Parceiro de treino – 4 razões inteligentes para treinar em dupla

Treinar com um parceiro de treino pode ser útil para a hipertrofia por uma série de razões, neste texto veremos as principais e como extrair o máximo desta parceria.

A importância de um parceiro de treino

Arnold Shchwarzenegger pode ter sido um dos fisiculturistas mais influentes de todos os tempos, mas ele não chegou lá sozinho.

Arnold tinha um parceiro de longa data: o duas vezes campeão do Mr. Olympia, Franco Columbu.

Parceiro de treino do Arnold

Na sua autobiografia “The Education of a Bodybuilder” (A Educação de um Fisiculturista), Arnold revelou porque decidiu treinar com Franco Columbu depois de conhecê-lo em Munique em 1965.

“Eu decidi porque vi uma incrível força de vontade em Franco.Eu sabia também que ele era um parceiro de treino que poderia aguentar qualquer tipo de treino. Era importante para mim ficar perto de pessoas assim” – Arnold Schwarzenegger

Arnold acreditava que seria muito mais vantajoso ter um parceiro de treino que sempre estaria disposto a treinar pesado.

Na verdade, Arnold treinou sem Franco no primeiro ano na Califórnia, mas sentiu que algo estava faltando, depois disso convenceu Joe Weider a trazer Franco para os Estados Unidos em 1969.

A propósito, Arnold e Franco se tornaram grandes amigos fora da academia também.

Eles iniciaram um negócio juntos e Franco foi o seu padrinho de casamento em 1986.

Lembrando que no decorrer dos anos, Arnold também teve vários outros parceiros de treino, como Dave Draper, Ric Drasin e seu mentor Reg Park (3x Mr. Universo e a segunda pessoa a levantar 226kg no supino e o primeiro a publicar o método de treino 5×5).

Tudo isso nos traz a importante pergunta:

Publicidade

Se Arnold Schwarzenegger, um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos, soube tirar proveito do uso de um parceiro de treino, o que você está perdendo ?

Abaixo veremos as principais razões para ter um parceiro de treino confiável, e como fazer isso de forma segura (você já via entender o porquê).

5 razões para treinar com a ajuda de um parceiro de treino

1 – Treinar com alguém força você a sair da zona de conforto

Seres humanos são criaturas naturalmente competitivas, e podemos tirar bom proveito disso durante o treino.

Ao treinar com um parceiro de treino é comum criarmos uma competição saudável de quem consegue ir mais longe.

Esta é uma competição que ambos os lados só tem a ganhar.

2 – Maior segurança durante o treino

Com um parceiro de treino é possível treinar mais pesado e com maior segurança, já que ambos podem se cuidar durante o treino.

Por exemplo: nem sempre temos alguém disponível para olhar nossa execução durante um supino pesado.

Um parceiro de treino sempre estará ali para cuidar, orientar e motivar.

3 – Execução melhor

Você pode ser o cara mais experiente do mundo, mas nada substitui uma opinião sincera de quem está vendo as coisas por fora.

Um parceiro de treino experiente pode identificar problemas na execução que você, sozinho, não conseguiria – e vice-versa.

Publicidade

4 – Maior comprometimento com o treino

Treinar com um parceiro de treino cria um sendo de responsabilidade para comparecer na academia praticamente todos os dias e em horário pré-definido.

Sozinho nem sempre levamos isto em consideração e acabamos faltando mais.

Regras básicas para treinar com um parceiro

razões e regras para treinar com um parceiro de treino

Ok, você entendeu como treinar com um parceiro de treino pode ser produtivo.

Mas para que a parceria traga bons frutos, ambos precisam respeitar algumas regras básicas de convivência, do contrário é recomendável treinar sozinho.

1 – Tenha objetivos semelhantes

De nada adianta treinar em dupla, se um quer ganhar massa muscular e o outro quer perder peso (por exemplo).

Para maximizar os ganhos, o objetivo deve ser sempre o mesmo ou semelhante o suficiente para que ambos treinem com o mesmo intuito.

2 – Pontualidade

Crie o costume de treinar sempre no mesmo horário e seja pontual.

Ambos possuem vidas fora da academia, se não for para levar o treino em dupla a sério, treine com mais comprometimento sozinho.

3 – Ajude, não roube!

Com o tempo, ambos os parceiros conhecerão seus respectivos limites.

Neste caso, o parceiro saberá a hora exata de ajudar em exercícios como supino, seja para evitar um acidente ou para permitir uma série que vá além da falha.

Publicidade

Mas nunca para roubar durante a execução.

Parceiro não é aquele que “ajuda” no supino, mas sim aquele que consegue fazer você sofrer mais que o normal e só está ali para ajudar caso for estritamente necessário.

4 – Seja positivo, mesmo quando for difícil

Chegar desmotivado na academia pode levar o seu parceiro para baixo também, mas o oposto também é verdadeiro.

Tente ser positivo o máximo possível, tanto pelo seu parceiro como por você mesmo.

Um irá animar o outro para transformar um treino que seria ruim, em um treino insano.

5 – Seja crítico

Seria inútil treinar com um parceiro se você vê ele fazendo algo errado e não avisa, seja por educação ou por não ter “intimidade” o suficiente.

Quanto maior a honestidade, melhor será o treino.

6 – Desligue o celular

Treinar com um parceiro é um compromisso mútuo.

Não deixe o seu parceiro de treino esperando você bater papo no Facebook enquanto ele está querendo fazer a próxima série.

7 – Manter a mente aberta

Ter um parceiro de treino que não aceita novas ideias e o treino sempre tem que seguir o jeito dele, é uma bela maneira para estagnar e ficar sem resultados.

Mesmo que um dos parceiros tenha a “liderança” no treino, é necessário avaliar as necessidades de ambos e ainda manter uma mente aberta para treinos e métodos novos.

8 – Níveis de força compatíveis

Procure um amigo ou colega de academia que tenha níveis de força semelhantes, ou melhor, seja um pouco mais forte do que você.

Desta forma, você não precisará ficar trocando grandes quantidades de peso em todos os exercícios e ainda terá uma competição saudável para ultrapassar as cargas do parceiro.

Palavras finais

Um parceiro de treino pode ser a solução caso você não esteja conseguindo bons resultados com o treino.

Contudo isto não significa que você propositalmente precise buscar um parceiro de treino caso goste e queira treinar sozinho.

Treinar sozinho também possui os seus benefícios, como maior liberdade de escolhas, flexibilidade de horário e etc.

Contudo com ajuda sempre poderemos ir mais longe, caso você sinta que precisa de uma ajuda extra no treino, experimente, ao menos por um tempo, treinar com um parceiro de treino.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×