Treinar com personal trainer vale a pena ?

Hoje em dia, treinar sob o acompanhamento de um personal trainer pode custar de R$40 até R$120 por aula. Considerando que você vai usar o serviço pelo menos três vezes por semana, o investimento se torna significativamente alto a longo-prazo. Com isto dito, até que ponto vale a pena gastar essa grana para treinar com personal  ?

Como tudo na musculação, a resposta depende. Depende da qualidade do profissional que você vai contratar e depende do que você espera dele.

O primeiro aspecto a se considerar é a qualidade do personal trainer; ele é um cara que se tornou personal porque fez seu nome na academia e começou a ser requisitado ? Ele tem alunos de longa data que estão conseguindo produzir resultados ? Ele faz o que precisa ser feito ou o que agrada o aluno ? Ele aplica a mesma ética de trabalho que passa para os alunos em si mesmo ?

treinar com personal trainer

Estas são algumas perguntas que você deve considerar ao contratar um personal, e se uma ou mais das respostas for “não”, o investimento provavelmente não vale a pena. Hoje em dia, com os salários irrisórios pagos aos professores de academia, muitos profissionais entram de paraquedas neste meio com o único intuito de angariar o máximo de alunos para complementar sua renda no fim do mês.

O resultado disso são caras recém formados que nunca treinaram na vida, passando treinos mirabolantes com o objetivo de prender o aluno no serviço, e não ajudá-lo a chegar em seu objetivo.

Analise minuciosamente todos estes detalhes antes de gastar um tostão com personal.

Outro aspecto a se considerar é o que você espera de um personal trainer. Na teoria, o papel do personal trainer é apenas mostrar o melhor caminho para que o aluno consiga alcançar o objetivo desejado, obviamente, com a devida supervisão. Só.

Muitos contratam um personal com a crença de que os resultados vão aparecer só por causa disso. Em outras palavras, continuam treinando e se alimentando de maneira descompromissada e empurram a responsabilidade dos resultados pro personal trainer. Neste caso, você estará jogando dinheiro no lixo.

Personal trainer não é muleta para compensar falta de compromisso e dedicação. Você não vai mudar só porque contratou um personal, a mudança corporal vai continuar dependendo mais de você do que qualquer outra pessoa.

Em suma, contratar um personal trainer vale a pena, desde que você encontre um profissional com referências verdadeiras (ser carismático, simpático e fazer o que agrada o aluno, não são referências verdadeiras) e que você tenha a mentalidade correta a respeito do serviço (personal trainer não opera milagres).

E as assessorias online ?

Outra forma de acompanhamento personalizado que está ganhando muita popularidade ultimamente são as “assessorias online”. Neste tipo de serviço o aluno paga por mês um determinado valor e é assessorado por alguém em todos os aspectos que envolvem o treino, dieta e suplementação, mas a distância.

As regras para se prevenir neste caso são semelhantes às adotadas ao procurar um personal trainer, contudo é necessário ter ainda mais cuidado. Muitas vezes, pessoas que oferecem assessoria, sequer possuem qualificação para prescrever treinos e dietas. Alias, não há controle sobre este tipo de atividade e não se sabe até que ponto é legal cobrar para prescrever treinos e dietas, sem ser um professor de educação física e um nutricionista.

E muitas pessoas que contratam estes serviços, não possuem conhecimento suficiente e se guiam apenas pelo carisma e popularidade de quem oferece assessoria (vloggers famosos, por exemplo), e, frequentemente, o conhecimento passado por estas pessoas são os mesmos disponíveis gratuitamente em sites e fóruns de musculação.

Contudo, não encare isto como uma generalização, existem profissionais e atletas de elite que também realizam assessorias a distância e obviamente não se encaixam nesta situação.

No final, se você deseja contratar uma assessoria online, busque referências genuínas e se você não tem certeza da qualificação de quem está oferecendo o serviço, mas ainda quer arriscar, faça bom uso da regra do “porquê” e não aceite que nada fique mal explicado.

Por exemplo: com certa frequência recebemos e-mails de pessoas questionando uma recomendação que receberam durante uma dessas assessorias online, coisas como ingerir 4 gramas de vitamina C diariamente (o que não é necessariamente um problema), mas quando o assessorado pergunta o porquê da recomendação, recebe uma resposta no estilo “porque sim” de quem está dando a assessoria. Fica claro que não há embasamento para tal recomendação (no máximo uma crença pessoal).

