Ir para




Olá, anônimo!


Entrar  Logar com o Facebook Logar com o Twitter

Cadastre-se
Seja bem vindo ao Hipertrofia.org. Que tal se registrar para poder participar das discussões e ainda ter acesso às áreas que somente usuários registrados podem ver ?
 
Para registrar-se, basta clicar ali do lado. É fácil, não demora nem 10 segundos e sequer pedimos confirmação por e-mail! Está esperando o que ?
 
Guest Message by DevFuse

Foto

Como O Corpo Utiliza Os Alimentos

alimento corpo utiliza alimento

  • Please log in to reply
1 resposta para este tópico

#1 Brauniel

Brauniel
  • Membro
  • 293 posts

Postado as 11:37:23 em 14/06/2013

Tudo o que entra no seu estômago é misturado com as enzimas, substâncias químicas que quebram o alimento em seus componentes básicos. Esta mistura passa do estômago para os intestinos, onde os nutrientes são absolvidos pela corrente sanguínea. Os nutrientes são, então, transportados pelo seu corpo para as células onde serão utilizados ou armazenados. Os componentes dos alimentos que não são absorvidos serão excretados.

 


O trato gastrointestinal

O trato gastrointestinal (digestório), que vai da boca ao ânus, é um tubo de aproximadamente sete metros de comprimento.

 

A boca e o estômago 
A digestão se inicia assim que você começa a mastigar o alimento. A saliva, que é secretada por glândulas em sua boca, é misturada ao alimento enquanto você mastiga, para torná-lo mais fácil de ser engolido. A saliva contém a enzima amilase, que quebra os alimentos ricos em amido em açúcares básicos, que podem ser absorvidos pelo corpo. A amilase age somente em um ambiente alcalino. 

 

Uma vez que a comida é engolida, ela passa pelo esôfago e vai até o estômago. Na entrada e na saída do estômago encontram-se anéis de músculo chamados esfíncters, que atuam como válvulas. Quando o alimento chega ao estômago, o esfíncter superior se abre para que o alimento possa entrar. O esfíncter superior então fecha, mantendo o alimento e os sucos digestivos no estômago. Se este esfíncter vaza, os sucos digestivos, incluindo os ácidos, são regurgitados em sua garganta. Quando isso acontece, você sente azia, pois o conteúdo ácido de seu estômago irrita o revestimento de seu esôfago. 

Os sucos digestivos são adicionados aos alimentos através das glândulas na parede do estômago:- Estes sucos contêm substâncias químicas que transformam o alimento em uma forma utilizável. As proteases (enzima que processa as proteínas) e o ácido hidro clorídrico (que combate a maior parte das bactérias presentes nos alimentos e com a condição ácida na qual a protease trabalha) são duas destas substâncias. A única substância que não está sujeita a este processo digestivo é o álcool, que é absorvido pela corrente sanguínea diretamente do seu estômago. 

O estômago age como um depósito. O alimento semi-líquido permanece lá por 2 a 4 horas antes de ser liberado em pequenas quantidades ao intestino delgado.

 

 

O intestino delgado
Esta é a parte mais longa do trato gastrointestinal, tendo de 5 a 6 metros de comprimento. E chamado intestino delgado porque é estreito, com apenas 2-4 cm de diâmetro, comparado com o intestino grosso, que tem 6 centímetros de diâmetro. O intestino delgado consiste de três partes distintas. O duodeno está logo após o estômago e é a menor parte do intestino delgado. Ele é seguido pelo jejuno e íleo, ambos conectados ao intestino grosso.

 

                                                             yd79.jpg

 

Quando o alimento entra no duodeno, ele ainda está ácido devido aos sucos estomacais. Sucos digestivos alcalinos são agora adicionados para neutralizá-lo. Estes são produzidos em um órgão localizado abaixo do estômago chamado pâncreas e contém enzimas que continuam a digerir os alimentos. A bile também é adicionada à mistura. Este líquido aguado e verde, que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar, ajuda a manter o material gorduroso na solução.

 

                                                                      dqpr.jpg

 

Quando os sucos digestivos terminarem de realizar o seu trabalho, os principais componentes dos alimentos terão sido processados em seus elementos básicos: 
 
•    Proteínas em aminoácidos; 
•    Carboidratos em glicose e outros açúcares simples; 
•    Gordura em ácidos graxos e glicerol. 
 
Um pouco mais adiante, no intestino delgado, no jejuno e íleo, os produtos finais da digestão são absorvidos através da parede intestinal pela corrente sanguínea  O alimento é passado ao longo do intestino por contrações dos músculos da parede intestinal, o que é chamado peristaltismo. A parede intestinal não é lisa, mas repleta de milhões de minúsculas protusões chamadas vilos. Com os vilos, os intestinos adquirem uma grande área pela qual o alimento é absorvido. Vitaminas solúveis em água e sais minerais também são absorvidas neste estágio da digestão. 
 
A partir do momento em que os nutrientes são absorvidos, o restante do alimento não-digerido passa através de outro esfíncter para o intestino grosso. O seu corpo pode armazenar alguns nutrientes, como aqueles que fornecem energia e algumas vitaminas e sais minerais. Nutrientes em excesso, que não podem ser armazenados, são excretados nas fezes.
 
 
O intestino grosso 
O intestino grosso consiste do cólon, reto e ânus e tem até um metro de comprimento. Ele reabsorve a água utilizada na digestão e elimina os alimentos e fibras não-digeridas. Uma vez que a água é reabsorvida no cólon, as fezes, mais secas e sólidas, passam através do reto pelos movimentos peristálticos e são finalmente expelidas através do ânus. 
 
Quando as fezes chegam ao reto, elas produzem o desejo de defecar; devido ao reflexo das contrações do reto e do relaxamento do esfíncter anal. O esfíncter anal é composto de músculos circulares que controlam a abertura e o fechamento do ânus. 
 
O alimento geralmente leva de 1 a 3 dias para chegar da boca ao ânus. Algumas pessoas defecam 2 ou 3 vezes ao dia, outras diariamente e algumas apenas a cada 2 ou 3 dias.

 

 

Referência

GUYTON, C. Arthur. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2008.

 

 

 

 

 

 


  • Aless, Orphee13 e Aliago curtiram isso

#2 TiagoSoares17

TiagoSoares17
  • Membro
  • 351 posts

Postado as 10:33:32 em 15/06/2013

Irei ler mais tarde, boa partilha de info.







Outros tópicos com as mesmas tags alimento, corpo utiliza alimento



Termos de Uso: As mensagens contidas no site Hipertrofia.org não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional(independente da sua área de atuação), sendo da responsabilidade de quem as redigiu e não necessariamente refletem a opinião do proprietário do site.

Utilizando o site www.Hipertrofia.org você estará concordando com estes termos.