Ir para

Olá, anônimo!

Entrar  Logar com o Facebook Logar com o Twitter

Cadastre-se
Seja bem vindo ao Hipertrofia.org. Que tal se registrar para poder participar das discussões e ainda ter acesso às áreas que somente usuários registrados podem ver ?

Para registrar-se, basta clicar ali do lado. É fácil, não demora nem 10 segundos e sequer pedimos confirmação por e-mail! Está esperando o que ?

Guest Message by DevFuse

Foto

Tudo Sobre O Pó De Casca De Ovo

• Please log in to reply
22 respostas para este tópico

#1 LeandroTwin

LeandroTwin
  • Hall da Fama
  • 14.568 posts

Postado as 01:59:02 em 24/12/2009

O que é e para que serve?
O pó de casca de ovo é um suplemento de cálcio que você mesmo pode fazer em casa, sem gastar nada além de cascas de ovos que seriam descartadas. O pó de casca de ovo não é necessário na Alimentação Natural à base de meaty bones (carnes contendo ossos, como o pescoço e a asa de frango), já que nesse tipo de dieta o cálcio presente nos ossos supre os requerimentos diários desse mineral.

Mas pode ser usado em dietas caseiras cruas ou cozidas que não contenham ossos ou outra fonte de cálcio. Nesses casos, o pó pode ser usado sobre carnes sem ossos, vísceras e ovos como forma de garantir que o cão ou gato ingira quantidades equilibradas de fósforo (mineral abundante nas carnes, vísceras e ovos) e de cálcio. O equilíbrio na relação cálcio-fósforo favorece o metabolismo de ambos os minerais no organismo.

Quanto oferecer?
Depende de quanta carne (sem ossos), vísceras e ovos o pet vai receber. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 250 gramas de carne desossada. Essa regrinha costuma ser empregada sem problemas, até porque um pouquinho de cálcio a menos ou a mais não deve fazer mal aos pets saudáveis. Na verdade, o organismo tolera muito melhor uma leve deficiência de cálcio do que o excesso desse mineral. O excesso de cálcio está relacionado a afecções osteoarticulares e à formação de certos tipos de cálculos urinários.

Entretanto, sempre que for possível, procure oferecer cálcio e fósforo na proporção de 1:1 ou 1.2/1.3 cálcio para 1 fósforo, segundo sugerem as novas diretrizes de nutrição para cães e gatos.

Uma colher de chá de pó de casca de ovo fornece 1,800mg de cálcio. Confira abaixo os teores médios de cálcio e de fósforo em 100 gramas de alguns alimentos e veja quanto pó de casca de ovo você deve oferecer para obter uma relação ideal (ex: 1:1) de cálcio e fósforo.

Carne de boi: 12mg de cálcio e 225mg de fósforo
Carne de cabrito: 10mg de cálcio e 168mg de fósforo
Carne de carneiro: 32mg de cálcio e 234mg de fósforo
Carne de coelho: 13mg de cálcio e 199mg de fósforo
Carne de frango: 2mg de cálcio e 200mg de fósforo
Carne de pato: 10mg de cálcio e 240mg de fósforo
Carne de peru (coxa): 9mg de cálcio e 168mg de fósforo
Coração de boi: 9mg de cálcio e 172mg de fósforo
Coração de galinha: 23mg de cálcio e 142mg de fósforo
Fígado de boi: 8mg de cálcio e 373mg de fósforo
Fígado de galinha: 16mg de cálcio e 240mg de fósforo
Língua de boi: 65mg de cálcio e 120mg de fósforo
Lombo de porco: 10mg de cálcio e 136mg de fósforo
Gema de ovo de galinha crua: 109mg de cálcio e 510mg de fósforo
Gema de ovo de galinha cozida: 123mg de cálcio e 500mg de fósforo
Ovo de galinha inteiro, cozido: 54mg de cálcio e 210mg de fósforo
Ovo de galinha inteiro, cru: 73mg de cálcio e 224mg de fósforo
Moela de galinha: 10mg de cálcio e 31mg de fósforo
Pescada: 62mg de cálcio e 205mg de fósforo
Rim de boi: 13mg de cálcio e 260mg de fósforo
Atum em conserva: 8mg de cálcio e 230mg de fósforo

Alimentos que dispensam suplementação de cálcio
Manjuba: 279mg de cálcio e 264mg de fósforo
Sardinha: 195mg de cálcio e 210mg de fósforo
Queijo-de-Minas frescal: 685mg de cálcio e 430mg de fósforo
Traíra: 645mg de cálcio e 225mg de fósforo
Iogurte: 120mg de cálcio e 100mg de fósforo

(Fonte: "Tabela de Composição Química dos Alimentos", de Guilherme Franco, 9a edição, editora Atheneu, 2008.)

Como fazer o pó de casca de ovo
Acompanhe as figuras e as instruções abaixo e descubra como é simples, prático, rápido e econômico (além de ecológico!) produzir em casa o pó de casca de ovo!

Imagem

1. Sabe aquelas cascas de ovos que sobram quando você faz bolo, omelete e pudim? Guarde-as e quando tiver um monte, use para fazer o pó de casca de ovo.

Imagem

2. Deixe as cascas no forno elétrico ou convencional por 5 a 10 minutos, em potência média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente - o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.

Imagem

3. Coloque as cascas desidratadas no liquidificador, mixer ou moedor de pimenta ou de café. E bata até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.

Imagem

4. Todas aquelas cascas viraram esse montinho de pó no fundo do copo.

Imagem

5. Guarde o pó de casca de ovo em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Algumas pessoas preferem guardá-lo em geladeira, mas acredito que, do ponto de vista da preservação do cálcio, tanto faz manter ou não refrigerado. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.

Dica para potencializar a absorção do cálcio

Você sabia que o cálcio é melhor absorvido em um meio ácido? Para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó de casca de ovo, pingue algumas gotas de limão sobre o pó adicionado a carnes, ovos e vísceras antes de oferecê-los ao pet.

http://www.cachorrov...com.br/?cat=183

Este post foi editado por LeandroTwin: 01:59:23 em 24/12/2009

#2 Raphaelcalado

Raphaelcalado
  • Membro
  • 82 posts

Postado as 02:15:51 em 24/12/2009

Como um bom bebedor de leite e sabendo que o organismo tolera mais a falta de calcio do que o excesso eu estou fora desse pó aí.
  • RV415 curtiu isso
As pessoas costumam me chamar de fanático, paranóico e etc..
O problema é:
Quando não sou fanático meus ganhos são ínfimos!
Quando minha alimentação não é regrada, eu perco músculos e ganho gordura.
Quando meu treino não é religioso eu não atinjo meus objetivos.
Quando deixo de descansar pra ir pra balada beber e dançar eu fico mais moído e mais fraco do que um bom treino me deixaria.
Portanto meus amigos, agora quando me chamam de fanático eu dou um gostoso suspiro e penso comigo:
"Ótimo, estou no caminho certo!!"

(Raphael Calado)

#3 rafa!

rafa!
  • Membro
  • 562 posts

Postado as 02:21:27 em 24/12/2009

explica melhor ai raphael

#4 LeandroTwin

LeandroTwin
  • Hall da Fama
  • 14.568 posts

Postado as 02:59:10 em 24/12/2009

Muito calcio pode dar pedras nos rins. Mas isso é só se faltar magnesio (ele que coloca o calcio nos ossos), quando há a falta desse mineral, o calcio fica perdido nos rins e pode virar um calculo (isso se a pessoal tb nao tomar muita agua).

Algumas pessoas ingerem grandes quantidades de calcio, mas esquecem do magnesio, ai depois da osteoporose e dizem que o calcio nao ajuda em nada, claro, o calcio estava perdido dentro do corpo e nao estava sendo transportado para dentro dos ossos.

Realmente que ja ingere 1 ou 2 litros de leite, nao tem necessidade dessa ''suplementação'' (a menos q queria algo a mais ou tenha problemas com carencia).

Eu tomo 1,4l por dia de leite, tambem nao irei usar, mas em cutting pretendo cortar o leite... e o calcio ajuda na queima de gordura, ja q ele acelera o metabolismo. E vai ficar super barato fazer isso da casca do ovo, alem de que é natural

#5 Outlaw

Outlaw
  • Fisiculturista
  • 1.224 posts

Postado as 03:00:37 em 24/12/2009

foda...
Calcio é um nutriente , que nós facilmente ultrapassamos a RDA....
Eu vou fazer esse pó de piriplinplin ae , mais vou usar só quando ver que durante o dia não consumi uma boa quantidade de calcio..
Eu andei lendo que excesso de calcio da pedra nos rins , fraqueza muscular , fora outras coisas..
Sem contar que o corpo consegue absorver somente 500mg de calcio por digestão (refeição) e se tiver pouca vitamina D , acaba dificultando mais ainda..

De um outro lado é bom adicionar calcio na suplementação , pq uma dieta com maior quantidade de prt , estimula a eliminação do calcio.
De qualquer maneira , suplemento de "graça" , to dentro.. ieuaheiuahiehaiuhs
Amanha vou fazer..

abraços

#6 LeandroTwin

LeandroTwin
  • Hall da Fama
  • 14.568 posts

Postado as 03:08:09 em 24/12/2009

Isso é verdade da vitamina d... mas por exemplo, no leite nao tem esse problema pq ele tem vitamina d (natureza esperta hehe).

Agora, o objetivo desse pó (pelo menos pra mim) é ajudar na queima de gordura, entao nao tem problema se o corpo nao absorver, acelerando o metabolismo esta ótimo.

Tem uma dica no final do artigo dizendo que alimentos ácidos ajudam na absorção, vou tomar o pó com um limão, ja da um up

#7 Mistake

Mistake
  • Membro
  • 270 posts

Postado as 03:37:51 em 24/12/2009

Agora, o objetivo desse pó (pelo menos pra mim) é ajudar na queima de gordura, entao nao tem problema se o corpo nao absorver, acelerando o metabolismo esta ótimo.

Sim, bem lembrado o fato de que o cálcio ajuda na queima de gordura, já que seria uma alternativa barata.
Entretanto o seu excesso pode trazer malefícios: pedras nos rins, câncer na próstata...

Enfim, acharia interessante alguém quem já suplementou com cálcio falar sobre os resultados, pois ainda é algo pouco abordado.

Abraços.

PROJETO VERÃO 2015 É NA

Imagem

#8 LeandroTwin

LeandroTwin
  • Hall da Fama
  • 14.568 posts

Postado as 05:01:59 em 24/12/2009

Acho que uma quantidade de até 2 gramas não tem problema...

#9 Magro.Boy

Magro.Boy
  • Membro
  • 3.459 posts

Postado as 05:48:53 em 24/12/2009

Caracam show, vou tentar fazer isso um dia
Nenhuma orientação recebida por outros usuários substitui a orientação de um profissional, que sempre deverá ser consultado, seja nutricionista, personal trainer, endocrinologista, etc.

ONLINE !

#10 Bob steells

Bob steells
  • Membro
  • 1 posts

Postado as 01:11:41 em 11/11/2010

Ola colegas, boa tarde;
Me cadastrei no blog so pra responder esse topico.

Camaradas sou quimico e vou lhes dizer algo, tanto a casca do ovo quanto leite demais pode causar pedras nos rins!!
Na verdade todo tipo de alimento passa por um processo quimico no nosso organismo o que não é digerido pelo corpo é transformado em gordura.
EX: pegue um litro de água e coloque uma quantidade X de açucar, se colocar uma quantidade insulficiente para adoçar você presisara de mais. certo? Porém se colocar uma quantidade y e o açucar começar a precipitar (ficar no fundo do copo) quer dizer que vc exedeu a quantidade necessaria de açucar pra aduçar sua água. Esse exemplo é frequente quando uma pessoa adoça um suco ou um café.
No caso do leite tem um colega que trabalhou mais de 20 anos em laticinios (Vigor, Parmalat,Iogurt do sitio e etc.). A um tempo atrás ele não estava se sentido bm e foi no médico e descobriu que tinha desenvolvidos não pedras nos rins e sim ROCHAS nos rins!!! Efeito disso ele me disse que quando sentia sede ao invés de beber um copo d´agua, bebia LEITE.
Com relação ao pó da casca do ovo, não temos só calcio, e sim 95% de carbonado de calcio, aproxi..2% de carbonado de magnesio e aprox..2% de fosfato de calcio, e 1% de glicoproteinas.

Então deve se moderar o consumo procurem um profissional da saúde para lhes darem orientações a respeito.

Não façam como o Galvão Bueno que come Banana achando que tem cálcio.

Abras...
  • mydra curtiu isso

#11 busarello

busarello
  • Moderador
  • 7.533 posts

Postado as 01:22:14 em 11/11/2010

(...)
Quanto oferecer?
Depende de quanta carne (sem ossos), vísceras e ovos o pet vai receber. (...)

Essa foi a parte de que mais gostei.

"O melhor guerreiro não é o que sempre triunfa mas sim o que retorna sem medo à batalha."
"Uma coisa é falar de Touros, outra é estar na Arena..."
"Mas sabe el Diablo por viejo que por Diablo."

#12 Pingo

Pingo
  • Membro
  • 787 posts

Postado as 02:01:37 em 11/11/2010

hehehe eu iria comentar a mesma coisa.

"antes de oferece-lo ao pet"

e eu tenho cara de bichinho de estimação? :P :P
- Má Conduta - Usuários que atrapalharem o bom andamento do fórum através de brigas, flames, provocações e coisas do gênero poderão ter suas contas banidas ou suspensas por tempo determinado pela moderação.

- Decisões da Moderação - Em caso de erro ou abuso por parte da moderação, o administrador deverá ser contatado via Mensagem Particular. Contestações públicas a respeito das decisões da moderação poderão ser excluídas imediatamente.

O Fórum é um benefício e não um direito. A administração e moderação não recebem nenhum tipo de estímulo financeiro para cuidar do fórum. Muito pelo contrário, para manter o fórum online existem gastos.

#13 MarinhoBF

MarinhoBF

Motivo: Clonagem

• Banido
  • 1.739 posts

Postado as 02:26:26 em 11/11/2010

hahahahaha isso é mt doidera cara, o Leandro é a unica pessoa q eu conheco q come isso, e não é nenhum pet kkkkkkkkk.

pq eu qnd era maloca e tinha 500 passarinho dentro de casa, eu dava casca de ovo pra eles hahahaha

Meu sonho é ser um BodyBuilder = uns caras daqui do fórum...
Imagem
Turma dos BodyBuilders do Fórum! Ciclando Muito, Posando Muito!

#14 LeandroTwin

LeandroTwin
  • Hall da Fama
  • 14.568 posts

Postado as 07:59:16 em 12/11/2010

A receita que achei foi num site especifico... mas funciona pra gente sim. Usei no ultimo cutting e to usando agora, muito bom :)

Abraço

#15 viniciusguigo

viniciusguigo
  • Membro
  • 351 posts

Postado as 08:18:03 em 25/01/2012

Primeiro, antes que alguém poste:
Imagem

Revivi este tópico porque não conseguir sanar minha dúvida.

Tem problema deixar as cascas guardadas em um pote no armário depois de lavar?
Não sei se ainda resta alguma matéria orgânica depois de lavar, mas por via das dúvidas estou congelando todo dia um pouco (12/dia) pra mandar pro forno tudo junto no fim de semana.

#16 ~'Vitor F.

~'Vitor F.
  • Banido
  • 110 posts

Postado as 04:17:01 em 30/01/2012

O Calcio com o tempo, pode sair da casca do OVO ?
Pois não fiz Omelete ou Bolo, e estou juntando, só irei conseguir boa quantidade em 1 mês, poderia armazena-las por 1 mÊs dentro de um recipiente seco e não úmido ou quente ?

#17 DanielJP

DanielJP
  • Membro
  • 905 posts

Postado as 11:42:43 em 14/03/2012

A receita que achei foi num site especifico... mas funciona pra gente sim. Usei no ultimo cutting e to usando agora, muito bom :)

Abraço

Voce ainda usa essa parada nos tempos de hoje leandro?

#18 sgauit

sgauit
  • Membro
  • 1 posts

Postado as 09:21:33 em 15/03/2012

Olá, realmente já ouvi falar na eficiência da casca de ovo na nutrição, mas realmente os maiores erros do ser humano na saúde estão não alimentação diária.

Grande abraço!

Toda honra, glória e louvor seja dada ao Senhor Jesus Cristo para todo o sempre.

Este post foi editado por sgauit: 09:23:32 em 15/03/2012

#19 LeandroTwin

LeandroTwin
  • Hall da Fama
  • 14.568 posts

Postado as 04:17:23 em 15/03/2012

Voce ainda usa essa parada nos tempos de hoje leandro?

Agora eu to consumindo 1 litro de iogurte, que já tem 1g de cálcio, então nem to usando! Mas é uma boa sim, mantenho minha opinião :D

Abraço

#20 Taels

Taels
  • Membro
  • 598 posts

Postado as 08:54:01 em 16/03/2012

Quando faço shake pós treino, bato os ovos com a casca

Termos de Uso: As mensagens contidas no site Hipertrofia.org não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional(independente da sua área de atuação), sendo da responsabilidade de quem as redigiu e não necessariamente refletem a opinião do proprietário do site.

Utilizando o site www.Hipertrofia.org você estará concordando com estes termos.