Franco Columbu – biografia, idade, medidas, treino e dieta

De uma pequena cidade na Itália, ele foi apelidado de “O Sansão da Sardenha” pela sua força e poder incríveis. Franco Columbu veio para a América, treinou com os melhores e competiu em inúmeros eventos durante muitos anos, como o Strongest Man e o Mr. Olympia.

Conhecido pelo seu volume e qualidade muscular, o pequeno gigante de 160cm dominou o mundo do fisiculturismo durante os anos 60, 70 e 80, e essa é a sua história.

Perfil

  • Nome completo: Franco Columbu
  • Idade: 77 anos
  • Peso: 83~88kg
  • Medidas braços: 49cm
  • Nacionalidade: Italiano
  • Profissão: Fisiculturista, ator e quiroprata

Realizações

O Franco Columbu não só fez um nome para si mesmo competindo e vencendo o Mr. Olympia, e muitos campeonatos de powerlifting, como ele também era um boxeador e um competidor do Strongest Man.

Ele também atuou em programas de TV e filmes e no famoso documentário Pumping Iron, que ainda hoje é um grande sucesso entre a comunidade de fisiculturismo.

Esse documentário acompanha a formação do Franco e alguns dos outros grandes nomes como o Arnold, em preparação para o Mr. Olympia.

Biografia

Do Powerlifting para o Mr. Olympia

O Franco nasceu em Ollolai, Sardenha, na Itália.

Ele começou a sua carreira como boxeador e depois foi para o levantamento de peso e powerlifting, e mais tarde evoluiu para o fisiculturismo.

Ele ganhou o título do Mr. Olympia em 1974, 75, 76, 77 e 1981.

Ele era muito mais baixo que a maioria dos seus competidores com 1 metro e 60 centímetros, mas a sua determinação e perfeição tornaram o Franco um concorrente feroz.

O Franco competiu na primeira competição mundial do Strongest Man, de 1977.

Ele ficou em 5º lugar geral, e considerando que ele era muito menor em estatura do que a maioria de seus concorrentes, isso foi um esforço notável.

Mas infelizmente, ele sofreu uma grave lesão na perna durante uma corrida carregando pesos.

A corrida envolvia uma geladeira amarrada nas costas do Franco e um sprint para a linha de chegada.

O Franco tropeçou e deslocou a perna.

Essa foi a última vez que ele competiu no evento do Strongest Man.

A próxima vez que o Franco competiu foi no Mr. Olympia de 1981, onde ficou em 1º lugar.

Paisagismo com Schwarzenegger

Sendo um amigo de longa data de Arnold, que ele conheceu em Munique em 1965 onde os dois competiram um contra o outro em várias ocasiões, eles logo se tornaram ótimos amigos.

Em 1969, o Joe Weider patrocinou os dois fisiculturistas europeus e dava para eles uma mesada de US$80 por semana para treinar na América.

Para se sustentarem e continuar vivendo na América, os dois começaram um negócio de paisagismo e obras chamado European Brick Works, em 1969.

Sendo considerado um dos homens mais fortes do mundo, ele continuou a competir no powerlifting e no levantamento de peso olímpico e teve vários recordes mundiais.

O Franco também criou um guia de treinamento em 1988 para homens que querem entrar em forma.

Ele também treinou estrelas de cinema como Sylvester Stallone para os filmes Rambo e Rocky, onde ele transformou o Stallone com um shape digno de soldado.

Ele, desde então, se tornou um quiroprata.

Treinamento

Treinando Noite e Dia

Nos primeiros dias de treinamento, havia muita pressão e vontade de outros competidores para apoiar uns aos outros no treino..

Às vezes, o Franco lembra de ficar trainando até duas horas pela manhã e depois novamente por mais duas horas durante a noite.

Isso porque ele estava há 10 semanas do Mr. Olympia e queria conseguir mais definição.

Ele deu o máximo de si nos treinos e admitiu que viu os resultados que estava buscando, apesar de quase não conseguir mexer nos dias seguintes.

“Quando eu atingia uma condição física superior com o treino, pode ter certeza a dor era compatível com o meu esforço. Uma vez fiquei tão dolorido que não consegui ir à academia por dois dias.”

Franco diz que é fácil ficar grande.

Ele diz que há muitos caras que são enormes e têm físicos incríveis, mas não muitos que têm as proporções corretas.

Para Franco, isso veio anos depois e com muito desenvolvimento em outras áreas antes de passar a criar um físico equilibrado.

“Primeiro eu era conhecido pelo peitoral, depois treinei por mais alguns anos e fui conhecido pela minha dorsal. Demorou um tempo para a coisa toda se juntar.”

Carreira de Boxe

Franco começou a gostar de treinar quando começou a lutar boxe, ainda jovem.

Ele se saiu bem como boxeador, mas achou muito difícil continuar com os machucados e as dores excessivas das lutas anteriores.

Em uma luta ele venceu por nocaute na primeira rodada, mas no dia seguinte ele percebeu que tinha ferimentos em todo o seu corpo e não conseguia lembrar o que tinha acontecido.

Para ele, foi esse o momento decisivo para ele começar o treinamento com pesos a sério.

Dieta

Entre as suas recomendações, ele aconselha que as pessoas não fiquem muito atentas à qualquer dieta passageira, como dietas low carb, evitar algum macronutriente específico ou alimentos específicos (como ovos).

Ele lembra de ocasiões em que ele e o Arnold só podiam comer ovos inteiros porque não havia dinheiro e eles tiveram muito progresso assim.

Sua alimentação era relativamente simples.

Apesar de não termos acesso ás quantidades, ele já exemplificou em entrevistas os alimentos que gostava de usar em determinados momentos do dia:

Café da manhã

  • 3 ovos
  • 1 pedaço de fruta
  • copo grande suco de laranja
  • Iogurte com leite e cereal de granola
  • Água mineral com um multivitamínico

Almoço

  • Legumes frescos com molho de azeite e vinagre
  • Vegetais cozidos
  • Uma fonte de proteína como peixe, frango, cordeiro ou fígado
  • Vinho ou água mineral

Tarde

  • Queijo e frutas frescas
  • Iogurte natural

Jantar

  • O mesmo que o almoço

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×