Home >> Dicas de treino >> Você registra seus progressos na academia ?

Você registra seus progressos na academia ?

Se a sua resposta é “não”. Você pode estar perdendo uma grande quantia de tempo indo para a academia sem saber se está evoluindo ou está parado no mesmo lugar há anos .

fisiculturista gigante

Conforme você vai ganhando experiência de treino, os ganhos vão inevitavelmente diminuindo e ficam cada vez mais difíceis de serem alcançados. Se você não anota  quais exercícios, quantas repetições e quais peso vêm usando, fica extremamente difícil descobrir se o treino atual está gerando alguma evolução ou se é possível melhorar algo.

Imagine que há alguns meses ou anos atrás, você fazia o treino X, com as repetições Y e cargas Z. Rotina que estava gerando uma ótima evolução, mas por não registrar os progressos você resolveu realizar outro tipo de treino, apenas porque achou que estava na hora de mudar ou pelo bem da variedade. Hoje você está empacado há tempos com a mesma carga, sem saber o que fazer para melhorar a rotina.

Se você tivesse o hábito de manter registros do próprio progresso, com uma breve análise em registros antigos você descobria que aquele treino, exercícios ou esquema de repetições que você usou há algum tempo atrás estava gerando ótimos ganhos e que mudar foi uma péssima decisão, ou melhor, se você estivesse registrando seu progresso provavelmente nunca teria mudado radicalmente, apenas faria algumas modificações no futuro para continuar gerando ganhos.

Conclusão

Perca alguns minutos fazendo uma tabela de Excel, e a partir de agora comece a registrar o seu progresso no treino. Não custa nada e pode aprimorar muito seus resultados à curte e longo-prazo. A tabela não precisa ser nada de outro mundo, basta listar qual é o seu treino e quais cargas você está usando de semana a semana, desta forma não tem como não perceber claramente se o treino está gerando progresso ou não.

Conhece uma forma melhor para registrar o progresso ? Comente!

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 0 Média: 0]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

12 comentários

  1. Avatar

    uso fitocracy para android mutio bom, tb recomendo o aplicativo jefit

  2. Avatar

    Eu registro apenas as minhas medidas com a data, em um caderno.

    • Avatar
      Rodrigo Vieira

      Eu também, anoto meu peso e medidas em uma tabelinha aqui no excel, tudo com data. E vejo se a dieta/treino tá dando resultados.

      Não é uma anotação muito complexa não, mas já dá conta e muito bem.

  3. Avatar

    Resultado se vê no espelho !

    • Avatar

      Discordo.

      O resultado no corpo demora a aparecer. O resultado de um treino você sente após 1 semana: se não aumentou a carga / repetições ou se não melhorou a execução ou se não baixou o tempo de descanso (conforme o objetivo do treino), é por que não está funcionando.

      Se fores esperar 2 ou 3 meses para saber se está funcionando, não poderás errar nenhuma vez! Se errares 4 vezes, já será 1 ano perdido.

      Infelizmente ainda não anoto minha evolução… vou confiando na memória, mas vejo que seria bem melhor anotar sempre.

  4. Avatar

    Sim registo com Jefit Pro.

  5. Avatar

    “Perdendo quantia de tempo?”
    Não concordo.
    Como sitado acima, o resultado vem na frente do espelho, na guerra diaria mermão!
    Numeros ou medidas no fisiculturismo, não importa, o que importa são os resultados visuais.
    Danem-se os numeros.
    Dica: Dê o seu melhor sempre.

  6. Avatar

    Muito boa forma de monitorar os resultados. Eu montei uma planilha no excel que eu chamo de “gym game” nela estão todos os exercícios do meu treino. Se eu faço supino reto por exemplo, eu anoto quantas repetições foram feitas, e com quais cargas, e a planilha me da um totalizador (pontos) meu obejtivo, é sempre fazer mais pontos que o treino anterior. Para isto, basta eu fazer mais uma repetição, ou aumentar a carga. 1 kg já é o suficinte. O objetivo, é sempre bater meus proprios records, e progredir SEMPRE!

  7. Avatar
    Jonathan Bressan

    eu acho super correto anotar as repetiçoes/cargas de um exercícios, porém também não vale aumentar o peso pra “evoluir” na tabela e fazer a execução errada demais né… tenq ver…

  8. Avatar

    Sitado? essa palavra existe? sua ignorancia e lamentável.

  9. Avatar
    Rodrigo Machado

    Eu uso a memoria,vivo praticamente o dia todo os treinos,acabei de chegar e não tiro da cabeça o de hj,a dieta ajustada e tudo na mente,mas com toda certeza a anotação é outro nível,te dá mais seriedade e te ajuda a focar mais no desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *