Home / Suplementação / Quem toma suplementos pode tomar cerveja ?

Quem toma suplementos pode tomar cerveja ?

Uso de bebidas alcoólicas sempre foi um tema polêmico na musculação, mas uma questão que se destaca com frequência é especificamente sobre poder tomar cerveja ao mesmo tempo que toma algum suplemento.

Se isto vai “cortar o efeito” do suplemento utilizado, vai diminuir os ganhos, ou se a mistura pode causar algum mal a saúde.

Clique aqui

Logo de cara, tomar cerveja moderadamente, sem chegar ao ponto de ter ressaca no dia seguinte, e sem ser com uma frequência alta, dificilmente vai influenciar em algo na sua saúde e muito menos nos seus ganhos dentro da academia.

Então, se você é aquele tipo de pessoa que bebe de forma esporádica e não costuma abusar, isto provavelmente não vai afetar em nada na sua rotina.

A questão é que a maioria das pessoas não usam esta abordagem para tomar cerveja ou outra bebida alcoólica.

Muitas pessoas quando sentem o efeito do álcool e ficam desinibidas, perdem o controle do consumo e só param de beber quando começam a sentir os efeitos negativos.

Veja também -> 5 maneiras que o álcool atrapalha a hipertrofia

Clique aqui

Lembre-se também que independente de qual fonte venha o álcool, seja cerveja, vodka, tequila ou outra coisa, os efeitos colaterais serão os mesmos.

Enfim, este texto é voltado para estas pessoas, que costumam sempre consumir mais álcool do que devem, e mostrar quais são os efeitos da mistura dos suplemento mais comuns com bebida alcoólica.

1 – Whey protein e outras proteínas em pó

Independente de qual fonte de proteína em pó estejamos falando, o objetivo final sempre vai ser o mesmo: complementar e aumentar a ingestão de proteína da dieta.

Com isto em mente, os efeitos do álcool vão ser os mesmos não importando se você está usando um whey protein de R$400, feito com leite de vacas dos montes holandeses ,ou uma albumina de R$30, feita com os ovos de uma fazenda industrial.

Bem, o uso abusivo de álcool é conhecido por derrubar a síntese de proteína e atrapalhar a hipertrofia muscular como um todo.

De forma grosseiramente simples, isto significa que o corpo terá dificuldade para pegar proteínas, e usá-las com o objetivo de reparar e construir massa muscular.

Isto significa que gastar dinheiro com uma proteína em pó para abusar de bebida alcoólica com frequência, é como jogar uma parte dos seus ganhos e seu dinheiro, fora.

Ao mesmo tempo que a mistura não vai gerar um efeito colateral extra, isto é simplesmente contraprodutivo.

2 – Creatina

Creatina, além dos outros benefícios, funciona aumentando os líquidos dentro das células musculares. Por isso que nos sentimos maiores quando usamos creatina.

O problema é que quando consumimos álcool, nosso corpo inibe a circulação de um hormônio chamado ADH, que é responsável por controlar quanta água os rins devem “segurar” no corpo.

Basicamente, quando bebemos, nossos rins recebem a mensagem para começar a liberar mais água através da urina (nos fazendo ir várias vezes ao banheiro).

Por isso o consumo de álcool costuma causar desidratação.

A questão é que esta água perdida também será, em parte, dos músculos, o que poderá afetar os efeitos da creatina.

Na verdade, mesmo que álcool não cortasse os efeitos da creatina, desidratação é extremamente catabólica por si só e deveria ser evitada.

E, infelizmente, beber mais água enquanto está usando álcool não inibe totalmente o problema, porque o corpo não vai se manter hidratado e que vai continuar urinando água desnecessariamente.

3 – BCAAs e outros aminoácidos

BCAAs e outros aminoácidos essenciais possuem praticamente a mesma função que as proteínas em pó.

A diferença é que a proteína em pó será absorvida e posteriormente quebrada em aminoácidos menores, o que inclui os BCAAs, encontrados em todas proteínas completas.

Isto quer dizer que o efeito negativo do álcool na ingestão de proteína é mesmo para a ingestão de BCAAs.

Na verdade, exatamente o mesmo efeito negativo.

Se sua síntese de proteína está sendo prejudicada por algo, o aproveitamento dos BCAAs pelo corpo poderá ser menor.

4 – Pré-treinos com estimulantes/cafeína

Os efeitos desejados dos pré-treinos com estimulantes, ou a própria cafeína, podem demorar 30 a 60 minutos para surtirem efeito, mas podem permanecer no corpo por mais de 10 horas (vai depender da habilidade do seu corpo em metabolizar o estimulante).

Misturar qualquer tipo de álcool com este tipo de suplemento não é recomendado.

Estimulantes podem mascarar os sintomas do álcool, fazendo você beber mais que o necessário para atingir o efeito desejado, e podem exacerbar a desidratação.

A mistura de estimulantes com álcool também é a principal causa de entradas em hospitais por conta de arritmias cardíacas e alterações na pressão sanguínea.

É por conta disso, também, que o uso de bebidas alcoólicas com energéticos está sendo cada vez mais contraindicado por especialistas.

Quando o assunto é misturar suplementos com bebidas alcoólicas, sem dúvidas, a pior coisa que alguém pode fazer é misturá-los com suplementos que contenham estimulantes.

Resumindo – quem pode tomar cerveja pode tomar suplemento ?

Pessoas que tomar cerveja, ou outra bebida alcoólica, moderadamente, na maioria das vezes, poderão usufruir dos benefícios dos dois lados sem prejudicar seus ganhos ou a saúde.

Por outro lado, pessoas que não tem controle sobre o próprio consumo de álcool, sempre bebem ao ponto de ter ressaca e fazem isto com certa frequência, além de estarem prejudicando seus ganhos, estão desperdiçando dinheiro com o uso de suplementos, e como “brinde”, estão colocando a própria saúde em risco.

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

9 comentários

  1. Alexandersoares

    Tenho uma dúvida o efeito do álcool sobre o uso de anabolizantes eo mesmo sobre o de suplementos ???? Por favor respondam desde já agradeço pela atenção

    • Redação Hipertrofia.org

      Não, anabolizantes e esteroides são coisas completamente diferentes. Os efeitos com o uso do álcool também serão diferentes.

      Dependendo do esteroide anabolizante usado, se for oral por exemplo, e o usuário não souber da saúde do fígado, utilizar bebidas alcoólicas pode gerar problemas sérios.

      Vários esteroides também podem alterar a pressão arterial, e muitas pessoas não tem conhecimento para monitorar isso de perto, usar bebidas alcoólicas pode piorar ainda mais o problema e colocar sua vida em risco.

  2. Gabriel Valadares de Oliveira

    Artigo excelente! Pessoal do Hipertrofia mandando muito bem como sempre.

    Já não bebo, mas vai aí mais um motivo para ficar longe do álcool, mesmo sabendo que não tem problema o consumo moderado.

  3. Em relação a cerveja sem alcool, apesar de ser calórica, e ter uma certa quantidade de álcool. Quais os efeitos indesejáveis ela pode trazer para quem treina e segue uma dieta equilibrada? Seria apenas o descontrole calórico?

    • Bruno Oliveira

      Cerveja é “pão líquido”. Se consumida com exagero, mesmo sem álcool, isso poderá comprometer seus resultados uma vez que sempre devemos ter em mente uma dieta que contribua para manter a insulina dentro de níveis regulares o que evita o acúmulo de gordura e favorece a absorção de açúcares e proteínas conforme as necessidades do nosso corpo. Portanto, cerveja deve ser evitada em todas as suas formas.

    • Se você toma cerveja sem álcool, procure ler os rótulos , há algumas marcas que produzem realmente a zero% de álcool.
      Pra quem toma com álcool, há marcas que não colocam em sua composição ingredientes como os cereais não maltados (geralmente feitos a partir de grãos de milho e outros),para baratear, fugindo da formula original da cerveja.

  4. excelente artigo tirou minhas duvidas com relação ao álcool e o uso de suplementos.

  5. Ótimo! tomo suplementos e sempre achei que uma cerveja moderadamente não implicaria em meus resultados, o problema é o exagero, mas isso é em tudo que se faz na vida, o artigo me livrou da conciencia pesada após tomar uma latinha.

  6. Costumo ler muito sobre o assunto e gosto de discutir a respeito.

    Li que: A bebida alcoólica é uma importante restrição para pessoas que visam ganhar massa muscular ou perder gordura, pois atrapalha em ambos os objetivos. Se for beber, tente evitar ao máximo os exageros.

    E concordo plenamente.

    Abraço e espero comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons