Home / Dicas de treino / 3 erros de dieta que vão destruir seus resultados

3 erros de dieta que vão destruir seus resultados

Erros de dieta são muito mais comuns do que as pessoas imaginam, principalmente porque a maioria delas pensam estar fazendo tudo certo, quando na verdade estão errando o básico e ainda colocando a culpa em outros fatores como o metabolismo, o treino ou a própria genética. Frequentemente recebemos e-mails sobre este assunto aqui no Hipertrofia.org, mas basta seguir com a conversa e perguntar o que a pessoa está comendo, que os erros de dieta são sempre os mesmos…

fisiculturista comendo2

1 – Falhar em contar calorias

Caras que pensam estar comendo como monstro para ganhar massa muscular, mas não comem mais do que passarinhos, e caras que pensam estar comendo pouco para perder gordura, mas estão se emporcalhando com comida e pensando, “só uma beliscadinha não vai afetar meus resultados”.

Não tem como saber se você estar comendo muito ou pouco sem, de fato, contar quantas calorias você está colocando na boca. Alguns sabem que isto é assunto batido, mas a esmagadora maioria das pessoas ainda insistem em tentar contar calorias “mentalmente “ ou se basear no achismo pra saber se estão comendo o suficiente. Meu caro, isto não funciona. Prepare-se para começar a contar calorias ou se contente em ficar patinando no mesmo lugar.

Nem imagina quantas calorias você precisa ingerir ? Clique aqui.

2 – Dietas rígidas demais

Começar uma dieta rígida da noite para o dia, é a mesma coisa que fazer uma maratona sem ter o condicionamento adequado: as chances de você desistir logo no início são grandes.

Para começo de conversa, se você não é um atleta de ponta, que precisa ficar o ano inteiro no melhor do seu físico, você não precisa viver de batata doce e peito de frango. Se você consegue, beleza, mas a maioria das pessoas não aguentam, e acabam pensando que não possuem os traços de personalidade necessários para mudar o corpo, quando na verdade qualquer dieta rígida/restritiva é extramente difícil para ser seguida.

Mas o que fazer então ? Foque-se em ingerir a quantia adequada de calorias e macronutrientes para o seu objetivo, através de uma mistura de alimentos saudáveis e alimentos que você costuma comer, tentando com o tempo substituir os alimentos ruins por melhores.

Você também pode seguir os princípios flexíveis da filosofia “If it fit your macros” para se alimentar. Clique aqui para saber mais.

3 – Mudanças drásticas na ingestão de calorias

Ok, você descobriu quantas calorias precisa ingerir para perder gordura ou ganhar massa muscular, mas agora você comete outros erros muito comuns: você está ingerindo calorias demais na tentativa de acelerar o ganho de massa muscular ou cortando-as drasticamente para acelerar a queima de gordura.

No primeiro caso, você acumulará gordura desnecessária que prolongará a duração do cutting na hora de perder a adquirida, fazendo você perder massa muscular desnecessariamente. No segundo caso, você usará massa muscular como fonte de energia já que está cortando calorias drasticamente para perder peso.

O ajuste de ingestão de calorias deverá ser feito de maneira gradativa e de forma discreta, assim que o corpo se acostumar ou você perceber que não houve resultados, você pode modificar novamente. Qualquer mudança drástica, gerará resultados inesperados e indesejados.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 0 Média: 0]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

17
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
frankraideneAnonimoGustavoMaximus Recent comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
João Victor
Visitante
João Victor

Muito Bom!

Elisa
Visitante
Elisa

Se fossem somente esses, tava é bom kkkkk

Lucass
Visitante
Lucass

Tenho uma dúvida, por ex, comecei o meu bulking com 3200 kcal(peso atual 75, altura 1,82 ; 18 anos), se eu aumentar as calorias muito rapido eu entro em estagnaçao mais rapido também?Vocês acham que essa quantidade de kcal pras minhas caracteristicas ta boa ou devo aumentar mais?

