Ir para




Olá, anônimo!


Entrar  Logar com o Twitter

Cadastre-se
Seja bem vindo ao Hipertrofia.org. Que tal se registrar para poder participar das discussões e ainda ter acesso às áreas que somente usuários registrados podem ver ?
 
Para registrar-se, basta clicar ali do lado. É fácil, não demora nem 10 segundos e sequer pedimos confirmação por e-mail! Está esperando o que ?
 
Guest Message by DevFuse

Foto

Exame Cpk - Coração Ok?


  • Please log in to reply
10 respostas para este tópico

#1 8ou8000

8ou8000
  • Membro
  • 3 posts

Postado as 01:31:18 em 26/11/2012

Olá, amigos,

Fiz um exame de sangue e pedi o índice CPK. No laboratório que fiz os valores de referência são de ZERO até 188; e meu exame constava com 349!

Lendo sobre o assunto em artigos científicos, descobri que a elevação dos valores é indicativo de stress cardíaco. Logo, quando existe suspeita de infarto, um dos exames laboratoriais requisitados é o de CPK.

Entretanto, o tal índice é "inespecífico": na verdade, a elevação do CPK pode ser devida a stress cardíaca (problemas no coração), mas também por stress/danos a outros tecidos, como o muscular.

Lembrei que no dia anterior ao exame eu tinha feito um treino muito pesado para mim. Tinha usado um pré-treino com estimulantes (cafeína...) e eu estava bem disposto e descansado; então fiz um treino de hipertrofia com repetições forçadas, negativas... foi muito desgastante. Acredito (e espero!!!) que os valores de CPK estavam alterados devido - ao menos em parte - ao stress que causei nos músculos.


De qualquer forma, estou um pouco preocupado!! ahahaah
Já penso em diminuir cargas, repetiçoes... enfim, cuidar para não infartar!




Alguém sabe dizer algo sobre o CPK? é preocupante ter alterações? é normal aumentar após treino pesado??Se alguém puder ajudar eu agradeço muito!
Ah, eu irei ao médico! é que ser atendido por plano de saúde demora.... hahaha



Não encontrei no fórum nenhum tópico em que se fale do exame de sangue CPK, por isso postei neste espaço. Caso esteja errado o local, peço desculpas.

#2 NetoGym

NetoGym
  • Membro
  • 1.402 posts

Postado as 01:57:13 em 26/11/2012

Da uma olhada no histórico da sua familia se alguem tem problemas do coração etc... , mas o treino pode sim esta relacionado com os exames , aconteceu em menos de 24 horas ? , vamos esperar mais respostas

#3 dgbraga

dgbraga
  • Membro
  • 239 posts

Postado as 06:08:03 em 26/11/2012

po leva exame no médico e já era!

#4 DoctorMuscle

DoctorMuscle
  • Membro
  • 42 posts

Postado as 06:35:24 em 26/11/2012

CPK é uma enzima inespecífica dos músculos e sua correlação com infarto só faz sentido se junto de uma história clínica característica ou semelhante a um infarto. Se não apresentou nenhum sinal ou sintoma, desencana, pois provavelmente foi devido ao dano nos músculos decorrente do treino pesado.

abraços

Imagem

CONHECIMENTO E DEDICAÇÃO


Contribuições:

The Secret of High Frequency Training - Chad Waterbury


#5 Fezo

Fezo
  • Membro
  • 41 posts

Postado as 03:52:10 em 27/11/2012

Posso estar errado, mas acho que esse exame tinha alguma ligação com rompimento de tecido muscular. Quando fiz acompanhamento com um endo, ele falou que o ideal era que eu mantesse isso acima dos 400. Que era alguma forma de ele ver que eu tava treinando sério.. haha
"Dor é a fraqueza saindo do corpo"

#6 Geno

Geno
  • Membro
  • 30 posts

Postado as 08:03:47 em 27/11/2012

1º - Pq fez este exame? médico justificou a solicitação? caso você fez por conta própria foi gasto desnecessário ("quem não sabe o que procura não reconhece o que acha" - Claude Bernard). Antecipo que nenhum médico pediria este exame na suspeita de infarto para se fazer em laboratório ambulatorial, teria pedido com você internado em uma emergência, deste modo fique mais tranquilo.
2º - Caso tenha alguma justificativa médica, repita-o após 3 dias sem treinos (recomendação do método).
3º - Certamente foi devido ao treino, qualquer lesão muscular, seja do coração ou dos músculos esqueléticos pode alterá-lo.

Este post foi editado por Geno: 08:12:35 em 27/11/2012


#7 8ou8000

8ou8000
  • Membro
  • 3 posts

Postado as 09:48:12 em 28/11/2012

Puxa, obrigado pessoal!!!

Somando todos os comentários acho que posso concluir que foi pelo exercício mesmo. Venho de um treino de hipertrofia bem pesado pra mim!

Existe um histórico de cardiopatia na minha família... pai, avô. Eu já tenho 31 ano .... por isso fiquei um pouco preocupado.
Mas certamente não tenho sinais clínicos de doença alguma. O histórico familiar é, na verdade, um pai e um avô (falecido) obesos, que não sabem se cuidar (alimentação, sedentarismo...).


Eu pedi o exame, junto com outros tantos, sabendo que é inespecífico o índice, como falei na postagem inicial. É que tomo um antidepressivo que pode, segundo o psiquiatra, causar uma aceleração no metabolismo, provocando elevação de CPK.
Estranhei essa colocação do médico... muito vaga... elevação por quê??? mas tudo bem... pergunto na próxima consulta kkk


Vou fazer o que os amigos disseram!
Daqui 1 mês farei exames outra vez, mas vou ficar uns 3~4 dias sem treinar antes. Caso exista alteração, procuro o médico para exames mais específicos.


Muito obrigado pelas respostas! essa dica do endocrino... kkkkk parece fazer sentido mesmo! pelo jeito estou treinando serio!!!!

Abraços!

#8 Thiago M

Thiago M
  • Membro
  • 237 posts

Postado as 10:46:55 em 28/11/2012

Perguntas e respostas...

Por que vc solicitou o exame de CPK? Sentiu algo? (no aguardo)...

A CPK indica o índice de destruição dos tecidos musculares, é uma enzima que é liberada quando isso ocorre e tals.... bla bla bla... também pode vir a indicar infarto do miocardio... MAS... se vc disse que treinou pesado no dia passado, é perfeitamente normal dar esse valor que tu citou, NORMAL. Só pra registro, eu fiz CPK no ano passado quando tava treinando igual a um retardado hardcore (retardado literalmente), eu tava me achando o cara mais hard do universo, treinando como um animal, porém sem uso de anabólicos, coisa que ainda não fiz... quem sabe um dia... (kk) mas enfim... sabe o resultado? Deu 926!!! O médico disse que encontra esse tipo de valor em atletas de triathlon... me assustei um pouco e fui fazer mais exames para verificar meu coração (fiquei meio noiado tb, igual a vc, kkk)... fiz uns 3 eletro com Cardiolog diferentes, fiz 2 daqueles que dá pra ver o coração batendo calibre das arterias e possíveis obstruções (ultrasom eu acho), enfim, fiz uma porrada de exames... gastei uma nota pra desencanar... final da história... hoje eu treino mais pesado ainda... não tinha nada a ver com infarto... era treino pesado mesmo, mas se estiver encanado dá uma verificada mais legal nisso, pra ficar de boa na lagoa... uma coisa é certa... o coração não manda recado (disse o último cardio que eu fui)... se der zica... a coisa fica preta rapidamente, então, fica sussa!

Atleta IFBB


#9 8ou8000

8ou8000
  • Membro
  • 3 posts

Postado as 12:25:36 em 29/11/2012

Thiago,

Solicitei o CPK pq estou tomando um antidepressivo, e o médico comentou (apenas comentou) que o remédio pode "forçar" o coração, metabolismo, etc... Muito vago o que ele disse, e muito desnecessário eu ter feito esse exame kkkk, agora eu sei.

Não senti sintoma algum. Graças a Deus posso dizer que não estou em "grupo de riscos" para cardiopatia: não sou sedentário, me alimento de maneira saudável, não tenho gordura abdominal em excesso, etc. Fiz o exame e me assustei... tudo sem precisar! kkk


Cara, 926!!!! eu tb teria feito os exames que vc disse!!! kkkk
Mas que bom que as informações que vc postou sobre as opiniões médicas, e as opiniões médicas dadas aos demais amigos que escreveram neste tópico, coincidem! Tudo indica que a musculação e os danos musculares que provocamos intencionalmente é o que eleva o CPK! isso é muito bom saber, dividir e confirmar claramente com os demais!


Muito obrigado pela colaboração! já desencanei! gostei dessa: "o coração não manda recado" kkkkkkk que horror!!! kkkkk

Abraço!

#10 Daniel.Bacharel

Daniel.Bacharel
  • Membro
  • 1 posts

Postado as 10:27:49 em 10/03/2014

Fiz um check up geral e o exame de 

 

CPK 

 

que era pra ser até 294 

 

deu

 

2072

 

ja markei meu cardiologista e a minha endocrinologista pediu pra mim ficar sem treinar uma semna e repitir o exame ai é osso



#11 Claudio Coco

Claudio Coco
  • Membro
  • 25 posts

Postado as 11:53:01 em 23/03/2014

cpk mb ou CK Mb é especifico do músculo cardíaco se alterado indicativo de problema cardíaco  , Cpk ou CK é encontrado no músculo esquelético após ter feito musculado vai ter alteração é normal.    


Este post foi editado por Claudio Coco: 11:54:52 em 23/03/2014







Termos de Uso: As mensagens contidas no site Hipertrofia.org não possuem o objetivo de substituir orientação de um profissional(independente da sua área de atuação), sendo da responsabilidade de quem as redigiu e não necessariamente refletem a opinião do proprietário do site.

Utilizando o site www.Hipertrofia.org você estará concordando com estes termos.