Home / Suplementos / Ioimbina – benefícios e efeitos colaterais na queima de gordura

Ioimbina – benefícios e efeitos colaterais na queima de gordura

Ioimbina é um suplemento que pode acelerar a queima de gordura e emagrecer, mas não da forma que a maioria das pessoas imaginam e não sem gerar alguns efeitos colaterais.

O que é ioimbina ?

Ioimbina, também conhecida como Yohimbe, é uma substância natural muito usada em pré-treinos (por ser um estimulante leve) e em queimadores de gordura (por realmente acelerar a queima da mesma).

Clique aqui

Existem duas formas de ioimbina disponíveis em forma de suplemento:

  • Extrato de casca de ioimbina. É o pó concentrado da casca da árvore de iombina. Contém uma porção menor do composto por quantidade do pó.
  • Iombina HCL. É a própria molécula de ioimbina que foi extraída de uma fonte natural e combinada com ácido clorídrico.

Independente da fonte, a ioimbina funciona estimulando o sistema simpático nervoso, ativando a reação de “fuga ou luta” do corpo.

Isto faz com que  alguns compostos químicos do nosso organismo, chamados catecolaminas, sejam liberados na corrente sanguínea, aumentando a temperatura corporal e pressão sanguínea.

Estas catecolaminas podem se ligar às células de gordura através de receptores adrenérgicos, favorecendo a queima de gordura (ou não, e você já vai entender o porquê).

Benefícios da ioimbina na queima de gordura

Vários estudos (1,2) mostram que a suplementação com ioimbina realmente acelera a queima de gordura.

Clique aqui

Ela funciona como um estimulante suave e ajuda na supressão do apetite (3), mas seus benefícios não terminam aqui.

Agora pouco falamos que as células de gorduras têm receptores para as catecolaminas que são liberadas em maior quantidade quando usamos ioimbina, não é mesmo ?

Bem, existem dois tipos de receptores:

  • Receptores alfa;
  • Receptores beta.

Sem aborrecer você com detalhes científicos, o que você precisa saber é que estes dois receptores operam de maneira diferente.

Quando as catecolaminas se ligam aos receptores beta, as células de gorduras são usadas como energia (e ocorre queima de gordura).

Quando as catecolaminas se ligam aos receptores alfa, as células de gordura NÃO são usadas como energia (e não ocorre queima de gordura).

É por isso que é difícil perder gordura em certas áreas do corpo que contém muitos receptores alfa, como abdômen e quadril.

Veja também -> 18 dicas para queimar gordura abdominal mais rápido

As catecolaminas que deveriam estar sendo ligadas nos receptores beta (que geram queima de gordura), estão sendo roubadas, em parte, pelos receptores alfa (que não geram queima de gordura).

É aqui que a mágica da ioimbina acontece.

Clique aqui

As moléculas dela tem uma grande afinidade pelos receptores alfa (4), isto significa que a ioimbina se liga mais aos receptores alfa do que beta.

Como isso vai ajudar você ?

Quando a ioimbina se liga ao receptor alfa, ela “bloqueia” ele e agora a catecolamina está livre para se ligar apenas a receptores beta e aumentar a queima de gordura.

Em outras palavras, a ioimbina ocupa os receptores que não geram queima de gordura, enquanto deixa livre os que geram para que as catecolaminas possam se ligar a eles.

Lembre-se também que os receptores alfa ficam nas regiões mais chatas para perder gordura (como o abdômen), logo a queima poderá ser maior nestes locais quando usamos ioimbina.

Melhor ainda é que estudos (5) sugerem que a ioimbina reduz gordura corporal, enquanto mantém a massa muscular, o que é ótimo para composição corporal.

Onde comprar

Ioimbina pode ser encontrada em farmácias de manipulação como a OficialFarma, por cerca de R$25 (sim, é realmente barato). Se for comparada com outros suplementos que prometem resultados parecidos, a Ioimbina tem um custo-benefício infinitamente superior.

Benefícios na hipertrofia

O fato da ioimbina funcionar como um estimulante suave, significa que você vai ter mais disposição durante o dia, isto também será transferido para os treinos, permitindo que você treine por mais tempo e mais pesado, mesmo fazendo dieta para queimar gordura.

Isto pode favorecer o ganho de massa muscular ou simplesmente ajudar a reter o máximo de massa magra em dietas hipocalóricas.

Benefícios na ereção

Não, você não leu errado.

A ioimbina tem um efeito positivo no fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos do pênis, isto significa que ela age como uma espécie de viagra natural e vai melhorar a potencia das ereções em homens.

Dosagem

Estudos sugerem que uma dosagem de 0.2mg de ioimbina HCL por kg de peso corporal é suficiente para auxiliar na queima de gordura, sem gerar muitos efeitos colaterais (mais sobre isso logo a frente).

Isto significa que uma pessoa com 80kg pode tomar 16mg de ioimbina, contudo tenha em mente que você não precisa começar nessa dosagem, mas sim com um 1/3 dela.

Por exemplo: você tem 80kg e sua dose máxima é de 16mg. Então comece com cerca de 5mg e conforme seu corpo for respondendo [aos efeitos colaterais], aumente para 10mg e então para 16mg.

Fique atento a suplementos que fornecem o extrato da casca. Apesar de fornecerem dosagens como 800 a 1200mg por cápsula, apenas 1 ou 2% é a substância real que nos interessa, por isso procure sempre por cloridrato de ioimbina ou ioimbina HCL.

Como tomar corretamente

Ioimbina funciona melhor quando combinada com exercícios, já que isto aumenta a liberação de catecolaminas.

Em outras palavras, não espere muito da ioimbina se a sua intenção é usá-la para ficar sentado o dia todo no sofá vendo NetFlix.

Outra coisa extremamente importante é que níveis elevados de insulina podem anular completamente os benefícios da ioimbina.

Isto significa basicamente que ingerir muitos carboidratos, açúcares ou outros alimentos que provoquem a insulina, vai bloquear a ação do suplemento.

Por conta disso, a melhor maneira de usar ioimbina é com o estômago totalmente vazio, algo que funciona muito bem em conjunto de jejum intermitente ou antes do seu aeróbico em jejum.

Nestas duas situações seu corpo estará com os níveis de insulina muito baixos, o que vai maximizar o efeito da ioimbina. Sem contar que durante o jejum outros hormônios queimadores de gordura, como o GH, estão altos, o que ajuda ainda mais na queima de gordura.

Exemplo de como tomar:

Com o estômago 100% vazio (em jejum), tome ioimbina e depois de 40 a 60 minutos faça aeróbicos em jejum.

Lembre-se que aeróbicos em jejum devem ser feitos em baixa intensidade. Primeiro porque, do contrário, você pode perder massa muscular, segundo que a ioimbina pode aumentar a pressão sanguínea e fazer um HIIT não é a melhor ideia.

Você também pode usar cafeína em conjunto para potencializar o efeito de ambos os compostos, mas sempre utilizando a menor dose possível e aumentando gradativamente.

Quais resultados devemos esperar da ioimbina ?

Se você chegou até aqui, é porque já deve estar animado com a ideia de usar ioimbina, mas é necessário realizar uma checagem de realidade.

Ioimbina é um composto natural e não vai gerar resultados milagrosos, principalmente da noite para o dia.

Dieta e treino continuarão sendo os principais responsáveis na mudança do seu físico. A ioimbina vai apenas acelerar os seus esforços.

Se sua intenção for evitar exercícios e não fazer dieta, faça um favor a si mesmo e não compre ioimbina, pois nesse caso não vai fazer diferença alguma.

Por outro lado, se você já treina pesado e faz dieta hipocalórica (principalmente jejum intermitente), a ioimbina vai acelerar ainda mais os resultados.

Cafeína é um composto que também aumenta a liberação de catecolaminas, logo tem uma ação sinergista com a ioimbina e pode potencializar os resultados.

Apenas lembre-se que ioimbina é um estimulante leve e combinar com outros estimulantes (como a cafeína) potencializará tanto os benefícios como os efeitos colaterais de ambos.

Por falar nisso…

Efeitos colaterais

Como a ioimbina altera a sua resposta em situações de “luta ou fuga”, ela pode aumentar a ansiedade e impulsividade.

Isto não é um problema para pessoas que não tem problemas pré-existentes, mas deve ser evitada por aqueles que tem.

Inclusive ela pode interferir com medicamentos para ansiedade, síndrome do pânico, depressão e coisas do tipo. Tome muito cuidado se você usa qualquer medicamento de uso contínuo desta categoria.

Ioimbina também pode aumentar a pressão sanguínea, portanto deve ser evitada por pessoas muito acima do peso e/ou com problemas cardíacos e de pressão arterial.

Ela não deve ser usada em conjunto de outras drogas que afetam os receptores beta-adrenérgicos, como efedrina (franol) e clembuterol.

Pessoas saudáveis poderão usar ioimbina sem maiores problemas. Efeitos colaterais poderão ocorrer da mesma forma, mas poderão ser controlados facilmente com a diminuição da dosagem.

Palavras finais

Ioimbina é um dos poucos suplementos para queima de gordura que realmente cumprem o que prometem (com as exceções já mencionadas).

Estudos mostram que ela pode acelerar o seu metabolismo, melhorar a performance no treino e ainda dar uma pequena mãozinha na queima de gordura localizada (por conta dos receptores alfa nestes locais).

Ioimbina vai funcionar ainda mais se você treinar pesado, fazer dieta e usar suplementos como cafeína.

Claro, ela não vai transformar o seu físico sozinha e fazer você ficar com 6% de gordura corporal, mas definitivamente vai ajudar você chegar lá mais rápido.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17214405
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12323115
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6145164
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10611634
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17214405

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

17 comentários

  1. Onde encontrar?

  2. Bacana a matéria. Porém não disseram nada sobre a ioimbina ser usada no tratamento de disfunção erétil…

  3. MANDEI MANIPULAR A IOIMBINA E TOMO JUNTO COM UM TERMOGÊNICO TAMBÉM MANIPULADO E L-CARNITINA…FICO MUITO “LIGADÃO”. MALHO UMAS 3 HORAS SEM CANSAR…..FAZ SÓ UMA SEMANA QUE ESTOU TOMANDO.

  4. Onde comprar a Ioimbina?

  5. Gostei da matéria!

  6. Valeu a pena ler. Muito informativo. Aprendi algo novo e útil. Parabéns à equipe do Hipertrofia.

  7. Treino após o trabalho, la por umas 18:00 horas.
    O correto é tomar (80*0,2= 15mg de acordo com meu paseo) 30 minutos antes do treino mesmo junto com o BCAA e a Alanina?

    • Tem q tomar ela de jejum, assim q acordar. Acorda, toma, espera uns 20min e faz um aerobio. Essa é a melhor forma de aproveitar seus efeitos.

  8. Ela deve ser ciclada ? Usar por 15 dias, descansa 15? Assim como o clembuterol?

  9. Comprei normalmente na farmácia o Yomax, que é a versão cloridrato da ioimbina. Irei toma ló em jejum, posso usar com um termogênico e quantos comprimidos posso ingerir?

  10. Marcio Andre Soares da Silva

    Aqui na Australia a ioimbina é proibida.

    • Redação Hipertrofia.org

      Faz sentido, Marcio. Ioimbina pode causar problemas em pessoas predispostas a terem problemas no coração e de pressão arterial.

  11. se eu tomar na parte da manhã em jejum, sem fazer o aerobico, porem treinar normalmente a noite ( la pelas 18-19:00h, ainda sim vou ter os resultados da ioimbina ?

  12. Belo exemplo de como tomar fazendo aeróbico em Jejum! E sem ele, será que funciona também?

  13. Associar a Iombina com MCT pode anular o efeito de algum deles? Para AEJ, claro

    • Redação Hipertrofia.org

      Olá, Mislene.

      Se você está usando MCT antes do aeróbico em jejum, então não é jejum. E isto afetaria o uso da ioimbina também.

      MCT pode auxiliar na queima de gordura, mas não deixa de ser gordura. Basta olhar na ficha nutricional do suplemento, uma dose costuma conter cerca de 14g de gordura e 120 calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons