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Guest Message by DevFuse

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Preparação Física - Muay Thai


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2 respostas para este tópico

#1 flavio88

flavio88
  • Membro
  • 1 posts

Postado as 12:51:28 em 07/08/2012

Caros colegas,
gostaria não apenas da ajuda de vocês mas também colocar em debate alguns pontos acerca da preparação física para lutas em suas diferentes modalidades.

Sou praticante de muay thai há 09 anos, e 3 ou 4 meses atras voltei à ativa com o fito de lutar e aumentar minha performance física dentro do esporte. Não sou da ára humano-biológica-esportiva (aliás, sou recém formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, curso de Direito), mas estou já há um bom tempo dentro do mundo da luta além de ser muito crítico e observador, o que fez "criar" certas doutrina dentro do esporte. Ultimamente tenho me perguntado: qual o melhor jeito de se proceder a preparação física para alto rendimento físico em uma luta? Noutras palavras, como aguentar num ritmo intenso, com grande combatividade, uma luta de 3 rounds ou de 5 rounds de 3 minutos cada?

Primeiro ponto: A corrida. Sou da teoria de que corrida passa longe de ser um exercício específico para lutas de curta duração, principlamente as que tem intervalo de duração (muay thai boxe etc). O trabalho feito em uma corrida, mesmo que de alta intensidade é totalmente destoante do que se faz numa luta. AQUI já deixo minha principal teoria: preparo físico pra mim é colocar-se numa situação mais próxima ou semelhante ao que se terá dentro do combate (explosão, segundos de calmaria, minutos intenso, minuto de descanso etc).

Segundo ponto: a uniformidade de treinamento para lutas em geral. Não me entra na cabeça o pq que pessoas utilizam treinos de preparação física para lutas de MMA, jiu jitsu ou judo no MUAY THAI. Ora... são musculos e ritmos de luta totalmente diferentes. E é por isso que sou contra aqueles treinos funcionais de que as vezes se estendem por vários minutos (15, 20 a´te 30) para uma luta que luta que dura 3 minutos e descansa, lutas mais 3 e descansa de novo.

Terceiro ponto: A minha teoria já anteriormente aventada. PAra ter desempenho em uma luta é necessário que vc se coloque numa situação parecida com a que vc encontrará num combate real. Para o jiu jitsu, rolinha de jiu intenso, como se fosse um campeonato. Para o Judo, luta normal dentro do tempo das cometições. E para o BOXE e o MUAY THAI (principalmente para este último): Aparador/manopla. E pq não luvinha/luta? Pirmeiro a luvinha e mais ou menos como sombrinha, e se dá num ritmo leve e no maximo moderado. Já a luta com dentro do treino se da num ritmo que vai do forte para o exagerado (que é justamente o que vc encontrará numa luta de campeonato). IMPOSSÌVEL DE VC MANTER ISSO NO SEU TREINO, primeiro pq vc na consegue manter esse treino 3 x na semana pelo menos, e outra, as lesões serão constantes demais. É facil perceber que nos treinos profissionais (shogun, minotauro, cigano etc) a parte de luta é sempre moderada, pq as lesões são certeira quando se aumenta o nivel de força. E no que diz respeito a luvinha, o seu ritmo é muito baixo para o que vc encontrará num campeonato.

Qual é o meu esqueleto de treino, então? E aqui que peço ajuda aos colegas, e principalmente para discutirmos o melhor forma de aumento do desempenho físico.

Eu malho todos os dias pela manhã, e treino segunda, terça, quarta e quintas (às vezes sexta, mas tenho compromissos que me atrapalham nesse dia).

na musculação, meu treino se divide da seguinte maneira: segunda - quarta - sexta: CIRCUITO. Terça -quinta: TREINO ÚNICO.

CIRCUITO: 20 polixinelos - 5 barras (não to conseguindo fazer mais sem morrer) - 10 "agachamentos" com a bola suiça nas costas enconstada na parede - 10 flexões de braço no step alternando em cima dele e fora dele (aberto e fechado aberto e fechado aberto e fechado etc.), 15 arranque e arremesso - 10 jab direito, 10 uper uper, 10 cruzado cruzado com peso de 3kg - 15x com uma anilha de 15 kg segunda com um volante e empurrando para um lado e para o outro (não sei o nome disso) - 10x aquele "ombro desenvovimento" para costas (que vc fica meio que agaixado) - 10 agachamentos pulando - 1 minuto de explosão na esteira. 1 MINUTO DE DESCANSO. 4 ou 5 vezes isso ( se eu aguentar, faço 5). O circuito dura 7minutos em media, o que eu acho muito, quero reduzir para 4 minutos, diminuir alguams repetições e fazer com mais peso e mais intensidade. QUERO deixar em 4 minutos para ser proximo (mais até) ao tempo de um round, que é de 3 minutos, e porisso que eu boto 1 minuto exato de descanso, para condicionar meu corpo a recuperar-se nesse tempo. TENHO plenos ciência de que o circuito pderia ter exercício bem mais exploradores do gás, mas treino numa academia que tem marombeirinhos, mulheres, pessoas de idade, adolescentes etc. Não tenho toda uma estrutura voltada para a luta.

Na terça e quinta, eu faço treino único, exercício conjugados, explorando força e força e explosão, e também com a finalidade de não deixar regiões musculares "sem trabalhar", já que o meu circuito é muito fechado, unilateral demais. Faço um treino forte de perna nesses dias de treino único.

NO TREINO DE muay thai, como regra, todo 5 rounds de 3 minutos por 1 minuto de descanso (igual a uma luta). De vez em quando alguns trabalho diferentes e vez ou outra uma luvinha.


Gostaria da discussão e opinião dos colegas.

#2 doantonio

doantonio
  • Membro
  • 172 posts

Postado as 02:48:50 em 18/08/2012

concordo em muito o que tu falou
um treino perfeito para min seria assim


mas como não tem como costumo treinar com sombra no tempo dos rounds, mas ainda fica longe do ideal
"SE MOVIMENTE,LUTE,PERCORRA O CAMINHO COM HONRA,PAZ E AMOR"


"SE MOVIMENTE,LUTE,PERCORRA O CAMINHO COM HONRA,PAZ E AMOR"

#3 Transform

Transform
  • Membro
  • 314 posts

Postado as 03:23:59 em 18/08/2012

Cara concordo contigo é dificil manter um treino no ritmo forte/exagerado, vi que tú treina segunda, terça, quarta e quinta, então já que teu ultimo dia de treino é quinta por que tú não faz um treino no ritmo forte quinta, assim tu ia ter o resto da semana para se recuperar. Achei bem legal teu treino de musculação.






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