Home / Dieta e Nutrição / Ovo caipira ou de granja: qual é melhor ?

Ovo caipira ou de granja: qual é melhor ?

Se você inclui ovos na dieta, qual deles é melhor para hipertrofia: caipira ou de granja?

O ovo inteiro é uma das melhores fontes de proteína para quem treina e muitas pessoas criam suas próprias teorias sobre o alimento, principalmente sobre sua cor.

Clique aqui

Algumas pessoas acreditam que ovos caipiras, conhecidos vulgarmente como os marrons, são mais naturais, enquanto outros acreditam que ovos de granja (os brancos) são mais “limpos”.

Mas há alguma diferença real entre os dois tipos de ovo que faça sentido na hora de escolher qual deles incorporar na dieta para hipertrofia ?

Ovos podem ter várias cores

É muito comum encontrar tanto ovos brancos como marrons (ou avermelhados) nos supermercados, porém muitas pessoas confundem o porquê de cada ovo ter uma cor específica.

Por exemplo: os ovos marrons são conhecidos como caipiras e muitas pessoas pensam que este nome foi dado porque as galinhas foram criadas em fazendas dentro dos moldes antigos.

Na verdade, ovos marrons não necessariamente são caipiras e a cor da casca do ovo depende da raça da galinha.

Pois é.

Clique aqui

Galinhas brancas vão botar ovos brancos, galinhas marrons vão botar ovos marrons e galinhas azuis vão botar ovos azuis.

Não, a parte dos ovos azuis não era brincadeira.

A idade da galinha e como ela é alimentada são fatores que podem influenciar no tom e no tamanho do ovo, mas no geral, a cor majoritária é diretamente influenciada pela genética.

Há diferença nutricional entre ovos caipiras e de granja ?

Muitas pessoas acreditam que os ovos caipiras são mais saudáveis e contém mais nutrientes, porque, como o nome sugere, são “caipiras”.

Bem, galinhas caipiras  de verdade (você já vai entender porque) são criadas ciscando livremente e não em gaiolas fechadas, como as de granjas industriais, portanto serão mais saudáveis e consequentemente produzir ovos melhores.

Ovos caipiras são mais ricos em vitamina A,E, beta caroteno, pode conter até três vezes mais Omega-3 e têm menos riscos de estar contaminados por Salmonela, porém a diferença na quantidade de proteína é insignificante.

Mas antes que você saia correndo e comprando todos os ovos caipiras do supermercado (e gastando mais), tenha muita calma.

Como vimos, a cor do ovo não indica onde  a galinha foi criada, ou seja, só porque um ovo é marrom não quer dizer que ele é caipira e é justamente isso que a maioria dos rótulos vão dizer.

Bem, no Brasil não há controle rigoroso sobre a origem dos ovos, logo, pensar que um ovo é caipira só porque é marrom, é um grande tiro no pé. A única maneira de saber a real origem dos ovos é conhecendo o dono da fazenda (o que é raro).

Agora, considerando que dois ovos, da mesma origem, possuem cores diferentes (um marrom e outro branco), ambos os tipos vão possuir quantidades muito semelhantes de micro e macronutrientes.

Isto significa que independente do ovo ser marrom, com a gema com cor mais forte, ou totalmente albino, os dois possuem inúmeras vitaminas, minerais e proteína de alta qualidade para construir massa muscular.

Inclusive, estudos que tentaram comparar ovos de casca marrom com ovos de casca branca, não conseguiram encontrar diferenças significativas (1).

E quanto ao gosto ?

Algumas pessoas vão afirmar que ovos marrons são mais gostosos, enquanto outros só conseguem comer ovos brancos porque possuem um gosto mais suave.

Mas assim como as diferenças nutricionais são mínimas, não há diferença real no gosto entre ovos marrons e brancos (2).

Isto não significa que todos os ovos tenham o mesmo gosto.

Enquanto a cor da casca pode não influenciar no gosto, outros fatores como dieta da galinha e validade do ovo podem.

Por exemplo: uma empresa que produz apenas ovos marrons pode fornecer uma dieta diferente que outra empresa que produz apenas ovos brancos.

O tempo que cada tipo de ovo demora para chegar até a prateleira do mercado também poderá alterar o gosto.

Isto tudo explicaria porque cada tipo de ovo pode ter um gosto diferente e se você gosta do ovo que você compra, seja ele e marrom ou branco, ótimo. Continue usando o ovo que você mais gosta, pois ambos fornecerão praticamente os mesmos nutrientes.

E ovos orgânicos ?

Ovos orgânicos precisam vir de galinhas que foram criadas soltas, eles podem ser brancos ou marrons. A principal diferença é que as galinhas precisam ser alimentadas apenas com alimentos orgânicos e não receber vacinas ou antibióticos.

Infelizmente, assim como ocorrem com as galinhas caipiras, a única maneira de ter certeza absoluta de que o ovo é orgânico, é conhecendo a fazenda onde as galinhas foram criadas.

Considerando que no Brasil adulteram até mesmo a carne vermelha e dificilmente temos acesso a fazenda, tome cuidado na hora de investir em ovos orgânicos (eles podem ser bem mais caros).

Palavras finais

Baseando-se unicamente pela cor do ovo, não há muitas diferenças nutricionais entre eles. Tanto o ovo branco como marrom serão fontes de proteína e micronutrientes muito úteis na hipertrofia.

Se você quer um ovo com qualidade superior e que contenha ainda mais nutrientes, a maneira mais segura (ou única) para conseguir isto é conhecendo a pessoa que cria as galinhas e ter certeza que as mesmas são criadas livremente e com alimentação de qualidade.

Do contrário, salve o seu dinheiro ao pagar mais caro no mercado por ovos caipiras que podem não ser tão caipiras assim.

Referências

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20181877
  2. https://www.cambridge.org/core/journals/world-s-poultry-science-journal/article/div-classtitlefactors-affecting-flavor-of-poultry-meat-and-eggsdiv/AD587819431C45B04912BB6AEB759859

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

12 comentários

  1. Eu ja li em algum lugar que a diferença pra um ovo saudavel e um de granja chega a ser 2 de proteina
    vale a pena ter esse cuidado ao comprar

  2. ta, mas o titulo sugere algo completamente diferente do texto

  3. A cor da casca do ovo é uma característica genética ligada à raça da galinha. As aves de plumagem branca colocam ovos brancos, enquanto as vermelhas (ou amarronzadas) põem ovos nesses tons. Os ovos verdes são de galinhas mistas e os ovos pintados são de galinha dangola.

    Ovo caipira é o mesmo que ovo orgânico (chamar de orgânico é mais chique para as bibas).

    O ovo ou a galinha ser caipira ou de granja depende exclusivamente de sua criação. Os de granjas são criados, geralmente, fechados e tratados com ração e vêm de grandes granjas. As caipiras são criadas soltas, no quintal/terreiro, e se alimentam de insetos, milho em grão, até mesmo de restos de comida (“arroz e feijão”) e geralmente em pouca quantidade, por serem mais suscetíveis a doenças.

    Os ovos caipiras são mais saudáveis e a carne da galinha caipira é muito mais saborosa.

    Nas capitais e cidades maiores, os ovos caipiras podem ser encontrados em feiras e mercadões, mas nunca em grandes supermercados. Quando você encontra ovos caipiras nos grandes supermercados, são na verdade os semi-caipiras, galinhas criadas em granja, sem rações, mas fazem uso de antibióticos.

    No interior são encontrados facilmente em pequenos supermercados e mercearias.

    Fonte: sou publicitário, amante de academia, mas “da roça” – produtor rural.

    • Parabéns por falar a mesma coisa que o texto kkkkkkk nego vem direto nos comentários e não le nada.

      • O Fábio escreveu um texto bem melhor que o do site. Escreveu sobre a diferença entre caipira x granja, que é o que interessa. O site ficou perdido falando sobre a cor do ovo, como se isso importasse…

  4. A principal informação que busquei quando li o enunciado da matéria é se realmente o hormônio utilizado nas galinhas pode afetar negativamente o consumidor, ou seja, estou me alimentando de 4 ovos diários dentro da minha dieta, feitos no micro ondas… mais receio dessa possibilidade… isso é verdade?

  5. Eu prefiro ovo caipira pela cor da gema e pelo sabor. A gema, bem mais “laranja”, dá uma aparência legal nos alimentos. O gosto é mais forte, tbm.

    Penso que é igual comparar leite longa vida com leite crú (fresco). O sabor é bem diferente.

    Então, como eu moro numa cidade bem pequena, onde muita gente cria galinhas em casa, eu prefiro comer ovos caipiras.

  6. Em primeiro lugar, muito bom o artigo.
    Mas, algumas considerações:
    1- cor da casca do ovo conforme o artigo está correto, é genético, a alimentação muda a cor da gema do ovo, onde algumas cozinheiras preferem mais escuras ( ovo caipira ) para determinadas receitas, por exemplo, mas valor nutricional é o mesmo.
    2- quanto a salmonela, reparem, uma granja tem todo o protocolo obrigatório de prevenção da mesma, com monitoramento quase que diário, em contrapartida a criação caseira ou caipira, não existe qualquer prevenção, onde pássaros por exemplo dividem o mesmo espaço disseminando a doença, entre outros fatores.

    Resumindo, nem tanto ao céu nem tanto a terra, como tudo na vida é questão de gosto e bom senso.

    Forte abraço!

    Tiago Hampel
    Graduando de Zootecnia

    • Cícero Vieira

      Concordo Tiago. A galinha criada solta está e esposta a contaminacao como o contato de seu proprpróprios excrementos.

  7. Parabéns pela matéria esclarecedora e incrivelmente divertida ;) ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons