para estar proximo dela, proximo da sua familia. Desejo melhoras para a sua mãe e que tudo dê certo! Forças cara!
  5. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a MuscleFreak em Abandonar a academia   

  6. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a caioeo em Diário do Caio - StrongLifts 5x5 - 2024   
    Boa noite, pessoal!
    Estou de volta aqui depois de mais de uma década sem usar a plataforma. 
    Vou registrar minha rotina atual de treinos para motivação e futura comparação. 

    Dados Atuais 10/06/2023:
    Peso em jejum: 87 kg
    Altura: 176cm
    Braço relaxado: 39cm
    Coxa (alta): 67cm
    Abd: 93cm
    Panturrilha: 41cm
    Glúteos: 109cm
    Antebraço: 29cm
     
    Treino de Ontem 09/06/2023
     
    - Desenvolvimento com Halteres no Banco 45º 
    1 x 8 18kg (halter) 
    1 x 3 22kg 
    1 x 2 24kg
    3 x 8 26kg
     
    - Elevação Lateral Sentado com Halteres
    1x 12 7kg (halter)
    3x max 9kg (halter) + drop se menos de 8 reps
     
    - Tríceps Pulley "normal"
    Aquecimento + 3x12 22,5kg
     
    - Tríceps Pulley (com peso saindo do ponto inicial a cada rep)
    3 x 12 15kg
  7. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de Lucas, o Schrödinger em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    Olá, 
     
    Com 21, quase 22, eu tive um problema com disruptores endócrinos e tive minha testosterona afetada ao ponto de ser equivalente ao de uma criança de 8 anos. Eu passei em 2 endócrinos, e um deles me falou que eu teria de fazer TRT direto e o outro queria fazer um "reset" no sistema endócrino usando testo. Optei pelo endócrino que queria tentar resetar meu sistema endócrino usando uma ampola de deposteron a cada 21 dias e em conjunto utilizei todo tipo de produto que promete aumentar testosterona. 4 meses depois de inciar o tratamento, um mês após utilizar a ultima ampola, refiz meus exames e deu tudo certo, havia recuperado meu eixo.
     
    Nessa época (2018-2019), estava no hype um monte de produtor de conteúdo começar a usar a "TRT", por causa de N motivos, mas graças ao fórum eu nunca comprei isso (já que sabia dos pontos negativos), mas no geral nós sabemos que a maioria das pessoas que estão em "TRT" é para manter e desenvolver um nível de massa muscular acima do que lhes é possível em um curto período de tempo de treinamento e não necessariamente qualidade de vida ou algum problema endócrino em sí.
     
    Outro ponto que é relevante, para esses indivíduos que estão em "TRT", é a ausência de influenciadores brasileiros com um físico legal natural como também campeonatos naturais, já que hoje na mídia só tem maluco falando de hormônios e prescrevendo ciclo e falando com a maior naturalidade do mundo. Nesse aspecto uma vantagem, que eu vejo que os usuários desse fórum possuem, é a possibilidade de ver pessoas que podem se inspirar já que muitos destes possuem diário/semanário de treino e atualizam com fotos mas também instruções gerais de treino, plano de treino e dieta com discussão sobre o assunto.
     
     
  8. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de Leo-Oliveira em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    Olá, 
     
    Com 21, quase 22, eu tive um problema com disruptores endócrinos e tive minha testosterona afetada ao ponto de ser equivalente ao de uma criança de 8 anos. Eu passei em 2 endócrinos, e um deles me falou que eu teria de fazer TRT direto e o outro queria fazer um "reset" no sistema endócrino usando testo. Optei pelo endócrino que queria tentar resetar meu sistema endócrino usando uma ampola de deposteron a cada 21 dias e em conjunto utilizei todo tipo de produto que promete aumentar testosterona. 4 meses depois de inciar o tratamento, um mês após utilizar a ultima ampola, refiz meus exames e deu tudo certo, havia recuperado meu eixo.
     
    Nessa época (2018-2019), estava no hype um monte de produtor de conteúdo começar a usar a "TRT", por causa de N motivos, mas graças ao fórum eu nunca comprei isso (já que sabia dos pontos negativos), mas no geral nós sabemos que a maioria das pessoas que estão em "TRT" é para manter e desenvolver um nível de massa muscular acima do que lhes é possível em um curto período de tempo de treinamento e não necessariamente qualidade de vida ou algum problema endócrino em sí.
     
    Outro ponto que é relevante, para esses indivíduos que estão em "TRT", é a ausência de influenciadores brasileiros com um físico legal natural como também campeonatos naturais, já que hoje na mídia só tem maluco falando de hormônios e prescrevendo ciclo e falando com a maior naturalidade do mundo. Nesse aspecto uma vantagem, que eu vejo que os usuários desse fórum possuem, é a possibilidade de ver pessoas que podem se inspirar já que muitos destes possuem diário/semanário de treino e atualizam com fotos mas também instruções gerais de treino, plano de treino e dieta com discussão sobre o assunto.
     
     
  9. kkkkkkk
    Ecto sandow deu reputação a Samart em Que porcaria de genética é a minha ?   
    caralho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ta fazendo cosplay de one piece mano?
     

  10. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de ander.amt em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    Olá, 
     
    Com 21, quase 22, eu tive um problema com disruptores endócrinos e tive minha testosterona afetada ao ponto de ser equivalente ao de uma criança de 8 anos. Eu passei em 2 endócrinos, e um deles me falou que eu teria de fazer TRT direto e o outro queria fazer um "reset" no sistema endócrino usando testo. Optei pelo endócrino que queria tentar resetar meu sistema endócrino usando uma ampola de deposteron a cada 21 dias e em conjunto utilizei todo tipo de produto que promete aumentar testosterona. 4 meses depois de inciar o tratamento, um mês após utilizar a ultima ampola, refiz meus exames e deu tudo certo, havia recuperado meu eixo.
     
    Nessa época (2018-2019), estava no hype um monte de produtor de conteúdo começar a usar a "TRT", por causa de N motivos, mas graças ao fórum eu nunca comprei isso (já que sabia dos pontos negativos), mas no geral nós sabemos que a maioria das pessoas que estão em "TRT" é para manter e desenvolver um nível de massa muscular acima do que lhes é possível em um curto período de tempo de treinamento e não necessariamente qualidade de vida ou algum problema endócrino em sí.
     
    Outro ponto que é relevante, para esses indivíduos que estão em "TRT", é a ausência de influenciadores brasileiros com um físico legal natural como também campeonatos naturais, já que hoje na mídia só tem maluco falando de hormônios e prescrevendo ciclo e falando com a maior naturalidade do mundo. Nesse aspecto uma vantagem, que eu vejo que os usuários desse fórum possuem, é a possibilidade de ver pessoas que podem se inspirar já que muitos destes possuem diário/semanário de treino e atualizam com fotos mas também instruções gerais de treino, plano de treino e dieta com discussão sobre o assunto.
     
     
  11. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de RenanTrz em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    Olá, 
     
    Com 21, quase 22, eu tive um problema com disruptores endócrinos e tive minha testosterona afetada ao ponto de ser equivalente ao de uma criança de 8 anos. Eu passei em 2 endócrinos, e um deles me falou que eu teria de fazer TRT direto e o outro queria fazer um "reset" no sistema endócrino usando testo. Optei pelo endócrino que queria tentar resetar meu sistema endócrino usando uma ampola de deposteron a cada 21 dias e em conjunto utilizei todo tipo de produto que promete aumentar testosterona. 4 meses depois de inciar o tratamento, um mês após utilizar a ultima ampola, refiz meus exames e deu tudo certo, havia recuperado meu eixo.
     
    Nessa época (2018-2019), estava no hype um monte de produtor de conteúdo começar a usar a "TRT", por causa de N motivos, mas graças ao fórum eu nunca comprei isso (já que sabia dos pontos negativos), mas no geral nós sabemos que a maioria das pessoas que estão em "TRT" é para manter e desenvolver um nível de massa muscular acima do que lhes é possível em um curto período de tempo de treinamento e não necessariamente qualidade de vida ou algum problema endócrino em sí.
     
    Outro ponto que é relevante, para esses indivíduos que estão em "TRT", é a ausência de influenciadores brasileiros com um físico legal natural como também campeonatos naturais, já que hoje na mídia só tem maluco falando de hormônios e prescrevendo ciclo e falando com a maior naturalidade do mundo. Nesse aspecto uma vantagem, que eu vejo que os usuários desse fórum possuem, é a possibilidade de ver pessoas que podem se inspirar já que muitos destes possuem diário/semanário de treino e atualizam com fotos mas também instruções gerais de treino, plano de treino e dieta com discussão sobre o assunto.
     
     
  12. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a Vitor_Maromba em Consultoria Julio Balestrin, Fabinbb   
    Não, não eh bolha.
     
    Ramon ganha a vida pra isso.
    O dia inteiro dele eh voltado pra construir shape, desde a hora que acorda.
     
    Ele não tem um trabalho "normal", não tem um vida "normal".
     
    Bate 120kg em off.
     
    Quantos aqui do fórum tem essa mesma realidade?
     
    Já passou da hora de vcs pararem de tentar fazer as mesmas coisas que um atleta de palco faz, há não ser que realmente estejam buscando ser atleta de palco,  mas aí, convenhamos, eh a grande minoria.
     
    No mais, concordo totalmente com o @MadrugaDentista e com o @TheAlchemist.coach, e sempre indico isso. Se quer um coach, mil vz melhor buscar aqui no fórum,  ter uma atenção e algo voltado pra vc, do que um crtl c crtl V de algum cara de renome.
  13. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de MarombeiroNaturalCWB em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    Olá, 
     
    Com 21, quase 22, eu tive um problema com disruptores endócrinos e tive minha testosterona afetada ao ponto de ser equivalente ao de uma criança de 8 anos. Eu passei em 2 endócrinos, e um deles me falou que eu teria de fazer TRT direto e o outro queria fazer um "reset" no sistema endócrino usando testo. Optei pelo endócrino que queria tentar resetar meu sistema endócrino usando uma ampola de deposteron a cada 21 dias e em conjunto utilizei todo tipo de produto que promete aumentar testosterona. 4 meses depois de inciar o tratamento, um mês após utilizar a ultima ampola, refiz meus exames e deu tudo certo, havia recuperado meu eixo.
     
    Nessa época (2018-2019), estava no hype um monte de produtor de conteúdo começar a usar a "TRT", por causa de N motivos, mas graças ao fórum eu nunca comprei isso (já que sabia dos pontos negativos), mas no geral nós sabemos que a maioria das pessoas que estão em "TRT" é para manter e desenvolver um nível de massa muscular acima do que lhes é possível em um curto período de tempo de treinamento e não necessariamente qualidade de vida ou algum problema endócrino em sí.
     
    Outro ponto que é relevante, para esses indivíduos que estão em "TRT", é a ausência de influenciadores brasileiros com um físico legal natural como também campeonatos naturais, já que hoje na mídia só tem maluco falando de hormônios e prescrevendo ciclo e falando com a maior naturalidade do mundo. Nesse aspecto uma vantagem, que eu vejo que os usuários desse fórum possuem, é a possibilidade de ver pessoas que podem se inspirar já que muitos destes possuem diário/semanário de treino e atualizam com fotos mas também instruções gerais de treino, plano de treino e dieta com discussão sobre o assunto.
     
     
  14. kkkkkkk
    Ecto sandow deu reputação a AlemãoVazquez em Esposa do nada começou a fazer academia sozinha   
    Traição é igual doença, só existe quando descobre, se está apenas na dúvida, esquece isso.
     
    O que os olhos não veem, o coração não sente.
    Claro que deve ter um monte de cara gostosão lá e bem sucedido querendo comer tua esposa, mas você não deve se preocupar com isso, mesmo eles tentando de todas as formas convencê-la de que ela amaria o pau gigante e grosso deles (bem maior que o seu, por sinal).
     
    Não crie fantasias na sua cabeça.
  15. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de Daniel_E em Diário do Daniel: Home Gym + Treino em Academia   
    Já era patrão, pra cima!
     
  16. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de waikalaka em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    Olá, 
     
    Com 21, quase 22, eu tive um problema com disruptores endócrinos e tive minha testosterona afetada ao ponto de ser equivalente ao de uma criança de 8 anos. Eu passei em 2 endócrinos, e um deles me falou que eu teria de fazer TRT direto e o outro queria fazer um "reset" no sistema endócrino usando testo. Optei pelo endócrino que queria tentar resetar meu sistema endócrino usando uma ampola de deposteron a cada 21 dias e em conjunto utilizei todo tipo de produto que promete aumentar testosterona. 4 meses depois de inciar o tratamento, um mês após utilizar a ultima ampola, refiz meus exames e deu tudo certo, havia recuperado meu eixo.
     
    Nessa época (2018-2019), estava no hype um monte de produtor de conteúdo começar a usar a "TRT", por causa de N motivos, mas graças ao fórum eu nunca comprei isso (já que sabia dos pontos negativos), mas no geral nós sabemos que a maioria das pessoas que estão em "TRT" é para manter e desenvolver um nível de massa muscular acima do que lhes é possível em um curto período de tempo de treinamento e não necessariamente qualidade de vida ou algum problema endócrino em sí.
     
    Outro ponto que é relevante, para esses indivíduos que estão em "TRT", é a ausência de influenciadores brasileiros com um físico legal natural como também campeonatos naturais, já que hoje na mídia só tem maluco falando de hormônios e prescrevendo ciclo e falando com a maior naturalidade do mundo. Nesse aspecto uma vantagem, que eu vejo que os usuários desse fórum possuem, é a possibilidade de ver pessoas que podem se inspirar já que muitos destes possuem diário/semanário de treino e atualizam com fotos mas também instruções gerais de treino, plano de treino e dieta com discussão sobre o assunto.
     
     
  17. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a lorenzo_EP em Por que tem gente aqui com menos de 30 anos fazendo TRT?   
    É só desculpa pra usar hormônios, querem um caminho rápido depois de anos jogando vídeo game e comendo doritos.
     
    Chamam de TRT mas não é: não teve diagnóstico e prescrição médica.
     
  18. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a Rafael_176Lbs em Esposa do nada começou a fazer academia sozinha   
    Trai ela antes dela trair vc, ai vc ja sai ganhando
     

  19. kkkkkkk
    Ecto sandow deu reputação a ceifrx em Esposa do nada começou a fazer academia sozinha   
    Reformulando sua pergunta.
    Como descobrir se sou corno? 
     
     
     
  20. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a lorenzo_EP em PROFESSORA NÃO QUIS ENSINAR A EXECUÇÃO DO TERRA   
    Não concordo com ela, mas entendo. O que deve dar de pangaré erguendo o peso de qualquer jeito só pra treinar o ego, não deve ser brincadeira.
    A pergunta que fica é, por que tu quer incluir o terra no treinamento? Se teu foco principal é hipertrofia, o terra é bastante dispensável.
     
     
    É ilusão acreditar que olhar um vídeo fosse suficiente pra executar certo.
     
  21. kkkkkkk
    Ecto sandow deu reputação a surf em Usei dianabol por 2 dias e me arrependi, preciso fazer tpc?   
    Bate punheta 3x por dia durante 2 semanas. Isso vai dar uma boa estimulada nas bolas.
  22. kkkkkkk
    Ecto sandow deu reputação a Super Ogro em Cuidado com quem você deposita a sua felicidade.   
    Na moral, tu tem 27 anos mesmo?
  23. Gostei
    Ecto sandow recebeu reputação de TheAlchemist.coach em meu treino periodizado   
    De modo geral a partição do treino ficou meio confusa, principalmente pela confusão no treino de pernas e poucos acessórios para peito e costas.
     
    Fiz algumas alterações que talvez você possa considerar na citação anterior, sendo inclusão de acessórios de Bodybuilding e a movimentação dos exercícios de biceps/antebraço para os dias de perna (nivelar o número de exercícios para superior e inferior).
     
    Para o treino B2 tome cuidado com a semana de pico de performance entre o agachamento e o terra/stiff, é possível que vc tenha problemas de recuperação e incômodos na lombar, não apenas isso mas também  evite de querer realizar o Terra e Stiff simultaneamente por causa da lombar. Minha dica aqui seria você alternar entre o RLD, Terra Convencional e Terra Sumô. 
     
    Abaixo está um link de como montar sua rotina Upper/Lower de uma maneira eficiente
     
    Boa sorte.
     
     
     
  24. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a Lucas, o Schrödinger em Upper/Lower by Schrödinger   
    Olá,
     
    O que me motivou a escrever esse tópico é alto número de pedidos de avaliação de treino que tem no fórum. Além disso, é muito comum ver nos relatos/diários alguns treinos pouco equilibrados, sobretudo do ponto de vista biomecânico.
     
    Antes desse tópico, tem o Como montar um ABC numa visão Powerbuilding, que é bem semelhante ao que vem a seguir e o Como planejar a montagem do seu treino, que é mais genérico e apresenta as ideias e parâmetros por trás desse tipo de abordagem.
     
    Além disso, o @Stein já havia escrito um ótimo tópico com diversas distribuições de treino. Há ainda o tópico Estruturando um Fullbody à lá Craw, que considero uma leitura obrigatória pra entender montagem de treinos - mesmo sendo um tópico sobre fullbodys.
     
    Uma coisa que precisa ficar clara é que existem infinitas possibilidades pra um treino desse tipo e apenas as reduzi um pouco na abordagem abaixo. Resumindo: não há nada de novo aqui.
     
    Seguem os elementos que considero mais importantes ao montar um treino upper/lower dentro de uma visão powerbuilding e equilibrado do ponto de vista biomecânico:
     
    Dia 1 – Upper com foco em movimentos horizontais
     
    A1. Push horizontal com foco em performance 3-5x3-6
    A2. Pull horizontal com foco em performance 3-5x3-6
    B1. Push vertical com foco em hipertrofia 2-4x6-10
    B2. Pull vertical com foco em hipertrofia 2-4x6-10
    C1. (Opcional) Isolador pra bíceps, tríceps, ombro ou peito 1-3x8-15
    C2. (Opcional) Isolador pra bíceps, tríceps, ombro ou peito 1-3x8-15
    C3. (Opcional) Isolador pra bíceps, tríceps, ombro ou peito 1-3x8-15
     
    Dia 2 – Lower com foco em agachamento
     
    A. Exercício de agachar com foco em performance 3-5x3-6
    B. Exercício de extensão de quadril com foco em hipertrofia 2-4x6-12
    C. Exercício pra quadríceps (preferencialmente de agachar unilateral/assimétrico) 2-3x8-15
    D1. (Opcional) Isolador pra quadríceps 1-3x8-15
    D2. (Opcional) Isolador pra posteriores 1-3x8-15
    D3. (Opcional) Isolador pra panturrilhas 3-6x8-20
     
    Dia 3 – Upper com foco em movimentos verticais
     
    A1. Push vertical com foco em performance 3-5x3-6
    A2. Pull vertical com foco em performance 3-5x3-6
    B1. Push horizontal com foco em hipertrofia 2-4x6-10
    B2. Pull horizontal com foco em hipertrofia 2-4x6-10
    C1. (Opcional) Isolador pra bíceps, tríceps, ombro ou peito 1-3x8-15
    C2. (Opcional) Isolador pra bíceps, tríceps, ombro ou peito 1-3x8-15
    C3. (Opcional) Isolador pra bíceps, tríceps, ombro ou peito 1-3x8-15
     
    Dia 4 – Lower com foco em extensão de quadril
     
    A. Exercício de extensão de quadril com foco em performance 3-5x3-6
    B. Exercício de agachar com foco em hipertrofia 2-4x6-12
    C. Exercício pra quadríceps (preferencialmente de agachar unilateral) 2-3x8-15
    D1. (Opcional) Isolador pra quadríceps 1-3x8-15
    D2. (Opcional) Isolador pra posteriores 1-3x8-15
    D3. (Opcional) Isolador pra panturrilhas 2-4x8-20
     
    Os opcionais podem ser feitos todos, alguns ou nenhum. 
     
    Vou dar um exemplo de upper com foco em verticais e de um lower com foco em extensão de quadril, pois imagino que sejam os que provocarão mais dúvidas:
     
    Exemplo de upper com foco em movimentos verticais:
     
    A1. Desenvolvimento ou Supino Inclinado 4x4
    A2. Weighted Pull-up 4x4
    B1. Supino com halteres 3x8
    B2. Serrote 3x8
    C1. Rosca alternada 3x10
    C2. Tríceps francês 3x10
    C3. Crucifixo invertido 3x10
     
    Exemplo de lower com foco em extensão de quadril:
     
    A. Terra 4x3
    B. Agachamento Frontal ou Hack Squat 4x6
    C. Avanço 3x8
    D1. Extensora 3x10
    D2. Flexora 3x10
     
    É isso. Espero conseguir ajudar a direcionar os iniciantes com esse modelo.
     
    Abraços,
     
    Lucas
  25. Gostei
    Ecto sandow deu reputação a Lucas, o Schrödinger em Porque desenvolvimento é só razoável para a hipertrofia dos delts e como treinar   
    PORQUE DESENVOLVIMENTO É APENAS RAZOÁVEL PARA A HIPERTROFIA DOS DELTOIDES E COMO TREINAR ESSE GRUPO MUSCULAR
     
    Existem algumas “verdades” sobre treinamento difíceis de desafiar. Uma delas é sobre a eficiência de alguns compostos clássicos na hipertrofia. Um deles é o desenvolvimento.
     
    Por que o desenvolvimento é apenas razoável para a hipertrofia?
     
    Percebam que o foco aqui é hipertrofia. Desenvolvimento é um exercício que pode ter muitas utilidades para ganhos de força.
     
    Feita a ressalva acima, vamos lá.
     
    Desenvolvimento ativa sobretudo o deltoide anterior, com ativação apenas razoável do medial (inferior à elevação lateral) e uma ativação quase insignificante do posterior. Esse nível de ativação pode aumentar ao se atingir a falha ou quando se trabalham cargas muito altas (>85%1RM). Ainda assim, é um exercício preponderantemente de deltoide anterior e tríceps, tendo todo o resto como secundário.
     
    E há algum problema em treinar um exercício de delt anterior e tríceps? Claro que não. Entretanto, tudo isso é bastante recrutado em todos os outros exercícios de empurrar, como supinos reto e inclinado, com barra e halteres, paralelas, supinos em máquinas, flexões, etc.
     
    Portanto, ao focar em desenvolvimentos como carro chefe para a hipertrofia dos deltoides, que tem três porções, se estará trabalhando muito fortemente (talvez até excessivamente) apenas uma delas (anterior) e negligenciando as demais (medial e posterior). Isso resultará em uma hipertrofia subótima dos deltoides como um todo.
     
    Isso ocorre muito em função também dos exercícios de costas de puxar não trabalharem a porção posterior na mesma medida que os de empurrar trabalham a anterior. É necessário acrescer exercícios para este segmento.
     
    Como treinar o deltoide para uma ótima hipertrofia?
     
    No intuito de obter a maior hipertrofia possível dentro daquele volume de treino, é muito mais razoável focar nas outras porções do deltoide: medial e posterior - considerando, claro, que já haja um volume razoável de exercícios de empurrar no treino.
     
    Portanto, remadas altas são uma excelente opção de exercício composto, onde poderá haver sobrecarga progressiva. Estas remadas podem ser executadas com a pegada mais aberta para um melhor conforto articular e um maior recrutamento do deltoide medial.
     
    Outro exercício que não pode faltar é a elevação lateral. Um detalhe importante de execução é inclinar levemente o tronco para frente (20-30°), também para um maior conforto articular e para garantir uma maior sobrecarga na porção medial.
     
    Essa elevação lateral pode ser feita também utilizando cabos de aço/polia, pois isso muda a curva de tensão do exercício. Com halteres não há tensão na porção baixa do exercício, diferente da polia.
     
    Por fim, vale a pena incluir uma elevação lateral curvada ou voador invertido. A mesma observação em relação à utilização de cabos/polias vale aqui.
     
    E desenvolvimento, não deve entrar no treino? Claro que pode ter desenvolvimento no treino. A ideia aqui não é descartar o exercício, que é útil, mas mostrar que este não deve ser o carro chefe de um treino com foco em hipertrofia de deltoides, sobretudo se já houver um bom volume de outros exercícios de empurrar.
×
×
  • Criar Novo...