Home / Suplementação / Como tomar glutamina para amplificar a hipertrofia muscular

Como tomar glutamina para amplificar a hipertrofia muscular

Saber como tomar glutamina é muito útil para quem busca hipertrofia muscular constante.

Glutamina é o aminoácido mais abundante do corpo humano e pode ser encontrado nos músculos, plasma e praticamente em qualquer proteína animal que você ingerir.

Clique aqui

Cerca de 5% dos aminoácidos encontrados na maioria das carnes é composto por glutamina.

Enfim, a glutamina é um dos aminoácidos mais abundantes e tem um papel importante em inúmeros processos do organismo que, indiretamente e diretamente, vão influenciar como seu corpo responde ao treino.

Entender como tomar glutamina e porque tomar deveria ser do interesse de todos que buscam um corpo melhor.

Porque tomar glutamina

Glutamina é um aminoácido não essencial, isto significa que nosso corpo consegue produzi-lo por conta própria conforme for necessário.

Acontece que pessoas que colocam o corpo sob grande estresse – como um treino pesado – podem necessitar de mais glutamina do que uma pessoa dita “normal”.

Entenda.

Clique aqui

A glutamina está envolvida no catabolismo e anabolismo muscular, metabolismo de BCAAs, manutenção da mucosa intestinal, funcionamento do sistema imunológico, produção de neurotransmissores, transporte de água e muito mais.

Além disso, em todo lugar do corpo onde há amônia há glutamina para controlar o balanço de acidez.

Por exemplo: quando treinamos pesado e ingerimos grandes quantidades de proteína, a acidez metabólica aumenta, e mais glutamina é necessária.

O que estamos querendo dizer com tudo isso é que a glutamina é necessária para muitas coisas ao mesmo tempo no corpo.

Pessoas que treinam pesado, fazem dieta e geram mais estresse, podem precisar de mais glutamina que o corpo consegue produzir sozinho.

E quando essa necessidade não é suprida, o resultado da deficiência pode ser o aumento nas chances de perda de massa muscular, menos energia e doenças frequentes.

Mas apesar de todas as funções críticas da glutamina, é válido ressaltar que este suplemento não é uma espécie de creatina.

Muitas pessoas começam a tomar glutamina e ficam esperando “sentir algo” por estar usando o suplemento, mas esse momento nunca chega.

Glutamina não é um suplemento que funciona de forma direta e dá evidências expressivas, como a creatina.

A glutamina funciona “por trás das cortinas” fazendo seu corpo funcionar melhor e respondendo mais ao treino.

Além disso, o uso de glutamina pode amplificar o efeito de outros suplementos quando usados em conjunto.

Por exemplo:

BCAAs

Existem duas razões para a combinação de glutamina e BCAAs gerar mais hipertrofia e performance durante o treino.

Primeiro, a presença de glutamina afeta diretamente o metabolismo de BCAAs pelo corpo.

Segundo, a sinalização da mTOR causada pela glutamina extracelular requer a presença de BCAAs, principalmente a leucina.

Traduzindo para o bom português, BCAAs e glutamina juntos podem amplificar a hipertrofia e sua performance durante atividades físicas.

Citrulina

A glutamina funciona como um precursor na síntese de arginina e óxido nítrico ao auxiliar o transporte de citrulina entre os tecidos musculares.

Combinar citrulina com glutamina pode amplificar a produção de óxido nítrico, o que pode aumentar a entrega de oxigênio e nutrientes para dentro dos músculos.

Mais nutrientes para dentro dos músculos pode amplificar a recuperação e crescimento muscular.

Então, como tomar glutamina da forma correta ?

entenda como tomar glutamina da maneira mais eficaz visando hipertrofia muscular

Primeiramente, para pessoas que treinam pesado e fazem dieta, a dosagem da glutamina é muito maior do que a maioria das pessoas costumam pensar.

Para extrair os benefícios da glutamina é necessário ingerir de 20 a 30g do suplemento por dia.

Em dias de treino pesado, é recomendável tomar glutamina antes, durante e depois do treino.

Desta forma você vai amplificar a hidratação celular, o transporte de eletrólitos e o metabolismo de BCAAs no horário mais importante do dia (leia-se no horário do treino).

Você poderia, por exemplo, tomar 10g de glutamina 30 minutos antes do treino, 10g em um shake no decorrer do treino, e mais 10g no shake pós-treino.

Em dias que você não treina, você pode dividir estas 30g da maneira que quiser durante o dia ou consumir de uma só vez.

É importante frisar que, para extrair os benefícios da glutamina, é necessário ingeri-la diariamente.

Não há razão para ciclar glutamina, já que se trata de um aminoácido abundante e não essencial para o corpo (mesmo não tomando, você sempre estará produzindo).

Posso sofrer com efeitos colaterais ?

Existe uma quantidade significativa de evidências mostrando que não há efeitos colaterais no uso de até 30g de glutamina por dia.

Contudo algumas pessoas parecem sofrer com sintomas gastrointestinais (leia-se dores de barriga, gases e possível diarreia) ao ingerir glutamina em doses maiores.

Neste caso, se o problema for frequente, será necessário diminuir a dose até que os problemas desapareçam.

Onde comprar

O preço de glutamina pode variar muito dependendo da origem do suplemento (importados costumam custar até três vezes mais que nacionais).

Uma maneira com maior custo benefício para comprar glutamina, seria através da manipulação do suplemento em uma farmácia de manipulação de confiança.

Um lugar confiável seria a farmácia Oficial Farma que vende a glutamina em um preço baixo comparado com a quantidade que cada pode oferece:

Palavras finais

Sim, glutamina é extremamente importante em inúmeros processos do corpo que vão influenciar seus resultados dentro da academia.

Contudo a glutamina sozinha não vai mudar as coisas da água para o vinho, mas sim auxiliar inúmeros outros processos que vão fazer isso.

Com isto em mente, saber como tomar glutamina da forma correta é essencial para extrair os benefícios deste suplemento.

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

Um comentário

  1. Ótimo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons