Clique aqui

Ao mesmo tempo que suplementos não são obrigatórios para gerar hipertrofia, quando usados corretamente, eles definitivamente vão acelerar seus resultados – e você não precisa gastar uma fortuna pra conseguir isso.

Com a estratégia correta você pode extrair muito apenas usando o básico. Veja como!

1 – Albumina

Se o seu orçamento é apertado ou economia é o objetivo, não há porque gastar uma fortuna em whey importado. Em um contexto geral, uma proteína caríssima não vai fazer a diferença entre ter ou não ter resultados.

A qualidade da sua dieta terá uma influencia muito maior do que o simples fato de você estar gastando uma nota preta em whey hidrolisado importado. Com isto em mente, a albumina em pó, desde que seja pura, já vai cumprir o seu papel como fonte de proteína de qualidade.

suplementação barata

Se você encontrar uma promoção onde o whey protein concentrado esteja com um preço melhor ou bem competitivo comparado a albumina, sinta-se livre para ir de whey.

2 – Creatina monohidrato

A creatina monohidrato é a versão mais barata da creatina e é a que trás mais resultados. Não há evidências científicas que provem que outras versões chiques de creatina (que são mais caras) tragam mais resultados.

Apenas procure uma creatina com o selo Creapure. Existem marcas nacionais baratas e boas com o selo; não há porque torrar grana com marcas importadas.

Creatina é creatina, desde que seja pura. Não caia no charme das embalagens gringas e promessas de maiores resultados.

3 – Cafeína em vez de pré-treinos gringos

O principal ingrediente da maioria dos pré-treinos, gringos ou não, é a cafeína. Mesmo apresentando uma lista enorme de ingredientes e patentes especiais pra mostrar que o produto é o mais “forte e perigoso” do mercado, a grande maioria serve como “filler” (estão no rótulo só para “encher linguiça”).

O que realmente traz a sensação de bem estar, aumento de força e resistência, é a boa e velha cafeína, que ironicamente pode ser encontrada separadamente por preços até 75% menores.

4 – Evite suplementos redundantes

Proteínas completas como frango, carne vermelha, ovo e whey protein, já fornecem BCAAs e outros aminoácidos (até glutamina). Se você é um cara normal (não um atleta) que quer apenas acelerar o ganho de massa muscular, suplementar com esses produtos se torna um pouco redundante. Sem contar que você não precisa de uma suplementação tão detalhada ainda.

Foque a maior parte do seus esforços na ingestão de proteínas completas, elas já fornecem todos os aminoácidos que você precisa para construir massa muscular.

Não deixe que o sentimento de que a quantidade e variedade de suplementos vão gerar mais resultados, isso é uma ilusão gerada pela própria indústria de suplementos pra fazer você gastar mais.

5 – Evite as ciladas óbvias

Suplementos alimentares são basicamente nutrientes em pó que têm como objetivo complementar sua dieta – não são pílulas mágicas ou esteroides anabolizantes naturais que vão triplicar seus ganhos se forem usados. Eles vão apenas fornecer aquele empurrão que você precisa para ter mais ganhos.

Quando um produto – geralmente com nomes mirabolantes como somatodrolol, deca massa ultra bolic, animal ultra adamatium pack e etc, promete ganhos espantosos, pode saber que se trata de uma armadilha para pegar preguiçosos desprevenidos.

Por mais que a lábia e as “provas” sejam convincentes, não desperdice seu dinheiro com esses produtos. Absolutamente nenhum suplemento ou produto natural que seja vai gerar mais ganhos do que dieta e treino pesado.

Este texto ajudou você ?

59 Comentários

  1. Nada melhor do que o tempo pra ensinar! Após 2 anos de treino descobri exatamente tudo isso aí que foi dito! Então fico imaginando como estarei daqui 5 anos de treino pesado e dieta! Excelente artigo!

  2. Muito bom, concordo plenamente com essas informações que foram passadas aqui. Porém não fico sem whey, Bcaa e multivitaminico… me sinto muito melhor durante o treino e os resultados ( junto com a dieta) são bem notáveis….

    • Eu tb não fico sem Creatina e Multivitamínico, por considerá-los essenciais PRA MIM. E tb uso sempre BCAA e Glutamina porque não é tão caro. E no caso do organismo não necessitar em virtude da dieta estar completa, vale muito pelo efeito placebo.

  3. “Absolutamente nenhum suplemento ou produto natural que seja vai gerar mais ganhos do que dieta e treino pesado.” Essa parte falou toda a verdade.

