Home >> Dicas de treino >> 3 Dicas para treinar em uma academia lotada

3 Dicas para treinar em uma academia lotada

Escolher o horário do treino, infelizmente, é um luxo para poucos. A maioria das pessoas, devido ao trabalho e/ou estudos, são obrigadas a treinar no horário de pico, e enfrentar situações como filas para usar aparelhos, pessoas que roubam equipamento quando você vai tomar água, que não respeitam o limite do próximo ou que estão ali por qualquer motivo, menos treinar. Pensando nisto, resolvemos reunir 3 dicas para driblar os principais problemas ao treinar em uma academia lotada, e mesmo assim extrair o máximo do treino.

academia cheia

1 – Mude a divisão do treino

Segunda feira é o dia “oficial” do supino. Portanto, é uma mera questão de lógica saber que treinar peito na segunda em uma academia lotada, é pedir para se estressar e jogar a intensidade do treino no lixo, já que 90% dos caras também irão treinar peito, e os aparelhos e bancos de supino estarão ocupados. Contudo, a minoria das pessoas treinam pernas na segunda, e mesmo que a academia esteja lotada, é possível fazer um treino tranquilo.

supino lotado
Você não precisa necessariamente substituir o treino de peito pelo de pernas (apesar de ser uma ótima recomendação), mas observe quais aparelhos costumam lotar e em quais dias. Como a maioria das pessoas seguem os treinos feitos pelos instrutores, tem grandes chances das divisões serem as mesmas. Portanto, alterar estrategicamente a divisão de treinos pode ser a melhor saída para evitar o enxame de pessoas.

2 – Evite técnicas avançadas para intensidade

Técnicas como drop, super e giantsets, podem necessitar de vários aparelhos ou pesos para serem realizados. Algo possivelmente inviável em uma academia lotada, pois além de você não ter facilmente disponível todos os pesos/aparelhos que precisa, você ainda corre o risco de ter os pesos “roubados” ao virar as costas. Técnicas avançadas, apesar do nome chique, não são um requerimento obrigatório para gerar hipertrofia, portanto se você precisa treinar no horário de pico e sofre para conseguir fazer o seu bom e velho dropset, simplesmente evite-o e foque-se apenas no progresso de carga (na quantidade de peso que você levanta a cada treino). Desta forma, você estará dando todos os estímulos necessários para o músculo crescer e ainda maximizará seu tempo dentro da academia, sem esquentar a cabeça com o compartilhamento ou “roubo” de pesos para realizar essas técnicas.

3 – Tenha paciência

Se você realmente não tem outra escolha a não ser treinar no horário de pico, não adianta perder tempo com reclamações e desculpas. Só nos resta ter paciência, e aceitar que a academia é um local público e seu treino é tão importante quanto o treino mirabolante do cidadão que quer ficar gigante em duas semanas para o carnaval. Seja proativo também, leve sua própria garrafa de água para a academia, encha uma vez e economize um bom tempo que ficaria preso na fila do bebedouro. Procure um parceiro de treino para agilizar as coisas e para evitar que outras pessoas roubem seus pesos/aparelhos, enquanto um precisa se afastar. Não mate o treino em dias de chuva, pois estes serão suas melhores oportunidades para treinar sossegado em horários de pico.

Compartilhe conosco sua experiência ao treinar em horário de pico, e comente o que funcionou (e o que não funcionou) para contornar este problema.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 2 Média: 3]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

29 comentários

  1. Avatar

    Muito bom gostei das dicas!!

  2. Avatar
    Paulo Henrique

    Aí sim ein, curti demais as dicas. Quando saio do trabalho que vou treinar é sempre lotada, confesso que me estresso as vezes e ja tinha pensado nesse método. Valeu!

  3. Avatar

    Muito bom , principalmente os dias de chuva ..

  4. Avatar

    4 – Não vá treinar!

    • Avatar
      Lucas Ramon de Oliveira

      Entao nao treine em Dia nenhum, tirando a sexta que praticamente 80 % da academia some, todos os outros sao sempre cheios, principalmente em Horarios de Pico , Paciencia ou monte uma academia para voce ‘-‘

  5. Avatar

    Geralmente eu faço essa divisão e deixo perna pra segunda e fico com o supino mais pro meio da semana e principalmente pra sexta, dia que a academia tá vazia e dá pra treinar tranquilo. Como faço A B C, dá pra remanejar tranquilo!

  6. Avatar
    Armando Felipe

    Por isso que adoro minha academia, é completinha e vazia rss… Não vou lá para ficar olhando para mulheres e sim para treinar e focar no meu objetivo, então pra mim é perfeito… Pago um pouquinho a mais mas vale o custo x benefício. Já treinei em uma academia lotada, era horrível… Você até se perde com tanta gente junta, tinha fila até para tomar agua…

  7. Avatar

    esqueceram de dizer que se vc quer treinar pesado tem que fugir de academias tipo fitnes e essas merdas que andam por ae p mim funcionou bem

  8. Avatar

    Por isso que falo com meus amigos, os melhores dias para treinar são aqueles que estão chovendo ou fazendo frio hahaha
    E a melhor época é o inverno, que a galera do ‘projeto verão’ já desistiu de ‘malhar’

  9. Avatar

    “seu treino é tão importante quanto o treino mirabolante do cidadão que quer ficar gigante em duas semanas para o carnaval” kkkkk

  10. Avatar

    Outra boa maneira de evitar a academia lotada é começar o treino um pouco depois do horário de pico. A maioria das academias ficam cheias das 18:30 até às 20:30, então, se você começar o seu treino lá pelas 20:40, poderá treinar mais tranquilo. Quando eu treinava à noite, eu fazia isso e funcionava bem.

  11. Avatar

    Falou tudo, a melhor dica é levar a garrafa pet 2lts água e ter um bom companheiro de treino, de preferência mudo rsrsrs

  12. Avatar

    eu discordo no dia de pernas na segunda, eu já uso essa técnica de treinar outro músculo que não seja peito na segunda, só que aqui onde eu treino a sala de aparelhos de perna tbm esta cheia de mulheres, e de fato mulher enrola mais que os homens nos aparelhos PQP..Então o segredo é jogar treino de costas na segunda kkkk.

  13. Avatar

    Mermão, essa foto aí chega dá um calafrio… Admiro galera que frequenta academia lotada assim. Confesso que se fosse pra ir em academia assim eu iria fazer paralela no parque; ficava frango, mas não encarava essa feira, hehehe.
    Um dia fui na minha academia e tava socada de gente (antes do Carnaval). Só tomei uma água e fui embora. Voltei duas horas depois e tava mais vazia que prateleira de supermercado em dia de pagamento do vale refeição, hehehe.

  14. Avatar
    RODRIGO PEREIRA

    6 da matina é a melhor hora: Patrícia e Maurício ainda estão dormindo kkkk na academia só tem gente focada em treinar!!!

  15. Avatar
    Vinicius Fortuna

    Algumas dicas:
    -Não seja refém da ordem dos exercícios, muitas vezes é muito bom mudar a ordem dos exercícios além de permitir que vc adiante seu lado em casos de aparelhos ocupados.
    -Use os halteres no lugar das barras e aparelhos, particularmente eu gosto de exercícios com halteres pois consigo focar melhor, mas também é pela mobilidade… se o banco de supino esta ocupado, pegue outro banco horizontal qualquer e faça o exercício com halteres, se o aparelho de ombro está ocupado, faça com halteres sentado encostado no parelho de rosca Scott ou em uma cadeira livre…
    -Se o puley vive congestionado, pq não tenta fazer costas na barra solta? Aposto que lá não tem ninguém, se não aguentar fazer todos os exercícios na barra, faça o que dá, pelo menos não ficará parado esperando.
    -Estude sobre os movimentos da musculação e diminua a necessidade de aparelhos: Os músculos são estimulados pelos movimentos contra a carga e grande parte dos exercícios podem ser simulados em outros aparelhos, com halteres, em outras posições, com barras soltas ou com o peso do corpo. Pense no exercício de remada: Normalmente é feito naquela prancha, sentado e trazendo a pega até a barriga… mas pode ser feito no puley com corpo inclinado e pega adequada, na barra fixa(com a pega adequada encaixada e posição do corpo), com halteres (semi-ajoelhado no banco puxando o halter até a cintura), nos aparelhos próprios, com a barra solta entre as pernas, unilateralmente, bilateralmente… alguns exercícios mudam um pouco o recrutamento das fibras, mas o básico é o mesmo, o movimento é o mesmp… então utilize quando for necessário.

    Agora as dicas mais sacanas que podem torná-lo alguém menos querido e um completo babaca:
    -Revezar o aparelho (principalmente pernas) com mulher e novato é foda, vc passa mais tempo trocando pesos do que treinando, o melhor é esperar ele/a acabar e encher a barra de pesos para inibir a aproximação dos próximos (como você, ninguém quer ficar trocando pesos).
    -Leve um cronômetro e o siga a risca: Além de melhorar e controlar a intensidade do seu treino, inibe aqueles que o observam, e que possuem bom senso para notar que não tem gás para acompanhar seu rítmo.
    -Quando ouvir “Quantas faltam pra vc ai?”, MINTA: Olhe para o individuo e descubra o que vai desestimulá-lo a pedir para revezar… se disser POUCAS ele pode esperar vc acabar e se disser MUITAS ele pode decidir mudar de aparelho, vai do seu feeling.
    -Não olhe nos olhos: Se percebeu algum movimento próximo enquanto descansa, notou que está sendo observado, aquela silhueta parado próximo ou coisa assim, não procure saber quem é, ou vai se deparar com uma pessoa que diz “vamos revezar ai?”. Muitas pessoas são tímidas e não vão chamar sua atenção.
    -Fones de ouvido: Junte todas essas dicas com um fone de ouvido torado com o som no último. Vc vai ficar surdo? Claro que vai, mas enquanto isso poderá fingir que está em um mundo a parte onde não existe ninguém a sua volta…

    • Avatar

      Fera o seu comentário,vou seguir a risca, gostei muito matou toda a materia parabens…

    • Avatar

      Essas dicas aí foi demais mesmo mano. Show.

    • Avatar

      hahahahaha muito bom!

      Fones de ouvido: Junte todas essas dicas com um fone de ouvido torado com o som no último. Vc vai ficar surdo? Claro que vai, mas enquanto isso poderá fingir que está em um mundo a parte onde não existe ninguém a sua volta…

  16. Avatar

    Boas dicas. O legal é que o verão está acabando, então muita gente que só treina para ir à praia acaba debandando.

    Outra coisa que eu faço é mudar a ordem dos exercícios, ou mesmo algum exercício – o croos over tá lotado, faço supino declinado, ou troco a ordem e faço pullover antes do crossover, e por aí vai.

  17. Avatar

    Bom…onde eu treino até às segundas pra treinar perna é lotado…então normalmente começo a segunda com exercícios livres: barra fixa, paralelas, flexões reto, inclinado aí qdo está mais tranquilo vou pra perna. Outra dica legal como falaram a cima é treinar mais tarde, depois da 20 hs a academia fica mais vazia. A parte boa dos exercícios livres em academia cheia é que é raro alguém querer revezar com vc…principalmente em barra fixa.rss

  18. Avatar

    Tome albumina e peide na hora de fazer o exercício. Como precisa de respiração, a pessoa vai sair fora. Só vai xingar e nem saber quem foi. Então você pega e já vai fazendo, hahahahahahahaha…

  19. Avatar

    Faço exatamente como a dica Nº1, ao invés de treinar peito sempre treino bíceps e costas, e principalmente ombro e pernas.
    Muito boas as dicas.

  20. Avatar

    Melhor mesmo é tomar 50g de albumina com 500ml de leite, uma hora antes do treino… E ficar sozinho na academia.

  21. Avatar

    Treino pernas na segunda,ninguem treina na segunda,na terça is aparelhos de supino estao praticamente vazios,começo a treinar as 19:30,tem mta gente,mas nao atraso o meu treino,e quando ta mto cheio eu espero ate as 20:00,e treino sem preocupaçao,afinal,pior que nao treinar e fazer um treino meia boca,👊

  22. Avatar

    Treinar em dupla, pra mim foi o que melhor deu resultado, agiliza inclusive enquanto uma esta na ultima serie a outra ja vai pegando oa pesos ou reservando o aparelho do proximo exercício e também tem a vantagem da motivação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *