Clique aqui

Sign in to follow this  
Followers 0
Kowalsky

O Que É Melhor? Gelo Ou Água Quente?

4 posts in this topic

Uma pergunta frequente no consultório é se o paciente deve aplicar Gelo ou Agua Quente após uma contusão ou outro problema ortopédico.

O tratamento com gelo e calor é chamado de termoterapia e se baseia no fato de que a diferença de temperatura melhora as dores músculo-esqueléticas.

Alguns colegas argumentam que devemos colocar Gelo nas primeiras 24/48 horas e calor depois. Eu prefiro usar gelo o tempo todo, tanto na fase aguda quanto nos dias subsequentes.

Porque usar gelo o tempo todo ?

O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive de vasos e nervos.

Inicialmente ele provoca uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida ( diminuição do fluxo de sangue ) e uma vasodilatação reflexa, ou seja depois de alguns minutos o local fica vermelho.

A Agua morna por sua vez provoca somente a segunda fase ou seja vasodilatação.

Na primeira fase ( vasoconstrição ) o gelo diminui o funcionamento dos nervos o que produz anestesia ( após usar gelo alguns minutos, ao tocarmos na pele, não sentimos o toque provocado pelo contato dos dedos).

Essa analgesia permanece por mais tempo, mesmo após a retirada do gelo. Outro aspecto que torna o gelo superior a água morna é que a vasodilatação reflexa que ocorre após os primeiros minutos é mais intensa e mais prolongada que a produzida pela água quente.

Ou seja o gelo é superior a água morna pois apresenta melhores resultados de analgesia e vasodilatação reflexa mais prolongada.

Devemos usar gelo em todos os lugares e em todas as pessoas?

Não, apesar do gelo ser superior a água morna, repetindo ÁGUA MORNA, ( não use água quente pois senão você vai queimar a pele ) nem todos os pacientes suportam bem o gelo, principalmente paciente mais idosos. Locais com protuberâncias ósseas salientes também são mais sensíveis ao gelo.

A região dos pés, por exemplo, responde muito bem a água morna com um pouco de sal.

Por quanto tempo devemos aplicar o gelo?

Vinte minutos, evitar o uso por períodos mais prolongados, o gelo provoca queimaduras e faz lesões tão ou mais graves que o água quente. ( lembre-se das histórias das pessoas que perderam a ponta do nariz ou partes do pé quando expostas ao frio extremo por muito tempo )

Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.

Gelo por períodos maiores que 20 minutos pode causar queimaduras!

Podemos usar bolsas de gel geladas? Elas substituem o gelo?

Essas bolsas que são colocadas no frizzer são muito úteis para crianças. ( não use gelo em crianças pequenas sem orientação médica ) a vantagem para crianças, é que essas bolsas térmicas perdem rapidamente a temperatura em contato com o ar e com a pele.

Para tratamento das patologias ortopédicas o uso de 3 ou 4 formas de gelo bem picado dentro de um saco plástico de supermercado é muito mais eficiente. O saco plástico fino cheio de gelo bem picado se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos, ou seja é superior ao bolsas com gel.

Podemos aplicar pomadas anti-inflamatórios junto com o gelo?

Sim, o momento ideal para aplicar esses produtos é após a retirada do gelo. Após 20 minutos de aplicação de gelo a pele está avermelhada ( vasodilatada ) e um pouco úmida, passe um pano seco para enxugar a pele e a seguir ( ainda com a pele avermelhada ) aplique o creme anti-inflamatório.

A aplicação de gelo tem algum risco?

Sim, se você aplicar gelo durante muito tempo vai queimar a pele e os tecidos abaixo da pele ( Geladura ).

O que é banho de contraste?

O banho de contraste é o uso de agua morna e agua gelada de modo alternado.

Como é feito o banho de contraste?

O banho de contraste deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água quente e tempere até uma temperatura de 36-38 graus, na outra coloque agua gelada com vários cubos de gelo.

Inicie colocando os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita até completar 20 minutos.

a medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.

Quando devo usar o banho de contraste com agua morna e agua gelada?

O banho de contraste em geral é usado para melhorar os edemas (inchaços) crônicos ou os edemas residuais.

Por : Dr. Marcos Britto da Silva

Edited by Kowalsky

Share this post


Link to post
Share on other sites

gostei do texto mas apesar do cara ser Dr. eu não me arrisco nesse banho de contraste não , vou acabar pegando uma bela gripe :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu lembro quando estirei os musculos da parte posterior da coxa o medico me recomendou fazer mais ou menos como o banho de contraste, só que eram 20 mins direto de bolsa de gelo depois mais 20 mins direto de bolsa com água morna mais o anti-inflamatório que eu tava tomando, foi tiro e queda fiquei bom rapidinho, mas em todo o caso eu prefiro usar o gelo quase sempre resolve só nos pés que eu utilizava gelo tbm e era foda de aguentar kkkkk agora passarei a usar água morna

abras

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu ortopedista me recomendou apenas crioterapia 3x ao dia por 20min B)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.