Quanto tempo deve durar um treino de musculação

As recomendações sobre quanto tempo deve durar um treino vão desde 30 minutos até mais de duas horas. Mas qual delas é a mais sensata para quem busca hipertrofia ?

Primeiramente, não existe um “limite” no tempo de treino.

Isto é apenas mais uma variável criada para confundir a cabeça de iniciantes e criar um problema desnecessário.

As pessoas amam falar que o treino não pode ultrapassar X minutos.

Que depois disso a sua testosterona vai sumir, o cortisol vai subir até a estratosfera e você perderá todos os ganhos do treino por ter extrapolado o limite por alguns minutos.

Uma declaração, no mínimo, exagerada.

Uma pessoa pode ter ótimos ganhos treinando tão pouco quanto 30 minutos por dia, se a estrutura do treino for boa e permita que ele seja executado perfeitamente neste tempo.

Esta mesma pessoa pode ter ganhos semelhantes ou melhores fazendo treinos que durem o triplo disso (90 minutos).

  • Desde que você não esteja pendendo para extremismos, como querer treinar em 15 minutos ou em mais de duas horas, ficar 30, 45, 60 ou até 90 minutos treinando não vai influenciar seus ganhos, considerando que você esteja treinando corretamente.

quanto tempo deve durar um treino

Em outras palavras, um treino curto pode trazer tantos resultados quanto um treino mais longo. O tempo que você passa treinando em si não vai determinar os seus resultados, o que você faz no treino é muito mais importante.

Novamente, isto não quer dizer que você deva se render a extremos e ficar, digamos, duas horas ou mais na academia.

Publicidade

Neste caso, sim, as mudanças hormonais geradas pelo estresse desnecessário podem começar a influenciar os seus resultados.

“Mas o Arnold treinava duas vezes por dia e até duas horas por treino”

Sim, o Arnold também tinha uma genética única.

Na verdade, os parceiros de treino do Arnold, que também eram bodybuilders de elite, tentavam acompanhá-lo e não conseguiam.

Também não podemos esquecer que os treinos insanos que o Arnold usava na época que vencia o Mr. Olympia não necessariamente eram os mesmos que ele usou para chegar neste nível.

São necessários vários anos de treino fazendo o corpo se acostumar com um volume cada vez maior até chegar ao ponto de conseguir treinar por horas a fio e ainda produzir resultados.

Isso tudo sem entrar no mérito dos esteroides anabolizantes, que permitem que você treine mais e ainda consiga se recuperar (e todos os atletas, inclusive o Arnold, usavam).

Agora imagine uma pessoa que treina há alguns anos por hobby, com idas e vindas, não segue dieta 100% correta e quer treinar mais de duas horas por dia “porque o Arnold treinava assim”.

Por isso atletas de elite nunca serão pontos de referência para pessoas que treinam e fazem dieta apenas de forma recreativa, principalmente naturais.

“Mas porque o consenso geral dita que o treino não pode durar mais que 60 minutos ?”

Simples, porque a maioria das treinos sensatos e que produzem resultados podem ser feitos em 60 minutos (geralmente menos).

Isto também é um sinal de que você não está fazendo uma tonelada de trabalho desnecessário e não está perdendo tempo batendo papo entre as séries.

Publicidade

Trocando em miúdos, se você consegue treinar em cerca de 60 minutos, é bem provável que está fazendo um volume de treino adequado e manteve a intensidade entre as séries, respeitando o intervalos.

É válido lembrar que quando estamos falando de tempo de treino é o tempo que você fica treinando com pesos e não fazendo outras coisas  na academia, como aquecendo na esteira, treino de mobilidade, etc…

Palavras finais

Quanto tempo deve durar o treino de musculação não é uma variável que vai influenciar os seus resultados.

Bem, desde que você esteja treinando corretamente.

Não existe um número mágico de minutos que você precise ficar na academia para gerar mais ou menos resultados.

Algumas pessoas se sentem culpadas por conseguir realizar o treino em menos tempo e então criam desculpas para ficar um pouco mais. Este é um ótimo exemplo de como esta variável é besteira.

Desde que o seu treino esteja correto, o tempo que você vai demorar será o suficiente para gerar resultados, seja 30, 40,60 ou 90 minutos.

Apenas foque-se em entrar na academia, treinar pesado e ir embora sem ficar batendo papo desnecessário entre as séries. Desta forma, dificilmente algo dará errado.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×