Clique aqui

MarinhoBF

5-Htp ... Você Já O Conhecia?

22 posts in this topic

Introdução

5-HTP: O Que É? Para Que Serve o 5-HTP?

5-htp-5htp.jpg

O 5HTP (5HTP, 5-Hidroxitriptofano, Pílula da Felicidade, 5-Hydroxytryptophan, 5-HTTP) é um suplemento dietético precursor metabólico da serotonina (5-HTP Supplements), que por sua vez é um neurotransmissor no cérebro. É produzido a partir das sementes da planta africana Griffonia Simplicifolia. O 5-HTP é utilizado na medicina alternativa para aliviar sintomas de ansiedade, depressão, fibromialgia, insônia, dores de cabeça, TPM e redução do apetite. O extrato de 5-hidroxitriptofano é vendido como um suplemento natural.

Planta Griffonia Simplicifolia

griffonia-simplicifolia.jpg

A Griffonia simplicifolia é um arbusto perene, vigoroso, de grande adaptablidade, que chega a atingir aproximadamente três metros de altura e possui flores esverdeadas. É encontrado na África Ocidental e Central. Os africanos usam esta planta medicinal há séculos, mastigando seus talos e raízes. As folhas são usadas para ajudar na cura e cicatrização de feridas e o suco da folha é usado como um enema para o tratamento de doenças renais. As folhas da Griffonia simplicifolia são usadas na medicina alternativa como afrodisíacos.

5-HTP Dose e Efeitos Colaterais

O 5-HTP manipulado deve ser usado apenas para fins indicados no rótulo do produto ou da forma como prescreveu o seu médico ou farmacêutico. Não deve ser utilizado em quantidades maiores que as prescritas ou durante um período mais longo do que o indicado. Apesar de não haver casos de prejuízo ao feto durante a gravidez, o uso durante a gestação só pode feito com prescrição e acompanhamento médico. Em alguns casos, o 5HTP hydroxytryptophan pode prejudicar a produção de leite durante a lactância.

O 5-HTP é consumido com água. Pessoas que não sofreram alterações na condição médica ou até mesmo pioraram, devem procurar um médico. Caso esqueça de tomar a dose no período correto, o profissional da saúde responsável deve ser contatado, para que possa possa informar com maior exatidão sobre a melhor forma de regularizar o ciclo correto do medicamento.

O 5HTP deve ser armazenado longe da umidade e do calor. Durante o uso do 5-HTP, é recomendado evitar uma exposição prolongada ao sol, vez que o suplemento pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios solares. Caso seja inevitável, deve-se usar um protetor solar com um fator de proteção acima do que você cotidianamente costuma usar.

Pessoas com sintomas alérgicos, tais como urticárias, dificuldades de respiração, inchamento (face, lábios, língua e garganta), erupções cutâneas, formigamento severo pelo corpo ou dores musculares fortes, dores de estomago, náuseas, vômitos, azia, prisão de ventre e perda total de apetite devem cessar o uso e procurar o profissional da saúde responsável.

Pessoas que fazem uso de outros medicamentos, devem usar o 5-HTP (ou qualquer outro fitoterápico), sob prescrição médica, para que não haja nenhum risco do remédio feito à base da Griffonia Simplicifolia interagir com outro medicamento e causar algum efeito colateral. Também não é aconselhável utilizar o 5-HTP juntamente com bebidas alcóolicas e medicamentos antidepressivos, vez que o 5-HTP pode potencializar os efeitos dessas substâncias.

5-HTP (5HTP) no Tratamento da Ansiedade

5-htp-ansiedade.jpg

O 5-HTP, suplemento natural ainda bastante desconhecido e muito pouco usado para tratar a ansiedade, passou a atrair maior atenção após bons resultados no tratamento natural de ansiedade, quando administrado de forma correta. 5-HTP é a abreviação de 5-hidroxitriptofano, aminoácido precursor da serotonina. Quando ingerido, faz com que alguns triptofanos se transformem em proteínas, sendo alguns em niacina (vitamina B3) e outros vão para o cérebro para se converterem em serotonina (neurotransmissor), substância fundamental para o funcionamento do cérebro, responsável também por regular o humor e os níveis de tensão.

Uma das causas comuns da ansiedade é uma desordem conhecida como SDS ou Síndrome de Deficiência de Serotonina, ocasionada por níveis de serotonina abaixo do normal no cérebro. Isto faz com que o cérebro regule mal o humor, a tensão, o apetite e os processos de sono. Isto somado pode influenciar negativamente e aumentar os níveis de ansiedade.

A função do 5-HTP é de suprir a falta de serotonina, fazendo que no final das contas os níveis de ansiedade diminuam consideravelmente. Outros métodos de aumentar a serotonina e regular a ansiedade também estão disponíveis no mercado, no entanto, não são tratamentos naturais e podem causar efeitos colaterais negativos.

A dose a ser ministrada para o controle da ansiedade através do 5HTP deve ser sempre feita sobre prescrição médica, sendo mais comum o consumo diário de 100mg de 5HTP. No caso da ansiedade, os efeitos proporcionados pelo 5HTP não são instantâneos, havendo casos em que o cérebro pode levar cerca de um mês para se beneficiar completamente do suplemento.

O uso do 5-HTP deve ser observado quando a pessoa faz uso de algum outro medicamento que também aumenta a produção de serotonina. O 5-HTP não deve ser usado por pelo menos duas semanas antes do uso de outras medicinas para o tratamento da ansiedade ter sido cessado. Um médico deve ser sempre consultado antes de ser iniciado qualquer tratamento natural com o 5HTP.

5-HTP (5HTP) no Tratamento da Depressão

5-htp-depressao.jpg

O 5-HTP (5-hidroxitriptofano), quando ingerido, faz com que alguns triptofanos se transformem em proteínas, alguns em niacina (vitamina B3) e outros vão para o cérebro para se converterem em serotonina (neurotransmissor). A serotonina é uma substância química fundamental para o funcionamento do cérebro, responsável por produzir, dentre outras coisas, a sensação de calma e bem-estar do corpo. Durante as últimas três décadas, estudos ligaram os vários sintomas da depressão aos baixos índices de serotonina presentes no cérebro. O 5-hidroxitriptofano (5-HTP), substância extraída das sementes da planta africana Grifonnia simplicifolia, provou ser uma fonte rica em serotonina, capaz de aliviar os sintomas depressivos.

Inúmeras pesquisas estudaram a eficácia do 5-HTP para o tratamento da depressão. Os efeitos da fluvoxamina foram comparados ao 5-HTP, que provou ser igualmente efetivo no tratamento da depressão. Vários grupos tratados com essas substâncias obtiveram redução gradual dos sintomas depressivos. Uma publicação na revista Neuropsychobiology, mostrou segundo um investigador, que “dos 17 estudos revisados, 13 confirmaram que o 5-HTP possui verdadeiras propriedades antidepressivas. (in Zmilacher K, et al. L-5-hydroxytryptophan alone and in combination with a peripheral decarboxylase inhibitor in the treatment of depression. Neuropsychobiology 1988;20:28-35).

A dose efetiva de 5-HTP parece estar a partir de 50mg diários. No entanto, é importantíssimo que o uso do 5HTP só seja usado mediante prescrição médica. Também não se deve de forma alguma usar o 5HTP combinado com outras substâncias antidepressivas sem recomendação e acompanhamento médico especializado. Efeitos colaterais associados com doses terapêuticas de 5-HTP são raros, mas de qualquer forma, se deve ter muito cuidado ao utilizar o 5HTP.

O 5-HTP pode ser um das substâncias naturais mais úteis descobertas nos últimos anos. Mas como qualquer tratamento, há de se ter certas precauções: O 5-HTP pode não ser apropriado para todos os tipos de depressão e também pode não ser compatível com todos os tipos de medicamento antidepressivos. Consulte um médico com antecedência e não faça uso da automedicação.

5-HTP: Suplemento Natural Que Emagrece

O 5-HTP (5HTP) é uma escolha cada vez mais popular em dietas para perder peso, vez que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e reduz a vontade de comer doces e gorduras, além de controlar o apetite.

Desde 1975, estudos usando ratos obesos demonstraram que a administração de 5-HTP para esses animais resultou em uma significativa perda de peso. Com o consumo do 5-HTP, o nível de serotonina no cérebro aumentou e a mensagem transmitida ao cérebro determinando a necessidade de consumo de alimentos doces e gordurosos passou a ser repassada com menor intensidade.

Pesquisas indicaram que pessoas com grande apetite para consumirem carboidratos apresentaram baixos níveis de serotonina. Neste caso, o cérebro instintivamente busca alimentos mais gordurosos para suprir suas necessidades. Baixos níveis de serotonina também podem estar relacionados a outras síndromes e doenças.

A Universidade de Roma administrou uma série de três estudos clínicos com mulheres obesas. O primeiro deles mostrou que o 5-HTP reduzia a entrada calórica no corpo e promovia perda de peso, apesar do fato de que as mulheres estudadas não fizeram nenhum esforço consciente para perder peso. O peso aproximado que cada mulher perdeu em cerca de cinco semanas com o uso de 5-HTP foi de 1,5 quilos.

O segundo buscou determinar se as pessoas que consumiam o 5-HTP aderiam a recomendações dietéticas individuais. O estudo de doze semanas foi dividido em dois períodos de seis semanas. Durante as primeiras seis semanas, não havia nenhuma recomendação dietética. No segundo período do estudo, as mulheres foram colocadas em uma dieta de cerca de 1200 calorias diárias. As mulheres que tomaram placebo perderam cerca de um quilo, enquanto as mulheres que tomaram o 5-HTP perderam cerca de quatro quilos e quinhentos gramas. Como provado no estudo anterior, o 5HTP parecia promover a perda de peso ao proporcionar uma sensação de saciedade corporal. Todas as mulheres que faziam o uso do 5-HTP ficavam satisfeitas primeiro durante as refeições.

No terceiro estudo, também conduzido em um período de 12 semanas, as mulheres durante as seis primeiras semanas não receberam nenhuma recomendação ou programa dietético durante o período. Nas 6 semanas finais, as mulheres foram colocadas em uma dieta de 1200 calorias diárias. Os resultados deste estudo foram até mesmo mais impressionantes que os estudos prévios por várias razões. O grupo que recebeu o 5-HTP perdeu uma média de 2 quilos durante seis semanas e uma média de 6 quilos no final de 12 semanas. Em contrapartida, o grupo que havia tomado placebo tinha perdido uma média de só 200 gramas durante seis semanas e cerca de 800 gramas ao final de 12 semanas. A ausência da perda de peso significativa do segundo grupo durante o estudo refletiu o fato óbvio de que as mulheres que tomaram placebo apresentaram forte dificuldade de aderir a dietas.

Diante disso, ficou provado que baixos níveis de serotonina podem prejudicar as dietas de emagrecimento, levando a uma situação de sobrepeso e até mesmo obesidade ,caso este problema não seja corrigido. O 5-HTP age desta forma, aumentando o nível de serotonina no cérebro, o que faz com que o corpo cada vez menos necessite de alimentos doces e gordurosos.

O 5-HTP também ajuda a elevar o humor das pessoas, e pessoas deprimidas tendem a comer muito mais do que pessoas que estão contentes, contribuindo assim, indireta e positivamente para uma dieta de sucesso.

No entanto, o 5-HTP não pode jamais ser consumido de forma indiscriminada, vez que altos níveis de serotonina podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas e, em função disto, é aconselhável sempre utilizar o 5-HTP com prescrição de um profissional da saúde competente.

****************************************************************

Opinião Marinho:

Olha pessoal, acho bem interessante, como todo fitoterápico só acreditando e usando pra saber, em relação a produção baixa da serotonina ser responsavel pelo desejo de comer coisas gordurosas e doces, eu sou prova viva disso, ultimamente tenho dormido muito mal e meu desejo por carboidratos e besteiras triplicou!

Acho válido experimentar. Me parece nem interessante, eu nao conhecia e achei mt legal, talvez pegue manipulado e ai relato pra voces!

Abração!

FONTE: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom heim Marinho, não conhecia ele, e tem ótimas funções.

Isso aí teste sim e diga pra gente como está agindo em sua TPM :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom heim Marinho, não conhecia ele, e tem ótimas funções.

Isso aí teste sim e diga pra gente como está agindo em sua TPM :)

hahahahaha lixo fdp.

Mas na boa Douglinhas, achei interessante demais em relação ao auxilio na liberação da serotonina... cara eu sou bastante ansioso e minhas noite de sono são pessimas!

Pra quem tbm tem dificuldade pra perder peso tbm é bem legal...vou experimentar... arrumar uma receitinha e mandar pra dentro =)

Abraço irmão! TF 4EVER!

Share this post


Link to post
Share on other sites

É disso que to precisando,ta foda para durmi.

EU ando muito ligado e ansioso e acabado durmindo bem + ou - alguns dias.

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ja tinha lido a respeito pra manipular manolo, parece ser bom mesmo!

Capaz de eu manipular pra tomar no dia do lixo, assim eu me seguro mais!

HRIAHAIHRAIHAI

Booa Marinhoo ;D

Share this post


Link to post
Share on other sites

já tomei

mandava uns 100mg de uma vez a noite antes de dormir...lezerinha hehe

na vende

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra curar minha insônia, basta um comprimido de 3mg de Melatonina ("hormônio do sono")!

É um produto natural e barato, vendido livremente nos EUA, mas aqui no BR eu acho q não vende...

Sempre q venho de lá, trago um estoque... Rsrssrss

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra curar minha insônia, basta um comprimido de 3mg de Melatonina ("hormônio do sono")!

É um produto natural e barato, vendido livremente nos EUA, mas aqui no BR eu acho q não vende...

Sempre q venho de lá, trago um estoque... Rsrssrss

hahahahaha Fe, da pra arrumar Melatonina aqui tb, mas quando vc for, nao esquece de mim ok?

Ando durmindo meio zuado hahahahaha.

Beijo querida!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra curar minha insônia, basta um comprimido de 3mg de Melatonina ("hormônio do sono")!

É um produto natural e barato, vendido livremente nos EUA, mas aqui no BR eu acho q não vende...

Sempre q venho de lá, trago um estoque... Rsrssrss

Esse troço só não funciona pra mim.

Ae Marinho é nóis que não dorme.

Se vende no e capaz que eu pegue pra ver qual é.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu vários comentários do eu vejo pessoas comentando o uso do 5-HTP com o P5P (Pyridoxal-5-Phosphate), alguém tem mais informação das duas substâncias?

Eu já tomo melatonina, seria legal o combo melatonina + 5-HTP + P5P heheheh.

Acredito que pessoas de humor "normal" passem a ficar mais bem-humoradas?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lycann,

eu tenho muita vontade de usar, no momento estou sem grana pra tal, mas vou providenciar em breve, já q meu sono anda um lixo!

Ai relato aqui! ;)

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lycann,

eu tenho muita vontade de usar, no momento estou sem grana pra tal, mas vou providenciar em breve, já q meu sono anda um lixo!

Ai relato aqui! ;)

Abraços!

Vou aguardar esse relato.

Acho q vc compra antes de mim, rs*

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou aguardar esse relato.

Acho q vc compra antes de mim, rs*

hahahahaha Jane, nao tem melatonina q salve nosso problema com o sono kkkk.

o jeito é assistir o Jo, e se arriscar com o 5HTP kkkk.

Beijoos querida!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Outra coisa, vejo muitos comentários que o horário muda os efeitos.

1 dose antes de dormir = sono de qualidade

1 dose ao acordar = bom humor

E se a pessoa quiser os 2? hehe.

Será que 100mg antes de dormir dura pro outro dia?

Ou 100mg pra dormir e mais 100g pra acordar seria demais?

Ou talvez 50mg e 50mg?

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só pq tocaram nesse assunto, tentem tomar cloreto de magnésio, 1 dose, antes de dormir. É barato, ótimo, e ajuda em várias funções, inclusive no sono.

Obs.: É ruim pra dedéu, é tomar em jejum(1hr no minimo), escovar o dente(não pode tomar nada depois, nem comer), e dormir! :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

ligabo, é meio difícil saber o que é "1 dose".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem, em geral o cloreto vem no pacote de 33g, e se dissolve em uma garrafa(de vidro), com 1 litro de água. Após isto toma-se um cálice pequeno antes de dormir.

Obs: Complicado descrever aqui em palavras, mas se pode dizer que é pouco msm, em torno de 25/35ml.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém usa ou já fez o uso do 5-htp?
Ele realmente ajuda a controlar o apetite? 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém tem experiencia (ou sabe) se o 5 htp ajuda em pessoas que tem depressão?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 05/07/2016 at 22:56, Laay disse:

Alguém usa ou já fez o uso do 5-htp?
Ele realmente ajuda a controlar o apetite? 

não senti nada, 400mg/dia

 

Em 13/07/2016 at 22:07, lucasf21 disse:

Alguém tem experiencia (ou sabe) se o 5 htp ajuda em pessoas que tem depressão?

acho q só vai funcionar junto com algum ISRS

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 05/07/2016 at 22:56, Laay disse:

Alguém usa ou já fez o uso do 5-htp?
Ele realmente ajuda a controlar o apetite? 

 

Olha tenho utilizado, 300mg/dia.

 

Inibe um pouco o apetite sim, principalmente quando você começa a utilizar. 

 

Costumo tomar quando chego no trabalho (100mg) e após o almoço (200mg).

 

Porém, não atrapalha em nada as minhas refeições.

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.