Ir para




Olá, anônimo!


Entrar  Logar com o Facebook Logar com o Twitter

Cadastre-se
Seja bem vindo ao Hipertrofia.org. Que tal se registrar para poder participar das discussões e ainda ter acesso às áreas que somente usuários registrados podem ver ?
 
Para registrar-se, basta clicar ali do lado. É fácil, não demora nem 10 segundos e sequer pedimos confirmação por e-mail! Está esperando o que ?
 
Guest Message by DevFuse

Foto

Duvida Sobre Alongamento Na Musculação


  • Please log in to reply
12 respostas para este tópico

#1 Cadu_28

Cadu_28
  • Membro
  • 355 posts

Postado as 01:14:59 em 08/09/2008

Sempre fiz alongamento antes da musculação, nunca depois. Isso pq teve um instrutor meu que disse que o alongamento após a musculação pode acarretar micro lesões nos musculos, pois estes se encontram muito encurtados e rigidos após um treino pesado (não sei se tem fundamento, mas como gostava muito do treino dele, sempre segui isso).

Mas estes dias eu vi um video de um fisiculturista fazendo alongamento durante os exercicios. Toda vez que ele terminava uma série, fazia um breve alongamento do musculo trabalhado.

Algum colega tem alguma informação mais concreta, ou um artigo, e sabe qual ou quais os melhores momentos para alongar os musculos, se é antes e/ou durante e/ou depois? Tudo isso afim de evitar lesões.
Ninguem planeja fracassos, as pessoas fracassam no planejamento...

#2 Ticanou

Ticanou
  • Membro
  • 423 posts

Postado as 02:56:26 em 08/09/2008

Cadu,

Tenho a mesma dúvida!

Meu instrutor disse que eu tenho que aquecer e alongar antes. Depois do treino ele recomendou alongar, porém, de forma mais tranquila, justamente pq as fribras musculares estão "saturadas" por conta do treino.

Tem um Blog muito bom de Hipertrofia (que inclusive descobri em uma das respostas do Bronco) que fala sobre isso aquecimento, talvez ajude.

Link: http://www.hipertrof...te-aquecimento/

Abraço,
Ticanou

#3 Cadu_28

Cadu_28
  • Membro
  • 355 posts

Postado as 02:33:53 em 09/09/2008

Não era bem isso..., ai fala muito de aquecimento...
Mas valeu
Ninguem planeja fracassos, as pessoas fracassam no planejamento...

#4 Ticanou

Ticanou
  • Membro
  • 423 posts

Postado as 09:56:11 em 09/09/2008

Fala Cadu, blz?

Achei esse material, dê uma olhada:

o Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício:
Amigo leitor! Essa questão de fazer ou não alongamento antes ou depois de cada atividade física, por incrível que pareça ainda dá "pano pra manga"... mas não deveria. Todas as pesquisas comprovam os benefícios tanto antes como depois. Na musculação não é diferente mesmo quando o objetivo seja a hipertrofia muscular. Entre várias modalidades, a musculação é a que ainda recebe resistência, muito mais por parte do próprio praticante achando que se fizer alongamento depois das séries puxadas o músculo vai diminuir. Ledo engano.
Os alongamentos feitos depois, ajudam a dissipar o lactato residual ajudando a manter a viscosidade e a elasticidade do tecido conjuntivo, tecido esse que recobre as fibras musculares. Entretanto, deve-se seguir alguns princípios:

1) Cada um tem o seu limite e por isso não é muito recomendável tentar "forçar a barra". A amplitude deve ir até o cliente sentir uma dor suportável.

2) A escolha entre os métodos ativo, passivo, dinâmico ou estático deve ser prescrito com bom senso e preferência do cliente. Todos têm as suas vantagens e não existe pesquisa conclusiva mostrando ser um método melhor que outro. Depende da necessidade do momento, do fundamento e para quem é o trabalho.

3) A musculatura agônica e antagônica deve ser trabalhada a fim proporcionar um desenvolvimento harmônico da amplitude do movimento.

4) Alguns autores advogam que entre optar em alongar antes ou depois da atividade, o melhor é a segunda opção, porque estando a musculatura aquecida, o treinamento é facilitado. Gastar muito tempo alongando antes não trás resultados tão significativos para a maioria das atividades, bastando o aquecimento simples. Claro, isso não é uma regra e uma atividade esportiva como por exemplo os saltos, o aquecimento seguido de alongamento justifica e muito, pois o atleta vai precisar do máximo de amplitude. Não é o nosso caso.

5) Essa atividade final também não vai se transformar numa aula de alongamento bastando 10 a 15 minutos, tempo suficiente para volta à calma atendendo os objetivos.

E por fim, fazer alongamentos depois da série de hipertrofia ajuda a manter a amplitude máxima proporcionando um físico bonito e harmonioso sem parecer um "robocop" ...todo duro. Espero que convença! Um grande abraço . Moraes CREF/1 RJ 003529

E o Prof. Alfredo César, mestre em Motricidade Humana pela UNESP:
A flexibilidade é uma qualidade física muito importante tanto para a saúde quanto para a prática desportiva. É definida como amplitude de movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido.
Dentre os benefícios da flexibilidade temos o aperfeiçoamento motor, a eficiência mecânica, a expressividade e consciência corporal e a diminuição dos riscos de lesões (apesar de não confirmado experimentalmente).
A manutenção da flexibilidade exige duas formas de trabalho: o alongamento e o flexionamento.
O alongamento consiste na utilização de toda a amplitude do movimento que atuará sobre a elasticidade muscular propiciando a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos com o mínimo de restrição física possível.
O flexionamento utilizará exercícios ou posturas que forçarão a obtenção de limites para o movimento além dos normais através da ação sobre a elasticidade muscular e a mobilidade articular causando o aumento dos níveis de flexibilidade obtido.
Assim, após um trabalho de força (musculação), não se deve realizar exercícios de flexionamento, sob o risco de provocar lesões (traumatismos) nas fibras musculares, pois o trabalho de flexionamento exige que se utilize arcos de movimentos maiores forçando as estruturas músculo-conjuntivas envolvidas.
Porém, pode e é recomendável que se faça o alongamento após o trabalho de musculação, pois trabalha com margens de segurança bem mais confortáveis fazendo com que o risco de lesões seja praticamente nulo.
Recomendo a leitura de um excelente livro: DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, alongamento e flexionamento. 3º ed., R.J.: Shape. 1995. Atenciosamente, Prof. Alfredo Cesar Antunes

Fonte: http://www.cdof.com.br/consult19.htm


Abraço,
Ticanou


#5 Cadu_28

Cadu_28
  • Membro
  • 355 posts

Postado as 09:05:48 em 10/09/2008

Valeu Ticanou, era isso que estava a procura!!!
Ninguem planeja fracassos, as pessoas fracassam no planejamento...

#6 Chicão

Chicão

    Motivo: Clonagem

  • Banido
  • 412 posts

Postado as 06:52:17 em 16/01/2009

desculpem o up no topico, mas tenho uma duvida e nao preciso criar outro

hj tava alogando na academia, qnd o instrutor falou q tava totalmente errado, pois eu quero hipertrofia e nao devia alongar de jeito nenhum O.o

fiquei meio desconfiado, ai ele falo q devo somente aquecer o musculo, fazendo o exercicio com a carga mais leve só pra aquecer. ou pedalar na bike.

falou q pra hipertrofia nao se pode alongar as pernas, os braços, etc...

e ae? o q acham? :huh:


#7 craw69

craw69
  • Supermoderador
  • 6.267 posts

Postado as 07:00:09 em 16/01/2009

desculpem o up no topico, mas tenho uma duvida e nao preciso criar outro

hj tava alogando na academia, qnd o instrutor falou q tava totalmente errado, pois eu quero hipertrofia e nao devia alongar de jeito nenhum O.o

fiquei meio desconfiado, ai ele falo q devo somente aquecer o musculo, fazendo o exercicio com a carga mais leve só pra aquecer. ou pedalar na bike.

falou q pra hipertrofia nao se pode alongar as pernas, os braços, etc...

e ae? o q acham? :huh:


O alongamento em si eu nao acho necessario, mas esta longe de atrapalhar. O alongamento da fascia durante o exercicio, ai sim é excelente. Pegar o crucifixo e segurar o peso por X tempo ( tem gente que segura 20 segundos, outros 1 min... ) na posicao de alongamento do musculo ( quando o halter esta alinhado com o peitoral ) rompe muitas fibras e da uma "estetica" muito melhor para o musculo; alem de aumentar o pump e muitos outros beneficios. Existe varios modos de alongar os musculos, só pesquisar por E.S.T. ( da MuscleTech ); DoggCrapp; POF e outros metodos de treinamento que incorporam o alongamento da fascia como principio.

Seu "instrutor" esta errado em falar que o alongamento atrapalha.

Abracos

Estruturando um FullBody à lá Craw

BCAA: Você está usando errado [2014]

 

Fóruns são úteis quando a informação é discutida e debatida com a honesta intenção de aprender e descobrir a verdade. A maioria dos debates em fóruns terminam em competições entre grupos que estão mais preocupados com uma nebulosa e subjetiva definição de "verdade"; grupos mais preocupados em alimentar egos do que com a informação que está sendo trocada. 


#8 Seifer

Seifer
  • Membro
  • 856 posts

Postado as 08:01:48 em 16/01/2009

Atualmente estou fazendo treino para ganho de força, e meu instrutor me aconselhou pra somente aquecer na bike ou esteira, pois o alongamento poderia causar uma "perda de força".
Eu confio nele pq ele é muito foda. :D
Imagem

Quem disse que beiço de jegue é arroz doce?

#9 craw69

craw69
  • Supermoderador
  • 6.267 posts

Postado as 09:31:36 em 16/01/2009

Atualmente estou fazendo treino para ganho de força, e meu instrutor me aconselhou pra somente aquecer na bike ou esteira, pois o alongamento poderia causar uma "perda de força".
Eu confio nele pq ele é muito foda. :D


Acho que se voce realmente fizer apenas um alongamento ( sem forcar mais do que o necessario ), praticamente só temos vantagens. Eu por exemplo nao consigo fazer uma serie pesada de supino sem alongar/aquecer ombros antes; da ultima vez que o fiz sem aquecer apropriadamente fiquei com uma lesao no manguito que foram quase 3 meses pra ficar 100% de novo.

Logico que nao precisa ir ao limite, suar fazendo o seu alongamento e nem perder 10 minutos do treino só pra dar uma alongada. E tambem, o alongamento que eu estou "defendendo" aqui no topico seria o alongamento da fascia muscular durante o proprio exercicio, seria como uma variacao de metodo de treino. Mas dar uma alongada de leve eu acho que nao vai gastar forca a ponta de voce ter que reduzir repeticoes ou peso do exercicio.

Abracos

Estruturando um FullBody à lá Craw

BCAA: Você está usando errado [2014]

 

Fóruns são úteis quando a informação é discutida e debatida com a honesta intenção de aprender e descobrir a verdade. A maioria dos debates em fóruns terminam em competições entre grupos que estão mais preocupados com uma nebulosa e subjetiva definição de "verdade"; grupos mais preocupados em alimentar egos do que com a informação que está sendo trocada. 


#10 gaspar

gaspar
  • Supermoderador
  • 6.233 posts

Postado as 10:17:42 em 16/01/2009

Não confundam alongar com treino de flexibilidade.

0ew5.jpg


#11 ketee

ketee
  • Membro
  • 344 posts

Postado as 10:43:40 em 16/01/2009

totalmente errado ( no meu ponto de vista )
tava conversando com meu irmao , outro dia
eu estava com uma duvida parecida ,
ele me disse , que voce alongando o musculo ,
voce prepara ele para o exercicio ( obvio )
e que sem o alongamento , voce pode atrofiar o musculo ( nunca acreditei nisso masss.. )
ele tambem citou exemplos dos professores de yoga ,
todos tem um coorpo leegal e tal,
e que quase nenhum frequenta a academia
e que mantem o corpo soh com alongameentos ( diiificil de acreditar )
se isso n tem nda a ver , desculpee
so queria contribuir para o forum

#12 Μarcos

Μarcos
  • Membro
  • 168 posts

Postado as 11:05:13 em 16/01/2009

Dêem uma olhada aqui

Abraços!

Imagem


#13 DraggO

DraggO
  • Membro
  • 2.131 posts

Postado as 11:15:04 em 16/01/2009

Não confundam alongar com treino de flexibilidade.



Pois é............. acho que o pessoal não leu direito......


E o Prof. Alfredo César, mestre em Motricidade Humana pela UNESP:

A flexibilidade é uma qualidade física muito importante tanto para a saúde quanto para a prática desportiva. É definida como amplitude de movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido.
Dentre os benefícios da flexibilidade temos o aperfeiçoamento motor, a eficiência mecânica, a expressividade e consciência corporal e a diminuição dos riscos de lesões (apesar de não confirmado experimentalmente).
A manutenção da flexibilidade exige duas formas de trabalho: o alongamento e o flexionamento.
O alongamento consiste na utilização de toda a amplitude do movimento que atuará sobre a elasticidade muscular propiciando a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos com o mínimo de restrição física possível.
O flexionamento utilizará exercícios ou posturas que forçarão a obtenção de limites para o movimento além dos normais através da ação sobre a elasticidade muscular e a mobilidade articular causando o aumento dos níveis de flexibilidade obtido.
Assim, após um trabalho de força (musculação), não se deve realizar exercícios de flexionamento, sob o risco de provocar lesões (traumatismos) nas fibras musculares, pois o trabalho de flexionamento exige que se utilize arcos de movimentos maiores forçando as estruturas músculo-conjuntivas envolvidas.
Porém, pode e é recomendável que se faça o alongamento após o trabalho de musculação, pois trabalha com margens de segurança bem mais confortáveis fazendo com que o risco de lesões seja praticamente nulo.

Recomendo a leitura de um excelente livro: DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, alongamento e flexionamento. 3º ed., R.J.: Shape. 1995. Atenciosamente, Prof. Alfredo Cesar Antunes

Fonte: http://www.cdof.com.br/consult19.htm



Capitaram ???
Imagem
DraggO - DEADLIFT FAN #01

God´s Warrior #02






Termos de Uso: As mensagens contidas no site Hipertrofia.org não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional(independente da sua área de atuação), sendo da responsabilidade de quem as redigiu e não necessariamente refletem a opinião do proprietário do site.

Utilizando o site www.Hipertrofia.org você estará concordando com estes termos.