Ir para




Olá, anônimo!


Entrar  Logar com o Facebook Logar com o Twitter

Cadastre-se
Seja bem vindo ao Hipertrofia.org. Que tal se registrar para poder participar das discussões e ainda ter acesso às áreas que somente usuários registrados podem ver ?
 
Para registrar-se, basta clicar ali do lado. É fácil, não demora nem 10 segundos e sequer pedimos confirmação por e-mail! Está esperando o que ?
 
Guest Message by DevFuse

Foto

Caldo De Cana


  • Please log in to reply
8 respostas para este tópico

#1 thiago turgo

thiago turgo
  • Membro
  • 916 posts

Postado as 07:37:48 em 21/07/2009

Caldo de cana é combustível para jogadoras do Osasco

As jogadoras do Osasco, vice-campeão da Superliga Feminina desta temporada, usam um repositor de energia nada convencional. O caldo de cana é adotado pelo time paulista desde 2005, baseado em estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que comprovou a eficácia da bebida na recuperação física das atletas.

"Testamos o produto e obtivemos muitas vantagens. Os problemas de ruptura muscular, esgotamento físico e até ansiedade diminuíram de forma significativa entre as atletas", analisou a nutricionista da equipe, Mirtes Stancanell, que também considera a garapa importante para combater o stress.

Mirtes afirma que o caldo de cano tem um poder nutritivo muito alto, desde que utilizado nas proporções adequadas. Um copo de 100 ml já é suficiente para depois do treino, recomenda a nutricionista.

As jogadoras da equipe aprovam a adoção do novo 'energético natural'. "A nossa recuperação é muito importante e o caldo de cana tem sido eficaz", declarou a meio-de-rede Andreza, de 1,90m, que disse que antes só se alimentava de frutas após os treinamentos.

A ponteira Michelle, por sua vez, considera a bebida como um forte complemento alimentar. "Não há dúvida da importância do líquido. O caldo de cana dá muita energia e reforça a nossa alimentação", reforçou a jogadora.

Além de possuir sais minerais, a garapa usada pela nutrição do Osasco também oferece vitaminas, antioxidantes, sódio, potássio, sacarose, aminoácidos e água.
Caldo de cana: combustível para atletas
Da natureza e do verde, podem vir soluções surpreendentes. Soluções que muitas vezes sempre estiveram ali, ao alcance das nossas mãos. Os imensos canaviais, que ainda hoje se espalham pelo interior do Brasil, foram trazidos pelos portugueses. No começo, abasteciam apenas as caravelas com o açúcar que seguia para a Europa.

Símbolo de uma sociedade desigual, formada por um punhado de senhores e milhares de escravos, a cana-de-açúcar só foi reabilitada no século XX, quando passou a abastecer os carros brasileiros com um combustível verde. Agora, os pesquisadores dizem que, além do álcool que vai para os tanques, a cana pode fornecer combustível também para o corpo humano. O popular caldo de cana faz girar mais rápido o motor de atletas, sejam eles amadores ou profissionais.

Para dar conta de tanto exercício, o corpo usa a energia acumulada nas células musculares. É o chamado glicogênio. Sem ele, esportista nenhum consegue fazer o seu trabalho. Quando o glicogênio acaba, o organismo começa a queimar massa muscular.

Para entender o que acontece com os atletas nessa hora, uma equipe do Laboratório de Bioquímica do Exercício, da Universidade de Campinas (Unicamp), fez um estudo com o time da Ponte-Preta.

Os pesquisadores analisaram o sangue dos jogadores logo após o treinamento, para verificar os níveis de uréia. A quantidade dessa substância no sangue é que indica se eles estão perdendo massa muscular.

No futebol e em outros esportes, é comum o uso de suplementos energéticos, quase sempre importados. Mas na Ponte-Preta, agora o treino termina com uma roda de garapa. Orientados pela nutricionista Mirtes Stancanelli, os jogadores substituíram os produtos industrializados pelo caldo de cana, que teve aprovação geral.
“Se há alguns anos corríamos oito quilômetros durante uma partida , hoje corremos o dobro”, conta o jogador Luizinho Vieira.
“Também tenho que tomar depois do jogo para repor as minhas energias”, diz o preparador físico Cristiano Nunes. “Os outros produtos que estão no mercado para suplementação são bem mais caros. Não são viáveis para os times de futebol”, ressalta.

“O caldo de cana é importante para o atleta porque tem a propriedade de repor rapidamente a energia, por causa dos seus açúcares - sacarose, glucose, frutose. Com ele, o atleta está apto para o próximo esforço. Caso essa reposição não aconteça, no próximo esforço, ele pode estar gastando massa muscular, por ter pouca energia guardada”, explica Mirtes.

A pesquisa da Unicamp constatou que, com o uso do caldo de cana, os índices de uréia no sangue dos jogadores baixaram bastante, significando menor queima de massa muscular.

“Para uma pessoa que faz um exercício moderado três vezes por semana, a sugestão seria um copo de caldo de cana por dia, após os treinos. Essa quantidade já consegue repor pelo menos de 40 a 50 gramas de carboidrato. Mais do que isso é exagero, porque pode virar gordura”, orienta a nutricionista.

Fontes:

http://esporte.uol.c...lt4367u196.jhtm

http://redeglobo.glo...3-18717,00.html

http://www2.rio.rj.g...a/Arquivo18.pdf

#2 pedroviski

pedroviski

    Motivo: Limite Máximo de Alertas

  • Banido
  • 2.309 posts

Postado as 12:06:33 em 22/07/2009

Eu tomo de vez em quando, mas quando tomo é mais de 1 litro

http://www.youtube.com/watch?v=-NIi2TcTBgQ&feature=related


#3 Bobo da corte

Bobo da corte
  • Membro
  • 368 posts

Postado as 11:05:55 em 22/07/2009

Serviria como uma dextrose natural?
No dindim... No Gain!
No peido... No Gain!
No pain... No Gain!

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

#4 thiago turgo

thiago turgo
  • Membro
  • 916 posts

Postado as 06:41:53 em 22/07/2009

Serviria como uma dextrose natural?


Sim.

#5 madlinux

madlinux
  • Membro
  • 290 posts

Postado as 07:59:09 em 22/07/2009

tempos atrás, foi feita uma análise numa universidade (agora, não lembro se foi a usp, unicamp ou similares).

a análise concluiu q um copo de garapa repunha mais os sais minerais do corpo do q tds as marcas de energéticos, tipo gatorade.

uma excelente bebida. mas tome cuidado onde compra. higiene é fundamental, neh.
Não fico monitorando ou acompanhando tópicos. Ou seja, não vou voltar aqui. Se quer esclarecer alguma coisa, mande-me uma mensagem privada. Att.

#6 StreetFighter

StreetFighter
  • Membro
  • 1.016 posts

Postado as 08:30:01 em 22/07/2009

Nunca tomei, mas quando tomar certeza que só vai ser depois de treinar pesado.
"A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é uma árvore de vida."
Provérbios 13:12

Imagem
"A VIDA É CURTA DEMAIS PARA SER PEQUENO."Benjamin Disraeli - adaptado
"O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem-feito." Nicolas Poussin

#7 Bobo da corte

Bobo da corte
  • Membro
  • 368 posts

Postado as 08:36:00 em 22/07/2009

Pow, vc nunca tomou clado de cana... quando era mais novo tomava muito, 1 litro ia embora facil!

Diliciaa!

kkkk
No dindim... No Gain!
No peido... No Gain!
No pain... No Gain!

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

#8 Marcelo48

Marcelo48
  • Membro
  • 266 posts

Postado as 08:40:17 em 22/07/2009

http://www.hipertrof...p...onico&st=20
nesse tópico tinha comentado algo sobre o caldo de cana no pós...
pessoal nem ligou <_<

mas será que tomar um caldo de cana logo após o treino e após uns 15 minutos tomar o whey sem dextrose é válido!?
a absorção do whey não é prejudicada?

#9 madlinux

madlinux
  • Membro
  • 290 posts

Postado as 08:45:08 em 22/07/2009

creio q a absorção não é prejudicada. mas não sei se seria um substituto pra dextrose.

o caldo é mais um repositor energético. e convenhamos, a musculação, msm intensa, não é o tipo de atividade onde vc perde várias calorias, água e sais minerais. depois de um jogo de futebol, volei ou basquete, sim.
Não fico monitorando ou acompanhando tópicos. Ou seja, não vou voltar aqui. Se quer esclarecer alguma coisa, mande-me uma mensagem privada. Att.






Termos de Uso: As mensagens contidas no site Hipertrofia.org não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional(independente da sua área de atuação), sendo da responsabilidade de quem as redigiu e não necessariamente refletem a opinião do proprietário do site.

Utilizando o site www.Hipertrofia.org você estará concordando com estes termos.