  4. MichaelMiguel Silva Responda

    dorei todas as informações aqui ,descritas. obrigado por nos dar muitos conhecimentos e nos colocar em direção certa em termo de alimentação e suplementçãoes. e muito importante contar coim pessoas . Idoneas e Diretas . muito obrigDO A TODOS

  5. BCAA eu também acho totalmente desnecessário, mas atualmente to aproveitando um pote que comprei antes de entender isso pra tomar antes de dormir e tentar ajudar a atenuar aquela catabolizada noturna.

  6. Muito bom sem encher linguiça objetivo aprendi isso dai na pratica também rasgando dinheiro hj foco na base sem base não seremos nada e da resultado!

  7. Parei de ler na parte que aconselhava trocar whey (rapida absorção) pela albumina (time release). Tipos de proteínas diferentes para momentos diferentes do dia! Isso é só pra quem REALMENTE não pode gastar pelo menos 100 reais num whey minimamente decente. Mas acho que valeria mais apena arrumar um emprego melhor… De fato, whey é um dos poucos suplementos insubstituíveis!

    • Não concordo com essa de rápida absorção (isso é fala de dono de loja de suplementos). Mantenha seu corpo sempre em estado anabólico e verá os resultados. Acredito que o importante é saber sua necessidade de proteínas para o dia e dividi-las em suias refeições. (dieta + disciplina + treino + descanso = resultados). Agora se vc não gosta do sabor da albumina é outra coisa!

      • Cara, me desculpe, mas afirmar que rápida absorção “é fala de dono de loja de suplemento” tangencia o analfabetismo nutricional! rs Indiscutivelmente, moléculas diferentes com tamanhos, ramificações e massas molares específicas possuem diferenças na velocidade de lise (quebra) e, consequentemente, de absorção. É como dizer que o amido e a sacarose são absorvíveis na mesma velocidade. Concordo com essa questão de se manter em estado anabólico, mas a questão é: vc conseguirá manter seu tubo digestório relativamente limpo, a fim de não ter desvios de fluxo de sangue para o aparelho digestório durante o treino e se manter em estado anabólico no pós-treino, tornando dispensável uma rápida absorção de proteínas nesse momento? É um desafio alcançável, mas certamente não com albumina! Uma leucina ou um BCAA, no pré-treino, seria muito mais recomendável :)

        • Guilherme Moraes Responda

          Concordo que o tempo de lise da proteína é claramente diferente e não só “papo de vendedor”, mas a troca de whey por albumina não se faz válida mesmo com uma mudança na estratégia? se o Whey concentrado demoraria 25 min (hipotético, pois claramente varia dentre organismos) e a albumina em torno de 1h (hipotetic) , com uma boa ingestão de albumina em um periodo programado não resultaria no mesmo? sei que não é mágica, que o relógio vai bater 1h e uma bomba de proteína vai explodir dentro de ti, mas mesmo assim, um uso melhor programado não iria equiparar ambas as proteínas?

          • Muito bem. Deixou os dois manés metido a sabichão da discussão anterior, sem arguementos. Tudo é só uma questão de estratégia. Simples assim.

      • já foram feitos vários artigos comparando whey com outras fontes de proteína e seus efeitos no anabolismo. Mesma coisa, o que importa é ter porções de proteina de alto valor biologico no dia todo. Só procurar no pubmed. Isso de aborção rápida é papo de vendedor de suplemento msm e em pleno 2015 o povo ainda cai kkkkk

      • Johnny Be Goode Responda

        Concordo, Leonardo.
        Como sempre foi falado, se você fez uma boa refeição sólida antes do treino, quando você terminar, as suas proteínas ainda estarão sendo digeridas, portanto, rápida absorção, absorção lenta e blá, blá, blá não passam de táticas de propaganda para vender mais.
        Antes dos suplementos, o lance era arroz, frango, ovo… ou será que faziam distinção de proteína de rápida ou lenta absorção? Acredito que não.

        Com todo respeito, pura enganação.

    • Engraçado q conheço uns pedreiros tudo sarado e ninguém toma whey kkkkkkk.. Claro q o whey é substituivel kkk

      • Kkkkkkkkkk… E ninguém mexe com esses pedreiros na rua! Kkkkkkkkkk rindo até 2035! ;)

  8. Nicolas Coelho Responda

    Boa tarde, li muitas verdades, mas algumas estao distorcidas, ou para uma pessoa que nao sabe ou nao liga acerca do tempo de absorção das proteinas, considero um erro gastar com albumina ao inves de whey, qual a vantagem de usar um suplemento que esta em media R$ 70,00 o kg que demora 4 horas a absorçao?! e eu explico por que: primeiro, proteinas solidas como frango e carne vermelha e proteinas com baixo teor de gordura no geral, absorvem até mais rapido que isso, segunda pergunta chave: fora a noite ou lanche da manha ou lanche tarde, quando ela será um suplemento chave na minha dieta? creio que seja totalmente desconsiderado se você consegue fazer refeições solidas no lanche da manha ou da tarde, e caso voce nao consiga, sinto dizer mas albumina nao é a soluçao, pois estomagos fracos geralmente nao aguentam albumina, alem dos gases os usuarios mais “frescos” de suplemento, reclamam do sabor e logo enjoam, e se voce for ver, sem fazer propaganda mas a “grothw suplements” vende o whey concentrado dela à R$ 76,00 o kg, sendo o whey concentrado de qualidade, um suplemento muito mais maleavel, podendo ser consumido no pré treino, no pós, na primeira refeiçao do dia. Ai voces podem pensar, mas pra dormir a albumina nao é melhor que o whey pelo tempo de absorçao lento da proteina? sim, isso é verdade, mas ela esta longe de ser a proteina ideal, pois a recomendação diaría de um praticante de esportes é 8 horas de sono, e a albumina é digerida na metade do tempo, ou seja, voce tem que acordar no meio da noite pra tomar denovo (isso se você esta buscando resultados maximos, minimizando os defeitos da dieta, possivelmente ira cortar o gh natural que seu corpo libera durante o sono (possuem estudos quanto a isso, mas nao sao conclusivos), sendo neste horario o mais BARATO e BENÉFICO até mesmo que a caseína, uma refeiçao solida, regada de fibras como aveia, gorduras boas como as do amendoim, e proteinas sólidas que demoram mais para serem metabolizadas: um bife de alcatra. meu conselho sem frescura para parar com besteiras de gastar dinheiro com caseína que é carissima nesse país: batata doce e algumas claras de ovo, com alguns ovos inteiros o efeito vai ser igual e no final, voce vai aprendendo a comer mais calorias de forma correta, sendo uma das habilidades mais importantes do fisioculturista tanto antigo quanto moderno, porém hoje em dia nao se dá muito valor à isso pois a midia quer mostrar que os atletas só tomam suplementos, para vender mais para o consumidor medio.

    • Guilherme Moraes Responda

      Concordo muito contigo, porém esta é a realidade “perfeita”, se a pessoa não tem tempo para fazer uma refeição solidacom calma e tem que sair correndo de manhã por exemplo ou se chega do trabalho, corre pra academia, que esta época do ano esta lotada, volta pra casa come e dorme pra poder acordar cedo no dia seguinte, a albumina se faz util… Não é a melhor opção, mas é barata, rapida pra preparar (se não tiver frescura) e prática para andar e se alimentar ao mesmo tempo, é util para completar a quantidade de proteína diária.

  9. Post fodastico, muito esclarecedor, estou seguindo essa linha de treino pesado e dieta, uso apenas multivitamínico e omega 3, vou incluir cafeína pra ajudar a secar!!

  10. E a arginina e mesmo o tribulus terrestris? Não tem a mesma fama que o velho whey mas são anabólicos naturais, aumentando a síntese proteica, produção de GH e testosterona naturalmente.

    • Lidiano cavalcante santos Responda

      O tribulus ele não aumenta nada ele regula olhe a diferença de aumentar e regular!fica à dica.

  11. Infelizmente aqui em minha cidade as farmácias estão vendendo a albumina por praticamente o mesmo preço da proteína whey.
    Compro 1Kg de whey por 99 R$, já 500g de albumina ta saindo em torno de 50 R$.

    Ladrões…

  12. Fiquei confuso. Em um tópico vcs dizem que a cafeína anula o efeito da creatina. E no outro dizem pra usar a cafeína como pré treino, usando creatina, que como de costume é usada logo após o treino.

    • Até 80mg de cafeina, não atrapalha o armazenmento da creatina, a partir disso, pode atrapalhar sim.

  13. FALOU A MAIS PURA VERDADE! APLAUSOS PARA ESSE CARA! ESSA É UMA DIETA PERFEITA PARA QUEM NÃO É UM ATLETA, MAS TREINA PESADO!

