Home / Dicas de treino / Genética ruim: fator limitante ou desculpa esfarrapada ?

Genética ruim: fator limitante ou desculpa esfarrapada ?

Ter genética ruim é a desculpa número um para explicar a falta de resultados, seja no ganho de massa muscular ou perda de gordura. Mas até que ponto ela realmente influencia seus ganhos ?

genetica

“Genética” vem de uma palavra grega que significa “origem”, e se refere a estrutura molecular e funções dos nossos genes.

Genes são moléculas do nosso DNA que fornecem instruções para a criação de tipos especiais de proteínas que ensinam nossas células o que fazer, como construir muscular construir, criar ossos, carregar sinais nervosos, e por aí vai.

Enquanto todos nós temos os mesmos tipos de genes, nossa programação é diferente.

Por exemplo, as células que formam minhas retinas são programadas para terem um tom de azul, enquanto as suas podem ter outra cor. O mesmo ocorre para todos os aspectos do corpo.

Então sim, seus genes determinam quais serão seus grupos musculares mais fáceis de desenvolver, seus níveis de hormônios, quanta massa muscular você pode ter, quanta gordura você retém, e quais áreas você tem mais facilidade para armazená-la.

MAS… nossos genes não alteram os processos que o corpo usa para construir massa muscular ou perder gordura. Então, considerando que você não tenha uma doença que atrapalhe essas funções, você pode construir um corpo acima do comum, independente da sua genética.

Eu já auxiliei vários “hardgainers” a ganharem até 20kg em seu primeiro ou segundo ano de treino (sem drogas). Então, se você pensa que está destinado geneticamente a ser pequeno, fraco, ou gordo, você pode tirar essa desculpa do seu arsenal. O seu corpo contém as mesmas ferramentas para construir massa ou queimar gordura do que qualquer outra pessoa.

Obviamente, a genética vai ditar o quão difícil ou fácil será conquistar o seu objetivo. Algumas pessoas possuem naturalmente mais testosterona e hormônio do crescimento, algo que facilita o crescimento muscular e evita o ganho de gordura.

A genética também tem um papel no formato dos músculos. Nem todos podem ter um peitoral perfeitamente redondo ou um pico do bíceps igual ao do Arnold.

Mas nenhum destes argumentos são fatores limitantes. Não importa se você constrói massa muscular mais lentamente do que outras pessoas. Tanto que você esteja gerando evoluções regulares em direção ao seu objetivo, o tempo é irrelevante. De uma maneira geral, independente da “qualidade” da sua genética, é possível construir um corpo fora do comum em apenas alguns anos e mantê-lo pelo tempo que desejar.

Você poderá não conseguir construir um corpo digno dos deuses da estética, mas nem de longe sua genética será um fator limitante ao ponto de lhe impedir completamente de ter um corpo melhor e diferenciado, e é isso que importa.

Texto por Michael Matthews
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 1 Média: 3]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

18
Deixe um comentário

avatar
13 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
15 Comment authors
BrunoAnatestosterona_nofearalexandrePaulo Recent comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
Brenner
Visitante
Brenner

O negócio é só um, nao to apoiando ninguém:
Qualidade de vida com saúde e um corpo em forma = Bons Habitos alimentares, pratica de exercícios e um bom descanço.
Corpo ”Travado, forte” = Esteróides Anabolizantes.

Triste realidade, quem treina por muitos anos consegue sim um shape maneiro, se tiver disciplina e tudo mais… porém essas pessoas que vemos em televisão, filmes, propagandas de suplemento, nas quais a maioria que faz musculação se espelham…. Ahhhh meu amigo, só com esteróides.

Brenner
Visitante
Brenner

Pra ser bem claro, nao to apoiando ninguém à ultilizar esse tipo de coisa, muito pelo contrario, apoio à não ultilizar… Só digo que a midia nos vende uma ”esperança” de ter um shape travado, que nunca conseguiremos alcançar com treino e dieta…. papo de quem ja treinou muito tempo pra conseguir ter algum resultasdo satisfatorio…

Jaime
Visitante
Jaime

Depende do que vc pensa ser um resultado satisfatório,metas como 100 kg com 4% de gordura,45 ou mais de braço e etc realmente levantam suspeita quanto á “naturalidade” do indivíduo.Mas se vc acha que só é possível chegar em um shape legal com anabolizantes tenho que te dizer que vc tá fazendo alguma coisa errada cara,anabolizante funciona mas não é de longe item essencial pra ter um shape legal,não to falando de níveis de competição mas de níveis sociais aceitáveis.40 e poucos de braço e bf de 7-8% é possível sim.Papo de quem conseguiu isso,e obviamente demorou MUITO mais do que alguém que usa anabolizantes.

Mindbright
Visitante
Mindbright

DESCULPA! Todos sempre falaram que eu seria magro pra sempre, falavam que minha genética era ruim pq meus pais são magros, e meus irmaos tambem. Mas a prova esta aqui :http://www.hipertrofia.org/forum/topic/154840-minha-evolucao-1-mes-quanto-de-bf/

leodlk
Visitante
leodlk

Muito bom o texto

Lh
Visitante
Lh

Genetica ruim? ou é vc que não faz as coias certas?

Rafael
Visitante
Rafael

A imensa maioria dos praticantes de musculação iniciou a atividade porque estava inconformada com sua forma física. Somente depois de treinar e se alimentar corretamente é que obtiveram algum resultado e pareceram ter nascido com algo especial. Se fôssemos nos basear na “genética inicial”, todos estariam desclassificados. Olhem as fotos da adolescência dos grandes campeões e irão entender o que digo. É claro que o uso massivo de drogas faz toda a diferença, mas isso também serve para deixar claro que o papel da genética não é assim tão decisivo. Não há uma variação assim tão grande nos padrões genéticos. Boa parte da diferença entre indíviduos está mais ligada a hábitos nutricionais e de treinamento físico.

Pedro
Visitante
Pedro

Sou novo no mundo da academia e queria tirar uma duvida, entrei na academia a sete meses, ganhei 15kg acho que deles uns 3 ou 2 são de gordura o resto é de massa muscular estou indo bem ??
Detalhe: tenho 1,87 de altura e 80 kg… Entrei com 1,85 e 65kg

Mateus
Visitante
Mateus

o que vc toma cara eu tenho 1.84 e 58kg quero sair desse chassi de frango tento melhorar muito minha alimentação mas não posso 100 % comprei um hiper e um whey protein mas não sei se posso tomar o hiper e janta pre treino 1 a 2 horas antes e um whey gold antes de dormir com leite ?? !!! me ajudem pff

Pedro
Visitante
Pedro

Cara eu como muito peito de frango tipo no dia eu acho que como uns 500gramas, 150 na hora do almoço, 100 de tarde, 100 antes de ir pra academia e uns 150 quando eu chego… E eu tomei um Hiper calorico tbm é bom mais acho melhor vc tomar ele e dps tomar o whey

Bruno
Visitante
Bruno

E você começou a tomar hipercalórico logo no inicio? Dá para postar sua dieta completa cara?

robson
Visitante
robson

concordo plenamente com rafael

Pedro
Visitante
Pedro

Sou novo no mundo da academia e queria tirar uma duvida, entrei na academia a sete meses, ganhei 15kg acho que deles uns 3 ou 2 são de gordura o resto é de massa muscular estou indo bem ??
Detalhe: tenho 1,87 de altura e 80 kg… Entrei com 1,85 e 65kg

Nobrin
Visitante
Nobrin

Comecei a pouco tempo nos treinos e tenho lido constantemente os artigos do site! O que já ouvi de essa coisa de “genética ruim” é algo fora do comum! O que importa é dedicação, assim conseguimos atingir os nossos objetivos!
Muito bom o site! Parabéns!

Paulo
Visitante

Não existe genética ruim,o que existe é genética mal aproveitada.

alexandre
Visitante
alexandre

galera eu comecei academia a 3 meses e ganhei 6 kg e to com o abdomem quase trincado ainda tem o q definir sou forte mas não consigo crescer muito rápido queria ate o final do ano chegar a 76 tenho 1,72 de altura e 66 kg alguma dica agradeço

testosterona_nofear
Visitante
testosterona_nofear

Paulo:
“Não existe genética ruim,o que existe é genética mal aproveitada.”

Eu e mais alguns:
“Não existe genética ruim. Existe genética pobre ($).”

Ana
Visitante
Ana

Desculpa claro! Malho há 5 anos e por muito tempo usei esta desculpa por ser uma magrela raquítica! Fiz uma consulta no endócrino e ele falou pra eu desistir que eu nunca atingiria meu objetivo de ganhar 10kg… Bom eu tinha desistido! Mas aí cheguei aos 30 com aquele corpo de 13anos e quase depressiva vi que tinha que fazer algo para mudar isso! Fiz pesquisas corri atrás e me dediquei com afinco demorou um ano mas hj ganhei 12kg e agora me preparo para definir melhor meu corpo! Espero que meu relato ajude outros ectomorfos que pensam em desistir! bjos….