Muito cuidado com coisas do gênero, pois não é apenas o seu dinheiro que está em jogo, mas a sua saúde também.

No mais, fique atento à estes detalhes, sempre procure referências e com certeza você estará seguro.

E você, o que pensa a respeito de treinar com personal trainer e assessorias online ? Vale a pena ? Não ? Compartilhe sua opinião através dos comentários.

Este texto ajudou você ?

41 comentários em “Treinar com personal trainer vale a pena ?”

  1. Eu acho que o personal é válido a partir do momento que vc começa a ter preguiça de ir treinar, ele serve mais como um incentivador, vc fica obrigado a treinar, pois esta pagando caro para o personal, agora quanto a prescrição de série, são as mesmas que ele mesmo passa na própria academia, algumas vezes com um algo a mais, sinceramente, acho que não vale o preço.

    Responder
  2. Sé um cara que além da formação acadêmica,é um cara que treina,testa em si próprio todos os seus métodos,e ele é o espelho do negocio, e a pessoa que irá contratar esse tipo de serviço,já tem uma dieta sendo seguida,suplementação,e esse dinheiro que será gasto com personal não irá lhe fazer falta,acho que seria plausível sim,mas pra quem a grana é curta,é melhor investir em nutricionista esportivo bom,e na dieta!

    Responder
  3. Só acho que é válido se for um felipe franco da vida
    ou um cara mt bem conceituado que tenha experiencias VIVIDAS
    agora se for um Leandro twin pode descartar pq o gordinho só entende de teoria , quero ver na prática
    melhor investir na suplementaçao

    Responder
    • Como assim , melhor investir na suplementação? O que adianta investir na suplementação e treinar errado? O personal vai elaborar um treino de acordo com seus objetivos e ainda vai evitar que você roube na execução ou danifique a coluna e o joelho treinando errado. Para mim, otimizou o resultado, recomendo para todos que tiverem condições financeiras. E também não dispenso suplementação básica

      Responder
      • Então quem não treina com personal, treina errado ? Se você já tem uma base de treino, e entre contratar um personal ruim e comprar suplementos, comprar suplementos é melhor mesmo. Acho que vc não entendeu.

        Responder
        • Esse novinho22k só fala besteira, deve ser um daqueles que quer ter resultados sem esforço. Não tem milagre no trabalho do Leandro, ele mesmo fala isso, ele só te a melhor direção.
          Sou aluno do Twin há 14 meses, é excepcional o trabalho do cara. Podem ir sem medo que vale mais do que ele cobra (espero que ele não veja isso hahahah).

          Eu sou personal trainer e mesmo assim contratei ele pois acredito MUITO que uma visão de fora é melhor. Se até o Sardinha tem Coach, o que dirá da gente. E até agora, excelente.

          Não seja prepotente, trabalhar em 2 é melhor que 1, ponto final.

          Bye

          Responder
    • Descordo totalmente deste seu comentário infeliz.
      Felipe Franco tem toda uma assessoria montada por trás do seu treinamento , dieta , suplementação e hormônios , ou você acha que é ele proprio que monta sua dieta e treino ? ele tem seu proprio treinador e seu proprio nutricionista, agora vem aquela duvida causadora da treta toda, eu aposto com você que o treinador dele não deve ser maior que ele e se for não tem problema , mesma coisa ao nutricionista dele , tamanho não define conhecimento, do que adianta ter conhecimento apenas pratico e não ter teórico ? ( Não estou dizendo que ele não tenha ). Mas o que eu quero dizer é que nesse seu comentário , você tá indo muito pelo corpo do individuo, Leandro treina a um bom tempo , não sei se tanto tempo igual ao Felipe , mas tem uma longa data de treino já.
      Nesse seu comentário , você foi pelo corpo deles, outra coisa que você esquece é que o Felipe é atleta, alem de claro ele vive da imagem dele, tem que tá sempre bem visto , bom fora que nem vamos entrar na utilização dos hormônios ( não to dizendo que o Felipe se tornou aquilo que é por conta dos hormônios )
      Sobre a parte de ter conhecimento teorico e não pratico , descordo o que voce disse , na minha faculdade tenho professores que devem nem ter 30 cm de braço , porem eles tem alem do conhecimento teorico , MUITO, mas, MUITO PRATICO, muito mais do que o Felipe Franco, simplesmente porque ele não se serve de cobaia para suas pesquisas, mas sim uma gama de voluntarios, de diversos biotipos diferentes, fazendo com que mesmo ele não sendo sua propria cobaia , ele tenha expericiencia , beijos de luz

      Responder
      • falou tudo, no meu caso eu tenho a acessoria do twin e sinto que nao teria evoluido tanto se nao fosse a dieta e treino dele, alem do fato dele nao deixar vc queimar etapas o que prejudica muito o seu dessenvolvimento a longo prazo. Sobre suplementacao nao sei pq todo mundo acha que vai fazer milagres, bem melhor ter uma boa dieta e treino do que gasta rios de dinheiro em proteina isolada(que ja foi compravado que nao e o melhor tipo de proteina pra hipertrofia)

        Responder
        • Sempre que tive dúvidas procurei saber o que o Leandro Twin pensava do assunto e nossa opinião era sempre muito parecida.

          Responder
    • “agora se for um Leandro twin pode descartar pq o gordinho só entende de teoria , quero ver na prática”

      Opa, pode ir parando por aí. Leandro Twin só entende de teoria? Filhote… EU estou fazendo assessoria com ele há alguns meses e progredi muito mais do que quando estava por conta própria – e olha que eu já controlava minha alimentação há um bom tempo, sempre procurava pesquisar sobre dieta, suplementação e exercícios em vários lugares (inclusive aqui no hipertrofia.org), bebia a quantidade de água necessária por dia, procurava dormir pelo menos 6 horas por noite, entre outras coisas (e continuo fazendo tudo isso, é claro).

      Ah, e ele não é “gordinho”. Ser troncudo é diferente de ser gordo.

      Responder
    • Nossa nao creio que estou lendo isso !!! então so o Felipe Franco que sabe dos paranaue ?? o resto dos estudantes de educação Física e Professores não tem a mesma capacidade ? nao concordo com este ponto de vista em relação ao personal muitos são estudados crio q a grande maioria , cabe ao aluno pesquisar ! acho que o site devia VALORIZAR mais o profissional já que e um site relacionado a musculação infelizmente existem sim muitos profissionais meia boca mas isso e em qualquer área !!

      Responder
  4. Minha academia tem uns par já velhos de casa que se acham foda e treinam tudo errado, pode até ser maiores do que eu pq se entopem de AEs, mas treinam errado! Como são velhos de casa ninguém se mete a corrigir. Infelizmente estes sujeitos estão limitados a continuarem com pernas finas e lombar fraca, tipo de gente sem muita inteligência que só um personal conseguiria aperfeiçoar…

    Responder
  5. Um personal é valido sim para otimizar os ganhos, desde que a dieta e a disposição financeira vão bem. Nas acessorias on line ainda não estou muito familiarizado. O que faço é pesquisar muito na internet sobre dieta, beneficios dos alimentos, comprovação cientifica de suplementos treinos etc……. Tem muita informação boa e o mais importante, de GRAÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  6. Fiz assessoria com Leandro Twin e me decepcionei PROFUNDAMENTE.
    Ele está com tantos alunos que ele nem lembra quem é você!

    No meu questionário, eu disse que fazia uma dieta de 3600 calorias e não estava ganhando peso. Isso quer dizer que meu metabolismo estava andando a 3600 calorias, certo?

    O que ele passou pra mim? Uma dieta de TRÊS MIL CALORIAS!! Com o campo “objetivo” em branco. O que eu pensei ? Que era OU PERDA DE PESO, ou TRANSIÇÃO PARA PERDA DE PESO.

    Decidi perguntar para ele, e o que ele me responde?

    Ganho de peso limpo.

    Ele tem um ótimo conhecimento, mas ultimamente está muito requisitado e infelizmente não dá a atenção que o “cliente” precisa.

    Responder
  7. não, não precisa, é coisa de fresco, de viado, de filhinho de papai ex-gordinho que quer torrar toda grana da familia, é muito burro ou é muito preguiçoso pra fazer as coisas sozinho. geralmente é um mimadinho q precisa de ajuda pra fazer tudo, e fica mexendo no celular enquanto o coitado do instrutor ta lá pegando as anilhas pro mimadão.

    pode até ter resultados com o instrutor pela insistencia, pelo menos 2 ou 3 vezes na semana vai fazer a parada correta a força, mas assim q o instrutor sair ele não aprendeu porra nenhuma, vai esquecer tudo e voltar a fazer tudo errado, logo, voltará a ter um corpo bosta. fora os doentes que tentam contratar felipe franco e cia, achando que vão virar um esmaga que cresce, quando na verdade o cara usa litros de anabolizante por mes, e o coitado ainda compra uma camisa #fikgrandeporra pra treinar e acha q vai ficar igual, só na base do whey kkkkkkkkk

    esse é o perfil de 90% dos que procuram um instrutor. falei pouco e não falei merda

    Responder
    • Se tu acha isso, e ainda acha que não falou merda, te desafio a treinar 1 mês com personal.. Depois tu me diz a diferença no seu treino. Aposto que você se acha o fodão e tem um shape de merda.. Antes de desmerecer o trabalho do personal, falar que o perfil de quem treina com personal é esse que você tá falando, vai olhar o Eduardo Correa, maior bodybuilding brasileiro.. Ele treina com seu ”personal”..

      Responder
  8. Pra mim contratar Personal é dinheiro jogado fora, o melhor é estudar e obter conhecimento suficiente para chegar nos objetivos, vale a pena investir na dieta e na suplementação (se necessário) ir no cardiologista e endócrino e fazer os exames de rotina anualmente,, porque para absorver conhecimento de médico só fazendo medicina. Concordo que bons profissionais fazem a diferença (Educador Físico e Nutricionista) mas prefiro ser autodidata e aprender errando do que toda hora ter que contratar um profissional que nem sempre ajuda e leva o seu dinheiro suado embora. Falta mais determinação e interesse em praticantes de musculação, tá com preguiça? fica em casa no sofá.

    Responder
  9. Sempre tive muita aversão a Personl Trainner, justamente porque pensava em neles como um “Parceiro de treino pago”. Porém, recentemente, enquanto procurava um nutricionista esportivo pra me acompanhar, comecei a considerar as assessorias online e decidi tentar. Faço acompanhamento online com o Leandro Twin e não tenho reclamações. O valor da mensalidade é menor do que uma consulta dessas, e o acompanhamento é diáro.
    Se dizem que antes de se preocupar em Suplementar deve-se pensar primeiro na dieta, eu acho que antes ainda de suplementar, pense em um acompanhamento profissional, porque com certeza um mês de assessoria te da mais resultado do que um pote de Whey.

    Responder
  10. Esse Sérgio sempre manda bem demais! Os melhores comentários do fórum. Assino em baixo. Personal e seus alunos = eternos frangotes.

    Responder
  11. Vejamos como uma saída para quem não tem tempo ou disposição de quaisquer enciclopédias da atualidade sobre exercícios, dieta e suplementação, dos quais conseguimos sem esforços grandes conceitos por livros, internet e revistas… Se você não sonha em subir no palco e ganhar um campeonato de fisiculturismo, vale a pena investir no seu conhecimento para ser uma pessoa saudável e com boa forma, já se sua ideia é ficar definitivamente body building vá em frente e encontre um profissional que lhe fará ter esses objetivos!

    Responder
  12. O personal é pra quem quer evoluir, levar o treino mais a sério, com pessoas que estudaram pra estar ali passando não fantasias, mas muitos anos de estudos, colocados em práticas. Existem os maus profissionais como em todas as áreas, mas não devemos generalizar. Entendo quem não queira, mas os que criticam, nada mais são do que pessoas presas a uma mentalidade que não evoluiu junto com a musculação.
    PS: não faço uso de personal e nem tão pouco sou um, apenas é o que penso.

    Responder
  13. cá entre nós, todo fisiculturista de nome tem seu treinador. mas nós somos amadores entao tem de pesar isso aí. acho que compensa pra quem nao tem muita experiencia no treino, um cara pra te corrigir na postura e a fazer os exercicios certos,montar treino, dieta e acompanhamento.
    quem nao gostaria disso? mas nao e´qualquer treinador que presta, há muitos babacas aproveitadores por aí, esse negocio de assessoria online é outra furada, como é que o cara vai saber se voce treina certo por internet? se liga tambem né….

    Responder
  14. Sou da seguinte opinião, se você não for atleta o personal precisa ter prazo de validade, o suficiente para aprender um novo método de treino, ou intensidade. Musculação não é algo finito, ou seja nunca estaremos satisfeitos, é algo a longo prazo que exige anos de dedicação, se você não busca motivação no dia a dia , não será um personal que vai lhe trazer isso. O que vemos são pessoas que não tem amor ao dinheiro que usam o serviço para mostrar que podem e não buscam aumentar seu conhecimento sobre a pratica o resultado, muito dinheiro jogado fora e nem sempre um resultado satisfatório para o valor que pagam com essa consultoria.

    Responder
  15. Treino a um ano e meio com Personal Trainer e já estou acostumado. Temos muitas conversas sobre exercícios e nutrição. Ele está sempre a me corrigir…. “endireite as costas”, isole mais o músculo”, “não pára, não pára”… Para além de estar sempre a tomar notas do meu desempenho aumentando as cargas e variando os treinos. Talves esteja viciado, mas o fato é que sem ele tenho a certeza de que não teria chegado aonde cheguei e já teria uma segue de lesões, como a tive no passado, lesões estas que ele ajudou a sanar com exercícios apropriados. Só este maldito do supra-espinhoso que ainda me dói.

    Responder
  16. Exatamente isso!!! Personal trainer é uma paixão , na minha cidade vejoalguns personais sem nenhuma vocação, nunca gostou de fazer exercicios e acabou se contaminando com esse modismo q vem nad redes sociasonde todo mundo treina, tirar foto com coqueteleira na mão virou lei, muitos ao menos nem sabe o mecanismo de um whey protein no corpo, enfim, contrate um personal que tenha paixao no q faz, q separa uma hora do seu dia para treinar e se dedicar, veja seu personal como um espelho e tentar fazer igual ou melhor!!! E lembre-se, compre sempre a ideia dele, confie nele q o resultado virá. E sempre pensando q o resultado é questao de tempo, nem a melhor genetica do mundo fica sarada em 6 meses. Fica a dica

    Responder
  17. Esses comentários de ódio pra quem treina com personal devem ser de uns caras frustrados, que tem um emprego de bosta, mal podem pagar um “whey” de qualidade e nunca tiveram a oportunidade de treinar com a ajuda de um profissional desses.

    Se você não sabe como treinar e pode pagar um treinador, faça isso, você vai evoluir muito mais rápido do que pegando treino MENSAL com professor de academia. Com personal seu treino raramente vai se repetir. Ele sempre vai variar os exercícios, você vai conseguir pegar muito mais peso do que pegaria treinando sozinho e vai aprender os macetes de musculação com qualidade e muito mais rápido que aprenderia sozinho.

    Esse papo de chamar quem treina com personal de mimadinho, me desculpe, soa como uma inveja terrível. Nem todo mundo é sustentado pelos pais. As pessoas trabalham e podem sim ter bons empregos, serem esforçadas e responsáveis (INDEPENDENTE DA IDADE), e nem todas podem passar o dia inteiro dentro de uma academia ou dentro do hipertrofia.org para estudar musculação.

    Responder
  18. Ótimo artigo, bastante elucidativo. Apóio a prática de exercícios com personal, eu mesmo faço treinamento acompanhado há 2 anos e meu rendimento nem se compara aos 3 anos anteriores a esses, quando não realizava treinamento assistido.

    Responder
  19. posso estar falando superficialmente, mas o que vejo na academia é um cara que apenas fiscaliza o aluno a malhar corretamente, bem quando começo uma serie nova vou no YouTube e vejo vídeo de todos os exercícios da serie e tento fazer o mais próximo possível, sendo assim na minha singela opinião é dinheiro jogado fora, mas respeito quem paga afinal cada um sabe do seu bolso.

    Responder
  20. Já treino a 1 ano , nunca tive ajuda de personal treine e tive bons ganhos de massa muscular analisei séries exercícios o que funciona e não funcionava para min,hoje temos meios de comunicação fáceis e só testar treino técnicas e ver qual te dar melhor resultados dedicação e foco e claro 100℅ alimentação e 100℅ treino ambos andam de mãos dadas

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).