Clique aqui

Sign in to follow this  
Followers 0
shimoka

Beneficios Do Ovo

26 posts in this topic

achei muito bom essa materia, pq tem muita gente q so da preferencia a clara e descrimina completamente a gema da alimentaçao

espero ter ajudado ;)

Ovos de volta à mesa

Diferente do que foi dito no passado, eles não causam ataques cardíacos. Na verdade, eles podem ajudar na dieta das pessoas, dizem especialistas.

Redação (12/02/2009)- Após décadas sendo banido do cardápio diário, o ovo foi finalmente absolvido da injusta acusação de aumentar o colesterol. É completamente seguro trabalhar com um ovo, afirmam especialistas depois de um estudo que extingue o mito de que eles causam ataques cardíacos. Na verdade, dois ovos por dia podem fazer parte de uma dieta balanceada que ajuda na eliminação de peso.

Passado- A British Heart Foundation costumava recomendar que as pessoas deveriam limitar seu consumo de ovos, no máximo, em três por semana. Alegavam que o produto contém colesterol, vilão responsável pelo risco de ataque cardíaco. Após 2005, a recomendação foi banida, uma vez que estudos comprovavam que a substância presente nos ovos ia em quantidade pouco significativa ao sangue.

Uma pesquisa feita pelo British Egg Information Service concluiu que 45% da população inglesa não sabia da falsidade da "instrução dos 3 ovos por semana", continuando a seguir fielmente os seus limites.

Um documento será divulgado pela British Nutrition Foundation, onde especialistas retiram qualquer evidência de que o consumo de ovos aumentam o risco de ataques cardíacos. De acordo com eles, outros fatores como o excesso de peso, fumar ou o sedentarismo influenciam diretamente os níveis de colesterol e ataques.

Se você precisa reduzir o nível de colesterol, é mais importante diminuir a quantidade de gordura saturada a partir de alimentos como carnes gordas, produtos lácteos, bolos, biscoitos e pastéis.

As únicas pessoas desaconselhadas a comer ovos são aquelas com uma condição chamada hipercolesterolemia familiar.

Ovos e Ovos: Superproteína

O ovo espanta a fome como ninguém. "Por ser fonte de proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade", afirma a nutricionista funcional Lucyanna Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral, de São Paulo. Isso evita que a pessoa belisque ou coma demais ao longo do dia. "Daí a vantagem de ingerir esse alimento no café da manhã", completa.

Gordura do bem

A gema do ovo contém gorduras do bem - a monoinsaturada e ômega 3 -, o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.

Clara poderosa

A clara possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura. "Tanto que os suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, usado para minimizar os riscos de perda de músculos", afirma a nutricionista Andrea Rabay, de São Paulo. E quanto mais músculos seu corpo tem, mais calorias ele queima.

Fonte de bem-estar

"O ovo é também uma excelente fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar", afirma Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo. Essa pode ser uma explicação para o fato de mulheres que ingeriram tal alimento durante pesquisa realizada na Bélgica relatarem menor nível de ansiedade. Ótima notícia para quem quer enxugar as formas. Porque, quando nos sentimos bem, fica muito mais fácil controlar os nervos e o garfo.

E outros benefícios mais

A gema também tem várias nutrientes, como vitaminas A, do complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Todas essas substâncias antioxidantes ajudam a equilibrar o organismo e combater o envelhecimento precoce das células. "Além disso, o ovo apresenta colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, inclusive para formação de novos neurônios. Por essa razão, o consumo de colina é indicado na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson", afirma a nutricionista Tânia. E tem mais: "esse alimento é superleve (além de barato), contém apenas 70 calorias e sacia a fome por ser excelente fonte de proteína, assim como a carne, que fica em desvantagem por pesar bem mais no cardápio e trazer gordura saturada, prejudicial à saúde", afirma a nutricionista Andrea.

fonte: Redação Avicultura Industrial, com dados Revista Saúde

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daki a poco sai outra pesquisa falando q ovo da cancer ¬¬'

eh sempre assim... =/

Share this post


Link to post
Share on other sites
Daki a poco sai outra pesquisa falando q ovo da cancer ¬¬'

eh sempre assim... =/

sera ? :( espero q naao

mas eu to na base de ovos cozidos anoite :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

Espero que não dê câncer mesmo o.O"

To comendo dois ovos cozidos pela manhã x.x""~~

Share this post


Link to post
Share on other sites

tb mando 2 na pré-ceia

Share this post


Link to post
Share on other sites
sera ? :( espero q naao

mas eu to na base de ovos cozidos anoite :P

Pois eh, eu tbm espero q nao... mas eh q se vc reparar os cientistas estao sempre fazendo novos estudos...

quantas vezes vc ja ouviu falar q soja era boua?

e quantas vezes ja ouviu dizer q nao era boa?

a mesma coisa pro cafe/cafeina... dentre outras coisas, na verdade acho q a diferença eh so a quantidade mesmo, tudu em excesso pode ser prejudicial =/

mas vou por um ovo cozido de manha tbm =P

Share this post


Link to post
Share on other sites

To junto nessa eu como ovo pra caramba ...... ovo cozido, clara na vitamina com frutas ......

Ovo na dieta é o que a.....

Share this post


Link to post
Share on other sites
To junto nessa eu como ovo pra caramba ...... ovo cozido, clara na vitamina com frutas ......

Ovo na dieta é o que a.....

Ovo é o que a... UAHUAHUAHUAHA tava meio cabreiro de come muito ovo e talz :I mas vo começar come no minimo usn 2 ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
É completamente seguro trabalhar com um ovo, afirmam especialistas

vou trabalhar com um ovo no bolso, assim estarei seguro!

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom vou defender o meu ponto de vista em relação a evitar a gema:

a gema nada mais é que a energia para o animal se desenvolver, o que prooduz mais energia em menos quantidade?(gordura), assim como nos ovos podemos observar em nós mesmo, ao engravidar as mulheres tendem a acumular gordura nos gluteos e seios visando o alto consumo calórico, há alguns estudos que creem que deve a esse fator a prefenrencia por bunda e peito.

além do mais, ao escolher um corte de carne, frango ou qualquer otro, voce pega o animal inteiro ou seleciona cortes menos gordurosos?

esses estudos comos disseram tem sido voláteis, ou seja mão deve haver extremismo, não é só prejudicial como não possui apenas benefícios, o consumo deve seguir com bom senso e ponto de vista.

apesar das calorias provenientes de animal serem recomendadas 1/3 do total de gordura consumida, o consumo de nozes, oleo de peixe, azeite extra virgem, e demais sementes oleaginosas não são muito presentes na mesa popular, e o preço é elevado, então se você mantém um consumo de gorduras apropriado, não sou eu que vou contraria-lo

;]

foi mais pela palavra TEIMAM, as vezes alguns termos podem soar algo que não queriamos, se for esse o caso sussa brother ;]

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu como 300 ovos por mês. 60 gemas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

to comendo 360 pra mais ovos por mês tbm

e umas 60 gemas

n tem problema em comer gema, o negocio é comer poucas né

nao vai querer comer 12 claras e 12 gemas em um dia

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu prefiro acreditar nas pesquisas que defendem o consumo do que nas que condenam. Sabe-se que o LDL aumenta por causa da ingestão de gorduras saturadas, não do colesterol propriamente dito, e que a ingestão de gorduras insaturadas aumenta o HDL e diminui o LDL, parece meio óbvio que ovos são uma das melhores fontes de gordura animal que temos (fora os outros nutrientes)... Mas o engraçado é que quando as pessoas sabem que nós, ovíparos, comemos vários ovos por dia, dizem no mínimo que estamos nos matando, aí você vai ver a dieta dessas pessoas e é regrada à gordura animal, frituras, doces, massas, etc... vai entender.

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pá de ouro pra mim.

Por favor moderas, fixem esse tópico. Achei esse tópico perdido aqui na sala de nutrição. Acho que seria interessante fixá-lo, assim seria mais uma matéria de qualidade para a sala "Artigos de Nutrição".

Edited by pedroviski

Share this post


Link to post
Share on other sites

darei meu ponto de vista no esquema...

ano passado resolvi fazer um teste comigo mesmo... com tanto disk me disk a respeito do ovo acho que o que fiz, "pra mim foi de valia".

fiz um chekup incluindo os exames de colesterol, LDL, VLDL, HDL, TRIGLICÉRIDES, e por aí vai... em minha dieta anterior havia a ingestão diária de 12 claras por dia e 1 gema no desjejum e 1 ema na ceia...

depois que fiz os exames, passei a ingerir 5 gemas por dia, comendo as mesmas 12 claras, todas no período noturno, mas não ceia.

90 dias mais tarde, realizei os teste de sangue de novo para ver como estava os níveis de colesterol e triglicérides...resultado meu LDL, VLDL E TRÍGLICERÍDEO aumentaram enquanto o HDL diminuiu.

muito podem se perguntar, e se vc mudou a dieta, ou os habitos diários foram modificados?????? nada, não mudei absolutamente uma vírgula em minha dieta e muito menos nos meus habitos...

claro que o que fiz em mim não tem valia nenhuma a fins de estudo, mas fiz isso para saber se meus níveis de gordura subiriam..

passei a comer somente como a recomendação do artigo, e voltei para apenas 2 gemas por dia....caso lembre-me vou colocar o testes depois aqui para vcs verem, de cabeça não lembro os valores, mas não foram valores insignificantes não...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu costumo consumir 12 gemas e 12 claras diárias, 6 ao acordar e 6 antes de dormir..

Share this post


Link to post
Share on other sites

fixo !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pá de ouro pra mim.

Por favor moderas, fixem esse tópico. Achei esse tópico perdido aqui na sala de nutrição. Acho que seria interessante fixá-lo, assim seria mais uma matéria de qualidade para a sala "Artigos de Nutrição".

O predroviski, conta ai qtas gemas pra gente por mês???

Só pra mostrar pro pessoal...

suhasauhsash

Abraco

Edited by pepsilitro

Share this post


Link to post
Share on other sites

O predroviski, conta ai qtas gemas pra gente por mês???

Só pra mostrar pro pessoal...

suhasauhsash

Abraco

:rolleyes:

10 ovos inteiros por dia (5 no almoço e 5 na ceia) = 300 gemas por mês :D

@coronha: Esse ano fiquei cerca de 1 mês e meio mandando 6 ovos inteiros/dia. Minha mãe tava quase ficando louca achando que eu teria um infarto e tirou meu sangue e fez exames. O resultado: Colesterol e triglicérides tudo normal (Não posso deixar de citar que comia muita aveia na época também. Atualmente como 15 colheres/dia).

Sei que isso é uma questão individual, mas vou postar o resultado dos meus últimos exames de sangue (apenas colesterol.. triglicérides eu não lembro o do último exame, mas deu normal) em comparação com exames de colesterol que fiz no dia 17/10/2009 (na época, mandava apenas 4 ovos inteiros/dia):

PS: O último exame creio estar com a minha mãe, mas eu lembro os valores de Colesterol Total e HDL de cabeça. Já o exame feito em outubro eu achei aqui na minha gaveta. O LDL não postarei, pois não lembro quanto deu no último exame.

Paciente: Pedro.

Data: 17/10/2009.

Prioridade: Exame de rotina.

Colesterol HDL: 59 (Valor de referência: 40~60 mg/dL);

Colesterol total: 140 (Valor de referência: 0~200 mg/dL).

Paciente: Pedro.

Data: (Não me lembro o dia, mas foi em fevereiro de 2010).

Prioridade: Exame de rotina.

Colesterol HDL: 48 (Valor de referência: 40~60 mg/dL);

Colesterol total: 135 (Valor de referência: 0~200 mg/dL).

PS(2): Em outubro, época do primeiro exame que postei, estava mandando 4 ovos inteiros/dia. No segundo, estava mandando 6 inteiros/dia.

Tenho que concordar com você: O HDL diminuiu sim, mas não sei qual a causa. Por isso, prefiro não dizer que foi o aumento do consumo de ovos. Em contrapartida, meu Colesterol Total baixou 5mg/dL (quantia praticamente insignificante, mas baixou).

Abraços.

Edited by pedroviski

Share this post


Link to post
Share on other sites

Movido...!

Share this post


Link to post
Share on other sites

darei meu ponto de vista no esquema...

ano passado resolvi fazer um teste comigo mesmo... com tanto disk me disk a respeito do ovo acho que o que fiz, "pra mim foi de valia".

fiz um chekup incluindo os exames de colesterol, LDL, VLDL, HDL, TRIGLICÉRIDES, e por aí vai... em minha dieta anterior havia a ingestão diária de 12 claras por dia e 1 gema no desjejum e 1 ema na ceia...

depois que fiz os exames, passei a ingerir 5 gemas por dia, comendo as mesmas 12 claras, todas no período noturno, mas não ceia.

90 dias mais tarde, realizei os teste de sangue de novo para ver como estava os níveis de colesterol e triglicérides...resultado meu LDL, VLDL E TRÍGLICERÍDEO aumentaram enquanto o HDL diminuiu.

muito podem se perguntar, e se vc mudou a dieta, ou os habitos diários foram modificados?????? nada, não mudei absolutamente uma vírgula em minha dieta e muito menos nos meus habitos...

claro que o que fiz em mim não tem valia nenhuma a fins de estudo, mas fiz isso para saber se meus níveis de gordura subiriam..

passei a comer somente como a recomendação do artigo, e voltei para apenas 2 gemas por dia....caso lembre-me vou colocar o testes depois aqui para vcs verem, de cabeça não lembro os valores, mas não foram valores insignificantes não...

Também resolvi fazer o teste em mim mesmo no começo desse ano. Ingerindo 1 dúzia de ovos inteiros por dia durante 1 mês ou mais!

Resultado: Colesterol lá nas nuvens!!! Acho que exagerei mesmo...

Agora é no máximo 2 gemas por dia e olhe lá. Acho que varia muito de uma pessoa pra outra, por isso, pra quem come muita gema não deixem de fazer exames periódicos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também resolvi fazer o teste em mim mesmo no começo desse ano. Ingerindo 1 dúzia de ovos inteiros por dia durante 1 mês ou mais!

Resultado: Colesterol lá nas nuvens!!! Acho que exagerei mesmo...

Agora é no máximo 2 gemas por dia e olhe lá. Acho que varia muito de uma pessoa pra outra, por isso, pra quem come muita gema não deixem de fazer exames periódicos.

To bem sussa com relação à isso, meu colesterol até diminuiu quando passei a comer 6 ovos inteiros por dia, ao invés de 4 como fazia anteriormente.

Qualquer "surpresa" nos meus futuros exames eu informo à vocês, mas vai dar tudo sussegado. Com treino de alta intensidade + 15 colheres de aveia por dia acho bem difícil eu ter problemas comendo 10 gemas por dia.

Abraços.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uaí vou ver meu colesterol também qualquer dia desses...to comendo uns 6todos os dias já faz um tempo, geralmente 2 com gema.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.