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The_ace

Proteina Em Excesso - Prejudica Os Rins E Fígado ?

29 posts in this topic

Eu tomo Whey Protein 3x ao dia, além de ingerir outras fontes de proteina como frango,ovos, etc..

Já ouvi falar que proteina em excesso prejudica os rins e o figado pois "o excesso de proteína será oxidado (quebrado para formação de energia) ou transformado em gordura pelo fígado. Nesse processo, há a formação de amônia no sangue, um composto tóxico que precisa ser excretado do organismo.

A amônia é transformada em ureia (principalmente no fígado e em menor percentual nos rins) para ser, posteriormente, eliminada na urina. Logo, o fígado passa a trabalhar mais para suprir essa necessidade, assim como os rins, que filtram o sangue para eliminar a ureia."

Isso se aplica a quem tem uma vida saudavel e pratica musculação? E como saber se estou consumindo proteina em excesso?

editado:

Fonte: http://esportenut.blogspot.com.br/2011/08/proteina-em-excesso-prejudica-os-rins-e.html

Edited by The_ace

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Acho que vai depender de quanta proteína você ta consumindo diariamente, e de quanto você precisa digerir em um dia...

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E como saber se estou consumindo proteina em excesso?

Calculando a quantidade de proteínas de sua dieta. 2,2g/kg em proteína, desperdício mais de 2,5g/kg e só usaria esta quantidade se havendo muita proteína vegetal no total da dieta. (valor relativo a massa magra e não de todo peso corporal)

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Eu já li que isso é mito!

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proteinas não

mas sim os aminoácidos das proteinas!!

nossa nem vou comentar

sem zuar vc só abre a boca pra fala bestera seja em qualquer area do forum

me explica ai champs,o que sao aminoacidos?

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nossa nem vou comentar

sem zuar vc só abre a boca pra fala bestera seja em qualquer area do forum

me explica ai champs,o que sao aminoacidos?

problema é seu se vc naum entendeu!

antes de falar que alguém ta errado pensa bem antes de responder!

qualquer nutriente em excesso causa danos aos rins e fígado!

Edited by yuri.lp_b4mv

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proteinas não

mas sim os aminoácidos das proteinas!!

proteinas não

mas sim os aminoácidos

proteinas mas sim os aminoácidos

proteinas sim os aminoácidos

sim os aminoácidos

sim aminoácidos

aminoácidos

ácidos

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hahaa ri muito do TENSO quote

mas veja a quantidade de proteinas, vá na area de nutrição e reveja sua dieta

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Rapaz, eu acho que isso aí é mito, eu tenho 73kg e tem dias que chego a ingerir quase 200g de proteína e nunca deu nada, e se der, f***-se o rim e o fígado (suicida mode ON).

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Rapaz, eu acho que isso aí é mito, eu tenho 73kg e tem dias que chego a ingerir quase 200g de proteína e nunca deu nada, e se der, f***-se o rim e o fígado (suicida mode ON).

excesso de qualquer nutriente prejudica os rins e o figado

porem uns mais do que os outros!

é necessario uma quantidade muito grande de proteina pra fazer isso!

não se preocupe! os estudos revelaram não dar problemas! porque não foi usada uma dosagem extrema o que causaria problemas

abraço

Edited by yuri.lp_b4mv

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Então você quer dizer que eu tomando Animal Pak que chega a ter 9000% da ingestão diária de certos nutrientes, certamente terei problemas nos rins?

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Então você quer dizer que eu tomando Animal Pak que chega a ter 9000% da ingestão diária de certos nutrientes, certamente terei problemas nos rins?

9000 baseado em quantidade de calorias menores do que o pessoal treina tem.

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Editado. Não tinha lido o post inicial e acabei falando praticamente a mesma coisa deste.

Edited by TheyCallMePeter

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Então você quer dizer que eu tomando Animal Pak que chega a ter 9000% da ingestão diária de certos nutrientes, certamente terei problemas nos rins?

animal pack foi feito pra pessoas que não comem comida de verdade!

na maioria dos casos o animal pack causará dano em geral a longo prazo

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Você mesmo já respondeu sua pergunta na sua própria pesquisa. Perfeita a sua colocação.

A organização Mundial da Saúde (e o nosso ministério da saúde segue) prevê uma ingestão diária de 0,8g/kg de peso corporal pra homens e mulheres não grávidas, mas eles lidam com variáveis do mundo inteiro (subnutrição, obesidade, enfermidades de todas as naturezas) e em determinadas circunstâncias indivíduos precisam de uma taxa maior de proteína (é o caso de um praticante de treino com pesos, nós :laughingsmiley: ).

Daí você pode calcular a ingestão diária em um intervalo de 1,5g/kg ~ 2,3g/kg.

eu acho, EU ACHO, que acima de 2,0g/kg por UM LONGO PERÍODO já sobrecarrega, ainda mais porque é de costume da maioria do pessoal usar outras coisas que são metabolizadas no fígado (alguns suplementos, pró-hormonais orais entre outros)

Mas quem é que fica por 6 meses com a dieta na risca? Geralmente sem querer, na indisciplina mesmo de fds ou dias incomuns, nós já damos o descanso pra o fígado, férias e etc.

Obs: Alguém me explica aí o que que animalpak tem a ver?

Edited by Maximus Decimus
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Prefiro fugir dos Packs da vida, a melhor opção é sempre uma dieta bem balanceada, aconselho a fazer o que o pessoal já falou acima 2 a 2,5gr por kg, Reveja a dieta para não deixar nenhum nutriente de fora.

É triste as vezes seguir essas dietas, principalmente se estiver em cutting como eu, mas os resultados finais justificam a dieta.

Suplementação ajuda, mas sempre tome cuidado com o exagero, lembre-se que os resultados demoram, então não adianta comer um boi pela perna esperando que no dia seguinte vc vai estar bombado.

Vou resumir dizendo uma frase que vi num vídeo...

"TREINE ATÉ SUAR SANGUE"

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(suicida mode ON).

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É nóis que vamo morrer com proteína!

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olha o q eu achei

Os riscos do excesso de proteína

  • Surgimento de problemas renais e hepáticos – O excesso de nitrogênio eliminado pelos rins de forma crônica pode sobrecarregar e mais tarde causar problemas neste órgão, assim como grandes quantidades de proteínas metabolizadas no fígado podem comprometer o funcionamento do mesmo
  • Aumento do peso corporal – Muitas pessoas preocupam-se apenas com o excesso de lipídios para evitar o ganho de peso, no entanto vale ressaltar que o excesso de proteínas eleva o peso corporal
  • Aumento do risco de surgimento do cranco – Foi estabelecido em 1982 peloNational Research Council (Conselho Nacional de Investigação norte-americano) uma correlação entre um elevado consumo de proteína e o surgimento de cancro
  • Osteoporose e pedra no rim – Devido o aumento da excreção do cálcio pelo elevado consumo de proteína, pode ocorrer a formação de pedra nos rins e osteoporose associada a excreção do cálcio

Vale destacar que o consumo de

alimentos fonte de proteína é muito importante para o desenvolvimento humano; no entanto, não só as proteínas mas qualquer macro ou micronutriente ingerido em excesso pode ocasionar problemas a saúde. Os riscos do excesso de proteína pode ocasionar diversos problemas a saúde, logo é importante ingerir uma quantidade moderada de proteínas evitando assim o excesso ou deficiência da mesma.

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Calculando a quantidade de proteínas de sua dieta. 2,2g/kg em proteína, desperdício mais de 2,5g/kg e só usaria esta quantidade se havendo muita proteína vegetal no total da dieta. (valor relativo a massa magra e não de todo peso corporal)

É variável, para indivíduos magros em cuting uma ingestão de 2.2 a 3.3g/kg é o correto. Para indivíduos obesos, a quantidade de proteína necessária para suprir o que o corpo utiliza é menor. Considerando que o indivíduo não fará exercícios, 1.5g/kg deva ser o suficiente. Se houver treinamento com pesos ou qualquer outra atividade, isto deve subir, o valor de 2.2 deve ser perfeitamente suficiente.

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Há muita controvérsia nesta área, tanto entre médicos e PhD's.

Dizem que a recomendação diária para sedentários é de 0,8 g./kg. Que com 1,2 g./kg já serve para aumentar a massa muscular. Eu uso entre 1,5 - 1,8 g. kg.

Tem inclusive estudos dizendo que atletas com mais massa muscular precisam de menos proteínas, pois o uso da mesma é otimizado. Inclusive cita uma dieta de 0,65 g./kg.

http://www.bodybuilding.com/fun/berardi31.htm

Há também o problema da creatinina e uréia no sangue, e os efeitos sobre os rins.

Após alguma pesquisa, encontrei alguns textos bem interessantes. São do fórum BB e estão em inglês. Quem não está acostumado com a língua, pode usar o Google Tradutor.

http://www.bodybuilding.com/fun/berardi80.htm

Os estudos indicados no segundo link colocam como conclusão que a proteína não afeta a função renal em pessoas saudáveis (sem problema renal, obesos, etc).

Cada um leia e tire suas próprias conclusões.

Eu, paticularmente tenho bons ganhos (apesar de crer que esteja chegando perto de minha barreira genética) com a quantidade de proteína entre 1,5 - 1,8 g./kg.

Só considero no cálculo as proteínas de origem animal como carne, frango, leite, queijo, peixe, whey protein, etc.

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Problemas renais geralmente ocorrem em quem já tem uma pré disposição ou em casos extremos de pouca ingestão de água

com uma boa ingestão hídrica,não tem motivos para se preocupar.

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Tem aqui um artigo bem legal também sobre a ingestã ode proteínas em dieta de emagrecimento:

http://www.bodyrecom...dieting-qa.html

Na real, a maioria dos posts aqui tem uma visão muito simplista do que acontece. A própria geração e excreção de NH3 no corpo depende de vários fatores e de outros aminoácidos, senod que não se pode simplesmente dizer que a ingestão de muita proteína será prejudicial. E outra coisa, o cara diz que consome whey 3x ao dia, mas e daí? isso pode ser ainda menos do que o recomendável pra ele ou até muito mais, dependendo da dieta de forma total.

Outro interessante mas simples:

http://www.acefitnes...aspx?itemid=272

Afinal o que você considera Proteína em excesso? Proteína em excesso seria o consumo além das suas necessidades calórias E também além das suas necessidas de proteína propriamente dita. Se vc consumir mais proteína do que suas necessidades calórias, mas não mais do que suas necessidades de proteína, o pior que irá acontecer é acontecerá é a conversã odo excesso em gorduras. No caso de ingerir além de ambas as necessidades, aí começam os problemas como descalcificação, desidratação etc que leval a longo prazo a outras e piores doenças.

A metabolização ds proteínas necessita de água, então quanto mais proteína você comer, mais água precisará ingerir. E isso é fácil verificar, é só comer mais proteínas do que vc costuma comer e verificará uma sede nunca sentida antes.

Como muitos já falaram aqui, até 2,5 g/kg tá bão demais. Não esquente a cabeça com nada disso se vc toma bastante água.Mas mantenha em até 30% da dieta.bônus: http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=50900

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excesso de qualquer nutriente prejudica os rins e o figado

porem uns mais do que os outros!

é necessario uma quantidade muito grande de proteina pra fazer isso!

não se preocupe! os estudos revelaram não dar problemas! porque não foi usada uma dosagem extrema o que causaria problemas

abraço

animal pack foi feito pra pessoas que não comem comida de verdade!

na maioria dos casos o animal pack causará dano em geral a longo prazo

explica aí, cientista

olha o q eu achei

Os riscos do excesso de proteína

  • Surgimento de problemas renais e hepáticos – O excesso de nitrogênio eliminado pelos rins de forma crônica pode sobrecarregar e mais tarde causar problemas neste órgão, assim como grandes quantidades de proteínas metabolizadas no fígado podem comprometer o funcionamento do mesmo
  • Aumento do peso corporal – Muitas pessoas preocupam-se apenas com o excesso de lipídios para evitar o ganho de peso, no entanto vale ressaltar que o excesso de proteínas eleva o peso corporal
  • Aumento do risco de surgimento do cranco – Foi estabelecido em 1982 peloNational Research Council (Conselho Nacional de Investigação norte-americano) uma correlação entre um elevado consumo de proteína e o surgimento de cancro
  • Osteoporose e pedra no rim – Devido o aumento da excreção do cálcio pelo elevado consumo de proteína, pode ocorrer a formação de pedra nos rins e osteoporose associada a excreção do cálcio

Vale destacar que o consumo de

alimentos fonte de proteína é muito importante para o desenvolvimento humano; no entanto, não só as proteínas mas qualquer macro ou micronutriente ingerido em excesso pode ocasionar problemas a saúde. Os riscos do excesso de proteína pode ocasionar diversos problemas a saúde, logo é importante ingerir uma quantidade moderada de proteínas evitando assim o excesso ou deficiência da mesma.

que quantidade? com que peso? por quanto tempo? que relação têm quantidade/tempo/peso com os achados na avaliação da função renal? e que estudo foi esse que mostrou excesso de proteína prejudicando parênquima hepático em indivíduos saudáveis treinando com pesos?

posta aí o estudo, cientista

Edited by Maximus Decimus

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