Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tecnobrocolis

Membro
  • Total de itens

    21
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Objetivo
    Manutenção da saúde

Contact Methods

  • Website URL
    http://tecnobrocolis.blogspot.com

Conquistas de tecnobrocolis

  1. tecnobrocolis

    Cross Fit

    Parabéns pelo relato. Gostei das suas impressões pessoais de cada dia e do treino. Esse é um dos primeiros vídeos que eu vi e me inspirei nos levantamentos olímpicos. São uns loucos poloneses fazendo todo tipo de exercícios assistentes: http://www.youtube.com/watch?v=kEyxLHy0TkQ&NR=1 Bons treinos. Se o encontrar, manda um abraço pro palhaço Puke.
  2. tecnobrocolis

    Cross Fit

    Bela lista ! Bons progressos tbm. Se mais donos de academias e instrutores tivessem essa noção... Tem uma cena de um filme que, pra mim, tem a academia perfeita. O filme é "Um príncipe em Nova York", a cena é bem no começo, quando o Príncipe Akeem (Eddie Murphy) e seu assistente Semmi se retiram para ir treinar. A "academia real" tem um p... espaço, tem barras, saco de boxe, equipamentos de ginástica (cavalo, argolas, paralelas) corda de escalada, etc. Bem parecida com a Crossfit. Eu não gosto de aparelhos, mas tem dois que fogem à regra. Um é esse aparelho de remada que a Crossfit usa que é tão bom e padronizado que rola campeonatos mundiais. http://www.concept2.com/us/default.asp O outro equipamento que eu olharia é um Reverse Hyper desenvolvido por Louie Simmons na Westside. http://www.westside-barbell.com/reverse-hyper/ É diferente do GHR. Bom para reabilitar a área da lombar depois de uma sessão de levantamentos. Fluidifica os discos intervertebrais. Mas sem mimimi, bora treinar com o que tem! Edit: Achei a academia real de Zamunda, hehe. Não é bem como eu lembrava, mas é bem espaçosa, e me lembro de ter visto as argolas e a corda de escalada em um contra-plano:
  3. hum, boa dica, cara. Vou implementar nos meus treinos.
  4. O alerta é para o "refinamento" dos alimentos. O "beneficiamento". Exemplo, farinha de trigo branca é o produto refinado do trigo integral. Suco de laranja é o refinamento da fruta laranja. Arroz branco é a versão "beneficiada" ou "refinada" do arroz integral. O açúcar da cana e assim por diante. Azeite de oliva extra-virgem = Óleo refinado de azeitonas (prensado a frio ou não, é um produto refinado).
  5. tecnobrocolis

    Cross Fit

    Ainda não, mas eu vejo as dicas desse cara. Nas argolas, dá pra fazer com os pés em uma cadeira. Barras no peito (german pull up) e paralelas bem profundas. A transição ainda está na fase das negativas lentas. Na barra é melhor quando o seu swing no kipping pull up está bem ajustado, senão nas argolas é mais fácil. Meu swing no kipping é horrível, uma vez bati o peito na barra do parque tentando fazer um muscle-up, o esterno ficou doendo uma semana.
  6. tecnobrocolis

    Cross Fit

    Eu encomendei a minha aqui. Chegou em 10 dias. Bem prática e coloco na barra em casa, na academia, ou em diferentes árvores.
  7. Fala galera, esse exercício é um dos mais complicados (nas olimpíadas se compara ao salto com vara em nível de dificuldade e técnica), mas se bem executado, pode trazer benefícios enormes para o corpo. Começe leve e atenção com a flexibilidade (Snatch-Grip Deadlift/Levantamento Terra Pegada Larga). A postura é o mais importante. Se a barra parecer estar muito baixa pra você, começe com ela um pouco suspendida (pode usar calços ou outras anilhas deitadas, por exemplo). Poucos centímetros podem significar um começo perfeito (costas retas) ou um começo desastroso (costas curvas) no Arranco. ------------------------------------------------ O snatch/arranco ou arranque, um dos tipos de levantamento olímpico, é o melhor exercício para potência. Se você já consegue fazer levantamento terra/deadlift e agachamento acima da cabeça/overhead squat, o próximo passo é pegar o peso do chão e levá-lo acima da cabeça em um único movimento de força e explosão. Força + Velocidade = Potência. Entre todos atletas olímpicos, os levantadores de peso são os que têm o salto vertical mais alto, ou seja, são os mais fortes. http://www.youtube.com/watch?v=UoCZne0g-e8 Antes de "arrancar" um determinado peso, você precisa treinar ANTES os movimentos complementares. Então vamos destrinchar o snatch em movimentos separados do final para o começo. Essa é a ordem que eu uso para aquecer: - Overhead Squat: É o exercício básico do snatch. Treine sempre. Se você não tem uma suporte de agachamento/squat rack, aqui está um vídeo mostrando a maneira de levar a barra do chão até acima da cabeça com segurança. Também mostra como abortar o levantamento caso você perca o equilíbrio: http://www.youtube.com/watch?v=WZxf2ZgntRg - Snatch Balance: Antes do snatch completo, teste o peso nesse exercício. http://www.youtube.com/watch?v=Inc7kjUf2KQ - Hang Snatch: Para treinar sua puxada e a velocidade de descida. Ajuste fino do recrutamento motor. - Snatch/arranco ou arranque: É próprio movimento olímpico. Pernas, glúteos, costas, abdômen, trapézio, ombro e braços são os principais músculos recrutados. Mais fácil falar que recruta o corpo todo! Corredores de velocidade/sprinting usam o snatch para correr mais rápido, aumentar a explosão, a potência. Se você quiser pular mais alto ou melhorar sua performance em outros esportes, treine o snatch. Mulher também pode: Veja como é rápido: Qualquer um pode fazer: Análises biomecânicas do arranco ou arranque/snatch: Ótimo exercícios para os trapézios: Postado por TecnoBrocolis Marcadores: arranco, arranque, balístico, levantamento, lifts, músculos, olympic, olímpico, pliométrico, potência, puxada, remada, snatch, trapézio
  8. Fala pessoal. Postei esse tópico aqui para contra argumentar essa fama do azeite, e que faz uma galera consumir exageradamente quantidades absurdas desse óleo só por causa dos seus "benefícios" (por exemplo um copinho de azeite de manhã no jejum, e outros abusos): --------------------------------------------- Não, azeite não faz bem à saúde. Vou falar de novo: Azeite não faz bem ao coração! Azeite é óleo, é um produto refinado. Uma colher de azeite equivale a uma garrafa de azeitonas. Existem diversas outras fontes de gordura mais confiáveis e naturais que o seu corpo pode usar: do abacate, do coco, das castanhas, nozes, sementes (gergelim) etc. Vamos deixar as coisas bem claras: Dos óleos, o azeite é um que FAZ MENOS MAL à sua saúde. Afirmar que um carro não é vermelho não quer dizer que ele é azul. Da mesma maneira afirmar que o seu colesterol fica mais baixo se consumir azeite em vez de gordura saturada não quer dizer que o azeite reduz seu colesterol. (procure "dr vogel olive oil" no Google) Se você não quiser cortar o azeite de sua dieta tudo bem. Mas também não é para despejá-lo na salada como se fosse o verdadeiro néctar das artérias desobstruídas, e sim fazer como antigamente, um fiozinho, lembra? O Dr. Caldwell B. Esselstyn defende uma dieta específica para reverter arteriosclerose (principal causa de morte no mundo ocidental), chamada dieta R.A.V.E. (sem comidas Refinadas, sem ingredientes Animais, sem óleos Vegetais, sem Excessões): Angiograma depois de aprox. 60 meses em dieta baseada em vegetais, redução drástica de óleos refinados e medicamentos redutores de colesterol. Fonte: Caldwell Estudo (em inglês): Resolving the Coronary Artery Disease Epidemic through Plant-Based Nutrition "Azeite ou manteiga, os dois entopem as artérias do coração do mesmo jeito." Aos 30 minutos e 10 segundos do vídeo abaixo, ele fica bem enfático. Make Yourself Heart Attack Proof (Torne-se à prova de ataques cardíacos): ----------------------------------------------------------- Update: O óleo que eleva menos o colesterol é igual ao cigarro dessa propaganda de 1960 que causa menos tosse (recomendado por médicos): Fonte: TecnoBrocolis
  9. Eu treino pro surfe. Quero pegar um tubo pelo menos da minha altura e como não desço sempre tive que achar um treinamento para manter e aprimorar meu físico fora do mar. Primeiro acertei minha nutrição, depois caí pros exercícios que cobrem todas as partes do corpo: - Agachamento (força e construção, gosto do overhead, do side e do frontal), Clean'n'Jerk, Snatch (preferido!), Tiros (é muito legal correr e nadar rápido), Parada-de-mão (pela diversão), Progressão do planche (demora alguns meses...), Front e Back Lever (pro "core", abdominais), hanging leg raises (o melhor para abdominais, cadeia anterior), Barras e Argolas (estabilizadores). E pulo corda pra aquecer. Tento treinar sempre que o corpo deixa, o que dá uns 4 ou 5 dias por semana. Eu divido assim: Quando eu treino snatch, eu começo com ele e termino com uma série de barras (bom pra descompressão dos discos), Treino levantamentos olímpicos mais no fim do dia, pra comer e dormir logo em seguida (porque passar o dia inteiro com a sensação de ter sido atropelado por um caminhão não rola). Quando eu treino tiros é só ele, e depois concluo com paradas de mão em paraletes "feitos-em-casa" ou no chão mesmo. O treino nas argolas é focado nos dorsais, biceps e "core". Faço "L-sits" e barras com pegada larga em "L", Back Lever e a progressão do Front Lever. E um dia eu reservo para progredir no "Pistol" (perna inteira) e no "Planche" (peitoral, triceps, ombros, etc.). Isso é só uma idéia de combinação, a verdade é que eu nunca fiz um treino igual ao outro.
  10. P..., o moleque é fera! Levantamento sólido.
  11. Rafael Guerrero - The True Planche Do mais fácil para o mais difícil: flexão ajoelhado, flexão normal (pushup), flexão com as mãos na linha dos quadris, com apenas uma mão (one-handed pushup), com uma mão e um pé, flexão sem os pés e o planche. Músculos primários: todos. O objetivo do planche é dificultar sua vida. Ficar o máximo de tempo possível na horizontal só com as mãos no chão e com os braços esticados não é confortável. É uma posição isométrica/estática da ginástica olímpica (apesar de existirem variações que incluem movimento, como o planche pushup). Progressão para o planche: Conte o tempo que você consegue ficar em cada exercício. Se você conseguir ficar, por exemplo, 15 segundos estático em um exercício, provavelmente conseguirá ficar apenas 3 segundos na próxima variação. Aqueça e alongue os pulsos antes de começar. - Frog Stand: Posição estática muito difundida no Yoga. Apóie as pernas em seus braços. Treine até conseguir ficar 1 minuto sem pausas. Image credit: www.corrupt.org - Tuck Planche (encolhido): Pernas encolhidas, mantenha os braços esticados. Se dobrá-los, o exercício fica mais fácil mas você é desviado do objetivo, que é o planche total com os braços esticados. Image credit: www.corrupt.org - Advanced Tuck Planche: Pernas encolhidas, costas retas. Jim Balthurst at BeastSkills - Advanced Tuck Planche Pushup: Pratique umas flexões nessa posição. Building the Olympic Body, Christopher Sommers - Straddle Planche: Agora estique as pernas, e mantenha-nas abertas (para mudar o seu centro de gravidade) Fonte: DragonDoor - Straddle Planche Pushup: Você pode treinar flexões nessa posição também. Nesse vídeo, o movimento é realizado batendo palmas! - Planche: Jim Balthurst's Planche at BeastSkills Esse plano de progressão foi criado por Coach Sommers, técnico americano de ginástica olímpica. O artigo original, em inglês e com fotos, está aqui. O vídeo abaixo mostra outra progressão para o planche, de Dominic Lacasse: http://www.youtube.com/watch?v=bhqdcUwTcH8 Postado por TecnoBrocolis Marcadores: argolas, braços, flexão, ginástica, olímpica, planche, prancha, progression, progressão
  12. Aviso: o tópico é longo, o movimento é rápido. -------------------------------------------------------------- Se você já faz o levantamento terra/deadlift e já se arriscou em alguns agachamentos frontais/front squat, está na hora de juntar os dois. Clean = levantar o peso do chão até os ombros. Jerk = levantar o peso dos ombros à cima da cabeça. Para levantar o peso do chão use a técnica do levantamento terra/deadlift. Mas ele só leva o peso até as suas coxas. Com a barra nas suas coxas, use o Hang Clean para levar o peso até seus ombros. Para levantar o peso do chão diretamente até seus ombros, o movimento é chamado de Clean ou Power Clean. E o Jerk é usado para levantar o peso dos seus ombros acima da cabeça, com os braços estendidos. Sempre com as