Clique aqui

Comer várias vezes por dia sempre foi pregado como a melhor maneira de se alimentar para manter o corpo abastecido e gerar hipertrofia muscular. Mas será que isto é realmente uma regra ou apenas mais um dos vários dogmas bobos da musculação ?

Na verdade, quando o assunto é ganhar massa muscular, consumir a quantidade ideal de calorias é muito mais importante do que quando você vai consumi-las. No final, não importa se você comeu 6 ou 2 vezes por dia e também não importa quando você comeu. As calorias podem ser consumidas várias vezes ao dia, poucas vezes, sempre no mesmo horário ou da forma que você quiser, tanto que você esteja atingindo a quantidade necessária para gerar crescimento.

O mito da “aceleração do metabolismo” através de várias refeições no dia, também já caiu por terra. Cientistas descobriram que ao medir o gasto de energia no período de 24 horas, não houve diferença entre as pessoas que fizeram várias refeições pequenas e outras que fizeram refeições grandes e de forma infrequente.(1)

De maneira similar, outra pesquisa comparou 2 refeições vs. 7 refeições por dia, e novamente descobriram que não houve diferença no gasto de energia em um período de 24 horas.(2)variasrefeicoes

O seu corpo não precisa manter um relógio para ingerir calorias. Tanto que você esteja consumindo a quantidade necessária em um período de 24 horas, os seus músculos não irão cair só por estar fazendo menos refeições por dia e o seu metabolismo não vai ficar mais lento por causa disso também.

Conclusão

Comer 6 vezes ou mais por dia, com o objetivo de acelerar o metabolismo e evitar a perda de massa muscular, não é um mito, mas também está longe de ser uma obrigação. Contanto que você esteja ingerindo a quantidade necessária de calorias(e macro nutrientes, obviamente), não vai importar quantas vezes você se alimenta ou que horas se alimenta. Você não precisa modificar toda a sua rotina diária para conseguir comer várias vezes por dia.

Fisiculturistas sempre seguiram protocolos de alimentação contendo várias refeições por dia, mas no caso deles, muitas vezes seria literalmente impossível comer a quantidade de calorias que eles precisam em poucas refeições, já que a quantidade de comida que eles usam é algo quase sobre-humano.

Referências:

1. Bellisle, F, et al, Br J Nutr, 1997, April:77, Suppl 1:S57-70
2. Verboeket-van de Venne, Westerterp, KR, Eur J Clin Nutr, 1991, Mar:45(3):161-9

Este texto ajudou você ?

100 Comentários

    • É amigo , parece que vc não entendeu . O que o artigo diz é que isso não é uma regra , mas muitos fisiculturistas fazem 6 ou 7 refeições porque consomem muitas calorias , inclusive acima dessas 6mil que vc citou . Muitos consomem 10 , 12mil ou até mais do que isso e por isso fracionam mais e fazem mais refeições , mas um cara que pesa 85 quilos e precisa de apenas 3500 calorias para hipertrofia não precisa fazer 6 refeições . Pra mim é facil demais comer 1000 calorias ou mais e apenas uma refeição .

      • Eu peso 74kg e como de 4000 a 4500 calorias diárias. Eu prefiro as distribuir em 5 refeições, pois além da absorção melhorada e taxas de macronutrientes no sangue estáveis, o acúmulo de gordura diminui, fora o fato de não ficar com distensão abdominal

        • Eu como qdo da fome mesmo. Pra mim tá dando certo – ganhei dez quilos de massa magra desde que comecei a malhar a onze meses, sendo que fiquei parado um por causa de uma cirurgia. Abcs.

        • Eu peso 54kg e tenho q ingerir pelo menos 4000 kcal por dia, quero ver comer isso em poucas refeições…

    • que besteira em cara,não tem noção mesmo… comer 4000 kcal no minimo?hahahahaha,muito burro… No meu caso com 2000kcal (meu caso,peso pouco.) ja engordo,agora,4000? voce quer ficar gordo ou grande?

    • kkkkkk vc ta louco cara! Tua TMB deve ser por volta de 2000 a 3000 calorias diárias, se vc comer 4000 calorias já seria um absurdo e provavelmente vc só atingiria essa meta com um bulking extremamente sujo. O superavit calórico recomendado é de até 300 calorias, 500 no máximo, mais do que isso vc vai começar a produzir muita gordura. Uma coisa é o bulking de um cara como o Kai Greene, Phil Heath, outra coisa é a nossa dieta amigo, pare de se comparar com BBs profissionais.

      • Ricardo Nunes Teixeira!!! se você for o viadinho que toma cerveja toda quinta feira comigo em Brasília, não sabe de nada!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    • Foi o que eu tinha respondido,mas excluiram minha resposta… o cara não tem noção,ja se percebe pela foto,os 2 caras querendo pagarem de espertos e não tem noção do propio gasto… triste

      • 1,75,52kg (magro obvio,mas nada fora do normal) tmb: 1551 gasto diario: por volta de 2200,então cara,se cala se é pra comentar uma coisa burra dessas ok?
        Não tem a capacidade de pesquisar sobre a besteira que fala antes,e ainda quer pagar de espertão… ignorancia ta legal né?

  1. Em tese isso é certo, porém a síntese de proteína tem um limite pra qualquer um, por exemplo, se você consumir 150g de proteína em uma super-refeição (hipoteticamente), mas seu corpo só conseguir sintetizar 100g por vez, essas 50g restantes não serão aproveitadas pelo organismo, ou seja, o importante é distribuir bem a quantidade de PROTEÍNAS durante o dia, não de calorias (desculpem o discurso shausha).

    • Outro mito meu amigo ,SE o seu corpo digerir então o seu corpo irá sim utilizar todas as 150g de proteína gradativamente. Se esse mito fosse verdade dieta de Jejum Controlado como (leangains , eat stop eat , warrior diet , 36 hours) não funcionariam e esse não é o caso , elas funcionam perfeitamente.

    • Meu amigo, o que faz a digestão das proteína é seu estômago(25%) e seu intestino(75%). Na passagem da proteína pelo trato digestivo, ela vai ser quebrada e absorvida pelos enterócitos(células do intestino que absorvem os nutrientes) que são abundantes na luz do intestino. Se vc ingere quantidades extremas de comida de uma só vez e poucas vezes ao dia, essa comida passará pelo seu trato digestivo e ele não terá capacidade nem tempo de digerí-la completamente, portanto sendo menos aproveitada que quantidades menores. O ideal portanto é distribuir os macronutrientes necessários durante o dia. Fora o fato de picos de insulina em refeições enormes(insulina deve se manter em níveis constantes para ganhos secos) e a liberação de cortisol e diminuição do metabolismo basal do seu corpo em situações de jejum. Meu amigo, se vc em sua santa ignorância ainda acha q isso é balela, diga-me pq nenhum fisiculturista reconhecido mundialmente faz 3 refeições ao dia?

    • Porque, como já dito no próprio artigo, é humanamente impossível comer a quantidade que eles precisam em 2 ou 3 refeições.

      Eu com 3 meses de dieta Lean Gains consegui baixar meu BF de 20% para 14% e simultaneamente ganhei força nos levantamentos básicos (consequentemente aumento de massa muscular).

      A galera é descrente porque nunca experimentou, e já sai falando abobrinha. Admito que fui descrente no começo, mas pelo menos tive a decência de experimentar pra poder de fato comprovar a eficácia ou não do sistema. E sim, funciona.

    • Se o seu objetivo é massa, querendo ou não, ficando muito tempo sem comer (muito tempo = + de 5 hrs) seu corpo prefere destruir seus músculos a quebrar gordura para utilizar aquela energia que vc comeu em uma unica refeição e que armazenou grande parte na sua pança.
      Outro lado são as vitaminas, fica bem dificil para o corpo absorver tudo de uma vez, essas são absorvidas poucas quantidades por vez, talvez seja melhor dividi-las.
      Ainda tem o lado da saúde, seguir uma rotina de ficar sem comer muitas horas vai foder o seu estômago, a medio e longo prazo trazendo doenças ou no minimo diminuindo sua capacidade de absorção de nutrientes.
      Se você tem como objetivo ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo, esquece.
      Não desmereço as dietas que citaram, até porque nunca fiz, e acredito que também funcionem variando de pessoa pra pessoa, e pretendo experimenta-las, só não por muito tempo, pelos motivos acima.
      Mas acho totalmente desnecessário e desrespeitoso com os pesquisadores dizer que a teoria de comer de 3 em 3 horas é um mito.
      prefiro essa teoria pelo fato da síntese proteica, absorção de vitaminas e minha tendência a gastrite, por ja ter vivido numa rotina de comer poucas vezes no dia(antes de começar a treinar).
      Mais importante do que a pesquisa é testar em prática você mesmo com consistência, se isso trouxer mais resultados pra você, continue até se fazer necessário mudar!

    • E possivel sim.

      Um exemplo: Um fisiculturista ingeri 8.000 kcal por dia , dividido por 3 dara 2600Kcal.

      500g de carne , meio kilo de arroz e meio kilos de feijao e algumas colheres de oleo.

      Pronto , 3 refeiçoes dessa por dia da 8.000kcals.

      ESSE POST AI NAO TA FALANDO QUE NAO IMPORTA A FREQUENCIA QUE VOCE COME , SO IMPORTA AS CALORIAS NO FINAL DO DIA?

    • GUILHERME,RECOMENDE AO FIM DA TUA EXPLANAÇAO ESTUDO DE FISIOLOGIA.AS PESSOAS GROSSO MODO TEM PREQUIÇA DE ESTUDAR DAO PREFERENCIA A TEXTOS DE LITERATURA TOSCA.A MAIORIA DADA AOS ACHISMOS E SENSO COMUM.SABE VC Q POUCOS COMPREENDERAM ENTAO COMO FUTURO MEDICO NAO PROLIXO RECOMENDE O ESTUDO.EM TEMPO SOU EDUCADORA FISICA.UM ABRAÇO,EU GOSTEI DO TEXTO.

    • Guilherme Morato Silva Pq um fisioculturista ingere (acredito eu) umas 7, 8 mil calorias por dia ou até mais. Quero ver vc comer 7000 calorias em apenas 3 refeiçoes. Para eles é muito mais "prático" dividir essas refeições. E tem outra, eles usam métodos ergogênicos, ai é outra história também. Intermitent fasting, leangains, warrior diet e essas dieta são apenas para bodybuilders naturais, assim que vc passa a usar métodos ergogênicos essas dietas não são mais recomendadas.

    • Brother todos nós usamos recursos ergogênicos para aumentar a performance. A própria dieta é um recurso ergogênico. N to entendendo seu ponto não. Parece q fala de algo q nem sabe oq é. Recurso ergogênico é tudo aquilo q aumenta sua performance, seja uma meditação antes do treino, seja uma dieta mais rica em prteínas para maior ganho muscular, seja uso de esteróides anabólicos. Se o cara não treina pesado e não tem como objetivo o máximo de crescimento muscular, deixa o cara fazer oq ele bem entender da dieta dele. Mas se o cara, como eu, quer sempre evoluir, então serão necessárias mais refeições. Como já citei, tenho metabolismo rápido e comendo 4500 calorias por dia faz eu simplesmente manter meu peso, q não é muito, somente 74kg. Portanto reveja seus conceitos antes de postar aqui sobre algo que não sabe

    • Não adianta discutir, quer argumento melhor que o próprio site? http://www.leangains.com
      Evoluções (mandadas por e-mail para Martin) e fotos que ele mesmo posta dos clientes.
      Os 2 métodos funcionam, e francamente, não adianta ficar discutindo, faço IF, me sinto bem com ela, como o que quero e se os outros acham errado ou não, fodam-se. Discutir pra que?

    • Sem contar os milhares de artigos, livros publicados.
      ah, e o Leandro Bueno ali sabe +qd+
      Se depois de 5h o organismo prefere musculo no lugar de gordura, porque praticamente todos BB's em fase de pré fazem AEJ? Acho que não é pra perder musculo em! Abraço

  2. joaopédefeijao Responda

    Vai da pessoa.
    Se eu comer 3x por dia, perco facil facil kgs.
    Negocio é o cara testa… só o tempo vai dize
    abs

  3. Guilherme Flesch Responda

    e a síntese de proteína? de que adianta eu fazer 2 refeições com 200g de proteína se o corpo não vai absorver nem 50% disso? Tem que comer várias vezes sim, e não é de uma hora pra outra que o metabolismo acelera, é conforme o corpo se acostuma e sabe que tu vai comer de tantas em tantas horas, eu já ganhei massa comendo 3 vezes por dia, mas sempre no mesmo horário e agora to ganhando com 7 refeições menores e to perdendo gordura, eu chego a ingerir 7 ou 8 mil calorias por dia e tenho 8% de gordura, quer dizer, meu metabolismo é acelerado por que desde criança eu sempre fiz várias refeições, e não é fazendo isso por uma semana que os cientístas vão derrubar um “mito”.

  4. Eu fico meio perdido com todas as informações que obtenho sobre Musculação, dieta, nutrição, suplementação e muitas outras. Não é ciências exatas mesmo!

    • Na verdade existem muitas teorias, o problemas é que a genética é muito diferente de pessoa pra pessoa, e nas experiências é muito dificil de controlar todas as variáveis de alimentação, resposta ao treino, metabolismo. É normal se confundir mesmo, existem teorias quase que opostas para o mesmo resultado, o único jeito de descobrir, é pegar algumas teorias que não se contradizem, e que é possível pra vc seguir com consistência e segui-la por um tempo, ai você vai descobrir o que é melhor pra vc, nesse periodo procure não confundir a cabeça co moutras teorias, se não você acaba se perdendo na que vc segue

    • COMO E UMA CIENCIA,PESSOAS DEDICAM ANOS DE ESTUDO ACADEMICO E DEPOIS DO TITULO CONTINUA A ESTUAR …..PRA SEMPRE TE ACONCELHO TER COM UM PROFISSIONA DA ED FISICA.OUÇA UNS 3 DE PREFERENCIA AQUELES QUE N ESTAO NO SALAO PRA CUMPRIR HORA AULA.ABRAÇO E SORTE.

  5. Atualmente sigo protocolo baseado em IF (Intermittent Fasting – Jejum Intermitente), mantendo cerca de 16h o jejum e 8h o período de alimentação. Nunca tive ganhos como antes. Basta consumir as quantidades que seu corpo necessita, em prol de seu objetivo.

    • Interessante cara, a maioria das pessoas usa essa dieta em fase de cutting. Não que ela não funcione para bulking, vc mesmo é prova disso, mas quando usada para bulking acho melhor fazer mais refeiçoes ou então pelo menos aumentar o período de alimentação para poder adicionar essa maior quantidade de alimentos. Bom, resumindo o que já foi dito aqui várias vezes, o importante é alcançar o número de calorias necessárias durante o dia e com a quantidade de macronutrientes correta também. Bons ganhos! parabéns.

    • Não mesmo, ela pra bulk é ótima, ganho de massa com muito pouca gordura, sonhos de todos não? Pode demorar, mas é eficiente, e preparar apenas 3 refs por dia é uma benção. (2~3refs por dia), pois também vário o jejum entre 16~19h

  6. Ladimir Kriiger Responda

    E quando vc sente fome? O que acontece com seu metabolismo? Ele vai retirar nutrientes da onde se c fica sem comer por mto tempo??? Isso ai e cientifico agora na pratica e outra coisa…

    • Não acontece nada com seu metabolismo , comer em 3h em 3h é mais psicológico e uma jogada de marketing de empresas de suplemento. Os nutrientes serão retiradas de suas refeições anteriores , se vc come refeições maiores elas tendem ser mais lentas de serem absorvidas pelo corpo. Além disso "existe as reservas que seu corpo armazena" grossamente falando não quero me alongar.

    • DA PREQUIÇA FALAR C LEIGO NE? RSRSRS TOSCAMENTE FALANDO RESERVA ADIPOSA.SE NAO TIVESSEM MEDO DOS LIVROS…..COMEÇANDO POR ANATO E FISIOLOGIA,CINESIO DEPOIS RS.

    • Uma refeição que voce faz no almoço por exemplo, demora mais que apenas 3h para ser digerida pelo organismo, então não mexe nisso.
      Fome é outro fator que eu particularmente só sinto 15~20minutos antes da minha primeira refeição, isso acho que é psicológico, pois fico pensando no que vou comer, haha
      Quando voce está em jejum, o corpo utiliza gordura como fonte de energia, por isso que AEJ é tão famoso, mas claro, se voce forçar o corpo (treino em jejum completo, etc) claro que ele vai puxar músculo :p

  7. Já foi mais que comprovado essa teoria galera, pode botar em prática que a diferença é miníma, além do mais, especialmente os bodybuilders naturais americanos, se preocupam apenas com suas calorias(macronutrientes) diárias, um exemplo: Matthew Ogus.

  8. Mas o corpo não demora ate 6h para absorver as proteínas ingeridas? e depois desse tempo se o corpo precisar de aminoácidos ele não vai buscar quebrando o músculo gerando o catabolismo? e o mesmo acontece com o o carboidrato, se a pessoa ingerir uma grande quantidade, parte sera utilizada e o restante sera guardado em forma de gordura, e quando o corpo precisar de energia ele vai buscar na gordura e nas proteínas, estou certo?

  9. Pessoal, aprendam a interpretar o texto. O post não ta dizendo que vc não deve comer 6 vezes por dia e nem substituir 6 refeições por 2 refeições e comer 200g de proteína por refeição. Tem gente que enxerga 8 ou 80. O texto só diz que vc pode ser flexível na dieta e que comer centenas de vezes por dia não é OBRIGAÇÃO e só.

  10. Tem gente que quer desacreditar a informação do texto, citando exemplos malucos…

  11. Bodybuilder não come de 3 em 3 horas por que a quantidade de comida é sobre-humana? GH15 not approved.

    É muito balonie.

  12. Vinicius Fortuna Responda

    Acho que não é preciso comer 7 nem apenas 1 vez por dia. Acredito que com 4 refeições bem feitas (+shake pós treino), o catabolismo será evitado

    • Concordo, mas acho que o texto não ta dizendo pra ninguém comer 1 vez por dia… Só quebrando o tabu de que todo mundo tem que comer 6 vezes por dia ou o braço vai cair do corpo. o/

    • Tem no youtube um meeting probiotica com o rodolfo peres, e ele comenta que é interessante deixar as refeições mais calóricas próximas do treino, antes e depois…acho essa abordagem mais inteligente, do que discutir genericamente 6 refeições versus 3 refeições (ambas com 4000 calorias por exemplo)

  13. Obrigado blog HIPERTROFIA. Pois com as matérias, comentários e etc, me ajudam muito em meus treinos… Sempre procuro informações que sempre se tornam uteis aqui no Blog…

    Valeu galera… NPNG!

  14. de acordo com a endocrinologia nosso corpo comeca a poupar mais quando percebe q precisara passar por longos periogos de jejum… entao queria saber q pesquisas e que artigos sao estes q mostram o contrario.. existem mesmo estas pesquisas??? ´pde ateh ser q nao atrapalhe a hipertrofia.. mas sera mesmo q nao vai aumentar acumulo de gordura???

  15. Gente eu faço musculação, mas minha prioridade é emagrecer. Será que se eu tomar suplemento eu também ganho muita massa gorda?

  16. “cientistas confirmam”…,mano cada dia aparece teoria nova quando se trata de musculação

  17. Muleque Piranha Responda

    faz assim então, coma 6 porções de laticínios, 12 de frutas/verduras/legumes, 10 de cereais integrais, 4 de carnes/ovos, 2 de leguminosas 2 de oleaginosas, com 70% da gordura provinda de monoinsaturados, com 30g em fibras solúveis e insolúveis, fitoquimicos, zooquimicos, polifenóis, amido resistente, prébióticos, probióticos, princípios ativos naturais, atingindo todas as recomendações de vitaminas e minerais.. etc… em 2 refeições… vai lá..

  18. Já tem um vídeo bem antigo do Leandro la no youtube falando sobre isso. Não entendi o motivo de tanto ”espanto” por parte de alguns.

  19. Agora me diz uma coisa , como voce vai guentar treinar fazendo so 2 ou 3 refeiçoes por dia ? Refeiçoes essenciais…
    1-cafe da manha
    2-pre treino
    3-pos treino
    4-ceia
    Essas sao essenciais , voce pode adicionar quantas quiser , mais essas sao de suma importancia , nao pode faltar com essas , voce pode comer 10.000 calorias em 2 refeiçoes por dia , se nao manter pelo menos esse ritimo voce nao cresce.

    • Esse ai é esperto ein… tu pesa quantas centenas de kg filhote? deve ser muito burro/pesado mesmo… pra crescer nao deve comer igual um fisiculturista seu animal! tu pesa o mesmo que ele? tu gasta o mesmo que ele? imbecil. O quanto voce deve ingerir de kcal é baseado na sua tmb,voce tem que saber o quanto gasta pra poder saber o quanto deve comer,voce deve ser um gordo que ao invez de pesquisar fica em site porno,não é?

    • E voce nao sabe interpretar texto , o que eu dei foi apenas um exemplo , e o que eu quis demonstrar foi que nao adianta so voce dar o saldo calorico e sim voce deve manter uma frequencia de pelo menos 4 refeiçoes por dia , pq nao adianta voce comer muitas kcals em poucas refeiçoes , vai estar gerar catabolismo do mesmo jeito , pq os horarios mais importantes devem ser preservados e sao esses que eu citei acima.

      Ps: Curso educaçao fisica , sou tecnico em nutriçao e atleta.

    • asdasdasd dasdasd Outra coisa , tem fisiculturistas que comem mais de 10.000 kcals por dia , voce acha mesmo que se eles fizessem 2 refeiçoes com 5.000 cada , eles iriam crescer ? E o desejum , o pre treino , o pos treino e a ceia ?

    • Mateus Araujo Nossa cara,que burrice em,curso de educação fisica só serviu pra chutar bola ein?Enfim:
      A sua interpretação esta meio falhada cara,eu falei sobre as kcal "[…]voce pode comer 10.000 calorias em 2 refeiçoes por dia , se nao manter pelo menos esse ritimo voce nao cresce."
      Você tentou impor uma "ordem" que se não tiver essas 4 refeições você não cresce… No meu primeiro ano de treino,eu não tinha café da manha,pre e pós era na base da fome mesmo,ceia quase sem proteinas,e mesmo assim eu parti dos 33 para 41,então a sua ideia de regra de crescimento é uma extrema bobagem,não existe uma formula de "assim cresce x assim não cresce"
      ps: que foto "linda"… k

      • começou a malhar com 9 anos? kkk o que o Mateus falou, esta correto, sao as horas que o corpo mais precisa de comida (proteina, carbo, ckal, entre outros..)ee pra crescer, querendo ou nao voc tem que regrar a dieta, nao adianta tu mandar 10.000 kcal por dia ou em cada refeiçao, crescer tu vai, mais nao em musculos.. os lutadores de sumô comem so 2 vezes ao dia ver o tamanho dos cara kk se tu quer ficar grande desse jeito boa sorte

  20. Na minha opinião é melhor comer 6 vezes ao dia do que uma pra nós marombas talvez não seja tão ruim comer 2 ou 3 , mas pra quem é sedentário engorda sim e muito comer 2 ou 3 vezes com uma grande porção

  21. Velho sempre vem alguém inventando moda…é um que diz q vc vai crescer treinando com o músculo ainda dolorido do ultimo treino (pra que eu vou fazer isso?! se posso deixar meu musculo se recuperar-leia cresce- totalmente), gnt que diz q é melhor tomar o shake poós treino de whey antes doq dps, gnt falando que uma whey nacional é melhor ou igual a uma whey ON, e ainda querendo argumentar dizendo q o preço cobrado aqui em 900g de whey é justo.
    Acho q essas pessoas vivem p querer “chocar”, querer criar novidade, ser o diferente…
    Pow mermão, enquanto essa galera da credito a esse papo furado eu continuo no basicão, no “feijão com arroz”, sem novas modas, nem quebrando esses antigos pilares da musculação…
    É claro q evolução e novidades boas são válidas, mas essas…pífias…

  22. Sei que comer mais frequentemente pra mim vem dando certo, e quando como poucas vezes ao dia fica difícil ganhar peso (mesmo sendo mesmo número de kcals).

  23. não precisa ser de 3 em 3 horas, pode ser de 2 em 2, 1 em 1, 4 em 4, pode variar tb conforme o alimento ingerido, tempo de esvaziamento gástrico, digestão deve ser considerada. Agora, que é muito mais eficiente manter o corpo nutrido, sem sombra de dúvidas. Acha que uma WD é tão eficaz pra hipertrofia quanto comer várias refeições diárias? KKKk… que piada. Realmente, vc não precisa comer de 3 em 3 horas, não precisa ficar paranóico com isso, mas não pense que seus resultados virão na mesma proporção que um cara que come com mais frequencia. A frequencia é muito importante, pois seu estará abastecido, haverá maior consistência de nutrientes no plasma sanguíneo, menor impacto glicêmico, menor sobrecarga quanto a digestão. Explique como seu corpo ficará em estado anabólico se ficar sem comer durante 8 horas? Resposta = Impossível = Fato… nem me venha com as balelas de que o corpo entra em estado anabólico com maior produção de gh e bla bla bla, por conta do jejum e tal… o benefício é pequeno demais se comparado a manter o corpo nutrido. Alimentações de tempos em tempos (curtos) são utilizadas por todos os TOPs… mostre um cara FODA, algum bodybuilding, ou Fitness ou a PQP que não se alimente ao menos 4 ou 5 vezes por dia… 7, 8 ou 9… enfim… O VERDADEIRO MITO É ESSE POST E OUTROS MAIS QUE DEFENDEM A DIETA DA PREGUIÇA, NÃO FAZER COMIDA PRO DIA SEGUINTE, ESPERAR PASSAR O DIA PRA CHEGAR EM CASA E COMER TUDO LÁ, É MUITO MAIS FÁCIL, COMODO… EU FAÇO MINHA COMIDA TODO DIA DE NOITE, TUDO O QUE VOU COMER NO DIA SEGUINTE OU MAIS DIAS FAZ 1 ANO. O RESULTADO DISSO É ABSURDO… COMO A CADA 2 OU 3 HORAS NO MÁXIMO E POSSO DIZER… NÃO HÁ NADA IGUAL…

  24. o importante é se alimentar bem para evitar a perda muscular. horarios e quantidades de vezes não vai mudar nada se nao se alimentar corretamente, simples assim… pq tanta dificuldade para entender?

  25. Po se eu ficar mais de 3 horas sem comer meu braço ja começa afinar eu sinto na camisa

  26. quer dizer que se eu ficar sem comer num período catabólico, como de manhã ou pós-treino, e comer tudo 4hs depois, eu não vou ter uma perda de massa ou interferência no ganho dela?

  27. nao acreditava nisso…mas eh so fazer uma observação simples nos fuzileiros americanos ou de qualquer país. Li atualmente um livro de um ex fuzileiro das forças especiais, eles so podiam comer 3 vezes ao dia, msm assim, para ter o direito de comer tinham q correr 2400 metros em 12 minutos, e os caras sao tanques. Resumindo, nada de overtraining ou varias refeiçoes, pra crescer eh so comer muito

  28. acho que você esqueceu da insulina que tem que ta sempre ativa, e ela dura em media 3-4 horas, glut4, etc

  29. olha o q tem de gordo comendo de 3 em 3 horas, se matando em esteiras e so decepção

  30. Agora o HIPERTROFIA.ORG só posta notícias que contradizem o que todo mundo aprova/faz ou o que eles mesmos já falaram antigamente e o pior é que são fontes referências bem antigas 1991/97. Quem quiser que acredite em tudo que postam aqui que vcs enlouquecem

  31. Tbm sigo IF(Leans Gains) a 2 anos,e sim funciona.

    Pessoal acha que o corpo humano e uma fabrica de criar musculos,td que come vira massa muscular,e se nao come cataboliza que nem louco,sintese de proteica muscular dura um determinado periodo,vc pode comer 100g de proteina a cada 2 horas que se vc nao tiver sintese proteina suficiente ou (EA’s) nao cresce,da msm forma que vc demora pra ganhar massa muscular vc nao vai perder eles prq fico algumas horas sem se alimentar,musculos de verdade aguentam numa boa 24h sem comida,se vc perdeu volume nesse periodo acredite e só retenção.

  32. Eu realmente acredito nisso! Não posso afirmar com certeza, biologicamente falando, mas pelo processo tentativa e erro, isso funciona mto bem comigo. Fazer 6 refeições diárias, enquanto eu atualmente faço menos refeições, sem precisar ficar calculando horário de comer, funciona da mesma maneira comigo quando se trata de hipertrofia! Claro, com bom senso née…

  33. quero ver alg consumir quantidades adequadas de macronutrientes e micronutrientes e água em apenas 2 refeiçoes. balanceando a dieta em porcões adequadas de alimentos, 5- 7 poções de carboidatros , pelo menos 3-6 de fruta, 3-6 de verduras, 1-2 de carnes e 1 de gordura.
    O facionamento da dieta serve p isso, p nós conseguirmos comer essas quantidades de alimentos e manter uma dieta balanceada com quantidades adequadas, fracionando mais a dieta desde o momento q acordamos significa q vamos comer menos a noite.
    Agora a não se q alg queira come igual um monstro em 2-3 refeiçoes p conseguir atingir as necessidades , impossível. Agora imagina se for um cara grande e pesado, pioroo.
    Sem contar q quando passamos por longos períodos de jejum somos induzidos pelo próprio corpo a consumir alimentos mais calóricos , geralmente ricos em gordura e carboidrato.
    Então não de jeitoo nenhum não fracionar a dieta é uma coisa legal

  34. quero ver alg consumir quantidades adequadas de macronutrientes e micronutrientes e água em apenas 2 refeiçoes. balanceando a dieta em porcões adequadas de alimentos, 5- 7 poções de carboidatros , pelo menos 3-6 de fruta, 3-6 de verduras, 1-2 de carnes e 1 de gordura.
    O facionamento da dieta serve p isso, p nós conseguirmos comer essas quantidades de alimentos e manter uma dieta balanceada com quantidades adequadas, fracionando mais a dieta desde o momento q acordamos significa q vamos comer menos a noite.
    Agora a não se q alg queira come igual um monstro em 2-3 refeiçoes p conseguir atingir as necessidades , impossível. Agora imagina se for um cara grande e pesado, pioroo.
    Sem contar q quando passamos por longos períodos de jejum somos induzidos pelo próprio corpo a consumir alimentos mais calóricos , geralmente ricos em gordura e carboidrato.
    Então não de jeitoo nenhum não fracionar a dieta é uma coisa legal

  35. Juliane Barros Responda

    Meu povo , creio que quando se diz ‘desnecessário’ fazer 6 refeições diárias , não se quer dizer que comer só 2 vezes faz o mesmo efeito , o sentido é que não precisamos seguir as 6 refeiçoes ‘pisicoticamente’ , o importante é ingerir a quantidade necessaria de nutridentes sendo em 6,5,4, 3 … emfim,mesmo porque nem todo mundo possui tempo pra fazer 6 refeiçoes, e , qual o ser humano que irá suportar comer apenas uma ou duas vezes .

  36. nao concordo, o organismo nao é capaz de absorver uma grande quantidade de proteina e ou carboidrato em uma só refeiçao por isso se divide em varias refeiçoes ao dia, oq adianta mandar todas as kcal necessarias em 2 refeiçoes ? e a proteina e o carbo, como mandar tudo em apenas 2 refeiçoes?

  37. E o ciclo gastrico como fica ?
    Se eu não gastar essas calorias todas que eu consumir, meu organismo nao vai trasformar isso em gordura para usar posteriormente ?
    Acho que estão lendo d+ sobre IIFYM

  38. então já que temos tantas teorias e opiniões, o ideal é se alimentar 7 vs ao dia sendo tds refeições completas, assim não se corre o risco de não estar fazendo a dieta corretamente ;D

  39. então já que temos tantas teorias e opiniões, o ideal é se alimentar 7 vs ao dia sendo tds refeições completas, assim não se corre o risco de não estar fazendo a dieta corretamente ;D

  40. a ideia de comer em um intervalo de 3 em 3 hrs no máximo, na verdade é pra passar para o corpo q ele não precisa acumular gordura, pq si vc esta sempre se alimentando significa q esta tudo bem e o corpo ve q não a necessidade de haver reservas (gorduras).

  41. Adorei esse site, tenho quase 70kls, sou muito magro rs, Isso mesmo vou comecar a comer diarias vezes com 4.000 a 8.000 calorias vamos ver no que vai dar bjs

Escreva um comentário