Home >> Dicas de treino >> Motivação: a mente sempre desiste antes do corpo

Motivação: a mente sempre desiste antes do corpo

Você é capaz de muito mais do que acredita, pois a mente sempre desiste antes do corpo. “Eu não consigo”, significa apenas que você está querendo dizer “Eu não quero fazer”. Aceite a diferença.

dor1

Durante o treinamento de Operações Especiais, nós éramos submetidos a séries brutais de testes físicos e mentais. Cerca de 60 a 90% dos candidatos não conseguiam terminar o curso.

O treinamento me ensinou algo extremamente importante: a dor não impede o corpo. Não existe algo que gere tanta dor que você não consiga continuar fazendo apenas mais um pouco. Apesar disso, todos temos um limite. Existe um ponto onde você faria qualquer coisa para a dor parar. Se a mente quebra primeiro e você para de correr, ou pede socorro para o barco durante um treino na água, ou levanta a mão durante uma surra, você está oficialmente fora. Você faz parte da maioria das pessoas normais que não conseguiram terminar o curso, mas mesmo assim se sente o maior perdedor.

dor2Felizmente, existe uma falha nas regras: se o corpo quebra primeiro, você não é expulso. Com isso, todos os caras no meu esquadrão criavam o mesmo pensamento perverso: “Se eu conseguir passar do meu limite e apagar, eu vou conseguir tirar uma soneca, e só acordar quando os médicos me ‘reviverem’. Até lá eu consigo tirar um bom descanso, e então voltar pro esquadrão”

Então, corríamos ainda mais rápido, e sempre tentávamos passar do limite. Mas raramente alguém conseguia tirar aquela soneca.

Pensávamos que a qualquer momento iríamos chegar no limite. Mas nunca conseguimos usufruir da falha nas regras. Em outras palavras, a dor nunca quebrou nossos corpos.

Assim como eu, você também pode

Hoje em dia, eu sou um civil, tenho uma academia e trabalho com diversos clientes. E de tempos em tempos eu escuto alguém falando “Eu não consigo”.

Francamente, isto é uma desculpinha. A próxima vez que você sentir a tentação de dizer que “não consegue” algo, lembre-se que o que você realmente está dizendo “eu não quero fazer”.

Texto por Craig Weller
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 2 Média: 3]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

19 comentários

  1. Avatar

    Eu não consigo conviver mais com frangos na academia

  2. Avatar

    Eu discordo.
    Eu não acredito que “a mente sempre desiste antes do corpo”, e sim o corpo desiste antes da mente.
    Nossa mente é muito mais forte do que o nosso corpo. Quando eu estava no treinamento militar das forças armadas, sempre os meus superiores falavam “ quando o corpo não aguenta, a moral é que sustenta”. Realmente eu sentia que meu corpo não aguentaria mais por cansaço, mas a minha moral, minha força de vontade “a minha mente”, manteria o meu corpo ativo.

    • Avatar

      Seu ponto de vista não oposto ao descrito no texto é exatamente o mesmo, a mente comanda tudo, assim como uns se convencem que não conseguem outros se condicionam a ultrapassar limites e quebrar seus próprios recordes. Sacou??

    • Avatar

      Mas foi o que ele disse no texto acima, o corpo quase nunca quebrou antes da mente.

  3. Avatar

    Ótimo artigo.

    Quanta gente ignorante que não sabe nem interpretar textos, lamentável.

  4. Avatar

    É preciso ponderar, pois quando a mente é forte, o corpo SEMPRE quebra. E muitas vezes deixando sequelas pra sempre!

  5. Avatar

    Eu discordo tambem ^^

  6. Avatar

    Gostei mt! top!

  7. Avatar

    Isso é relativo, por exemplo um iniciante não vai levantar 20 kg (em cada lado) no supino, fazendo uma série 3 de 10; independente da mente do cara, o mesmo simplismente não tem força.

  8. Avatar

    Nunca pensei que ia conseguir mas já fiz 1000 abdominais simples sem parar,e fazia 3000 diariamente só que dividindo em séries de 100.Uma técnica mental muito treinada entre os fisiculturistas é quebrar a conexão do cerebelo(a parte do cérebro que comanda as contrações musculares)com os receptores de dor,podendo assim chegar a níveis absurdos de esforço muscular.Estou tentando a cada dia do meu treino por isso em prática mas é bem difícil,é preciso tempo para eu aperfeiçoar isso.

    • Avatar

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK nossa vc ainda se gaba de fazer 1000 abdominais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK deve ta com um abdome de dar inveja KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Avatar

      Tális,

      você já treinou seu bíceps fazendo 1000 repetições de rosca direta?

      já fez 1000 repetições no supino reto, no agachamento, na barra fixa?

      então se você conseguir me explicar o motivo de sobrecarregar seus músculos abdominais com 1000 repetições, talvez eu aplauda essa “façanha”.

      alguma quebra de recorde ou acha que vai ficar com abdomen sarado?

      se o objetivo for o segundo, sinto informar-lhe que não vai obter sucesso e só irá conseguir detonar a sua coluna.

      lembre-se que está treinando músculos enquanto faz abdominais, como faria em qualquer outra parte do corpo.

      se quer uma “barriga de tanquinho”, reduza seu percentual de gordura e treine seus músculos abdominais como se fossem qualquer outro músculo do corpo, com séries limitadas e pausas, adicionando cargas, se necessário.

      • Avatar

        Eu disse que eu “fazia” esse treino antes de ingressar na academia.Lê os comentários antes de refletir seu ignorante.E eu não preciso da sua orientação.vlw

        • Avatar

          perfeita colocação os sujeitos acham que colocando mil abdominais por dia irão ficar sarados.

          O mais importante para ter um abdominal tanquinho é a alimentação!
          Não precisa fazer tudo isto de exercício até porque outros exercícios já trabalham este músculo.

          E de que adianta fazer isto tudo de abdominal se sua alimentação é errada?

          pense nisto

        • Avatar

          Tális,

          releguei-me à minha ignorância e reli várias vezes seu comentário.

          não consegui vislumbrar o trecho em que você disse que fazia milhares de abdominais antes de entrar na academia.

          ainda bem que você não é mais um ignorante como eu.

          e ainda bem que você, na sua suprema sabedoria, não precisa de qualquer orientação, já nasceu sabendo tudo.

    • Avatar

      Use seu tempo para coisas (ou treinos) mais úteis.

  9. Avatar

    temos que vencer diariamente nossa mente.

    Eu sempre digo que o nosso maior adversário é nós mesmos, nossas limitações e nossa mente que luta muitas vezes contra nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *