Como sou entusiasta na culinária, resolvi contribuir com uma receitinha despretenciosa...
PASTA BASE DE RICOTA
INGREDIENTES:
- 200g de ricota fresca
- 50 a 100ml de iogurte desnatado/light sem sabor natural
- 1 a 2 colheres de sopa de requeijão light
PREPARO:
- Com um garfo, vá amassando a ricota numa tijela, o máximo que puder, até ficar com uma aparência de queijo ralado (isso demora um pouco, mas o resultado final fica muito melhor);
- Vá acrescentando o iogurte aos poucos e misturando muito bem para incorporar. A quantidade do iogurte basicamente definirá a consistência da pasta: quanto mais iogurte, mais rala a pasta;
- Finalize adicionando o requeijão e misturando bastante até obter uma pasta lisa e homogênea.
O legal mesmo dessa receita é que ela é o ponto de partida para uma infinidade de outras receitas que servem de recheio para os lanches da manhã, tarde e noite! Basta separar a quantidade que vai usar e misturar com os outros ingredientes (sugestões abaixo), e colocar num pão integral, como recheio de omelete, recheio de tortas, etc...
SUGESTÕES:
- Adicione azeite de oliva, sal, orégano e azeitonas pretas (previamente maceradas com um garfo) para obter uma PASTA DE RICOTA COM AZEITONAS PRETAS!!!
- Adicione mostarda, mel, sal, pimenta do reino preta e algumas gotas de limão para uma PASTA DE RICOTA COM MOSTARDA E MEL!!!
- Acrescente tomate seco, sal, azeite, umas folhinhas de manjericão fresco ou manjericão desidratado e pimenta calabresa e terá uma PASTA DE RICOTA MEDITERRÂNEA PICANTE!!!
- Triture algumas fatias de peito de peru e misture com a pasta base de ricota, acrescentando azeite de oliva, sal, pimenta do reino e algumas gotas de limão para uma PASTA DE RICOTA COM PEITO DE PERU!
- Adicione mel, uma pitada de sal, aveia e 02 ou 03 bolachas maria trituradas; Misture com suas frutas preferidas picadas como uma salada de frutas!!!
E por aí vai...
Testem e me digam o que acharam!!! Quanto mais retorno eu tiver, mais novidades eu trarei!!!!
ps.: Espero que gostem, pois eu já fiz essas e mais um monte de outras variações e TODAS ficaram absurdamente deliciosas!!!
Grande abraço! Espero ter contribuído com a dieta da galera!!!
Este post foi editado por Futuro-Ex-Gordinho: 12:57:22 em 31/10/2011

Regras do Fórum