Clique aqui

Sign in to follow this  
Followers 0
Kowalsky

O Que É Melhor? Gelo Ou Água Quente?

4 posts in this topic

Uma pergunta frequente no consultório é se o paciente deve aplicar Gelo ou Agua Quente após uma contusão ou outro problema ortopédico.

O tratamento com gelo e calor é chamado de termoterapia e se baseia no fato de que a diferença de temperatura melhora as dores músculo-esqueléticas.

Alguns colegas argumentam que devemos colocar Gelo nas primeiras 24/48 horas e calor depois. Eu prefiro usar gelo o tempo todo, tanto na fase aguda quanto nos dias subsequentes.

Porque usar gelo o tempo todo ?

O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive de vasos e nervos.

Inicialmente ele provoca uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida ( diminuição do fluxo de sangue ) e uma vasodilatação reflexa, ou seja depois de alguns minutos o local fica vermelho.

A Agua morna por sua vez provoca somente a segunda fase ou seja vasodilatação.

Na primeira fase ( vasoconstrição ) o gelo diminui o funcionamento dos nervos o que produz anestesia ( após usar gelo alguns minutos, ao tocarmos na pele, não sentimos o toque provocado pelo contato dos dedos).

Essa analgesia permanece por mais tempo, mesmo após a retirada do gelo. Outro aspecto que torna o gelo superior a água morna é que a vasodilatação reflexa que ocorre após os primeiros minutos é mais intensa e mais prolongada que a produzida pela água quente.

Ou seja o gelo é superior a água morna pois apresenta melhores resultados de analgesia e vasodilatação reflexa mais prolongada.

Devemos usar gelo em todos os lugares e em todas as pessoas?

Não, apesar do gelo ser superior a água morna, repetindo ÁGUA MORNA, ( não use água quente pois senão você vai queimar a pele ) nem todos os pacientes suportam bem o gelo, principalmente paciente mais idosos. Locais com protuberâncias ósseas salientes também são mais sensíveis ao gelo.

A região dos pés, por exemplo, responde muito bem a água morna com um pouco de sal.

Por quanto tempo devemos aplicar o gelo?

Vinte minutos, evitar o uso por períodos mais prolongados, o gelo provoca queimaduras e faz lesões tão ou mais graves que o água quente. ( lembre-se das histórias das pessoas que perderam a ponta do nariz ou partes do pé quando expostas ao frio extremo por muito tempo )

Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.

Gelo por períodos maiores que 20 minutos pode causar queimaduras!

Podemos usar bolsas de gel geladas? Elas substituem o gelo?

Essas bolsas que são colocadas no frizzer são muito úteis para crianças. ( não use gelo em crianças pequenas sem orientação médica ) a vantagem para crianças, é que essas bolsas térmicas perdem rapidamente a temperatura em contato com o ar e com a pele.

Para tratamento das patologias ortopédicas o uso de 3 ou 4 formas de gelo bem picado dentro de um saco plástico de supermercado é muito mais eficiente. O saco plástico fino cheio de gelo bem picado se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos, ou seja é superior ao bolsas com gel.

Podemos aplicar pomadas anti-inflamatórios junto com o gelo?

Sim, o momento ideal para aplicar esses produtos é após a retirada do gelo. Após 20 minutos de aplicação de gelo a pele está avermelhada ( vasodilatada ) e um pouco úmida, passe um pano seco para enxugar a pele e a seguir ( ainda com a pele avermelhada ) aplique o creme anti-inflamatório.

A aplicação de gelo tem algum risco?

Sim, se você aplicar gelo durante muito tempo vai queimar a pele e os tecidos abaixo da pele ( Geladura ).

O que é banho de contraste?

O banho de contraste é o uso de agua morna e agua gelada de modo alternado.

Como é feito o banho de contraste?

O banho de contraste deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água quente e tempere até uma temperatura de 36-38 graus, na outra coloque agua gelada com vários cubos de gelo.

Inicie colocando os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita até completar 20 minutos.

a medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.

Quando devo usar o banho de contraste com agua morna e agua gelada?

O banho de contraste em geral é usado para melhorar os edemas (inchaços) crônicos ou os edemas residuais.

Por : Dr. Marcos Britto da Silva

Edited by Kowalsky

gostei do texto mas apesar do cara ser Dr. eu não me arrisco nesse banho de contraste não , vou acabar pegando uma bela gripe :lol:

Eu lembro quando estirei os musculos da parte posterior da coxa o medico me recomendou fazer mais ou menos como o banho de contraste, só que eram 20 mins direto de bolsa de gelo depois mais 20 mins direto de bolsa com água morna mais o anti-inflamatório que eu tava tomando, foi tiro e queda fiquei bom rapidinho, mas em todo o caso eu prefiro usar o gelo quase sempre resolve só nos pés que eu utilizava gelo tbm e era foda de aguentar kkkkk agora passarei a usar água morna

abras

Meu ortopedista me recomendou apenas crioterapia 3x ao dia por 20min B)