Você não precisa comer 6 vezes por dia para ganhar massa

Comer várias vezes por dia sempre foi pregado como a melhor maneira de se alimentar para manter o corpo abastecido e gerar hipertrofia muscular. Mas será que isto é realmente uma regra ou apenas mais um dos vários dogmas bobos da musculação ?

Na verdade, quando o assunto é ganhar massa muscular, consumir a quantidade ideal de calorias é muito mais importante do que quando você vai consumi-las. No final, não importa se você comeu 6 ou 2 vezes por dia e também não importa quando você comeu. As calorias podem ser consumidas várias vezes ao dia, poucas vezes, sempre no mesmo horário ou da forma que você quiser, tanto que você esteja atingindo a quantidade necessária para gerar crescimento.

O mito da “aceleração do metabolismo” através de várias refeições no dia, também já caiu por terra. Cientistas descobriram que ao medir o gasto de energia no período de 24 horas, não houve diferença entre as pessoas que fizeram várias refeições pequenas e outras que fizeram refeições grandes e de forma infrequente.(1)

De maneira similar, outra pesquisa comparou 2 refeições vs. 7 refeições por dia, e novamente descobriram que não houve diferença no gasto de energia em um período de 24 horas.(2)variasrefeicoes

O seu corpo não precisa manter um relógio para ingerir calorias. Tanto que você esteja consumindo a quantidade necessária em um período de 24 horas, os seus músculos não irão cair só por estar fazendo menos refeições por dia e o seu metabolismo não vai ficar mais lento por causa disso também.

Conclusão

Comer 6 vezes ou mais por dia, com o objetivo de acelerar o metabolismo e evitar a perda de massa muscular, não é um mito, mas também está longe de ser uma obrigação. Contanto que você esteja ingerindo a quantidade necessária de calorias(e macro nutrientes, obviamente), não vai importar quantas vezes você se alimenta ou que horas se alimenta. Você não precisa modificar toda a sua rotina diária para conseguir comer várias vezes por dia.

Fisiculturistas sempre seguiram protocolos de alimentação contendo várias refeições por dia, mas no caso deles, muitas vezes seria literalmente impossível comer a quantidade de calorias que eles precisam em poucas refeições, já que a quantidade de comida que eles usam é algo quase sobre-humano.

Referências:

1. Bellisle, F, et al, Br J Nutr, 1997, April:77, Suppl 1:S57-70
2. Verboeket-van de Venne, Westerterp, KR, Eur J Clin Nutr, 1991, Mar:45(3):161-9

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×