Home / Suplementação / Albumina ou whey protein: qual é o melhor ?

Albumina ou whey protein: qual é o melhor ?

Albumina e whey protein são as proteínas em pó mais usadas por quem treina, mas se fosse possível escolher apenas uma, qual delas seria a melhor escolha ?

Antes de qualquer coisa é preciso entender porque alguém deveria incluir um suplemento proteico como albumina ou whey proteina na dieta.

Clique aqui

Veja bem.

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para quem quer construir massa muscular, ela funciona como se fosse o tijolo e o cimento do nosso organismo.

Sem proteína suficiente o processo de reparação e construção muscular obviamente não ocorreria, ou seja, sem comer proteína você não cresce.

E precisamos ingerir até 2g de proteína por quilo de peso corporal para ter certeza que estamos fornecendo uma quantia satisfatória deste nutriente para que a hipertrofia ocorra.

Uma pessoa que pesa, por exemplo, 70 quilos, precisa ingerir cerca de 140g de proteína todos os dias.

A primeira vista parece ser fácil: basta ingerir a quantia certa de proteína e você vai crescer.

Clique aqui

Não tão rápido.

Além das proteínas, também temos que nos preocupar com a ingestão dos carboidratos, das gorduras, o total de calorias  e você precisa arrumar um jeito de preparar e comer os alimentos que forneçam tudo isso.

Todo. Santo. Dia.

No final, ingerir a quantia necessária de proteínas acaba não sendo uma tarefa tão fácil.

Os suplementos de proteína entram em cena aqui para complementar a dieta e ajudar você a atingir essa necessidade de uma maneira muito mais cômoda, fornecendo proteína de alta qualidade para que as lacunas da dieta sejam preenchidas mesmo que você não tenha tempo para fazer uma refeição sólida com proteína.

Mas apesar da função (como suplemento) de todas as proteínas em pó serem a mesma, elas não são idênticas.

albumina-ou-whey-protein

Neste texto você verá o que tem diferente (ou não) entre  whey protein e albumina para tomar uma decisão melhor na hora de comprar suplementos.

Em relação a proteína

  • Tanto a albumina como o whey protein fornecem cerca de 22~24g de proteína a cada dose contendo 30g.
  • Ambas são proteínas completas, ou seja, fornecem todos os aminoácidos (isto inclui glutamina, bcaas e todos os essenciais) que o corpo precisa para construir massa muscular.
  • Ambas são de altíssimo valor biológico e conseguem ser igualmente bem aproveitadas pelo nosso corpo.

Neste quesito, tanto o whey como albumina são proteínas de altíssima qualidade e poderão servir o mesmo propósito com eficiência.

Em relação a velocidade de absorção

O whey protein, independente do tipo, possui uma absorção muito rápida. Mas isto não quer dizer que a absorção da albumina seja lenta.

Clique aqui

Por se tratar de uma proteína em pó, a albumina também será absorvida relativamente rápido pelo corpo. Não há tanto trabalho de digestão como aconteceria com um alimento sólido e os aminoácidos poderão entrar na corrente sanguínea rapidamente.

A única proteína que realmente tem a absorção lenta é a caseína que ao entrar em contato com o ácido do estômago se transforma em um gel que desacelera a digestão.

Bem, independente da velocidade de absorção do whey, albumina ou até da caseína, todas elas vão servir como fontes de proteína confiáveis.

A velocidade que uma proteína é absorvida não é fator determinante para os seus resultados. Na verdade, uma pessoa comendo frango em todas as refeições poderia ter um resultado igual ou melhor (mas nem todos tem o luxo de poder preparar e comer alimentos sólidos o dia inteiro, é por isso que as proteínas em pó foram criadas).

Em relação ao gosto

Em questão de gosto, o whey protein sai sempre na frente. Mesmo sem sabor, o whey é mais tolerável que a albumina que conhecidamente possui um gosto temido por muitos.

Quando adicionado sabor, é possível até mesmo confundir o whey com um achocolatado (por exemplo).

Já a albumina, as empresas chegam a inserir açúcares para tentar disfarçar o gosto que além de não funcionar, “suja” o suplemento com carboidratos simples e afeta a quantia de proteína por dose.

Lembrando que gosto é um critério muito pessoal e não influencia na eficiência de uma proteína, mas a diferença gritante entre estas duas é algo a se pensar caso você realmente se importe com isto.

Em relação a solubilidade (quão bem o suplemento se mistura ao líquido)

Novamente, o whey protein ganha. É muito fácil misturar whey protein com qualquer tipo de líquido, até mesmo usando uma colher, o que pode aumentar o aproveitamento do suplemento.

A albumina não se mistura corretamente com líquidos, mas um liquidificador pode facilitar as coisas.

Apenas lembre-se de não ignorar a proteína que fica grudada no fundo do recipiente, isto pode fazer uma diferença no final do mês.

Em relação ao custo-benefício

Custo-benefício é a relação do valor gasto com o “quanto” você recebe de volta. No geral, a albumina (pura) acaba saindo mais barato que o whey protein, mas isto depende muito de quanto você está disposto a pesquisar.

Com um pouco de calma é possível encontrar 1kg de whey protein concentrado com praticamente o mesmo preço que 1kg de albumina (ambos nacionais, claro).

Em suma, considerando que ambas são boas proteínas, tudo vai depender do seu bolso.

Em relação ao sódio

Enquanto uma dose contendo 30g de whey protein fornece cerca de 50mg de sódio, a mesma quantia de albumina fornece até 350mg (sete vezes mais).

Isto pode ser algo a ser levado em consideração se você tem uma restrição médica, pois esta quantia pode somar com o resto do sódio na sua dieta e dar um número mais alto, o que pode não ser tão bom para quem tem pressão alta e tenha sensibilidade.

Contudo, se você for uma pessoa saudável, a quantia de sódio da albumina provavelmente não fará diferença na sua vida.

Primeiro, 350mg de sódio é pouco mais que 16% da sua necessidade diária e a maioria das pessoas extrapolam esse limite facilmente todos os dias através do próprio sal e produtos industrializados. Por exemplo: um cheseburger (apenas pão, carne e queijo) do McDonalds já tem quase o dobro de sódio que uma dose de albumina.

Segundo, você não vai viver de albumina. Você vai tomar uma ou duas doses por dia e pronto. Isto dificilmente impactará algo, considerando que você usa sódio com sensatez na dieta.

Em relação a tolerabilidade

Pessoas que tenham intolerância a lactose ou alergias ao leite poderão ter vários problemas com whey protein, já a albumina costuma ser bem tolerado por todos. Caso você ainda queira usar whey protein, mesmo tendo problemas, uma saída é comprar a versão isolada ou hidrolisada, livre de lactose. Mas neste caso se prepare para pagar até três vezes mais pela mesma quantia de whey.

Afinal, whey protein ou albumina: qual o melhor ?

Ambas as proteínas são completas, possuem todos os aminoácidos essenciais, fornecem uma quantia muito parecida de proteína por dose, tem praticamente o mesmo valor biológico e apesar do whey protein ser absorvido mais rápido, isto não vai influenciar os seus ganhos como você imagina (mas as empresas de suplementos adoram fazer você acreditar que sim).

Com isto fora do caminho, se você pudesse comprar apenas uma proteína em pó, a melhor delas seria aquela que cabe no seu bolso e seja mais agradável para o seu paladar. No final do dia, o mais importante vai ser estar ingerindo a quantia necessária de proteína.

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

53 comentários

  1. Na boa, depois de ler esse artigo, não tenho nem a intenção de experimentar albumina em pó! Mesma quantidade de proteínas, sabor horrível (que já me falaram que é mesmo), não mistura bem na água, tem mais sódio que whey e ainda, como a maioria fala, faz ficar peidando pra caramba…

    • Rodrigo Cavalcanti

      Caro Brother Rodrigo, (meu chará) rsrs Não vá com tanta pressa, também não é assim. Depende de cada corpo a qualidade que o suplemento vai ter. No meu caso (mesomorfo pesando pra ecto) a albumina foi o melhor suplemento que ja tomei. Mesmo no período que passei sem treinar devido a uma septoplastia (1 mês +-) a albumina me fez manter a massa muscular, e quando voltei a treinar, BOOM em pouco tempo já consegui resultados incríveis. Não significa que não fiz dieta, sim eu fiz. Mas a única explicação pra isso ter acontecido foi que ela me deu um preparo muscular. Sem contar que o preço de um whey importado é 4 vezes mais caro, no caso da ON…. Outra vantagem que considero relevante é que antes de dormir temos muito mais preguiça de cozinhar do que no pós treino. Ou seja, pura praticidade. Durante o dia>>>Whey. Antes de dormir>>>Albumina.

    • Nossa, deixa de ser besta. O artigo diz claramente que os dois sao a msma coisa. Nao fico surpresa por vc querer o mais caro. Hoje em dia brasileiro toma whey por status. Babacas

      • Desculpe ser babaca e incomodar você, que deve se esforçar pra caramba e preparar as 6 refeições do dia, todos os dias! Ah, deve ser bem incômodo ver alguem que prefere tomar um suplemento pra variar um pouco o gosto de frango de todos os dias.
        E outra… que droga de status que dá, a pessoa estar tentando melhorar o shape (que ainda ta ruim) seguindo uma dieta que o nutricionista passou, que coincidentemente, tem whey ao invés de albumina? Quando eu estiver com 50cm de braço e menos de 10% de gordura corporal, daí sim, vou sair da academia tomando whey, de regata e piscando pras gatinhas! Mas falta chão ainda….
        Só pra finalizar, sua mal educada!

      • Mais uma que lê um único artigo e se acha a espertona !!

    • Leonardo Coldibelli

      Prefiro frango, pega o valor do whey e compra em carne que vai ter muito mais proteina de qualquer jeito!

    • Cara, eu tomo albumina de boa, é tudo questão de costume. Acordo de manhã e já mando duas colheres generosas com água pra dentro, e quando to com um dinheirinho sobrando no fim do mês, faço a mesma coisa de noite kk
      Mas o segredo pra mim na hora de tomar a albumina, é bater ela com no máximo 200 ml de água gelada, e virar aquilo sem cheirar antes, vc só sente o gosto depois que acaba, aí já foi.

      • uauhauhe caraii exatamente como eu faço Arthur. Da um copo só, já manda de uma vez… foda é a espuminha auheahea mas da pra tomar suave, 25g de proteina ingerida tão rápido, compensa o gosto “ruim”, q nem é tãooo ruim assim kk
        A galera reclama do gosto da albumina e come brocolis o dia todo, seila essa galera q come brocolis deve ser especial, nao é possivel achar bom na real msm ahauheuhaeuhaeuhae

        • Eu bato no liquidificador com 1/2 banana, aveia e farelo de linhaça. 3 gotas de adoçante e albumina. Fica um shake com sabor bem legal. Nem precisa fazer cara feia. hahaha!

  2. Não é que a albumina simplesmente faz vc peidar uma monte. A questão é que ela tem propriedades excelentes como auxiliar na modulação intestinal. Então se seu intestino estiver uma droga cheio de “problemas” causados pelo consumo de trigo, temperos industrializados, lanches prontos, gorduras de má qualidade, corantes, açúcares etc…. Aí a albumina vai tentar auxiliar na recuperação intestinal. Isso faz lembrar que tbm não adianta de muita coisa gastar com suplementos e ter um intestino de “bosta”, com uma péssima microbiota que aí nãi vai estar absorvendo muita coisa do whey que vc pagou. Ou seja: seja dinheiro jogado no vaso sanitário……

  3. Aqui na minha cidade (Gyn) um kilo de albumina custa 50 reais, onde tem whey desse valor ?

  4. Eu tomo albumina com leite de aveia, achocolatado, amendoim e açúcar. É só misturar umas 3 horas antes de tomar, que a albumina dissolve, sem precisar do liquidificador. Os outros ingredientes mascaram o gosto ruim da albumina.
    Aguardando os ” afagos “….

  5. Marcos Martins

    Já comentei noutra matéria a mesma coisa. Gostaria de ver nos artigos do site, além dessas excelentes dicas o uso correto das palavras “QUANTIA” e “QUANTIDADE”. Quantia refere-se a valores monetários, e quantidade a volume em espécies.

  6. Anderson Alves Feijao

    Eu tomo a clara de ovo pasteurizada, acredito ser melhor , tanto no sabor quanto na solubilidade batido com uma fruta e um iogurte desnatado ja é o suficiente para o gosto dela desaparecer. fazem o teste!

  7. bem, sou um pouco leigo ainda nesse mundo, por isso costumo ler muito antes de comprar algum suplemento…após perder 10 kg de gordura em +ou- 8 meses de academia, decidi comprar um suplemento (whey protein 3W) para ganhar massa muscular, tomei o mesmo durante 1 mês, e achei que engordei 4 kg, o problema foi saber se esses 4kg foi de massa ou de gordura, só sei que fiquei assustado e procurei uma nutricionista…ela me aconselhou a tomar albumina, já perdi os 4 kg novamente + 1, e estou esperando a albumina chegar p testar, vou usar com uma dieta balanceada, vamos ver o que dar. abraço!

  8. Ninguém fala dos gases que a albumina causa, né? Prepare-se para peidar como nunca peidou antes na sua vida, meu amigo. E se usar muito, vai peidar até o cú dizer chega, até sua mulher te deixar e até você não conseguir cagar sem que sua vizinhança saiba.

    • e bem por ae mesmo. eu me lembro que quando a usei, eu nao podia nem espirrar, pois se espirrasse era peido na certa.
      e quanto tomava antes de dormir?
      e de manha ao acordar entao!!! lembro uma vez que estava com a barriga toda cheia de gases e fui soltar um peidinho antes de sair da cama, mais foi uma explosão que pensei que tinha ficado sem o cu amigo !!! lembro que minha mae subiu as escadas correndo pensando que tinha caido alguma coisa do teto em cima da cama dela !!
      e na casa da minha namorada entao !!! no segundo dia ela estava pensando que o cachorro dela ( tody ) tinha feito coco embaixo do sofa da sala ( onde ficavamos ) de tao podre que o cheio estava naquele dia… coitado do cachorro, fiquei ate com pena dela, mais nao poderia falar que eu era o culpado.
      mas uma coisa que aprendi a usar albumina e evitar qualquer coisa que cause gases, pois vai aumentar o poder fogo em 40%
      e tomar muita agua ajuda para o intestino não sofre tanto.
      mas e isso ae, mesmo, a vida e uma guerra e nos somos apenas os soldados !

  9. Entre a proteína do ovo, proteína do leite e a proteína da carne (todos em pó), qual é a melhor?

  10. Todo dia quando acordo, mando duas colheradas de albumina, uma de amendoim moído, duas de aveia, uns 300~400 ml de leite e duas bananas.
    Às vezes, coloco nescau, mas geralmente vai puro mesmo, sem açúcar.
    O gosto fica bom,e a albumina rende bem mais que o whey. Paguei 88 reais em 1,5kg de albumina, pelo MercadoLivre, com frete grátis. 81% de proteína, sai bem mais barato.

  11. Carlos Felipe

    Alguém já provou a Albumina da MAX TITANIUM? Por enquanto tô no só no Whey + Malto + Creatina e tentando reforçar a alimentação com frango, ovos etc

  12. Thais Giovanella

    albumina da naturovos é ótima…. uso sabor chocolate.. (lembra achocolatado. :)

  13. Dificilmente algum ingere whey ou albumina pura… Se misturar com outra coisa que dê gosto, vc nem sente. Aqui, junto da albumina vai leite de aveia caseiro, achocolatado, amendoim torrado e canela.

  14. Eliezer Carvalho

    Estou usando hipercalorico de 6 kl da Midway 6 colheres em 350 ml de leite desnatado ou semi desnatado, uma vez por dia, banana de 3 em 3 horase 2 litros de água por dia, durante as refeições não tomo líquido, só uma hora depois e meia hora depois, a banana nanica me faz peidat muito, Não sigo A dica de consumo recomendado na embalagem que é 8 colheres de sopa em leite integral e 3x ao dia no intervalo das refeições.. No meu almoço como erros feijão ou bife ou 2 ovos cozidos e quase todo dia batata doce, alface ou espinafre já que brócolis tá fora de época, meu pecado é comer de 2 a 3 chocolates ouro branco por dia. Como treino 5 dias por semana em Academia em treino circuito e corro 6 km no domingo e faço exercícios livres em barras flexões todos os dias menos sábado ( na academia meu treino é passado pelo meu irmão pós graduado em fisiologia). Faço quase td correndo ou andando rápido e no trabalho quase não uso elevador, pq mesmo Assim tenho tantos gases?

  15. vinicius fortuna

    Eu já tomei albumina de montes e não tive gases… quando soltava uns era daquele mais fedido, mas não peidei mais ou menos, só mais fedido.

    Se for pela grana compre albumina sem medo de ser feliz, mas no meu caso, eu evitava tomar depois de um tempo, devido ao sabor ruim, acho que empapucei. Whey é mais caro, mas se eu pudesse eu tomava o dia todo batido com gelo.

  16. A albumina fica com uma parte grudada na parede do liquidificador, para não disperdiçar, eu raspo tudo com a colher.

  17. Falam da bufa da albumina kkkk com certeza nunca tomou creatina vish mae do ceu ;

  18. Sempre tive problema com o sabor da albumina e pelo fato dela ser menos soluvel, nao importava como eu batesse no liquidificador, sempre ficava um “desperdicio” no copo, o q me obrigava a raspar, o que eu detestava.

    Até q um dia faltou luz no predio, assim q cheguei da academia, fome, e, sem energia para mais nada, peguei 03 bananas amassei com o garfo dentro de uma tigela e coloquei canela e as duas porçoes de albumina e misturei, de repente ficou mais homogeneo do q usando o liquidificador, larguei o garfo peguei uma colher e raspei a tigela, pq alem de nao ter desperdicio ficou uma delicia. E desde entao albumina deixou de ser um problema. E hj ate prefiro pq com whey ficou muito doce pro meu gosto.

    Só digo uma coisa experimentem, quem se der o “trabalho” vai se surpreender.

  19. Oi, gostaria de pedir a ajuda/opinião de vocês :)
    Estava pensando em tomar o Whey mas não para hipertrofia e sim para evitar a perda de massa. Vou começar a treinar boxe chinês (sem acompanhamento com musculação), porém sou muito magra e tenho muita facilidade para emagrecer… Queria saber se o Whey Nutri é suficiente para que eu não perca muito peso/massa durante o treino, até porque muitos dos exercícios são aeróbicos. Li que este Whey não tem uma quantidade tão boa de proteínas, mas queria saber se isso é referente à quem quer “ficar grandão” haha e se seria suficiente para não perder massa. Não pretendo ganhar muita massa, mas gostaria de definir o meu corpo, e como não consigo me acostumar com o ambiente de uma academia de musculação eu pensei em fazer uma luta, até porque sempre tive vontade de aprender :)
    Peso 43kg e meço 1,57 (estou um pouco abaixo do IMC).

    Agradeço quem puder me ajudar :D
    Abraços

  20. Albumina engorda ? sei que a pergunta soa meio idiota já que todos sabemos que o correto é dieta e treino.
    Mais quero perder um pouco de gordura na parte interna da coxa barriga e braço, resumindo estou tentando definir.
    Alguém sabe dizer se tomando albumina consigo bons resultados para secar ?

    • PARAIZO, provavelmente você consiga sim bons resultados.
      Albumina geralmente é 0g carb e 0g gordura e por volta de 24g Proteina, por volta de 100kccal. (muita pouca calorias).
      O problema talvez seja a grande quantidade de sodio, por volta de 400mg que dependendo do quanto você ingere por dia pode ocasionar uma retenção hidrica, (inchaço de água). Mas tbm vale lembrar que tudo é necessario no nosso corpo, inclusive o sódio, da pra voce diminuir das outras coisas, ou nem diminuir… ai vai de usar e observar se vai haver retenção. (Eu acho dificil acontecer, mas vai saber se vc usa muito sal)
      Mas como vc mesmo já disse que a dieta é importante, vale lembrar que consumir alimentos ruins cheios de nutrientes não tão bons, pode atrapalhar o resultado de qualquer dieta.
      Enfim, não vai engordar com a albumina não, só vai ter lucros com toda certeza.
      Vai na fé vrawwwwwwwww auheauhe

    • Ahhh mais uma coisa, Biologicamente falando agora
      Exercícios aeróbios usam a via Lipídica em maior quantidade que os outros exercícios, e quando a gordura é solta na corrente sanguínea para ser retirada do nosso organismo é a proteína albumina que se junta a ela e faz esse serviço (SIMPLIFICANDO, não é apenas isso). Logo exercícios aeróbios + nível alto de albumina no organismo resulta em um auxilio à diminuição de gordura corporal.

  21. Alexandre Fabiani

    350mg de sódio, ta loco… Whey Protein é muito melhor com certeza.

  22. Eu tomo albumina logo que acordo,e whey +duas colheres de dextrose e tá dando um resultado legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons