Home / Dieta e Nutrição / 5 benefícios incríveis do café antes do treino

5 benefícios incríveis do café antes do treino

Enquanto o excesso de café pode fazer mal, a quantidade correta antes do treino só traz benefícios para quem faz musculação. Entenda o porquê.

Benefícios do café antes do treino

1 – Maior micro-circulação

Em um estudo japonês (1) sobre café, os envolvidos que utilizam a bebida tiveram um aumento de 30% na circulação capilar que são os vasos sanguíneos menores onde ocorre boa parte do fornecimento de nutrientes e oxigênio para os tecidos do corpo.

Clique aqui

Maior oxigenação e nutrientes entrando nos tecidos do seu corpo, significa que poderá haver mais performance durante o exercício, o que, consequentemente, significa treinos mais pesados e intensos.

2 – Menor percepção de dor

Um estudo realizado na Universidade do Estado da Califórnia (2) descobriu que quando o café é utilizado antes do exercício, a percepção de dor é relativamente diminuída.

O que isto significa para você ?

Lembre um momento durante o treino onde você precisou interromper uma série simplesmente porque não dava mais para prosseguir devido a dor muscular gerada pelo exercício (estamos falando da dor boa).

Agora imagine que por você ter tomado café antes do treino, esta dor vai demorar mais para aparecer, ou seja, sua percepção de dor diminuiu.

Isto significa que você vai conseguir treinar além do seu limite comum e treinar mais pesado.

Clique aqui

3 – Tomar café atenua os efeitos de uma noite mal dormida

A cafeína presente no café funciona alterando a química do cérebro e inibindo adenosina, o que atenua a sensação de sonolência.

É por conta disso que quando bebemos café, nos sentimos alertas e com a aquela sensação de estarmos ligados no modo 220v.

Agora imagine uma noite onde você precisou estudar ou trabalhar até mais tarde e por isso não conseguiu dormir corretamente.

Treinar, seguir dieta e fazer todo o resto no dia seguinte seria uma tarefa com dificuldade dobrada por conta desta única noite mal dormida.

Contudo, se você tomar uma simples xícara de café, o efeito de sonolência pode ser atenuado (às vezes até anulado) e você pode ter um dia normal ou até mais produtivo.

Claro, isto não pode ser usado como um passe livre para dormir mal todos os dias, já que dormir de maneira insuficiente possui inúmeros outros malefícios que o café não pode anular.

Mas, eventualmente, quando você tiver uma noite ruim por conta de um problema pessoal e precisar de uma ajuda extra para continuar treinando pesado e seguindo dieta no dia seguinte, neste caso, o café vai ajudar.

4 – Mais energia e motivação

Além de inibir neurotransmissores que deixam você sonolento, a cafeína ainda estimula o sistema nervoso central e libera mais dopamina (neurotransmissor da “motivação”).

Isto significa que você terá mais disposição e energia para fazer suas tarefas comuns do dia a dia, como treinar mais pesado (e não faltar o treino), não pular refeições da dieta e realizar outras tarefas do seu cotidiano com maior facilidade.

5 – Maior foco

Outro benefício interessante do café é o aumento do foco causado pelo estímulo do sistema nervoso central.

Maior foco no treino significa mais atenção ao que você está fazendo, maior concentração em cada repetição, menor perda de atenção a coisas inúteis como prestar atenção na conversa de outras pessoas e celular.

De forma geral, o aumento do foco permite extrair mais do treino.

Quando e como tomar o café para extrair o máximo de benefícios

Para extrair os benefícios do café no treino, não basta apenas tomar, mas sim tomar da maneira correta, do contrário você pode causar o efeito oposto.

Pois é.

Por exemplo: tomar café demais pode gerar liberação excessiva de cortisol, o que pode influenciar negativamente várias coisas no organismo, incluindo a hipertrofia muscular.

Para tomar café e extrair o máximo dos seus benefícios, o consumo deve ser apenas antes do treino, mais precisamente entre 60 a 30 minutos antes de ir para a academia e nada mais no restante do dia.

Tomar mais café, só vai aumentar a sua tolerância a cafeína, gerar os malefícios mencionados e diminuir os benefícios.

Tome uma xícara de café forte contendo em média 200-300ml de café em até 1 hora antes do treino e será tudo o que você precisa para extrair os benefícios.

Se você não está habituado a tomar café, comece com metade dessa quantidade.

Outros benefícios do café

Ok, o café é um ótimo pré-treino (senão o melhor), mas os seus benefícios não se limitam apenas a isto.

Tomar café (moderadamente) pode influenciar sua saúde de diversas maneiras, como por exemplo:

1 – Queimar gordura (ou prevenir acúmulo)

Não é a toa que cafeína é o principal ingrediente da maioria dos queimadores de gordura presentes no mercado de suplementos.

Cafeína é uma das poucas substâncias que realmente promovem queima de gordura corporal.

Vários estudos mostram que a cafeína presente no café pode aumentar a velocidade do metabolismo em 3 a 11% (3,4).

Outros estudos mostram que a cafeína pode aumentar a queima de gordura especificamente em 10% em pessoas obesas e até 29% em pessoas magras (5).

2 – Fonte de vitaminas e minerais

Café não é apenas água preta com cafeína. Vários nutrientes do grão do café se preservam até chegar na sua xícara e serão usados pelo corpo para aprimorar sua saúde (6).

Alguns nutrientes encontrados no café:

  • Riboflavina
  • Ácido pantotênico
  • Manganês
  • Potássio
  • Magnésio
  • Niacina

3 – Deixa você mais feliz, combatendo a depressão

Em um estudo feito pela Universidade de Harvard, pessoas que bebiam cerca de 4 xícaras (americanas) de café por dia tiveram uma redução de 20% no risco de se tornarem depressivas (7).

Outro estudo envolvendo 208.424 pessoas, descobriu que aqueles que (também) bebiam 4 xícaras de café por dia eram 53% menos suscetíveis a cometer suicídio (8).

Isto ocorre principalmente porque o estímulo do sistema nervoso causado pelo café libera neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, o que faz com que o usuário fique mais animado e feliz.

4 – Previne doenças e pode fazer você viver mais

O consumo de café está relacionado com a prevenção de inúmeras doenças como problemas cardíacos, alguns tipos de cânceres, problemas no fígado, diabetes tipo 2, Mal de Parkinson, Alzheimer e outras.

Além disso, dois estudos grandes (8) mostram que o simples ato de beber café diariamente está ligado a uma redução de 20% no risco de morte.

Palavras finais

Café é um dos pré-treinos mais efetivos e saudáveis que existem.

O melhor ?

Não é necessário gastar uma fortuna na loja de suplementos, você pode encontrá-lo em qualquer supermercado e com R$10 comprar “pré-treino” para o mês inteiro.

Referências

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25727960
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21411832
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2912010
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7486839
  5. http://ajcn.nutrition.org/content/79/1/40.full.pdf+html
  6. http://nutritiondata.self.com/facts/beverages/3898/2
  7. http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1105943
  8. http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=621677

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

Clique aqui para saber mais

11 comentários

  1. Na matéria é notavel os benefícios do café, mas por outro lado ele não tem outro malefícios como a dificultação da absorção da creatina?

  2. Muito bom saber disso, estou tomando café diariamente no pré-treino e percebi uma melhora significativa no meu bf e uma maior disposição.

  3. Muito Top,
    Antes da matéria eu já realizava o uso do café antes do treino, pois eu já percebia que ele me dava maior gás, motivação, antes eu ficava meio sem animo, ajudou muito, serio mesmo, agora tornou-se meu pre treino , como auxiliar, agora fora os inúmeros outro benefícios.
    Ótima matéria.

  4. Maria Cândida SIlva

    Gostei!Parabéns pelo artigo. A partir desse passa-se a ter melhor conhecimento,e aliás,a gostar mais do nosso e querido tão brasileiro “café”! Vai um cafezinho aÍ?

  5. Tomar ele com leite afeta em alguma coisa? Eu consigo tomar sem açucar de boa, mas sem açucar e sem leite eh horrivel, me da até ansia de vômito.

  6. Sempre gostei de um bom café amargo mas nunca usei como pré treino.
    Mas a partir de amanhã vou usar.

  7. Tomo 01 caneca de café puro pela manhã, às 6 e meia antes do treino, e outra à tarde por volta de 17hs. De acordo o texto, estou errando devido à quantidade de cafeína/dia. Foda… Café é muito bom!!!

  8. Quando, eu tomo , café da vontade de ir no banheiro toda hora fazer o numero 2 eu acho que eu não posso tomar no pré treino vai ser um desastre na academia mim cagar todo

  9. nem fudendo q vo deixar de toma cafe alem de pré treino, ta maluko???? auhaushaushausahu

  10. boa tarde, ótima matéria parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons