Home / Treino / 10 benefícios da musculação que você não conhecia (ou ignorava)

10 benefícios da musculação que você não conhecia (ou ignorava)

Os benefícios da musculação vão muito além dos óbvios que todos nós já conhecemos, e saber quais são eles pode mudar totalmente como você enxerga o treino.

Pois é.

Clique aqui

Muitas pessoas vão a academia diariamente com o simples intuito de melhorar o corpo de alguma forma.

Mas não param para pensar que a musculação está modificando várias coisas em sua vida, e coisas que valem muito a pena ser mudadas.

A questão que fica é: se você soubesse com clareza como a musculação está tornando sua vida em algo melhor, você levaria o treino com ainda mais seriedade ?

É justamente este o intuito do texto, mostrar quais são os benefícios da musculação e porque, provavelmente, ela é uma das melhores atividades físicas que existe.

Os principais benefícios da musculação

1 – Nenhuma outra atividade vai mudar tanto seu corpo como a musculação

Se, de alguma forma, seu objetivo é conquistar um corpo melhor. Seja com mais massa muscular, menos gordura, mais “tônus”, curvas ou que quer que seja.

A atividade física que tem o maior potencial para fazer isto, e em menos tempo, é a musculação.

Clique aqui

Por quê ?

Poderíamos debater o dia inteiro sobre como crossfit, zumba, treinos funcionais ou qualquer outra atividade, pode melhorar a aparência física.

os inúmeros benefícios da musculação

Porém se a musculação não fosse o esporte que mais modifica a composição corporal, os fisiculturistas já teriam descoberto algo melhor.

São eles os pioneiros da mudança corporal e se algo funciona e traz resultados rápidos que os façam ter uma vantagem em competições, nós já estaríamos sabendo porque eles já estariam fazendo.

Em suma, o principal benefício da musculação é mudança rápida na composição corporal.

2 –  Moldagem de um caráter mais forte

Musculação é uma atividade onde o praticante precisa obedecer certas regras se realmente quiser obter resultados.

Não é possível conquistar resultados expressivos e duradouros sem que haja comprometimento e disciplina.

Acontece que a partir do momento que o praticante começa a cultivar estes hábitos para obter melhores resultados, eles não ficam apenas dentro da academia.

Estes traços conquistados na musculação se espalham para outras áreas, o que começa a gerar inúmeras mudanças positivas que impactam a vida do praticante.

Em suma, uma pessoa que consegue ser dedicada na musculação, costuma aplicar estes conceitos em outras áreas da vida também e obter o mesmo tipo de sucesso.

3 – Menos estresse

As vezes barulhos simples que não nos incomodam começam a incomodar. Um comentário inocente tem um efeito muito maior em você que o esperado.

Em muitos casos,  não conseguimos perceber que é o estresse que está amplificando suas respostas a certas situações.

Fazer musculação pode aumentar as concentrações de químicos no organismo que podem aumentar a tolerância do cérebro ao estresse.

Basicamente, pessoas que fazem musculação tem uma maior resistência ao estresse e isto pode gerar inúmeros benefícios em outras áreas da vida.

4 – Metabolismo mais rápido

Pessoas que fazem musculação possuem o metabolismo mais rápido, e isto fica cada vez mais evidente conforme ganhamos massa muscular.

A musculação em si é uma atividade que requer muita energia e mesmo depois que o treino termina, o corpo precisa se recuperar (e continua usando energia).

Além disso, conforme vamos adquirindo mais massa magra, nosso corpo precisa gastar mais energia para mantê-la.

Tudo isto faz com que o corpo tenha que gastar mais energia para se manter, ou seja, acelerando a velocidade do metabolismo.

5 – Mais saúde mental

Um dos benefícios da musculação é liberar endorfinas no cérebro que geram fazem o praticante se sentir mais feliz e menos ansioso.

Na verdade, há estudos que mostram que atividades físicas como musculação servem como tratamento auxiliar em doenças como depressão.

Esta melhora de humor pode melhorar a qualidade de vida como um todo e mudar sua forma de enxergar certas dificuldades do dia a dia.

6 – Melhor autoestima

A partir do momento que vemos as mudanças corporais ocorrendo, isto gera um reforço muito positivo em nossa autoestima.

Por ser uma das atividades que mais podem gerar mudanças corporais em menos tempo, a musculação tem um potencial gigantesco para alterar a autoimagem (para melhor).

7 – Mais saúde

Assim como qualquer atividade física, a musculação pode gerar inúmeros benefícios para a saúde.

Nesta quesito, os que mais se destacam são:

  • Aumento na densidade óssea reduzindo o risco de osteoporose;
  • Aumento no HDL (colesterol bom);
  • Diminuição do LDL (colesterol ruim);
  • Aumento na sensibilidade a insulina e prevenção contra diabetes tipo 2;
  • Diminuição da pressão sanguínea;
  • Diminuição na incidência de doenças cardíacas;
  • Fortalecimento de tendões e articulações;
  • Melhora do sistema imunológico.

Em suma, somente pelo fato de estar fazendo musculação você terá muito mais saúde prevenindo vários problemas, de forma direta e indireta.

8 – Mais flexibilidade

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, ganhar massa muscular através de exercícios com amplitude completa, aumenta a flexibilidade.

Este aumento na flexibilidade diminui a chance de lesões dentro e fora da academia, ao mesmo tempo que previne dores crônicas (como na lombar e costas).

9 – Mais apetite sexual

Um dos benefícios da musculação é o aumento na liberação de hormônios sexuais como a testosterona, tanto em homens como mulheres.

Este aumento, além de acelerar a própria hipertrofia muscular, também pode aumentar o apetite sexual, já que a testosterona é o principal hormônio envolvido na libido.

10 – Melhor postura

A maioria dos casos envolvendo má postura estão ligados ao enfraquecimento músculos responsáveis por manter o corpo em uma postura naturalmente ereta.

Qualquer treino bem elaborado de musculação vai trabalhar a maioria dos músculos que envolvem a postura, como músculos do pescoço, deltoides e costas, e poderá prevenir estes problemas.

Palavras finais

Musculação não é voltada apenas para pessoas que querem “ficar gigantes”, mas sim qualquer pessoa que queira ter uma qualidade de vida superior.

Qualquer pessoa que faça musculação inevitavelmente terá mais saúde, mais apetite sexual, será mais feliz e provavelmente será uma pessoa mais determinada, dentro e fora da academia.

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

Clique aqui para saber mais

2 comentários

  1. é por isso que amo esse desporto!!!

  2. Caio Vinícius

    Por isso não deixo a musculação nunca mais!!!
    Parabéns pelo blog, tem ajudado muito na minha caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons