Home >> Dicas de treino >> Fisiculturistas naturais, são realmente naturais ?

Fisiculturistas naturais, são realmente naturais ?

De tempos em tempos recebemos e-mails carinhosos de leitores que dizem que fazemos “apologia” aos esteroides anabolizantes, por publicar fotos, filosofias de treino, e textos motivacionais que envolvem atletas da elite do fisiculturismo. E sugerem que, em vez disso, falássemos mais sobre fisiculturistas naturais, e que eles sim são exemplos que todos poderiam e deveriam se espelhar para treinar. Hmmm, será mesmo ?  

Jim Cordova. Atleta que descreve em seu site, ser 100% natural, e que conquistou seu físico apenas com treino, alimentação e suplementos. Mas consegue ter uma qualidade corporal melhor do que 90% dos atletas brasileiros (não naturais).
Jim Cordova. Atleta que descreve em seu site ser 100% natural, e que conquistou seu físico apenas com treino, alimentação e suplementos. Mas consegue ter uma qualidade corporal melhor do que 90% dos atletas brasileiros (não naturais).

Enquanto na teoria isso tudo é muito bonito, na prática as coisas ocorrem de uma maneira levemente diferente.

Em primeiro lugar, qual critério é usado pra definir se um fisiculturista é natural ? Só porque ele é “menor” que atletas de elite e não tem barriga de grávida ? Porque as revistas de musculação e fitness dizem que ele é natural ? Porque ele participa somente de competições naturais e com testes antidopping que comprovam que ele não está trapacendo ?

Infelizmente, nenhum dos itens acima prova que um atleta natural, realmente é natural. Nem mesmo competições voltadas para fisiculturistas naturais e que fazem antidoping.

Assim como em qualquer esporte, desde o MMA até as olimpíadas, quando o assunto é dinheiro, destaque e patrocínio, sempre haverão pessoas dispostas a fazer tudo para se manter no topo, principalmente através do uso de drogas, e no fisiculturismo “natural” não é diferente.

OVEREEM-ANTES-E-DEPOIS
Antes e depois do lutador de MMA, Overeem.

Os caras podem estar comendo Dianabol como se fosse Tic-Tac ou estarem com a bunda mais furada do que alvo de dardo, e simplesmente suspenderem o uso das drogas a tempo para que elas saiam do organismo e o antidoping não consiga detectá-las, ou simplesmente usam esteroides que não são pegos tão facilmente no exame. Sem contar que o próprio antidoping não é uma prova irrefutável, e muito menos barata para ser usada da forma mais completa possível em todos os eventos e com todos os atletas.

Também não podemos dizer que todos os atletas serão seduzidos pelos esteroides. Tenho fé que existam pessoas que realmente são livre de drogas e competem 100% naturais, por puro caráter, contudo colocar a mão no fogo porque o fulano cheio de veias saltando se diz natural, e ainda usá-lo como inspiração, pode ser um banho de água fria.

Com tudo isto em mente, seria realmente justo usar fisiculturistas que se dizem naturais – mas talvez não sejam –  como ponto de referência para atingir nossos objetivos ? Mesmo que isto nunca aconteça, já que os mesmos também podem estar usando as mais diversas drogas ? Comente!

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 8 Média: 3.1]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

89 comentários

  1. Avatar

    Quem toma bomba se não for pra competir é perda de tempo.
    Sim, seguir o modelo de fisiculturista natural é o certo ou pelo menos seguir a filosofia de treinar e ser saudável e não se encher de bomba ter corpo e por dentro estar podre.

    • Avatar

      O teu comentário só prova o quão equivocado estás.

    • Avatar

      Também acho fútil o uso de anabolizantes visando estética. Galera não consegue crescer natural com deficiência em treino, dieta ou descanso, ignora esse fato e faz uso no primeiro ano de treino. Após o ciclo perde-se 30% ou mais dos ganhos, e pela deficiência não resolvida tem necessidade de ciclar de 2 a 3 vezes no ano. Conheço vários assim. Anabolizantes visando competição é outra história em caso de pessoas preparadas.

      • Avatar

        belaza campeoes, assim que voces atingirem um shape ”basico” como do angelov(bem natural comparado aos elites bodybuilders) vcs falam isso ai ok?
        kkkkk
        e lembrem-se
        pics or dint happen.

  2. Avatar

    Fisioculturista ao natural? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só lamento dos leigos que acreditam nisso.

    • Avatar

      Concordo plenamente ! Fisioculturista natural ? Ai forçou .kkkkkk

      • Avatar

        É muita gente burra. Como se o fisiculturismo se resumisse à categoria Bodybuilder 212 lbs.
        Um fisiculturita na categoria fitness “toma bomba” por acaso?
        Um cara, por ser fitness, não deixa de ser fisiculturista.
        O corpo de um Men’s Physique também pode tranquilamente ser atingido naturalmente.
        Incrivel como até gente que vem ao site, gente que bsuca informação consegue cometer erros bobos, aqueles erros típicos de avó. Fisiculturismo não é só ser gigante nao, viu?!
        Porra, daqui a pouco vamos ter que ensinar que BCAA não é esteroide e que Whey não é anabolizante…

        • Avatar

          Infelizmente você está enganado. Alcançar bf tão baixo e manter aquela densidade toda naturalmente da categoria men’s physique esta longe de ser possível naturalmente.
          Investimentos pesados com GH aliados a testo são feitos ali.
          Sem contar o trabalho minucioso de acompanhamento do metabolismo e uso de hormônios tireoidianos e também diuréticos.
          O que claro de forma alguma diminui o mérito do atleta.

          • Avatar

            A grande diferença entre os fisiculturistas da categoria fitness e os de categoria pesada é a quantidade de esteróides e de alimentos ingeridos. Ponto.

          • Avatar

            /\ Fernando falou tudo. O cara tá achando que só existem AE’s que te deixam do tamanho de um Bodybuilder de elite kkkkk

        • Avatar

          Sinto lhe informar amigo mas whey é anabolizante sim, pois promove o ANABOLISMO muscular, então não vem dar uma de sabichão não. Obs: eu disse ANABOLIZANTE e não ANABOLIZANTE ESTERÓIDE

          • Avatar

            Você está certo, seguindo a sua linha de raciocinio lógico, arroz e feijão também promovem o Anabolismo, logo são Anabolizantes :)

          • Avatar

            Cara, comparar hormônios com alimentos e ainda achar que está certo, isso sim é dar uma de sabichão.

          • Avatar

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            morri

        • Avatar

          Alcançar um BF% de -8% mantendo uns 90kg , não é tao fácil assim não …
          men’s physique podem chegar a usar tantos farmacos como um bodybuilder de elite …
          Desde doses altas de GH , Diuréticos (muitos diuréticos) , efedrina , trembolona , enfim um monte de anabolizantes usados para dar aquele aspeto 3D com pele fina como papel .
          Só de olhar para o queixo deles da para ver que eles estão em GH , e acredite , doses altas de GH …

        • Avatar

          Ingenuidade explícita.

  3. Avatar

    Ou devêssemos parar de ficar cheirando a bunda de “atletas” – que só existem pra nos empurrar algum produto – como fator motivacional para chegarmos aos nossos objetivos pessoais. Esporte de competição é uma merda que nada tem a ver com saúde. Informação sobre tudo tá aí, treine pra cacete, coma pra cacete , se anabolize com consciência e esquece o “brilho” e o resto,rs

  4. Avatar

    Se a pessoa quer se espelhar na estética de um profissional, então ela vai se espelhar e lutar para chegar no seu máximo. O que importa é a força de vontade em buscar seus objetivos, mesmo que o objetivo seja impossível.

    • Avatar

      “O QUE IMPORTA É força de vontade em BUSCAR SEUS OBJETIVOS, MESMO QUE O OBJETIVO SEJA IMPOSSÍVEL.”

      Aí que está o problema. Pessoas que são ILUDIDAS à perseguir metas IMPOSSÍVEIS se tornarão, eventualmente, pessoas FRUSTRADAS por patinarem no mesmo lugar a vida toda e nunca alcançarem o que procuram. Eu me frustrei e posso dizer com propriedade: O trabalho do Hipertrofia.org é importantíssimo, pois prioriza a VERACIDADE nas coisas. É preciso falar a VERDADE para que as pessoas não sejam iludidas, jogando TEMPO, DINHEIRO E ESPERANÇAS fora em algo que nunca trará o retorno que acreditam. Desmascaradas as mentiras, cada um decide se quer acreditar nelas, ou se quer ter expectativas realistas e assim ALCANÇAR SUAS METAS!

    • Avatar

      Concordo, plenamente.

  5. Avatar

    Não foi o foque do meu comentário. Mais uma vez o culto aos anabolizantes foi colocado em prática.
    Me referia a pura musculação, sem padrões de referência. Não entrarei no âmbito de desenvolver mais argumentação que gostaria de observar por aqui.
    Os cdc’s aqui presentes possuem boa contextualização e até semântica, mas infelizmente noto que os mesmo estão impregnados e limitados a desenvolver mais sobre o desporto em si.

  6. Avatar

    Alguém acredita mesmo que esse Jim Cordova é natural? Kkkkkkkkkkkk
    Natural de onde ele é? QUe cidade? hahaha

    INOCENTE! SABE DE NADA…
    hahaha

  7. Avatar

    Concordo com o autor. É muito subjetivo fazer um julgamento e dizer q tal atleta é 100% natufal.

  8. Avatar

    Cara… Sinceramente… Treino muito pesado há mais de 4 anos. Ganhei meus 25 kilos de massa magra. Mas sei que nunca ficarei igual ao Jim Cordova aí encima. Não tem como o cara ser “natural”. Continuarei com treino e dieta pesados, mas tenho a noção de que hpa certos “limites naturais”.

  9. Avatar

    Jim Cordova natural é o meu PIRÚ!

  10. Avatar

    Esse maluco não é natural nem [email protected][email protected]#@!$%$ndo , vai enganar a pta que pariu !

  11. Avatar

    Eu acredito que alguns atletas seja bodybuilding , natação , atletismo , MMA etc.. com expressiva massa muscular possam ser naturais sim.

    Conheço 2 garotos que começaram a treinar , evoluiram nos treinos e hoje em dia tem aparencia de fisiculturistas e não usaram steroids , pois os conheço desde que eram crianças e eu mesmo os ajudei com a alimentação e vii o progresso deles todos os dias , sem drogas.

    Uma pessoa que treina a 5 anos ,7 anos , 10 anos , com disciplina chega sim a um nível muscular muito bem desenvolvido , sem usar steroids.

  12. Avatar

    100% natural é treino + comida + descanso. Usou suplemento, já não é mais 100%. É muito mais natural que esteróides, claro, mas já está turbinando além da comida pura. BCAA é exemplo clássico: seria muito difícil ingerir aminoácidos essenciais retirando-os apenas de alimentos. Logo, não rola 100% natural, ou melhor, até rola, mas o cara vai levar décadas.

    • Avatar

      Fala serio, aminoacidos sao retirados dos alientos, nao interessa se mais concentrados, em forma de capsulas, ainda sao partes de um determinado alimento. Podem sim ser considerados naturais. Oque nao e natural e um cara com <1500 de testo no corpo, isso nunca e natural.

      • Avatar

        “nao interessa se mais concentrados”, bixo, tropeçou na sua própria resposta. a concentração é manipulada, logo, não-natural. Tenta ingerir 3400mg de aminos essenciais diariamente através de alimentos. Vai fundo, me avisa quando conseguir. Isolou? Concentrou? Manipulou? Já era.

        • Avatar

          Aff, se uma pessoa tiver uma dieta hiperproteica vaii ter muito mais que 3400 mg de aminoacidos essenciais. Deixa de falar merda.

    • Avatar

      FINALMENTE!!!!!Concordo contigo cara,eu nunca tomei suplemento,mas oq tinha de amigo mew q tomava e dava um senhor UP nos treinos.Então se baseando nisso da pra afirmar q o sujeito não eh 100% natural.Natural é NOIS q é soh no rango,ehhehehehehe.Mas é aquele papinho de sempre,se o cara comer direito,treinar pesado,e fizer exercícios certos,q é o mais importante e descansar,fazendo isso de seg a seg,durante semanas,meses e anos,tu vai ter resultado,só q é uma coisa q demanda MUITO tempo pra ter um resultado solido
      e geral não tem saco pra isso né cara. Os caras acham q em 3 meses de academia atolando o cu de suplementos vao ter um resultado.No mínimo uns 2 anos pro caboclo ter um resultado legal e solido.E me diz,quantos estão dispostos a isso né?HEHEHEHEHEHEHEHE,a minoria.

    • Avatar

      Temos que parar o mundo e apertar o reset quando alguém quer argumentar que suplemento alimentar é anabolizante.Para tudo,na moral.Suplemento é comida,eu achava que esse tópico já estava batido,principalmente em pessoas que visitam um site com o nome hipertofia.org.Eu peço o mínimo de discernimento,suplemento é comida,até médicos receitam suplementos simples como Whey pra pessoas com deficiencia imunológica,deficiencias metabólicas e problemas de digestão.

    • Avatar

      Alimento concentrado (suplemento alimentar) pra mim é natural, e BEM diferente de malhar com ESTEROIDES.

  13. Avatar

    Esse cara é tão natural quanto um Doritos. Liar!

  14. Avatar

    Quem cresce natural é planta.
    Tem que rir de quem acredita que um fisiculturista desse nível ficou assim comendo peito de frango com batata doce e tomando whey protein.

  15. Avatar

    Pra acreditar que aquele cara ali é natural só sendo muito ingênuo.
    A verdade é: esteróide, como qualquer outra droga, será sempre muito mal visto e mal falado, mas sempre será usado.
    O problema é que atletas que dizem ser naturais criam falsas expectativas nos iniciantes e acabam frustrando essa galera.

  16. Avatar

    Eu acredito em fisiculturistas naturais pois um parceiro meu ja chegou em um nivel muito bom sem Esteroides, 105 kg e apenas 5% de Bf corporal… eai?

    • Avatar

      E aí que na internet eu posso falar qualquer coisa. Eu tenho 125kg e 4% de bf,não treino e só como feijão com arroz… eai? (Entendeu a credibilidade do seu comentário ?)

    • Avatar

      Das duas uma: teu “parceiro” é um safado que usa bomba e esconde ou tu ta viajando nesses números. 5% naturalmente já é difícil e com 105kg ? Posta link de foto dele aí então, q ele deve ser o Jim Cordova brasileiro.

    • Avatar

      105kg, 5% bf e natural. Quanta inocência…

      • Avatar

        Tenho 105 kg ,treino a +10 anos, usei 1 mes droga injetavel ,aplicando uma vez na semana,em doses baixas ganhei 2 kg, no mes seguinte peso normal, depois de alguns anos usei m-stane em 1 mes, ganhei 7kg, perdi 6kg , faz mais de 1 ano que não uso nada, nem estou tomando suplemento, so usei esta duas vezes, vai me dizer que não sou natural , vai dizer que todo meu esforço de nada vale ,pois ja usei.Me considero natural , da sim para ter um corpo bem musculoso natural, so que tem um pequeno detalhe, leva TEMPO, MUITO TEMPO PARA FICAR GRANDE NATURAL.

    • Avatar

      Talvez, um sujeito alto e magro… Mas, peraí, deixa de mentir, garoto!

    • Avatar

      Provavelmente ele tenha 3m de altura kkk

    • Avatar

      sabe de nada inocente…

  17. Avatar
    T-Nation (Muscle & strength)

    Separar clara da gema é isolar, logo é manipulação. Assar a carne também. Ao separar a polpa de fruta você está concentrando o produto. Então, segundo você, já era. Suplementos são alimentos em pó. Você está errado Wilson e é pouco inteligente (pra não dizer burro).Uma clara de ovo tem 820mg de BCAA, 100g de patinho cru (o corte patinho Wilson, não o animal) tem 3739mg. 100g de peito de frango cru tem 4096mg. Assando as carnes perde-se água então fica uns bifinhos de +ou- 80g. Mas infelizmente isso também não é natural pra você… Cara, você é uma piada. Daquelas de mal gosto ainda… Sério.

    • Avatar

      Da vontade de chorar com as coisas que tu lê aqui cara… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk “Suplementos não são naturais porque são alimentos manipulados.” se for assim, quando eu arranco um caroço de um abacate, meu alimento já tá manipulado? Quando eu tiro gordura do peito de frango e deixo a carne “concentrada”, está manipulado e não é mais natural? Véi, alimento “manipulado” sendo colocado do mesmo patamar de ESTEROIDES?! Parem o mundo, eu quero descer!!!

  18. Avatar
    Vinicius Fortuna

    Esses caras poder ESTAR naturais.
    SER natural vai mais além.

  19. Avatar

    O Mais tosco disparado é aquele canal 4fitclub, um compete profissionalmente, bomba pra ele é agua, aplica todos os dias proximos a competiçoes e sem duvida faz ciclos normais durante o ano, com doses cavalares de testosterona, variando em pelomenos 4, 5 ampolas a semana. Não ha como manter um corpo com veias saltadas e musculos gigantes sem isso.

    O outro, tal de Renan, fez um reallity onde diz que cresceu com frango e batata doce, se atocha de deca durabolin, pois parece um pão sem definiçao, depois vende o suplemento pra dizer que ele que deu resultado.

    Gente, vou de meses em meses ao medico, especialista em reposiçao hormonal, e ele mesmo diz que nao existe ninguem que fique com um corpo tão diferente de forma natural, o corpo não aguenta, a nao ser que tenha genetica dos deuses.

  20. Avatar

    eu não sou entendido neste assunto, mas as drogas trazem efeitos colaterais, pois o corpo não consegue entender o que fazer com estas substâncias, além de aumentar incidência de problemas cardiovasculares e câncer.

    Na academia que eu malho tem todos estes avisos, mas tem pessoas que insistem em brincar com sua saúde.

    Sinceramente eu acredito que o sujeito com alimentação e suplementos aliados a dedicação em exercícios com carga alta podem sim modelar seu corpo e trazer excelentes resultados.

    Mas dai ficar em um nível destes fisiculturistas eu não sei, duvido muito que um sujeito chegue a este ponto.

    Mas como falei não sou entendido neste assunto e só estou especulando.

    mas de qualquer forma é melhor não tomar droga nenhuma e viver só de alimentação e suplementos a sua saúde agradece.

  21. Avatar

    eu acho que todos devem estimular o uso de métodos naturais de fisiculturismo.

    Devemos explorar nossos corpos dentro de nossos limites sem precisar recorrer ao uso de drogas e anabolizantes.

    Além do que é muito mais justo e honesto consigo mesmo e com os outros vc competir usando apenas de métodos e alimentos naturais.

    Suplementos são 100% naturais pois são extraídos dos alimentos.

    Drogas são produzidas em laboratórios com substâncias químicas e sintetizadas, portanto não fazem bem a saúde.

    Tudo o que é produzido com substâncias químicas vai inevitavelmente trazer efeitos colaterais a nós. Até cargas de exercícios além de nossa capacidade.

    O ideal é fazer tudo pelos métodos naturais, sem pressa para ganhar massa muscular e crescer.

    Assim o seu corpo assimilará e não trará efeitos colaterais em vc.

    Na dúvida consultem nutricionistas e médicos esportivos.

    Não façam nada sem a consulta de profissionais.

    • Avatar
      T-Nation (Muscle & strength)

      “Tudo o que é produzido com substâncias químicas vai inevitavelmente trazer efeitos colaterais a nós” Água é uma substância química, então não é bem por aí… Vale lembrar que existem suplementos extraídos de alimentos e os sintetizados também. Vai da escolha de cada um, um polivitamínico sem vitaminas sintetizadas é difícil de encontrar e sai muito caro. Até o OPTI-MEN da optimum nutrition são elementos sintetizados. Não existe prova que faça mal, mas as vitaminas sintetizadas são menos eficazes.

      • Avatar

        eu quis me referir a substâncias químicas artificiais, sintetizadas, produzidas em laboratório e não as naturais no seu exemplo a água H2O.

        é claro que as artificiais e produzidas em laboratórios irão trazer efeitos colaterais, o seu corpo não reconhece estas substâncias como fontes naturais de alimentos.

  22. Avatar

    Eu sou natural!

  23. Avatar

    eu sempre segui isto em minha dieta alimentos naturais.

    procuro fugir de tudo que seja processado, ou então escolho alimentos minimamente processados.

    Um exemplo clássico que muitos praticantes de fisiculturismo utilizam é o peito de peru, é um embutido e como todo embutido contém conservantes, sódio em excesso e nitratos e nitritos substâncias cancerígenas.

    Portanto a alimentação in natura para mim é a melhor fonte que existe. E a que menos prejuízos traz a saúde.

    E isto vale para anabolizantes.

    Tudo o que não é “in natura” eu coloco meus pés atrás.

  24. Avatar

    Mas que exemplo ein?!
    Overeem foi pego no UFC por dopping! hahahaha

  25. Avatar

    Ok, qual o limite do natural então?

  26. Avatar

    Não tenho um corpo como o desse cara, não posso dizer por ninguém, só por mim e treino a quase 4 anos, nesse tempo tive muita evoluções alguns altos e baixos, períodos em que levava mais a serio a dieta e conseguia treinar mais, outros menos, mais mesmo assim, vejo q lentamente tenho evoluído, uma coisa q sempre passa pela cabeça e ate quando vai essa evolução e realmente esta cada vez mas lenta, no momento faço uma dieta muito restrita o que me trás resultados mais me deixa estressado, por vários lados é ruim, logico sei q por mais que eu tente n estarei fazendo tudo que é possível, mais eu acredito sim que se eu tiver a cabeça no lugar, continuar visualizando meu foco e seguir, seguir e seguir, vou chegar a uma forma muito boa não tenho duvida, acredito ate que poderei competir em categorias menores!

  27. Avatar
    Sorianno Nonato

    O que cresce natural eh planta … meu brother …

  28. Avatar

    O texto foi bom, embora desnecessário, pois duvido que alguém consiga mudar a cabeça de pessoas puramente ingênuas, já conheci atletas maratonistas de 60kg que fizeram uso de alguns tipos de anabolizantes nada naturais, mas quem vai duvidar quando ele disser que não toma, afinal de contas, ele não tem cara de quem toma esse tipo de coisa, quem toma “bomba” fica grande e ponto, “com bomba qualquer um cresce” simples assim, certo boçais?

  29. Avatar

    NATURAL NEM PLANTA

  30. Avatar

    FALAR QUE UM CARA DESES E NATURAL E UMA PIADA!!!!!! NEM PLANTAS MAIS TA CRESCENDO NATURAL…ATE O FRANGUINHO NOSSO DE CADA DIA TA CHEIO DE HORMONIOS.. AI VEM UM CARA DESSE COM ESA CARA DE PAU FALANDO QUE SO TOMA SUPLEMENTO.. TODINHO, DANONINHO, BANANA E BATATA DOCE..KKKKKKKKKK

  31. Avatar

    Eu não tomo nada e tenho 115kg e meu BF deve estar em 15% mais ou menos. Apesar disso, não vejo problema nenhum em usar esteroides de forma responsavel, mesmo que o cara não seja profissional, mas quando estiver mais velho e o corpo não produzir tanta testoterona, certamente pensarei em usar.

  32. Avatar

    Cara, natural mesmo acho que nem John Grimek e Bill Pearl eram(considerando que já haviam esteroides anabolizantes, embora não tão difundidos), mas na época as opções de suplementação e de drogas anabólicas eram poucas então acho que é o mais próximo que vamos ter.

  33. Avatar

    esse jim cordova parece um sayajin.

  34. Avatar

    As fases da musculação são as seguintes:
    Antes de treinar, tu pensa que todo cara grande usa esteróides.
    Quando começa a treinar, tu pensa todos fisiculturistas são narutais.
    Depois de um tempo, tu percebe que todos fisiculturistas e atletas fitness usam esteróides.

  35. Avatar

    As pessoas falam muito, sabendo pouco ou quase nada.

  36. Avatar

    Talvez seja só eu mas eu me incomodo muito quando dizem que eu tomo anabolizantes,é questão de caráter PARA MIM.Fisiculturismo é ritual de corpo e mente e moldou a pessoa que sou hoje,é muito importante na minha vida e eu levo muito á serio,logo quando alguém diz que eu tomei “bomba” é como dizer que sou um trapaceiro,cheater,que eu busquei atalhos e jeitos mais rápidos de chegar a um objetivo.Isso diminui o meu trabalho,minha raça,minha determinação de dieta e todos os meus ganhos como natural.Ao meu ver,anabolizantes deveriam ser restritos á profissionais e sim,eu respeito você menos por usar anabolizantes,o treino tem que ter raça da mesma forma mas pelo simples fato de que você não lutou o tanto que eu pra chegar em um shape considerável.E foda-se se um cara ficar do mesmo tamanho que eu em muito menos tempo,eu sei que ninguém sai na rua perguntando se vc é natural ou não,isso não importa pras pessoas,mas importa pra mim,EU sei quem sou e como eu cheguei nesse estágio.

    • Avatar

      Eu sou outro exemplo como vc… Eu tive um crescimento relativamente bom num período de 8 meses(eu mesmo não acreditei). Para se ter ideia, quando comecei tinha 49 kg e hoje estou com 61,5; tudo isso sem anabolizantes e suplementação, apenas treino e boa alimentação! E o pior de tudo q ainda tem babaca q insiste em falar q apliquei…Isso diminui seu foco como propriamente dito, já q estão desvalorizando seu “trabalho”. Mas como vc mesmo disse: “EU sei quem sou e como eu cheguei nesse estágio”!

      • Avatar

        É isso aí Alexandre! Também alcancei bons resultados (na minha opinião) em +- 1 ano. Passei de 61 para 75 kg de massa magra. Meu treinamento era (e ainda é) de 2 a 3 horas por dia.

        • Avatar

          Ois ! depois de 2 anos mal treinados , do ano passado ( 17 anos para 18) passei dos 54 para os 65 , foram 11kg ! E os caras vem com os anabolizantes e desvaloriza o nosso trabalho!

  37. Avatar

    Eu só sei dizer que esse tal de Jim Cordova deveria ganhar um Oscar.

  38. Avatar

    Não acredito que alguém possa chegar a um nível de volume e definição como esse sem drogas. Acredito em shape bom sem esteroides, por viver essa rotina de academia diariamente e conhecer algumas pessoas que possuem uma genética descomunal, mas ter um shape a nível de competição sem drogas é impossível.

  39. Avatar

    100% natural é meu piru! que ganha musculos e fica grande em minutos!

  40. Avatar
    Marco Aurélio

    Acabei de ver num site que os organizadores de um campeonato usam um detector de mentira (polígrafo) nos atletas que vão competir.

    SITE:http://inbfcanada.com/2013/gallery/index.php

    Vá em 2012 LIE DETECTOR .
    Lá tem um vídeo.

  41. Avatar

    Até um crackero, pé-rapado, la onde eu treino, cicla e tá rasgadão!

  42. Avatar
    Milton Acevedo

    Na minha opinião sim, melhor promover o fisiculturismo natural do que promover atletas hipócritas que ficam vendendo a idéia de que conseguiram aquele resultado tomando whey protein. Sei bem quais são os motivos desses atletas para não admitir o uso de esteróides anabolizantes, mas não concordo com a postura.
    Para promover o fisiculturismo natural tem que ter bom senso, avaliar se o resultado do atleta condiz com o tempo de treino e com a evolução que teve durante esse período. Quem está nesse esporte há um bom tempo sabe muito bem fazer essa avaliação.

  43. Avatar

    É o seguinte, eu prezo muito a minha saúde. Não pensando em competição, apenas treinar, alimentar-se e suplementar de forma saúdavel. Isso é puro exibisionismo, exagerao demais. Se quer aplicar ? Que aplique ! Estará impecável por fora, destruido por dentro. Prefiro o estilo natural, fitness. Esse é meu modo de pensar e ponto !! Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *