Ir para

Olá, anônimo!

Entrar  Logar com o Facebook Logar com o Twitter

Cadastre-se
Seja bem vindo ao Hipertrofia.org. Que tal se registrar para poder participar das discussões e ainda ter acesso às áreas que somente usuários registrados podem ver ?

Para registrar-se, basta clicar ali do lado. É fácil, não demora nem 10 segundos e sequer pedimos confirmação por e-mail! Está esperando o que ?

Guest Message by DevFuse

Foto

Gengibre

• Please log in to reply
25 respostas para este tópico

#1 ligabo

ligabo
  • Membro
  • 3.665 posts

Postado as 01:42:23 em 25/06/2011

Gengibre

Nome Científico: Zingiber officinale Roscoe.
Sinonímia Popular: mangarataia, mangaratiá, gengivre.

Imagem

Introdução

Há diversas variedades de gengibre popularmente conhecidas, branca, azul e amarela. Prefere os climas tropical e subtropical, mas tem se adaptado em regiões mais frias.

Desenvolve-se bem em terrenos arenosos, leves, bem drenados e férteis. Contudo não deve ser cultivado seguidamente no mesmo lugar, pois sofre queda acentuada de produção. Propaga-se através de gomos, que são pedaços de rizoma, com 1 a 2 brotos.
Após um mês, as mudas estão prontas para serem transplantadas para local definitivo, com espaçamento de 0,7 x 0,3 m. É uma planta exigente em nutrientes e prefere pH em torno de 5,5. Após 10 a 12 meses de plantio colhem-se os novos rizomas.

O rizoma (raiz) é a parte da planta para uso, e seus constituintes são: óleos essenciais (gingeróis, zingibereno, falandreno, canfeno, cineol, broneol e citral) e carboidratos.

Utilização

O Gengibre tem muitos usos na medicina popular, é ingerido para combater doenças respiratórias e descobriu-se que é eficaz contra enjôos de viagem e no tratamento de ressaca. O gengibre possui atividade antiemética comprovada em vários estudos, sendo evidenciado que sua atuação não ocorre centralmente, no centro do vômito, e sim, apresenta um efeito direto no trato gastrintestinal, através de suas propriedades aromáticas, carminativas e absorventes, aumentando a absorção de toxinas e ácidos, o tônus e a motilidade gastrintestinal.

Possui propriedades estimulantes, antinauseantes, antilipidêmico, anticolesterolemico, estomáquico, depurativo. É indicado para auxiliar em casos de digestão lenta e difícil, impotência, fadiga, astenias, flatulência. Estimulante circulatório alivia a flatulência e as cólicas, induz a transpiração, baixa os níveis de colesterol no sangue, previne o enjôo do movimento. Dispepsias hiposecretoras, inapetência, úlcera gastroduodenal, meteorismo, disquinesias hepatobiliares, hiperemese gravídica, gripe, resfriados, faringites, rinite, diabete, prevenção de arteriosclerose, inflamação osteoarticular, mialgia, contratura muscular, neuralgias e odontalgias.

O uso do gengibre na Medicina

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.

Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O uso do gengibre na Culinária

Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Imagem

Indicações

Profilaxia de náuseas e vômitos associados à cinesia (cinetose) e náusea pós-operatória. É indicado em casos de cólicas, dores de garganta, resfriados, náusea, gripe, bronquite,
rouquidão, asma, reumatismo.

Gengibre emagrece?

Além de ser ótimo no combate de artrite, cólicas, diarréia, enxaqueca, para aliviar enjôos e outros males, o gengibre também funciona como uma ótima alternativa para emagrecer. Por ser um alimento termogênico, o gengibre aumenta a temperatura de nosso corpo, portanto, obriga nosso organismo a gastar mais energia. Isso faz com que o metabolismo seja acelerado e aconteça a queima de gordura. Mas, é claro que deve ser evitado o consumo excessivo da raiz, pois o gengibre pode machucar o intestino. Pode ser consumido como chá ou tempero de comida. O melhor é que o gengibre é encontrado em qualquer parte do país e com baixo custo. Se você passar a fazer uso da raiz diariamente, acompanhado é claro de uma dieta balanceda poderá perder até 2 quilos na semana(varia para cada organismo, acompanhado da dieta).

Chá de gengibre. Você vai precisar colocar ao fogo ½ litro de água e aquecer até 37°C – que é aquela temperatura suportável quando se coloca um dedo – despeje a água sobre 2 colheres de sopa de gengibre cru ralado e tampe, deixando em repouso em média 10 minutos. Tome cuidado para não deixar ferver ou colocar o gengibre em água muito quente, pois as propiedades da raiz podem ser perdidas em temperaturas muito altas. O ideal é beber ½ litro do chá de gengibre por dia, especialmente após as refeições.

Posologia e reações adversas

200 à 400mg ao dia.

Reações adversas: Podem ocorrer pirose e alteração da pressão sangüínea, inicialmente diminuindo, e em seguida, aumentando. O gengibre pode causar reações de hipersensibilidade resultando em dermatite, especialmente em pacientes sensíveis.

O gengibre pode afetar o tempo de sangramento e parâmetros imunológicos devido ao seu efeito na inibição da síntese de tromboxano e sua atividade agonista da prostaciclina.

Imagem

Precauções

Caso ocorra hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Pacientes que utilizam anticoagulantes deverão consultar o médico antes de fazer o uso do gengibre. Não deve ser administrado na ocorrência de náuseas matinais, gravidez, lactação, por crianças menores de seis anos, pacientes com gastrite, alergias respiratórias, desordens na coagulação sangüínea, úlceras gastroduodenais, síndrome do
intestino irritável, colite ulcerosa, doença de Crohn, hepatopatias,
epilepsia, Mal de Parkinson ou outras enfermidades neurológicas.

Por causa do seu efeito colagogo, a droga não deve ser utilizada por pacientes que apresentam cálculos biliares, exceto sob consulta médica.

Interações Medicamentosas

O gengibre pode aumentar a absorção da sulfaguanidina. Doses excessivas de gengibre podem
interferir em terapias cardíacas, antidiabéticas e anticoagulantes.

Referências bibliográficas/Fonte:

DI STASI l. C.; SANTOS, E. M. G.; SANTOS, C. M. dos; HIRUMA, C.A.
Plantas medicinais na Amazônia. São Paulo. Editora Universidade
Paulista, 1989.
PINTO, J. E. B. P. Santiago, E. J. A. de. Compêndio de plantas
medicinais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2000.
ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. Isis Ediciones. 1998.

http://cozinhajapone...ra-a-sua-saude/
http://www.guiadicasgratis.com
  • surf curtiu isso
Imagem "ANTES DE SER, PRECISO ME VER VENCENDO"

SIGAM-ME OS BONS: DIÁRIO DO LIGABO: http://www.hipertrof...__1#entry568321 NO CHICKENS!!

"POSSO NÃO SER O MELHOR PRA VOCÊ, MAS FAÇO O MELHOR PARA MIM. ENQUANTO PARA A MAIORIA, ESTE É O ÁPICE DE UM GRANDE SONHO, PARA MIM, É APENAS O INICIO DE UM LONGO CAMINHO CURTO."

"PERDA DE TEMPO É CONVENCER A SI PRÓPRIO, QUE É CAPAZ DE CONQUISTAR ALGO QUE VOCÊ JULGA IMPOSSÍVEL. VÁ E FAÇA!"

...O QUE ME ANIMA TODOS OS DIAS A QUERER O MELHOR PARA MIM, MEU CORPO, E MINHA MENTE? NADA DE MAIS, APENAS ACORDAR TODOS OS DIAS E VER AS MESMAS PESSOAS VIVENDO APENAS POR VIVER, FAZENDO SEMPRE AS MESMAS COISAS, E CULPANDO A DEUS POR NÃO SER ALGUEM, SENDO QUE VIVE COMO UM NINGUEM. EU VIVO, PARA SER O MELHOR! MESMO QUE CAUSE DOR, SACRIFICIO, SUOR E SANGUE...

#2 Plewers

Plewers
  • Membro
  • 170 posts

Postado as 01:56:09 em 25/06/2011

Essa semana coincidentemente comecei a tomar chá de gengibre, estou gostando .
Imagem

"A pior coisa que eu posso ser é igual a todo mundo. Eu odeio isso."
(Arnold Schwarzenegger)

No Pain No Gain

#3 ligabo

ligabo
  • Membro
  • 3.665 posts

Postado as 02:02:28 em 25/06/2011

Essa semana coincidentemente comecei a tomar chá de gengibre, estou gostando .

Está utilizando para qual finalidade?

Boa sorte.

Este post foi editado por ligabo: 02:25:15 em 25/06/2011

SIGAM-ME OS BONS: DIÁRIO DO LIGABO: http://www.hipertrof...__1#entry568321 NO CHICKENS!!

"POSSO NÃO SER O MELHOR PRA VOCÊ, MAS FAÇO O MELHOR PARA MIM. ENQUANTO PARA A MAIORIA, ESTE É O ÁPICE DE UM GRANDE SONHO, PARA MIM, É APENAS O INICIO DE UM LONGO CAMINHO CURTO."

"PERDA DE TEMPO É CONVENCER A SI PRÓPRIO, QUE É CAPAZ DE CONQUISTAR ALGO QUE VOCÊ JULGA IMPOSSÍVEL. VÁ E FAÇA!"

...O QUE ME ANIMA TODOS OS DIAS A QUERER O MELHOR PARA MIM, MEU CORPO, E MINHA MENTE? NADA DE MAIS, APENAS ACORDAR TODOS OS DIAS E VER AS MESMAS PESSOAS VIVENDO APENAS POR VIVER, FAZENDO SEMPRE AS MESMAS COISAS, E CULPANDO A DEUS POR NÃO SER ALGUEM, SENDO QUE VIVE COMO UM NINGUEM. EU VIVO, PARA SER O MELHOR! MESMO QUE CAUSE DOR, SACRIFICIO, SUOR E SANGUE...

#4 -Intense-

-Intense-
  • Membro
  • 418 posts

Postado as 06:21:31 em 28/10/2011

Eu já ví em algum lugar que o Gengibre estimula a produção de Estradiol, mas não acho mais nada. Alguém sabe algo sobre?
Cut [X] On [ ] Off Imagem

#5 Diego jiu jitsu

Diego jiu jitsu
  • Membro
  • 144 posts

Postado as 07:58:12 em 04/02/2012

Po estou montando um pos treino natureba so para qualidade de vida... Com canela, malto, Colageno Hidro, Whey, gengibre so falta comprar a linhaça, aveia e ginseng. Sera que o gengibre em pó direto no shake tem problema?
A dor é meramente a fraqueza saindo de um corpo!

#6 Derdrake

Derdrake

Motivo: A pedido do membro

• Banido
  • 367 posts

Postado as 09:33:48 em 04/02/2012

Po estou montando um pos treino natureba so para qualidade de vida... Com canela, malto, Colageno Hidro, Whey, gengibre so falta comprar a linhaça, aveia e ginseng. Sera que o gengibre em pó direto no shake tem problema?

Eu uso diariamente 30g de gengibre em pó no pré e pós treino, bato no liquidificador junto com whey e outros elementos do shake.

Utilizo ele principalmente por 3 motivos:

1- É um termogênico natural.
2- Age no combate a azia,
3- Pesquisas indicam sua eficiência na recuperação muscular, como um analgésico natural, combate artrose e dores musculares.

* Só um aviso: o gengibre tem um gosto muito forte e sobrepõe ao gosto dos outros elementos do shake. Então uma dica não seja fresco igual a tantos por ai, se o gosto é ruim manda tudo pra dentro de uma vez.
"Eles podiam levantar pesos pesados, ​​sobrecarga, sendo também capazes de realizar ginástica e exercícios de equilíbrio. Eles eram o padrão, então, a era esteróide veio junto com cabeças preguiçosas e estas merdas todas exercícios que você está sentado em máquinas um treino inteiro."

#7 Diego jiu jitsu

Diego jiu jitsu
  • Membro
  • 144 posts

Postado as 10:30:38 em 04/02/2012

Eu uso diariamente 30g de gengibre em pó no pré e pós treino, bato no liquidificador junto com whey e outros elementos do shake.

3- Pesquisas indicam sua eficiência na recuperação muscular, como um analgésico natural, combate artrose e dores musculares.

* Só um aviso: o gengibre tem um gosto muito forte e sobrepõe ao gosto dos outros elementos do shake. Então uma dica não seja fresco igual a tantos por ai, se o gosto é ruim manda tudo pra dentro de uma vez.

Valeu pela informação.
Gosto é tranquilo, mo galera reclama do gosto de clem e eu achei muito tranquilo.

#8 JúniorTK

JúniorTK
  • Membro
  • 102 posts

Postado as 01:15:11 em 05/02/2012

É isso aí Derdrake!! Jogo tudo no liquidificador e to nem ai pro gosto final.
geralmente coloco gengibre, alho e ovos crus no meu "shake" pré-treino, sem frescura.
vlw pelo post!!

Este post foi editado por JúniorTK: 01:16:46 em 05/02/2012

Quando os músculos pedem pra ser desligados, minha mente diz: Vamos! Você é mais que isso porra!!

LOBO - DEADLIFT FAN #119

#9 Diego jiu jitsu

Diego jiu jitsu
  • Membro
  • 144 posts

Postado as 01:07:59 em 06/02/2012

Po quem avisa amigo é... Utilizei so o Gengibre o treco é ruim!

#10 ligabo

ligabo
  • Membro
  • 3.665 posts

Postado as 07:12:23 em 06/02/2012

Caramba, tomar gengibre puro é coisa de macho msm kkkk! Fico imaginando o sabor do seu shake Derdrake (apesar q não posso falar mt pois tomo cafeína em pó e isso é ruim pra caramba!!)

E ainda bem q mudou sua foto de avatar para uma "menos pior" do q a anterior... :nerd:

#11 Derdrake

Derdrake

Motivo: A pedido do membro

• Banido
  • 367 posts

Postado as 12:12:42 em 07/02/2012

Caramba, tomar gengibre puro é coisa de macho msm kkkk! Fico imaginando o sabor do seu shake Derdrake (apesar q não posso falar mt pois tomo cafeína em pó e isso é ruim pra caramba!!)

Não sei se cafeína em pó é ruim, mas no meu shake tem pó de café também. Porém o gosto fortíssimo do gengibre anula todos os outros. Pensei se os turcos que foram uns dos primeiros povos a tomar café, o tomam com o pó e tudo porque eu não deveria fazer o mesmo.

E ainda bem q mudou sua foto de avatar para uma "menos pior" do q a anterior... :nerd:

Oh meu time é tradição rapaz, fala mau dele não. hehe

"Eles podiam levantar pesos pesados, ​​sobrecarga, sendo também capazes de realizar ginástica e exercícios de equilíbrio. Eles eram o padrão, então, a era esteróide veio junto com cabeças preguiçosas e estas merdas todas exercícios que você está sentado em máquinas um treino inteiro."

#12 Asher

Asher
  • Membro
  • 92 posts

Postado as 04:43:49 em 21/02/2012

Excelente topico, uso sempre em forma de chá, vale a pena!
Quanto ao gosto é questão de costume.
Grande abraço!
adonai yeshua

#13 Fraldexxx

Fraldexxx
  • Membro
  • 202 posts

Postado as 08:29:46 em 17/05/2012

Minha irmã de 15 anos tomou suco de gengibre por quatro meses e BAZINGA... Era Adele agora virou Kate Moss hahahaha negócio sinistro; óbvio que não foi só isso, mas considerando que ela é meio sedentária e faz uma dieta bem meia boca, acho que o gengibre ajudou muito. Quanto ao gosto ruim, eu espero ter um pouco mais de estômago do que uma garotinha. Vou começar a tomar.

#14 ligabo

ligabo
  • Membro
  • 3.665 posts

Postado as 09:27:09 em 17/05/2012

Minha irmã de 15 anos tomou suco de gengibre por quatro meses e BAZINGA... Era Adele agora virou Kate Moss hahahaha negócio sinistro; óbvio que não foi só isso, mas considerando que ela é meio sedentária e faz uma dieta bem meia boca, acho que o gengibre ajudou muito. Quanto ao gosto ruim, eu espero ter um pouco mais de estômago do que uma garotinha. Vou começar a tomar.

Gosto nem é tão ruim. Vou reiniciar o uso de chá verde de manhã e tomar junto com gengibre. Qq coisa pode mandar em capsula tb.

#15 Azyzz Br

Azyzz Br
  • Membro
  • 380 posts

Postado as 09:27:29 em 18/05/2012

Puts achei outra coisa ruim pra minha dieta é bom pra clean bulk será?

#16 Fraldexxx

Fraldexxx
  • Membro
  • 202 posts

Postado as 09:43:09 em 21/05/2012

Estou tomando gengibre há 4 dias, assim que reduzi a quantidade de carbo na dieta e acho que tá segurando o apetite sim. Dá uma queimação na garganta assim que ele desce mas é de boua. Só não entendi muito o post inicial que fala pra tomar de 200 a 400mg por dia; isso é pouco demais. Nem dá pra contar. Eu preparo meio litro com aprox. 100g de gengibre e tomo um copo de 250 mL três vezes por dia sendo metade do copo do preparado e a outra metade com água normal.

#17 ligabo

ligabo
  • Membro
  • 3.665 posts

Postado as 11:08:01 em 21/05/2012

Isso é dose homeopática. Assim como recomendam 45mg de vit.c ao dia rs.

#18 Drug Molko

Drug Molko
  • Membro
  • 233 posts

Postado as 07:43:54 em 23/10/2012

Gostei ... será que ajuda a dar mais disposição igual a cafeina ??
Vou tomar como suco e chá com canela

#19 HMacOs

HMacOs
  • Membro
  • 647 posts

Postado as 10:11:51 em 24/10/2012

Tenho tomado a um mês e meio chá de gengibre, chá verde e meio limão (uns 400 ml), de 30 a 40 minutos antes do cardio. Não posso falar o quanto é percentualmente efetivo em relação a termogênicos comerciais, mas esse 'combo' esquenta! Foram 5 kgs embora sem perda de MM nesse tempo.
Em breve pretendo acrescentar semente de mostarda triturada p/ dar um up nesse chá, o duro vai ser isso descer (pq o gosto vai ficar ainda mais zuado, com certeza)...
Um dia ainda queria ver um estudo em que se falasse do uso combinado de termogênicos naturais (e se eles não perdem efeito ou concorrem de alguma forma entre si).

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." Ayrton Senna.

[Galera 30+]

#20 Deliciê

Deliciê
  • Banido
  • 349 posts

Postado as 03:10:02 em 23/11/2012

15 minutos antes do meu treino eu tomo:

Chá verde + Gengibre + canela em pó = suar igual a uma pururuca na brassa

kkkkkkkkkkkkk!!!!!

Academia Gambiarra (Supino Caseiro)

http://www.hipertrof...biarra-supino-c

Termos de Uso: As mensagens contidas no site Hipertrofia.org não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional(independente da sua área de atuação), sendo da responsabilidade de quem as redigiu e não necessariamente refletem a opinião do proprietário do site.

Utilizando o site www.Hipertrofia.org você estará concordando com estes termos.