Clique aqui

Ticanou

***suplementos*** Saiba A Para Que Servem Cada Um!

121 posts in this topic

Galera, gostaria de compartilhar com vocês a matéria da [i]Men’s Health[/i] do mês de Julho/2008. Tentei achar o conteúdo no site para facilitar, mas, infelizmente não tem, então escrevi tudo na unha mesmo! As definições são básicas, mas creio que auxiliará algumas pessoas a entender para que servem cada um dos suplementos, espero que ajude!

[b]Importante: [/b]vale lembrar que para utilizar qualquer tipo de suplemento é importante conhecer bem o seu corpo e hábitos, sempre consulte um nutricionista ou profissional especializado.

[color="#FF0000"][b][u]PROTEÍNAS[/u][/b][/color]

A proteína, nutriente não estocado no copo, fundamental para construção muscular, evita catabolismo pós-treino (quando seu corpo faminto, caso não receba nutrientes, os retira dos seus músculos). Esses suplementos são metabolizados no fígado e nos músculos. “Esse processo continua nos dois dias seguintes, exigindo um aporte de proteína ao longo desse período e não somente após o treino”, explica a nutricionista esportiva Mirtes Stancanelli, pesquisadora do Laboratório de Bioquímica do Exercício da Unicamp.

[b]Whey Protein:[/b] Obtida do soro do leite, é uma das proteínas mais completas, pela quantidade de aminoácidos essenciais. Pela absorção rápida, recomenda-se seu consumo em seguida do treino.

[b]Albumina:[/b] A proteína da clara do ovo, além de barata, oferece bom teor de aminoácidos. Por causa da absorção mais lenta, é ideal para ser consumida à noite ou para complementar a exigência protéica total da dieta.

[b]Proteína Isolada de Soja: [/b]O termo “isolado”, diferentemente de concentrado, significa uma disponibilidade muito maior de proteína (90%). Oferece os aminoácidos assenciais (porém em menos quantidade do que a proteína animal) e mantém o nível de insulina estável, evitando que o excesso de nutrientes vire gordura. Por isso proporciona bons resultados para quem busca apenas definição muscular.

[b]Hipercalóricos:[/b] Conhecidos como “massas”, são indicados para quem faz treinos intensivos quase diariamente, como atletas de alto rendimento. Oferecem alta concentração de carboidratos e bom teor de proteínas, contribuindo para a hipertrofia e a manutenção de massa muscular.


[color="#FF0000"][b][u]CARBOIDRATOS[/u][/b][/color]

Bastam duas horas de malhação mais intensa ou uma hora e meia de corrida para que seu tanque esvazie. E carboidrato é o seu principal combustível. Em gel, líquido ou pó, ele restaura os níveis de energia, estimula a síntese de glicogênio, alivia a sensação de fadiga e preserva a massa muscular. “Em um indivíduo de 70kg, apenas 400 gramas de seu peso corporal são armazenados nos músculos em forma de glicogênio. É uma reserva que esgota rápido”, informa Júlio Tirapegui. Fique atento às características dos principais energéticos, que podem ser simples complexos.

[b]Dextrose:[/b] Para se recuperar de atividades de curta e média duração (menos de uma hora) e mais intensas (como musculação), você precisa de carboidrato simples de alta absorção. A dextrose nada mais é do que glicose, o principal açúcar produzido pelo corpo, só que proveniente de fontes vegetais. Deve ser tomado logo após o treino para restaurar a energia e estimular a liberação de hormônios anabólicos, como insulina e IGF-1.

[b]Maltodextrina:[/b] O carboidrato complexo do amido do milho tem liberação lenta e constante. Opte por ele se ficou muitas horas sem comer antes do treino ou para encarar atividades de longa duração (mais de uma hora). O indicado é ingerir de 30 a 60g de carboidratos a cada hora de atividade.

[b]Gel de Carboidrato:[/b] Disponível em forma de sashês, são feitos geralmente de frutose e glicose e enriquecidos com sais minerais normalmente perdidos com o suor. Por isso podem ser consumidos durante atividades aeróbicas de longa duração ou exercícios intensos que exijam reposição rápida de energia. A ingestão ideal é de 30 a 60g de carboidrato a cada hora de atividade.

[b]Bebidas Esportivas:[/b] A hidratação deve ser a primeira preocupação do atleta. Com apenas 3% de perda de líquidos, você já sente a fadiga e perde 15% de rendimento. E o processo começa antes mesmo de a sede aparecer. Além de ingerir de 400 a 600ml de líquido duas horas antes da atividade física, reponha o que for perdido a cada hora de exercício. As bebidas esportivas ou hidroeletrolíticas, como os isotônicos, além de hidratar, recuperam energia: contém a quantidade de sais minerais (sódio, cloreto e potássio) perdidos no suor, além de carboidratos para manutenção do nível de energia.


[color="#FF0000"][b][u]QUEIMADORES[/u][/b][/color]

Andou exagerando no churrasco e ganhou uma capa de gordura que esconde os músculos? Lance mão dos diversos tipos de produtos que estimulam a perda de gordura sem comprometer a massa muscular.

[b]Termogênicos ou Fat Burners:[/b] Aceleram o metabolismo e, conseqüentemente, o gasto energético, por concentrarem substâncias estimulantes, como cafeína, taurina, guaraná e chá verde. Para melhor aproveitamento, devem ser ingeridos pouco antes do início da atividade física.

[b]Substitutos de Refeição:[/b] Os populares shakes são indicados por quem está com sobrepeso e precisa reduzir calorias. Buscam assegurar em suas formulações os principais nutrientes com baixo teor de gorduras e carboidratos.

[b]CA/LA/CL:[/b] A três siglas identificam produtos à base de óleo de cártamo, que surgiu como alternativa à proibição do CLA (ácido linoléico conjugado), encontrado em carnes e derivados do leite, que inibe a formação de gordura e estimula sua absorção como fonte de energia. No cártamo, o ácido está em forma bruta e não conserva todas as propriedades do CLA original, embora também seja poderoso antioxidante e energético.


[color="#FF0000"][b][u]AMINOÁCIDOS[/u][/b][/color]

O aumento de força está diretamente associado ao ganho de massa. No caso, porém, mais do que apenas hipertrofiar as fibras musculares, é importante aumentar seu número, o que só é possível com estímulos cada vez maiores (por meio de sobrecarga) e nutrientes adequados à sua pronta regeneração: os aminoácidos. É nessa relação de quebra e construção das fibras que atuam os suplementos para ganho de força.

[b]Aminoácido Líquido:[/b] Nada mais é do que proteína em estado fragmentado, para aumentar sua velocidade de absorção. Atua de forma semelhante aos hiperprotéicos e, como eles, seu consumo deve levar em conta a ingestão diária de proteínas.

[b]BCAA:[/b] A sigla vem de [i]Brain Chain Amino Acids[/i], aminoácidos de cadeia ramificada, em inglês. Consumido antes e após o exercício, reduz a fadiga, evita o catabolismo e ajuda a recuperação muscular, fornecendo os três aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina), que, diferentemente dos outros, são metabolizados nos músculos e não no fígado. Alguns suplementos protéicos, como whey ou albumina, contêm boa concentração desses nutrientes.

[b]Ribose:[/b] Açúcar naturalmente presente dentro das células, atua na reposição de ATP (molécula que fornece energia para a contração muscular). Seu uso antes da atividade física é indicado se você pratica exercícios que exigem explosão e arrancadas de força. A ribose aumenta a resistência muscular, retardando a fadiga nas séries mais pesadas.


[color="#FF0000"][b][u]REGULADORES[/u][/b][/color]

Um treino pode ser considerado uma guerra dentro do seu corpo: as células de defesa repelem os ataques sofridos pelos estímulos do exercício. No fim do combate, seu sistema imunológico está arrasado e os radicais livres circulam livremente, ocasionando o chamando estresse oxidativo. Para levantar a moral da tropa, prevenindo infecções e inflamações, além da energia vinda dos carboidratos e proteínas, é preciso garantir o suprimento de vitaminas e minerais. Segundo estudos, os mais relacionados à atividade física são as vitaminas A e E (pela função antioxidante), as do complexo B (atuam no metabolismo energético), e a C (pela função antioxidante, na prevenção de lesões musculares e na síntese de proteínas), além dos minerais cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre e selênio. O corpo não produz a maior parte deles, mas é bem provável que suas necessidades sejam supridas com a alimentação, se ele for bem variada. Glutamina e ácidos graxos, no entanto, podem ser uma boa alternativa para reforçar suas defesas.

[b]Ácidos Graxos: [/b]O ômega-3 e o ômega-6, presentes nos óleos de peixe e de fígado de bacalhau, também podem ser aliados do treinamento de força. “Por sua comprovada ação antiinflamatória, colaboram na recuperação das microlesões musculares causadas pelo treino de hipertrofia”, afirma Rachel Dias, professora de nutrição da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC – RS).

[b]Glutamina:[/b] O aminoácido livre mais abundante no tecido muscular tem atuação no sistema imunológico, sendo empregado clinicamente na recuperação de pacientes com queimaduras ou lesões. Em forma de suplementos, ajuda a reduzir o catabolismo e facilita a recuperação muscular.


Bom galera, é isso, espero que tenha ajudado!!!!

Abraço,
Ticanou
6 people like this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Muito bom cara, isso ajuda bastante, tem bastante coisa que eu não sabia e fiquei sabendo agora, sempre quis saber qual a funcionalidade dos Termogenicos.

Valeu aí :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Muito bom!!! isso ajudou bastante...
1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Que bom que gostaram, quando tiver mais informações interessantes posto aqui!

Peço desculpas apenas pelo título com erro de português, tentei arrumar mas o fórum só permite alterar o texto principal.

Abraço a todos,
Ticanou

Share this post


Link to post
Share on other sites
Galera,

Não tinha no texto informações sobre barras de proteína, então achei alguns comentários no site Webrun da UOL.

[b]Segue:[/b]

As barras de proteínas se tornaram populares de alguns anos para cá. Elas vieram disputar um espaço antes aberto pelas barras de cereais, também ingressadas no mercado não muito tempo antes. Seu público consumidor é basicamente composto por praticantes de atividades físicas, que também são grandes consumidores das outras barrinhas.

Acontece que mesmo disputando a preferência dos praticantes de atividades físicas, a barra de proteína se difere muito das outras. E a diferença é algo que muitos consumidores não sabem muito bem explicar o porquê.

As barras de proteína, como o próprio nome já diz, possuem grandes quantidades de proteínas podendo ir de aproximadamente de 15g até algumas com mais de 70g. Por esse motivo ela está longe de substituir, ou ser substituída, pelas outras barras. Mas essa composição faz com que ela possa substituir por alguns momentos as proteínas que seriam consumidas em uma refeição. E essa é a sua principal vantagem!

Eu costumo recomendar as barras de proteína pela sua praticidade, não porque teria mais benefícios se comparado a uma refeição normal. Essas barras podem ser transportadas facilmente, têm uma validade considerável, existem sabores diversos e hoje são encontradas com preços bem mais acessíveis.

Mas ainda considero que a maior vantagem dela venha ainda a ser outra. As mais recentes e sérias pesquisas apontam que a rápida reposição de carboidrato (CHO) pós-treino é mais do que fundamental para aqueles, que buscam um pouco mais de rendimento e desempenho no esporte. As pesquisas demonstram também que essa reposição, quando acompanhada de uma pequena porção de proteína (na proporção de 3 CHO para 1 de proteína), potencializa esses ganhos. Agora pense comigo: qual outra fonte facilmente disponível de proteína em nossa rotina do dia-a-dia?

As barrinhas acabam sendo talvez a melhor alternativa, já que podem ser carregadas e armazenadas! Na “lição de casa” que acabo sempre passando, um dos exercícios é sempre o de possuir alguma delas por perto! Seja no carro, na mochila, no escritório ou em casa.

[size=1]Fonte: Site Wenrun
Link - [url="http://webrun.uol.com.br/home/index.php?destinocomum=nutricao_mostra&id_noticias=7110&id_eventos="]http://webrun.uol.com.br/home/index.php?de...amp;id_eventos=[/url][/size]

[b]
Abraço a todos,
Ticanou[/b]

Share this post


Link to post
Share on other sites
Muiyo bom kra, valeu o grande esforço q foi digitar isso tudo, vai ajudar bastante a galera nova q tah perdida na suplementação e sai mandando qualquer coisa sem nem saber pra q serve, valeu ...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Valeu cara!

Seria legal [b]fixar [/b]o tópico, para a galera que tem dúvida para que serve cada coisa acho que pode ser útil!


Abraço,
Ticanou

Share this post


Link to post
Share on other sites
O tópico ja foi fixado Ticanou.

Mandou bem.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Valeu

Share this post


Link to post
Share on other sites
boa garoto.. vai ajudar demais ai a moçada que ta começando ! :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites
muito bom Ticanou
parabens pelo tópico vai ajudar bastante.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Pessoal vcs sabem me dizer so dyma stack é bom?? pq é muito caro!!!
Aumenta tanto assim a massa muscular?

Abraços!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Excelentes informações! Quanto mais artigos destes, melhor! Parabéns cara.

Share this post


Link to post
Share on other sites
caralho eu ia criar um topico pra alguem explicar isso hauhauhauhauhuaua

veio vc é o cara.. hauhauua

detalhadamente cada duvida!!..

Share this post


Link to post
Share on other sites
Pessoal, desculpas nem sei se estou postando no local certo, mas eu queria uma ajuda de vcs. É o seguinte, eu leio vcs falando que pra ganho de massa muscular precisa de uma boa alimentação e suplementação. Será que alguém poderia me ajudar informandoo que é essa boa alimentação e essa suplemntação? Me digam por favor o que devo comer e quais suplementos devo tomar para conseguir um peitoral legal, um ombro, biceps, triceps. Por favor se alguem puder me passar uma dieta diária dizendo os alimentos e o remédios que devo tormar em que horarios, enfim tudo pra um cara que totalmente burro nessa área. Atualmente comprei: natubolic, cromo, albumina saltos, tribullus terrestre e creatina. Na verdade nem sei se tenho tomado nos horarios e dose certas. Se vcs puderem me ajudar agradeço muitíssimo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
[quote name='aciolli0207' post='28841' date='31/08/08']Pessoal, desculpas nem sei se estou postando no local certo, mas eu queria uma ajuda de vcs. É o seguinte, eu leio vcs falando que pra ganho de massa muscular precisa de uma boa alimentação e suplementação. Será que alguém poderia me ajudar informandoo que é essa boa alimentação e essa suplemntação? Me digam por favor o que devo comer e quais suplementos devo tomar para conseguir um peitoral legal, um ombro, biceps, triceps. Por favor se alguem puder me passar uma dieta diária dizendo os alimentos e o remédios que devo tormar em que horarios, enfim tudo pra um cara que totalmente burro nessa área. Atualmente comprei: natubolic, cromo, albumina saltos, tribullus terrestre e creatina. Na verdade nem sei se tenho tomado nos horarios e dose certas. Se vcs puderem me ajudar agradeço muitíssimo.[/quote]

[url="http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=3"]http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=3[/url]
[url="http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=1345"]http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=1345[/url]
[url="http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showforum=4"]http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showforum=4[/url]

Share this post


Link to post
Share on other sites
glutamina se toma no shake pos treino?

Share this post


Link to post
Share on other sites
gostei

Share this post


Link to post
Share on other sites
[quote name='mileena2' post='28905' date='31/08/08']glutamina se toma no shake pos treino?[/quote]

Exatamente.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Fala galera, fico feliz que o tópico esteja ajudando! :D

Abraço a todos,
Ticanou.

Share this post


Link to post
Share on other sites
[quote name='mileena2' post='28905' date='31/08/08']glutamina se toma no shake pos treino?[/quote]


Sim.

Share this post


Link to post
Share on other sites
[quote name='mileena2' post='28905' date='31/08/08']glutamina se toma no shake pos treino?[/quote]

exato.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Valew cara, belo texto.
Sou novo no forum, entrei para conhecer um pouco mais de musculação, já que acho algumas coisas muito estranhas durante os treinos na academia.
Tem muita gente "entendida" que fala muita coisa diferente. Ai é bom ter um conhecimento básico para não fazer nenhuma besteira.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.