Willians
Visitante

Muito bom esse artigo,principalmente para as pessoas que acham que iram mudar sua alimentação de um dia pro outro,isso é mais difícil do que parece,seu corpo ira chegar no seu objetivo não em semanas mas em muitos meses senão anos.Mas é interessante lembrar que o tempo passa vc fazendo o certo ou não.Então é focar na dieta galera que o shape nos espera se não for nesse verão será no outro!!Bons treinos

Luiz Afonso
Visitante
Luiz Afonso

eu comecei meu objetivo com uma dieta hipocalórica. Eu era obeso com mais de 30% de gordura corporal. Minha dieta era de 1100 calorias contadinhas. Sério pessoal eu não sai como muitos querendo me tornar um marombado sendo obeso e colocando massa muscular por cima da massa de gordura. E treinei forte exercícios aeróbicos!! treinei pouca musculação e hipertrofia que eram mais para acelerar a queima de gordura. E muita dieta!! Primeiro eu perdi grande parte da minha gordura e com 12% de gordura corporal comecei a treinar mais musculação, hipertrofia e menos aeróbico até porque já estava virando maratonista e magricelo demais e não queria isto. Hoje me sinto orgulhoso de mim e sinto que fiz o certo, aliás todos da academia me dizem isto: você primeiro perdeu gordura corporal e depois ganhou massa muscular. Os resultados são visíveis. A minha dieta passou para 2000 calorias e hoje está maior do que isto, mas eu não conto calorias confesso, até porque eu me reeduquei alimentarmente e não consumo em excesso e procuro uma alimentação saudável. Minha dieta está condizente com minhas atividades físicas e dia a dia. Quando vc se reeduca alimentarmente vc já sabe a quantidade de calorias… Leia mais >>

Paulo
Visitante
Paulo

Primeiramente parabéns pelos seus resultados. Passei por algo bem parecido!

Acredito que tudo o que você falou pode ser resumido em uma única palavra: DISCIPLINA!

frank
Visitante
frank

pra q viver então se vc nao faz nada

Eduardo
Visitante
Eduardo

Não é todo mundo que se contenta em ficar pegando a mesma mina não. Se vc vai pra balada e não pega ninguém, blz, tenha lá sua namoradinha, não precisa ficar aconselhando ninguém. Não precisa contar caloria? Tá bom, vai ficar nesse seu pesinho de hoje, “magro” mas com aquela gordurinha na barriga forever, não vai ganhar massa muscular, a sua mina vai engordar e quando você ver, não vai saber arrumar outra mina porque vive na mentalidade blue pill…

Luiz Afonso
Visitante
Luiz Afonso

já falei o meu objetivo não é “pegar minas em baladas”, até porque balada vem junto com bebida que destrói seu condicionamento físico e acumula gordura e joga no lixo seu treino semanal.

O meu objetivo é hipertrofia, e para isto estou focado 100% e isto inclui descanso ainda mais final de semana em que os músculos estão cansados da academia.

Sem dieta, sem descanso não há resultados, saiba disto.

Se o seu objetivo é pegar mina sinto lhe dizer vc não irá longe.

O meu foco é hipertrofia.

E ter uma é melhor só sua é melhor do que ter uma que é de vários pense nisto.

Eduardo
Visitante
Eduardo

A essência do que falei é 1) não venha aconselhar os outros sobre estilo de vida, 2) se não contar caloria, não vai pra canto nenhum, não vai aumentar massa muscular, não vai secar.
Se meu objetivo é pegar mina eu não vou longe? Não vou longe onde, em hipertrofia? Ou na vida? kkkkk
Nada contra namorar não, mas bicho, não vem com esse pensamento bluepill de “é melhor só sua do que ter uma que é de vários”, que quem vai se ferrar lá na frente é vc e não eu. Pelo jeito você não tem muita experiência, não teve várias namoradas exclusivas ao mesmo tempo, enfim, ficar dando conselho sobre seu estilo de vida pacato, meu amigo, tenha dó né…
Se for beber, tem que saber beber, só porque ingeriu álcool não destrói o treino semanal, nada a ver. Nunca foi em balada e viu os cara parrudo enchendo a cara? Quando vc vir, sabe que tá vendo alguém que saca mais que você sobre dieta e sobre mulher.

Luiz Afonso
Visitante
Luiz Afonso

eu já falei o meu objetivo é hipertrofia o seu é pegar mina em balada. Vc deve ser daqueles que malha para pegar as minas.Nada contra, mas isto é modismo e vaidade apenas isto. Vc ajuda a construir o arquétipo do fisiculturista, bombadão sem nada na cabeça, sem cérebro e troglodita. Eu ao contrário sou da filosofia: Hay que endurecer, pero sem perder la ternura! Fisiculturista tem cérebro, tem inteligência, frequentadores de academia e praticantes de musculação não são apenas montes de músculos sem sentimento e sem cérebro. Eu ao menos odeio rótulos, mas infelizmente pessoas como vc ajudam a criar rótulos que são estendidos a todos infelizmente. Não o sujeito não precisa ser bombadão e ser pegador, ele pode ser romântico, sentimental, amar uma mulher, porque isto é ser frouxo? Mulher se mede pela qualidade e não pela quantidade. O dia que vc tiver a minha idade e minha experiência vc aprenderá, até este dia achará que pegar todas as minas da balada é ser mais macho que os outros. Aliás é deste tipo de homem que uma mulher de verdade gosta. E se ele for bombadão, musculoso melhor ainda para elas! Agora vc sabe quem as mulheres correm… Leia mais >>

Eduardo
Visitante
Eduardo

Luiz, para com esse papo de não contar caloria, fera, é inclusive o #1 desse post. Se você emagreceu, ótimo! Saiba que estava em déficit calórico. Para aumentar massa, você tem que ter superávit calórico, pode comer seu frango a noite que não vai pra canto algum se não tiver um plano de dieta pra atingir o superávit. Quanto ao resto, pode falar a bobagem que quiser. Quanto mais você fala, mais você se enrola. Diz que não gosta de rótulo, mas me rotulou de bombadão. Disse que não tenho nada na cabeça, sem subsídio algum pra falar isso. De onde tirou que quero ser mais macho que os outros? O lance que como você nunca pegou muitas mulheres, não sabe como é, então não tem como falar muita coisa. Não te chamei de frouxo em momento algum, só mencionei bluepill, que não é ser frouxo. Bluepill é não conhecer a natureza da mulher, e vc ainda tenta me “ensinar” sobre quem as mulheres correm atrás? Muito cara que tá namorando e apaixonadinho, é simplesmente o backup da mulher, que tentou o cara mais fodão, ou os caras mais fodões (e que não são necessariamente parrudos), não conseguiu e aí… Leia mais >>

Anonimo
Visitante
Anonimo

esse cara não consegue resultados e quer ficar criticando o estilo de vida do cara, se você prefere sair e ir pra balada ficar catabolizando vai mano, a escolha e sua ele só relatou o melhor pra ele se tu e frango e treina pra pegar mina e beber no fim de semana, vaza daqui, que não e teu lugar.. e tu ta querendo ensinar ele a contar calorias o corpo dele e quem diz e não voce

Fabson Pessoa
Visitante
Fabson Pessoa

Mas Luiz Afonso, o pior é que existem minas que curte esse tipo de caras, até porque hoje em dia também existem mulheres com esse tipo de pensamento, as que malham com a intensão de serem ‘pegadas’ por caras assim e vice- versa.

Mas não vamos generalizar, também tem muita gente boa que vai pra balada e fica na dela só curtindo a música e os amigos, existem muitas pessoas ‘cabeça- feita’ como também existem pessoas sem conteúdo. Generalizar continua sendo o maior defeito da moçada, vamo abrir um pouco a cabeça.

Em tudo há exceções.

Tem o cara que treina em amor ao esporte, como também tem o que treina pra se cuidar, como também tem aquele que treina só pra ficar ‘ mais bonito ‘ e o cara que treina só pra pegar mina em balada :p

Maximus
Visitante
Maximus

Quem não conta caloria não pode nem sequer dizer que tem uma dieta

Gustavo
Visitante
Gustavo

qual o melhor metodo para saber quantas calorias estou ingerindo? existe algum site ou fonte de pesquisa q diga quantas calorias existem em cada tipo de comida em tais quantidades?
vlw galera, abraco

raidene
Visitante
raidene

To perdidinha. Comecei um processo de hipertria mas ainda tenho umas gordurinha localizadas e estou tomando termogenico e um uma dieta nomal cortei tudo que for besteira bebida alcoólica etc,tem como ganhar musculos assim? ? socorro.valeu adorei o site