Home >> Dicas de treino >> Estresse, cortisol e perda de peso

Estresse, cortisol e perda de peso

Veja o nosso artigo mais recente sobre cortisol <- clique.

O “hormônio do estresse” é a desculpa favorita da indústria de suplementos para promover a venda de queimadores de gordura.

fita abdômen

A ideia é que quando o corpo está estressado, ele libera cortisol, o que causa retenção e armazenamento de gordura, especialmente na região da barriga. Contudo, se você tomar suplementos que bloqueiam o cortisol, você poderá acelerar a perda de peso, mesmo sem exercícios ou dieta.

Seria ótimo, se não fosse um mito.

O cortisol, assim como qualquer outro hormônio no corpo, possui um propósito específico, que inclui regular os níveis de energia do corpo. Ele faz isto removendo energia das reservas de gorduras e enviando para tecidos que precisam dela, e quando o corpo está em estresse, ele atua convertendo proteína em energia rápida para o corpo.

Coisas como restringir o consume de calorias, treinar pesado, viagens longas, ficar nervoso, podem aumentar os níveis de cortisol, mas isto não é necessariamente algo ruim.

O cortisol não atrapalha a perda de peso… a não ser que ele esteja fora de controle

Existem dois estudos frequentemente citados que promovem este mito de que o estresse e cortisol são venenos mortíferos que impedem a perda de peso, e facilitam o aumento de gordura.

O primeiro, conduzido pela Universidade de Yale (1), incluiu homens e mulheres. Os pesquisadores associaram níveis altos de estresse e cortisol com maiores níveis de gordura abdominal.

Com isto, vários gurus de internet e a mídia usaram este estudo como verdade absoluta para mostrar que qualquer cortisol produzido a mais, causa ganho de peso, especialmente no abdômen. Contudo, o estudo não passa de uma associação observatória, e não diz que cortisol causa diretamente o ganho de gordura.

“Mas eu sempre ouvi dizer que cortisol é um hormônio maligno, vocês estão entrando em conflito”

Assim como qualquer outro hormônio produzido pelo nosso corpo, os problemas surgem somente quando existe hormônio demais e por tempo demais.

Quando os níveis de cortisol permanecem elevados por longos períodos, isto realmente pode causar resistência a insulina e excesso da liberação da mesma, o que facilita o ganho de peso. E também facilita a perda de massa muscular, diminui a velocidade do metabolismo e causa vários outros problemas de saúde.

Mesmo assim, o ganho de peso só ocorre quando existe excesso de calorias sendo ingeridos. Não existe quantidade de cortisol no mundo que faça com que o corpo crie gordura do “nada”. É preciso ingerir mais calorias do que ele queima para que isto aconteça.

Ou seja, níveis elevados de cortisol de forma crônica, aliados a uma dieta rica em calorias pode gerar mais acúmulo de gordura que o comum. Mas aí nasce outro problema…

O círculo vicioso do estresse e comilança

Um estudo realizado pela Universidade do Estado de Louisiana (2) descobriu que o aumento de hormônios como o cortisol, também eleva os níveis de grelina (hormônio que estimula o apetite). E este apetite extra nos faz comer mais que o comum, e frequentemente mais que o necessário.

Todos nós já sentimos isto no dia-a-dia, ao recorrer à comida em situações de estresse. E o aumento do peso corporal, só gera mais estresse, que consequentemente aumenta a gulodice, e assim começa o círculo vicioso.

Como se não fosse suficiente, pesquisas também mostram que estresse aumenta o apetite especificamente por comidas “fáceis” (gostosas, ricas em gordura, carboidratos e grande quantidade de calorias), que apenas amplia o problema do círculo vicioso.

E esta é a real ameaça representada pelos níveis excessivos e crônicos de cortisol, e a principal razão por ele ser sempre ligado ao ganho desnecessário de peso.

Mas como podemos diminuir os níveis do cortisol naturalmente ?

Aqui vão seis maneiras fáceis para manter os níveis de cortisol sob controle, o que não somente facilita a perda de peso, mas melhora significativamente a qualidade de vida.

  1. Procure realizar atividades que você se sinta relaxado, como ler um livro, ouvir músicas ou caminhar.
  2. Treine pesado. Enquanto o treino pesado pode gerar picos de cortisol, ele também gera mudanças físicas que preparam o corpo a lidar melhor com este hormônio, eliminando os efeitos do estresse.
  3. Durma o suficiente.
  4. Corte o álcool.
  5. Tome vitamina C.
  6. Suplemento com glutamina.

Texto por Michael Matthews
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

[spoiler] 1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10023725

2 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20604869
[/spoiler]

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 0 Média: 0]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

5 comentários

  1. Avatar

    Muito boa matéria, melhor ainda as recomendações para deixar essa fase. Abraço

  2. Avatar
    Jaiminho carteiro

    Ótimo estudo! Informação importante nos dias atuais.

  3. Avatar

    o stress faz eu perder peso, massa muscular, gostei das dicas para tentar amenizar isso, valeu!

  4. Avatar

    Cortizol em excesso no Sangue é um perigo danado, pois Nós não queremos Ficar extressados demais;
    Veja um Exemplo, os Guerreiros de Antigamente Treinavam tecnicamente e nas Lutas esbanjavam Esforço Físico, depois disso era Repouso e Alimentação adequada, ou seja, eles fora do Campo de guerra nem Uma espada ou escudo pegavam;
    Veja o Exemplo mais antigo, nos tempos Cavernosos Os Homens Lutavam Contra Feras e depois era cada um Para o seu Lado, hoje Somos bombardeados por Dioxinas (plásticos Aquecidos) fluoreto de Sódio (lixo do Alumínio) o próprio Alumínio, O mercúrio, o Enxofre entre tantos outros Danosos, que entram por varias Partes do Corpo, isso tudo Gera uma Bomba no Nosso Corpo, depositanto várias taxas de cortizol no Sangue;
    é muito extresse para um a guerreiro Só…
    Sugestão meus Caros;

    Treinem Forte, em uma Semana de 6 dias, treinem 3 dia sim e dia não, durmam 8 Horas legais no Escuro Profundo, mude radicalmente a alimentação comendo de tudo O que a natureza Oferece…
    O que a mãe natureza não fez, não presta!!!
    E mudem Os treinos, andem de Bicicleta, façam trilhas A pé, pratiquem Mergulho, dança e etc…

    E o retorno é Garantido;
    Lembre-se meus Caros…
    Não se deixem Iludir por um corpo Forte e musculoso ganho Facilmente, nosso DNA Animal requer preparo E limpeza.

    Indico a Cura do limão para vocês: pesquisem Sobre essa modalidade trancada a Sete chaves…

    Mudem, saiam do alienalismo e sejam guerreiros cheios De saúde.

    Pesquisem Sobre Lair ribeiro, e Ivandélio Sanctus no YouTube , eles daram a vocês uma boa dica de alimentação dos Guerreiros Milenares.

  5. Avatar

    muito bom o texto agora nao entedir por que treinar pesado pode gerar cortisol essa foi boa nao sabia .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *