5 fisiculturistas aposentados que conseguiram manter seus ganhos

Existe uma máxima no mundo da musculação de que quando fisiculturistas, ou qualquer pessoa com massa muscular acima da média, ficam velhos, eles não só perderão todos os ganhos, como ficarão piores do que antes.

Neste texto veremos 5 fisiculturistas aposentados que provaram justamente o contrário e mantiveram sua massa muscular mesmo muito tempo depois de terem se aposentado.

1 – Frank Zane

franke zane antes e depois do fisiculturismo

Frank Zane foi um dos três fisiculturistas a vencer Arnold Schwarzenegger em uma competição de fisiculturismo. Isso aconteceu em 1968 em uma edição do Mr. Universo.

Em 1977 ele ganhou seu primeiro Mr. Olympia e seguiu competindo até 1983, quando se aposentou aos 41 anos para conseguir dar mais atenção a sua vida de empresário no ramo de personal training.

Mas mesmo depois de se aposentar ele conseguiu manter um físico digno de fisiculturista até os seus 60 anos de idade (como vemos na segunda foto).

2 – Larry Scott

larry scott antes e depois da carreira de fisiculturismo

Larry Scott foi o primeiro Mr. Olympia da história, ganhando a competição inaugural do evento em 1965.

Ele ganhou a segunda edição também, em 1966, e acabou se aposentando com apenas 28 anos de idade, chocando a comunidade do fisiculturismo.

Aos 40 de idade, em 1979, tentou fazer uma volta ao fisiculturismo que durou apenas até 1980.

Entre idas e vindas no fisiculturismo, ele conseguiu manter um físico de respeito até seus 70 (setenta!) anos de idade.

Larry Scott veio a falecer em 2014, aos 75 anos por conta de complicações causadas pela Doença de Alzheimer.

Publicidade

Há relatos de que Larry treinou até o último momento e parou quando a atividade se tornou inviável, provavelmente por conta do Alzheimer.

3 – Serge Nubret

Serge Nutret antes e depois da carreira de fisiculturismo

Serge Nubret, também conhecido como “Pantera Negra”, foi um fisiculturista que competiu na era de ouro, junto com Arnold e outras lendas da época como Lou Ferrigno e Franco Columbu.

Ganhou inúmeras competições, mas apenas se posicionou entre os TOP 3 do Mr. Olympia.

Sua vitória mais próxima do “Mr. O” foi um segundo lugar na edição de 1975, perdendo apenas para Arnold. Essa foi a edição que foi gravada durante o filme Pumping Iron.

Curiosamente, e diferente dos outros dessa lista, Serge Nubret continuou competindo até os 65 anos de idade e mesmo após se aposentar (talvez “parar de competir” seja o termo correto), continuou mantendo um físico de fisiculturista.

Em 2009 Serge entrou em coma e veio a falecer por causas naturais.

4 – Lou Ferrigno

Lou Ferrigno antes e depois da carreira de fisiculturismo

Lou competiu pela primeira vez no Mr. Olympia em 1974 e ficou em segundo lugar, logo atrás de Arnold, surpreendendo muitos dos presentes no evento.

Ferrigno seguiu competindo tendo resultados sempre muito próximos de Arnold, mas nunca vencendo-o. Também nunca conseguiu vencer uma edição do Mr. Olympia (sua melhor colocação foi o segundo lugar previamente mencionado).

Depois da edição de 1975, ele se afastou das competições oficiais e voltou apenas em 1992, no próprio Mr. Olympia.

Se aposentou oficialmente em 1996, mas continuou treinando e mantendo um físico muito acima do comum (ao menos para pessoas que não treinam).

Publicidade

5 – Dorian Yates

Dorian Yates antes e depois da carreira de fisiculturismo

Dorian Yates foi um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos, ganhando seis edições do Mr. Olympia.

A maior parte da sua carreira ocorreu na era que conhecemos como “freak”, onde o tamanho monstruoso era, de forma simplista, o fator mais buscado no Olympia.

Ele competiu com lendas como Shawn Ray, Flex Wheeler, Kevin Levrone, Chris Cormier e outros.

Acabou se aposentando em 1997 por conta de uma grave lesão no tríceps que ocorreu no treino.

Nota: ele lesionou o tríceps antes do Mr. Olympia de 1997 e resolveu competir mesmo assim. Além disso, ganhou o evento, fechando sua carreira com chave de ouro.

Atualmente ele mantém um físico invejável mesmo longe das competições e foca sua atenção em treinar atletas, além de ser dono de uma empresa de suplementos, a DY Nutrition.

 

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×