  14. tomar suplemento sem parar com anseio de evitar perda do minimo q seja de musculos, estressa tanto imperceptivelmente, q acaba gerando o placebo inverso, efeito nocebo

  15. eu uso whey multivitaminico caseina albumina glutamina carnivor bcaa beta alanina creatina malto aminoácidos massa muscular waxy maisen e cafeína do thermogenico.
    Tenho uma dieta foda, como de 3 em 3 horas para aumentar o metabolismo e queimar gordura, como praticamente nada de gordura.
    Treino Dia sim dia nao e ja ganhai mais de 7 quilos de massa muscular em 6 meses, tenho 54 quilos e ja faco agachamento sem ajuda.

  16. Helionay Beauclair Responda

    É correto consumir aquela média básica de 2g de proteína por kilo apenas na suplementação? Isso garantirá ganho de massa muscular e hipertrofia ou é um gasto sem retorno? Peso 80kg e teria que consumir 160g de proteína diariamente.

    • Apenas na suplementação, não! Na dieta como um todo. Esse é o total do dia com ou sem a ajuda de suplementos.

  17. Boa Noite, me disserarm que o uso de cafeína juntamente da Creatina pode atrapalhar o efeito da Creatina, alguém saberia me dizer se isso é verdade?

  18. No caso, o que seria bom para ganhar peso? Tenho dificuldade em ganhar peso… peso apenas 60kg e tenho 1,70 de altura.

    Um tempo atrás tomava um hipercalórico da Probiótica e vi bons resultados, mas também o aparecimento de uma barriguinha, apesar de jogar futebol todos os dias.

    Atualmente jogo tênis 3x na semana e é um treino bem puxado… então queria saber qual suplemento seria melhor para quem tem dificuldade em ganhar peso. A proteína basta ou devo voltar aos treinos de academia e tomar a velha “massa”?

  19. MARCUS VINICIUS OLIVEIRA MACIEL Responda

    Olá  comprei whey, albumina, creatina e bcaa como tomar no pré e pós treino??? Malho as 13hs
    Pré – albumina pela manhã. 
    Creatina + bcaa 30 minutos antes do treino 
    Pós -​​​​ whey + bcaa 
    antes de dormir – albumina 

    Ta certo

  20. Oi, Carnitina e Arginina, tenho lido e tem um monte de gente dizendo que é cilada, vocês acham algo sobre eles?

  21. Sou normal e quero acelerar o ganho de massa muscular e como os ovos,carnes e whey mas não entendi porque isso se torna redundante…

  22. Whey e blá blá blá! Ok, whey é isso é mais um pouco! Então, como se fazia para obter ganhos e resultados na “antiga escola”, quando não existia whey, só tinha os tais massa 500, 1000, massa 200, aminoácidos, quando o BCAA ainda era novidade no mercado??? Alguém daquela época poderia comentar a respeito?

  23. Jader B Mendes Responda

    A galera não consegue ler nem o titulo da matéria. Vejo muita gente discutindo se albumina é tão boa quanto wey, mas poxa o post tá falando de suplementação correta gastando o MÍNIMO. Poxa a albumina não demora 4 horas pra absorção se você tiver os cuidados mínimos com a alimentação, cuidados estes que não são caros e nem difíceis se serem tomados. Claro que a Wey é mais rapidamente absorvida, porém a albumina tem a mesma quantidade de proteína se for em seu estado mais puro, basta tomar os cuidados referenciados, que você terá os mesmos resultados. Resumindo.
    Quem não tem cão caça com gato!!!

  24. Não tem uma empresa nacional que coloque mais nome mirabolante como a midway, chega a ser cômico. Neonutri devia se chamar NÃOnutre. Fora a Arnold que de gringa só tem o nome.

  25. Como foi falado suplementar com aminoácidos e outras paradas, só depois que se chega a um nível mais avançado ou também se tu tem uma carga horária de treino maior ai sim é nessesario caso contrário só gasta grana mesmo!!

  26. Bom dia,

    Tem algum site confiável para a compra de albumina e creatina?

    Qual desses produtos devo tomar antes e depois dos treinos?

    Obrigado.

  27. Bom dia, gostaria de saber qual as marcas mais indicadas no caso da Albumina pura, creatina monohidrato e a cafeina.
    Ou seria melhor manipular na farmácia ?

  28. No caso da Albumina, a proteia de Soje é igualmente barata.
    Vocês creem ser um bom substituto?

Escreva um comentário