costas retas. Use a força das pernas para levantar o peso e os braços para "se enfiar/se colocar rapidamente" embaixo da barra. Power Clean = nessa versão de Clean você não recebe a barra em uma posição de agachamento profundo/full squat, mas sim em um agachamento parcial. Os levantadores olímpicos não o usam, pois menos peso pode ser levantado, mas é a maneira mais fácil de aprender a levantar um peso. Maus hábitos são difíceis de largar. A versão "power" desse exercício pode ser considerada um "mau hábito". Serve para começar e se acostumar com o movimento. Tente sempre, quando praticar esse levantamento, usar sua versão clássica ou full. (Esse vídeo explica a diferença) O Clean é um movimento que começa do zero, com a barra no chão. Você acelera a barra para cima fazendo a "tripla extensão/triple extention" (tornozelos, joelho e quadril = pulo) e, em um movimento rápido, "se enfia" embaixo da barra (aterrissagem), e a recebe em seus ombros na posição mais baixa de seu agachamento frontal. Todo levantamento olímpico é um "jump and landing/pulo e aterrissagem". Importante frisar que seus braços não levantam a barra, mas sim o puxam para baixo dela. Com a pegada gancho/ fica fácil mantê-los relaxados na primeira parte do levantamento. Os braços permanecem esticados até a barra atingir sua velocidade máxima. O peso é levantado praticamente pelas pernas, quadril, costas e trapézio. Um exercício que mostra o que você tem que fazer com o trapézio é o Shrug. Quando a barra estiver em velocidade e altura suficientes, a transição deve ser rápida, sem pausas. Em um movimento explosivo, agache e passe seus cotovelos por baixo da barra. A trajetória da barra é quase uma linha reta. É para cima (vertical) que você deve movê-la, não para os lados (horizontal). Power Clean: Hang Power Clean: -------------------------------------------------------------- Uma vez com o peso em seus ombros, está na hora de levá-lo acima da cabeça. Ivan Stoitsov’s Jerk. Image credit: Ironmind Arremesse o peso para cima. Use os braços para "empurrar seu corpo" para baixo da barra. E as pernas novamente para ficar ereto. É diferente do exercício para ombros chamado desenvolvimento militar/military press, que é feito sem a ajuda das pernas. O Jerk é a melhor maneira de se levantar um peso, mas não é o melhor exercício para ombros. Para isso existe a parada de mão e suas variações. O Jerk pode ser feito de duas formas: - Split Jerk: A maneira mais clássica. Uma perna na frente outra atrás. Pisarenko's Split Jerk - Squat Jerk: Pyrros Dimas tornou esse movimento famoso em 96. Aqui está uma execução do Clean and Jerk em câmera lenta: http://www.youtube.com/watch?v=uHBtG0xaLUY ------------------------------------------------------------- Ok, agora você sabe levantar peso. E baixá-lo de volta ao chão? Sem barulho, sem quebrar o chão da academia nem suas costas? Se você, sortudo, tem uma plataforma olímpica e anilhas de borracha, basta soltar o peso no chão. Senão, faça em etapas: - de cima da cabeça até seus ombros: o impacto flexionando levemente os joelhos. - dos seus ombros para suas coxas: amorteça a queda da barra (coxas), flexionando levemente os joelhos e os quadris (costas retas). - das suas coxas para o chão: controle a descida até passar um pouco dos joelhos (costas retas). Nessa altura, se a barra cair não vai quebrar o chão nem fazer barulho excessivo. E você faz seu treino sem assustar ninguém.. Esse vídeo da Crossfit mostra como manejar pesos livres com segurança: http://www.youtube.com/watch?v=WZxf2ZgntRg Postado por TecnoBrocolis Marcadores: agachamento, arranco, arranque, arremesso, clean, deadlift, desenvolvimento, jerk, levantamento, livres, pesos, snatch, terra
  13. Tem esse agachamento no Smith: Treinamento para "Pistol": Self-assisted Single Leg Squat Para isso é preciso ter a flexibilidade necessária na cadeia posterior e força nos flexores do quadril (para a perna que fica suspensa) As variações "uma mão" ou "uma perna" de exercícios clássicos recrutam fibras musculares e caminhos neurológicos diferentes do usual. Bom para variar o treino e driblar "plateaus". Essa cara (Dario) faz vários exercícios com essa pegada, ele é competidor olímpico de lançamento de discos (e strongman nas horas vagas):
  14. hehe, nunca fiz crossfit (já troquei idéia com o Joel), mas li muito a respeito, gostei do método. Apesar de alguns WODs fazerem seu coração querer pular pela boca, funciona muito bem para aumentar seu VO2Max. Você mesmo falou que saiu do seu treino de Rugby "ïnteirasso", não é? Os vídeos do crossfit são muito bons, principalmente sobre agachamento e muscle-ups. A parada-de-mão é da ginástica olímpica mesmo, através do Coach Sommers e do BeastSkills.
×
×
  • Criar Novo...