Home >> Dicas de treino >> Estalos nas juntas e ligamentos ao levantar peso: isto é normal ?

Estalos nas juntas e ligamentos ao levantar peso: isto é normal ?

Existem grandes chances de que você já ter escutado alguns estalos vindos dos próprios ligamentos ou juntas ao realizar algum exercício.

estalos

Felizmente, isto é normal e bem comum entre quem treina com pesos, principalmente quem está sempre focado na progressão de cargas.

O problema é que as vezes os estalos são tão altos ou frequentes, que começamos a ficar preocupados com o que pode estar acontecendo com nossos ligamentos, e o mais importante, se isto é um sinal de que as coisas não estão bem.

A primeira coisa que devemos prestar atenção, é se os estalos vêm acompanhados de  dor. Na esmagadora maioria das vezes, os estalos são indolores e completamente naturais.

Do contrário, se você sente qualquer tipo de dor ou desconforto no momento do estalo, isto pode ser um sinal de lesão na parte do corpo que está “estalando”

Vale lembrar que estamos falando de dores nas juntas e ligamentos, e não dor muscular.

Se você está presenciando estalos durante os exercícios e acompanhado de dores , é fortemente recomendado que você procure um ortopedista para investigar mais a fundo o que pode estar acontecendo. Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais rápida vai ser a descoberta de um possível problema, e mais rápido você retornará aos treinos.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 4 Média: 4.3]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

37 comentários

  1. Avatar

    Eu era fanático por agachamento, mas os estalos eram muito frequentes e eu comecei a sentir uma “bambeza” no joelho direito depois de algum tempo treinando perna pesado. resultado, estou sem treinar perna há vários meses por medo de romper algum ligamento.

  2. Avatar

    Isso pode ser um sinal de crondomalacia patelar, existe varios níveis de gravidade, em alguns casos, podem resultar em artrose

  3. Avatar

    Bom pessoal, eu sou fisioterapeuta e posso afirmar que o estalo é sim normal, o estalo ocorre devido a formação de bolhas de co² na articulação, o que é preocupante é crepitação..

    • Avatar

      e dor no joelho ao fazer agachamento e normal(a dor é suportavel
      )?

      • Avatar

        Sou formando em educação física, mas tenho amigos/as fisioterapeutas. Toda dor deve ser investigada, principalmente se for nas articulações do joelho, e cuidado, muito cuidado, qualquer lesão te afeta por parte de sua vida.

      • Avatar

        Irmão ai depende de como está a sua execução do agachamento, já te adianto que agachamento bom é aquele que a bunda quase toca o chão, se você realiza o tal agachamento 90° pode estar ai o seu problema e por mais estranho que pareça, a posição das escápulas é de extrema importância, elas têm que estar aduzidas, para que assim sua coluna esteja ereta (não confunda coluna ereta com coluna reta) e deixe os seus pés ligeiramente apontados para fora, isso alivia a sobrecarga nos quadris e joelhos e não permite que se faça uma rotação interna dos quadris, deixe os seus pés afastados um pouquinho a mais que a linha de seus ombros, ao subir não estenda totalmente os seus joelhos e quadril.. abçs e bons treinos!!

      • Avatar

        Paulo, DOR é conseqüência de algum distúrbio em algum orgão ou sistema que nao está legal, eu como fisioterapeuta teria q fazer avaliações com vc e alguns testes para dar o diagnostico do seu problema, aconselho vc ir a um medico ortopedista ou a um fisioterapeuta mais proximo de vc para realizar alguns testes e exames, antes q seu problema se torne mais grave. abraço

    • Avatar

      “Dr.” Walter,
      Onde vc comprou esse seu diplominha de fisioterapeuta?
      Quando a gnt nao sabe algo melhor ficar de boca calada, caso contrario bolhas de co2 vao entrar na sua boca. Gargalhadas
      Onde que o corpo estala pq forma bolhas de Co2? O gas carbonico produzido nas reacoes do organismo sao transportados em forma de bicarbonato no sangue e liberados nos pulmoes!
      Fecha essa sua boca!

  4. Avatar

    Marombeiros saiu uma matéria hoje no site da UOL ” Anvisa proíbe 20 lotes De suplementos de proteína”

    • Avatar

      Sim, mas são os suplementos reprovadas em análise, aqueles tem mais carbo que proteína, o mais é foda é anvisa ter proibido outros suplementos de fora como carnivor, isofast…

    • Avatar

      Embora seja útil o que tem a ver com o link deste tópico?

      • Avatar

        Bem ,como vc mesmo disse que foi útil apenas quis ajudar, já o seu comentário não serviu para porcaria nenhuma, só mostrou a sua arrogância.

      • Avatar
        T-Nation (Muscle & Strength)

        Tem a ver que é um problema de JUNTA. Junta tudo esses suplementos e põe fora.

  5. Avatar

    Que texto “neutro”, creio que só nos informou o básico: ao sentir dor, procurar o médico especalista.

  6. Avatar
    RODRIGO PEREIRA

    CARRO TEM “JUNTAS”, PESSOA TEM ARTICULAÇÕES.

      • Avatar
        RODRIGO PEREIRA

        EU ESCREVI NO SINGULAR “CARRO” E “PESSOA”. NÃO HÁ NADA DE ERRADO ALBERTO. UMA PESSOA TEM ARTICULAÇÕES. NÃO É NECESSÁRIO TER MAIS DE UMA PESSOA PARA SE TER MAIS DE UMA ARTICULAÇÃO!!!

        • Avatar

          Pessoas cara… Pessoas como você… Comentários como os seus… Pessoas são imbecis…

          • Avatar
            RODRIGO PEREIRA

            Termine o supletivo e depois tente achar algum erro para corrigir! Preste atenção nas aulas de língua portuguesa. Imbecil é querer corrigir sem mesmo saber que foi escrito corretamente.

  7. Avatar
    izaqueu mateus

    kkk sempre terá uns raros ae, pra zuar com os outros impressionante!!

  8. Avatar
    izaqueu mateus

    tenho estalos na articulaçao dos ombros, + que em outra parte…

  9. Avatar

    os estalos até onde eu sei, sao causados pela pressão q ocorre entre duas estruturas q se articulam, a aproximação dessas duas estruturas em questão leva a diminuição do espaço articular, isso aumenta a pressão, aproximação e contato dessas estruturas q ao movimentar ocorre atrito entre elas mesmo de forma direta, levando a os estalos. abraços

  10. Avatar

    cuidado com a condromalacia patelar ..
    a dor piora se n tratada ! difiicil é parar de treinar pra tratar ! :/

  11. Avatar

    ta, mas eu como faço para não ficar estalando. tipo meu calcanhar estala, o cotovelo as vezes, e não que isso doe mas o pessoal fica encomado por causa do barulho.

  12. Avatar

    ainda bem que é normal, pq os meus joelhos estalam e rangem muito.

  13. Avatar

    Walter,agradeço pelas postagens, estou fazendo stronglift 5×5, e percebi que com o decorrer dos treino com mais pesos que coloco no agachamento, sinto estalos no joelho, mas n é alto e nem vem seguida de dor, não sinto nenhum tipo de dores neles, mas comecei a ficar preocupado com isso por isso procurei algum post com oque eu precisava, valeu valeu!

  14. Avatar

    o comentário acima foi eu quem fiz, mas coloquei o nome errado nesse caraio, viajei !!!!

  15. Avatar

    Tenho 13 anos e em um treino estava fazendo risca 21 e senti um grandes estralo nas costa e agr está doendo, isso é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *