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Guest Message by DevFuse

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O Que É Melhor? Gelo Ou Água Quente?


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3 respostas para este tópico

#1 Kowalsky

Kowalsky
  • Membro
  • 298 posts

Postado as 11:15:55 em 02/01/2011

Uma pergunta frequente no consultório é se o paciente deve aplicar Gelo ou Agua Quente após uma contusão ou outro problema ortopédico.
O tratamento com gelo e calor é chamado de termoterapia e se baseia no fato de que a diferença de temperatura melhora as dores músculo-esqueléticas.
Alguns colegas argumentam que devemos colocar Gelo nas primeiras 24/48 horas e calor depois. Eu prefiro usar gelo o tempo todo, tanto na fase aguda quanto nos dias subsequentes.



Porque usar gelo o tempo todo ?
O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive de vasos e nervos.
Inicialmente ele provoca uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida ( diminuição do fluxo de sangue ) e uma vasodilatação reflexa, ou seja depois de alguns minutos o local fica vermelho.
A Agua morna por sua vez provoca somente a segunda fase ou seja vasodilatação.
Na primeira fase ( vasoconstrição ) o gelo diminui o funcionamento dos nervos o que produz anestesia ( após usar gelo alguns minutos, ao tocarmos na pele, não sentimos o toque provocado pelo contato dos dedos).
Essa analgesia permanece por mais tempo, mesmo após a retirada do gelo. Outro aspecto que torna o gelo superior a água morna é que a vasodilatação reflexa que ocorre após os primeiros minutos é mais intensa e mais prolongada que a produzida pela água quente.
Ou seja o gelo é superior a água morna pois apresenta melhores resultados de analgesia e vasodilatação reflexa mais prolongada.


Devemos usar gelo em todos os lugares e em todas as pessoas?
Não, apesar do gelo ser superior a água morna, repetindo ÁGUA MORNA, ( não use água quente pois senão você vai queimar a pele ) nem todos os pacientes suportam bem o gelo, principalmente paciente mais idosos. Locais com protuberâncias ósseas salientes também são mais sensíveis ao gelo.
A região dos pés, por exemplo, responde muito bem a água morna com um pouco de sal.


Por quanto tempo devemos aplicar o gelo?
Vinte minutos, evitar o uso por períodos mais prolongados, o gelo provoca queimaduras e faz lesões tão ou mais graves que o água quente. ( lembre-se das histórias das pessoas que perderam a ponta do nariz ou partes do pé quando expostas ao frio extremo por muito tempo )
Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.
Gelo por períodos maiores que 20 minutos pode causar queimaduras!


Podemos usar bolsas de gel geladas? Elas substituem o gelo?
Essas bolsas que são colocadas no frizzer são muito úteis para crianças. ( não use gelo em crianças pequenas sem orientação médica ) a vantagem para crianças, é que essas bolsas térmicas perdem rapidamente a temperatura em contato com o ar e com a pele.
Para tratamento das patologias ortopédicas o uso de 3 ou 4 formas de gelo bem picado dentro de um saco plástico de supermercado é muito mais eficiente. O saco plástico fino cheio de gelo bem picado se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos, ou seja é superior ao bolsas com gel.


Podemos aplicar pomadas anti-inflamatórios junto com o gelo?
Sim, o momento ideal para aplicar esses produtos é após a retirada do gelo. Após 20 minutos de aplicação de gelo a pele está avermelhada ( vasodilatada ) e um pouco úmida, passe um pano seco para enxugar a pele e a seguir ( ainda com a pele avermelhada ) aplique o creme anti-inflamatório.


A aplicação de gelo tem algum risco?
Sim, se você aplicar gelo durante muito tempo vai queimar a pele e os tecidos abaixo da pele ( Geladura ).


O que é banho de contraste?
O banho de contraste é o uso de agua morna e agua gelada de modo alternado.


Como é feito o banho de contraste?
O banho de contraste deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água quente e tempere até uma temperatura de 36-38 graus, na outra coloque agua gelada com vários cubos de gelo.
Inicie colocando os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita até completar 20 minutos.
a medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.


Quando devo usar o banho de contraste com agua morna e agua gelada?
O banho de contraste em geral é usado para melhorar os edemas (inchaços) crônicos ou os edemas residuais.

Por : Dr. Marcos Britto da Silva

Este post foi editado por Kowalsky: 11:52:23 em 02/01/2011


#2 PlayBODYboy

PlayBODYboy
  • Membro
  • 436 posts

Postado as 12:03:19 em 03/01/2011

gostei do texto mas apesar do cara ser Dr. eu não me arrisco nesse banho de contraste não , vou acabar pegando uma bela gripe :lol:

#3 lp13

lp13
  • Membro
  • 222 posts

Postado as 09:11:34 em 03/01/2011

Eu lembro quando estirei os musculos da parte posterior da coxa o medico me recomendou fazer mais ou menos como o banho de contraste, só que eram 20 mins direto de bolsa de gelo depois mais 20 mins direto de bolsa com água morna mais o anti-inflamatório que eu tava tomando, foi tiro e queda fiquei bom rapidinho, mas em todo o caso eu prefiro usar o gelo quase sempre resolve só nos pés que eu utilizava gelo tbm e era foda de aguentar kkkkk agora passarei a usar água morna
abras

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Lp13 - TURMA DO FUNDÃO FAN #12

"Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua bvida como campeão" Muhammad Ali.

#4 Chun_li

Chun_li
  • Membro
  • 1.959 posts

Postado as 06:47:49 em 07/01/2011

Meu ortopedista me recomendou apenas crioterapia 3x ao dia por 20min B)
“Passar por tudo isso foi bom, cada ganho, cada perca, a gente vai aprendendo e entende que nunca estará satisfeita com nada… Sem metas você não chega a lugar nenhum, simplesmente é um treino, um dia após o outro. Ouse mudar, desafie-se.” YM






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