Home / Anabolizantes e Ciclos / Oxandrolona: o que é, ciclo e efeitos colaterais

Oxandrolona: o que é, ciclo e efeitos colaterais

Clique aqui

A oxandrolona é um dos esteroides anabolizantes orais mais famosos da atualidade, isto se deve a sua baixa toxicidade e poucos efeitos colaterais em ciclos; é uma das poucas drogas que podem ser usadas tanto por homens como mulheres.

O que é oxandrolona

Oxandrolona é um hormônio derivado do DHT (dihidrotestosterona) que teve a sua estrutura química alterada para aumentar seu poder anabólico e para que possa ser usada oralmente.

O seu propósito inicial na medicina era auxiliar no ganho de peso em pacientes que passaram por cirurgias, infecções, queimaduras ou qualquer situação que houvesse perda severa de massa muscular.

Oxandrolona era usada até mesmo em crianças com crescimento lento. Claro que a dosagem usada com propósito terapêutico era várias vezes menor do que a usada por fisiculturistas, com propósitos estéticos.

oxandrolona

Clique aqui

Seu nome comercial mais conhecido era Anavar, nome que várias empresas de suplementos roubam até hoje para tentar criar produtos fantasiosos que prometem os mesmos efeitos que o hormônio real – não caia nessa, oxandrolona verdadeira sendo vendida por Anavar não existe aqui e suplementos com o mesmo nome não tem relação alguma com o hormônio.

Efeitos esperados do uso de oxandrolona

Oxandrolona melhora a retenção de nitrogênio no músculo que, em poucas palavras, evita perda de massa muscular e promove um ambiente anabólico no corpo; ela reduz o SHBG que em contrapartida aumenta a quantia de testosterona que fica livre para ser usada pelo corpo.

Ela também inibe hormônios glicocorticoides como cortisol, o que pode diminuir a perda de massa muscular; também aumenta a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação e performance dos músculos (leia-se força muscular).

Uma peculiaridade da oxandrolona é que, além dos efeitos anabólicos, ela é um dos poucos esteroides que diretamente promovem perda de gordura. Sem entrar em detalhes excessivamente técnicos, isto ocorre por que a oxandrolona consegue fazer com que hormônios da tireoide, como o T3, sejam mais aproveitados pelo corpo.

Este esteroide também não aromatiza, ou seja, não é convertido em estrogênio e não causa efeitos colaterais relacionados. Em suma, oxandrolona não causa ginecomastia, retenção de líquido ou aumento de pressão sanguínea.

Por conta disso, os ganhos de massa muscular com oxandrolona são sempre secos e poderão ser mantidos com mais facilidade depois do ciclo (comparando-se com outros esteroides anabolizantes). Ela é útil tanto em ciclos de ganho de massa muscular como perda de gordura.

Quanta massa muscular você pode ganhar com oxandrolona é algo muito subjetivo. Os ganhos podem ser de 2kg a 7kg (com muito otimismo). Dieta, treino, nível de experiência e dosagem serão fatores que influenciarão fortemente nesta quantia.

Oxandrolona também é pouco androgênica, causando pouca ou nenhuma virilização em mulheres (aumento de clitóris, alteração da voz e traços masculinos em geral).

É bom manter em mente que ao mesmo tempo que a oxandrolona é uma droga “segura”, ela também é uma das mais fracas. Espere melhoras notáveis, mas não espere mudar seu físico da água pro vinho usando oxandrolona sozinha.

Oxandrolona e queima de gordura

Devido as suas características como esteroide anabolizante, a oxandrolona é uma das drogas mais eficientes a serem usadas na fase de definição muscular (cutting), tanto no sentido de preservar massa muscular como, até mesmo, aumentar a queima de gordura.

Em um estudo de 12 semanas envolvendo humanos, os envolvidos que tomaram 20mg de oxandrolona por 12 semanas perderam cerca de 1,8kg de gordura (1).

Parece pouco, porém o foco do estudo não era queima de gordura e os envolvidos sequer estavam seguindo uma dieta de acordo com este objetivo, ou seja, oxandrolona, além de gerar aumento de massa muscular, também gerou queima de gordura.

Ciclo masculino de oxandrolona

Oxandrolona costuma ser usada tanto em ciclos para ganho de massa muscular. que visam ganhos secos e poucos colaterais, como em ciclos de queima de gordura devido às suas propriedades anticatabólicas.

A maioria dos homens costumam usar de 50mg até 100mg de oxandrolona por dia, doses acima disso não parecem gerar mais resultados, mas apenas mais efeitos colaterais.

Os ciclos costumam durar entre 4 a 6 semanas, com o mesmo tempo de descanso entre ciclos, caso não ocorra alterações no exames de fígado e rim.

Ciclo feminino

Enquanto oxandrolona pode ser um bom anabólico e com pouco colaterais para homens, ele é perfeito para mulheres. Não é a toa que oxandrolona é conhecido um anabolizante “feminino”.

Isto ocorre porque praticamente todos os esteroides anabolizantes causam muitos efeitos colaterais em mulheres, principalmente os de natureza virilizante como alteração de voz, crescimento de pelos faciais, crescimento do clitóris, etc…

Nesse sentido, o oxandrolona é um dos esteroides anabolizantes mais seguros. Desde que a mulher seja prudente durante o ciclo, o risco de causar algum efeito colateral virilizante é extremamente baixo.

A maioria das mulheres costumam usar 10 a 20mg ao dia sem maiores problemas, acima disso, mesmo com a oxandrolona sendo uma droga “fraca”, os colaterais virilizantes ainda poderão ocorrer.

Muitas preferem começar com 10mg para só então aumentar para 20mg ao dia e os ciclos não custumam passar da faixa de 4 a 6 semanas de duração. Depois disso, a regra geral é descontinuar o uso pelo mesmo período do ciclo e fazer exames de checkup para verificar as funções renais e hepáticas.

Efeitos colaterais

Mesmo sendo um dos esteroides anabolizantes mais fracos, oxandrolona continua sendo uma droga sintética e o seu uso acarreta em riscos para a saúde, portanto sua utilização não deve ser banalizada.

Não, não estamos sendo 100% politicamente corretos.

Mesmo que você faça absolutamente tudo para se proteger dos efeitos colaterais, oxandrolona ainda pode causar alguns:

Acne

Assim como todos os esteroides anabolizantes derivados do DHT, a oxandrolona pode causar acne e pele oleosa. A severidade deste efeito colateral depende diretamente da predisposição do usuário, ou seja, se você nunca teve problemas com pele oleosa ou espinhas, provavelmente não terá problemas ao usar oxandrolona, mas se tiver, o problema pode piorar.

Alteração nos níveis de lipídios

Independente da natureza leve da oxandrolona, ela ainda pode alterar de maneira significativa os lipídios no sangue, fazendo com que o colesterol bom (HDL) caia e o colesterol ruim (LDL) aumente junto dos triglicerídeos.

Isto pode ser extremamente ruim para pessoas que já tenham problema com os níveis de lipídios no sangue e pode até favorecer o aparecimento de doenças cardíacas. É por isso que é importante fazer exames de sangue antes, durante e depois do uso de oxandrolona.

Queda de cabelo

Queda de cabelo também é um efeito colateral comum de drogas derivadas de DHT, mas, novamente, sua genética para perder cabelo vai determinar se oxandrolona vai ou não piorar o problema.

Dentre todas as drogas derivadas de DHT, a oxandrolona é a mais fraca e a que menos pode causar problemas.

Pumps doloridos

Oxandrolona pode aumentar o inchaço muscular causado pelo treino (o famoso pump). Isto é causado pelo aumento da contagem de glóbulos vermelhos no sangue que em contrapartida aumenta a quantidade de oxigênio sendo fornecida aos músculos. Mas antes que você fique feliz, considere que em algumas pessoas, o inchaço pode incomodar ao ponto de atrapalhar o treino.

Estresse no fígado

Para que a oxandrolona possa ser usada pelo nosso organismo, ela precisa ser metabolizada pelo fígado. Isto causa estresse neste orgão e pode se tornar um problema se a dosagem ou a duração do ciclo for muito alta.

Por conta disso, é totalmente contraindicado usar bebidas alcoólicas durante um ciclo com oxandrolona.

Supressão da produção natural de testosterona

Apesar de ser um esteroide “leve”, a oxandrolona ainda pode suprimir a produção natural de testosterona, principalmente se usada por longos períodos. A severidade da supressão vai depender da genética de cada indivíduo.

É necessário fazer TPC (terapia pós-ciclo) ?

O objetivo de uma terapia pós-ciclo é fazer o corpo voltar a produzir testosterona naturalmente, o mais rápido possível. Algumas pessoas, como já mencionado, terão sintomas de testosterona baixa e outras não.

Se você notar que sua testosterona está baixa ou fizer exames e ela estiver abaixo da referência, então fazer uma TPC será necessário. Geralmente, usa-se apenas 20mg tamoxifeno na TPC durante 4 semanas, e só.

Não é necessário fazer TPC se não houver queda na produção natural, já que tamoxifeno por si só tem seus efeitos colaterais. Mesmo que você queira adotar o lado “seguro” e fazer TPC sem precisar, porque trazer mais malefícios para o corpo a toa ?

Acesso à oxandrolona

Não é possível encontrar o esteroide original no Brasil, mas farmácias de manipulação ainda fazem oxandrolona com receita médica. A droga é facilmente encontrada no mercado negro também.

Vale lembrar que a qualidade da matéria prima da oxandrolona é um problema comum, tanto em farmácias de manipulação quanto mercado negro. De todas as oxandrolonas disponíveis, mais da metade podem ser subdosadas.

Palavras finais

Oxandrolona é um esteroide anabolizante capaz de gerar aumento de massa muscular, força e perda de gordura. Possui poucos efeitos colaterais (ou em menor intensidade) e pode ser usado tanto por homens como mulheres.

O que é preciso ter em mente a respeito dessa droga é que ela proporciona ganhos na mesma intensidade que sua toxicidade (baixa), ou seja, ela é segura, mas também é fraca.

Não espere mudanças absurdas no físico apenas com oxandrolona, principalmente se a dieta e o treino não estiverem em dia.

Na verdade, sem treino e dieta corretos, os ganhos da oxandrolona serão menores e serão facilmente perdidos depois do ciclo. Neste caso, simplesmente não vale a pena expor seu organismo aos malefícios da droga sem conseguir extrair todos os benefícios.

Informações extras sobre a oxandrolona:

Este artigo contém informações meramente educativas e não deve ser considerado como orientação médica, muito menos como incentivo para uso de esteroides. Não existe dosagem 100% segura para uso destas drogas. Esteroides anabolizantes poderão causar problemas de saúde independente da quantidade e tempo de uso.

Jamais use medicamentos como esteroides anabolizantes sem o conhecimento e consentimento do seu médico. Usar tais drogas sem conhecer sua saúde atual pode ser fatal. Não nos responsabilizamos por nada que as informações nesta página venha lhe causar.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8574271

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

52 comentários

  1. FastApologies

    A pirula perfeita. Uma pena que não temos ela em farmácia, livre de receitas, para comprar a nosso bel prazer.

    • Cristiano Arruda (Campo Grande, MS, Brazil)

      É IMPORTANTE DIZER AOS QUE VIERAM FAZER PIADA QUE NINGUÉM TOMA ANABOLIZANTE PORQUE É GOSTOSO TOMAR. SE TOMA PARA CORRIGIR DEFEITOS DE METABOLISMO E ANABOLISMO.

      EU TOMO POR ESSES DOIS PROBLEMAS. TIVE PROBLEMA SÉRIO DE QUEDA DE DIHIDROTESTOSTERONA POR MAIS DE 10 ANOS, NENHUM MÉDICO SE INTERESSOU. CAÍ EM DEPRESSÃO E FALTA DE AUTO-ESTIMA POR MAIS DE 20 ANOS. NO DIA EM QUE EU CONSEGUI DURATESTON, FIQUEI SEM DEPRESSÃO POR 3 ANOS… E FIZ UM CICLO LEVE, 1 DOSE POR SEMANA… E CHEGUEI A PULAR DUAS SEMANAS POR FALTA DE DINHEIRO PARA PAGAR AS APLICAÇÕES. ATÉ QUE EM UM DIA EU APRENDI A APLICAR EM MIM MESMO.

      DEPOIS QUE OS ANABOLIZANTES ROMPEM AS BARREIRAS DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES DAS CÉLULAS, O CORPO CRESCE E SE MANTÉM. NÃO PRECISANDO TOMAR ANABOLIZANTES TODOS OS MESES SEGUIDOS, APENAS UMA VEZ A CADA ANO PARA DAR UMA REFINADA NO VISUAL E NA FORÇA FÍSICA.

      ATÉ MELANCIA SE CONSUMIDA EM EXCESSO FAZ MAL.

      QUEM MORREU TOMANDO ANABOLIZANTE É PORQUE CONSUMIA SEM PARAR. DAÍ NINGUÉM AGUENTA.

  2. Perdeu meu respeito esse site, incentivando o uso indiscrimado de drogas pra melhorar performance. Um absurdo.

    • Fumou subnitrato de pó de peido cara ? Onde tá o incentivo ? O site tá dando oxandrolona ou falando que você precisa tomar ?

      Cada maluco…

      PS: se tiverem dando oxandrolona, eu quero kkkkkkkkk

      • O tópico diz que não faz tão mal, diz quanto e como tomar, e fala como adquirir e não é incentivo ao uso? Ou você é hipócrita ou muito inocente.

        • Diz q nn faz tão mal pq nn faz, kkkkkkkk ou quer q o site invente efeitos colaterais pra amedrontar as pessoas?

          • Não faz mal? Queda de cabelo, toxidade ao fígado, alteração na produção natural de testosterona (broxa temporária) etc…

          • Guilherme Oliveira

            Vai beber uma cervejinha gelada então cara, que é muito boa segundo a mídia brasileira. No caso do site, ele cita todos prós e contras, não sendo tendencioso quanto ao uso do público. Se o site fala sobre o acesso a droga, quando, quanto e como usar serve para que ninguém cometa abusos por falta de informação, e depois apareça para a mídia manipuladora e dizer por exemplo que o usuário fez isso a qualquer custo e que morre por causa da substancia e não por imprudência no uso da mesma.

    • Incentivando? Hahahaha, o site está apenas nos informando sobre a Oxandrolona, não nos incentivando, onde você viu palavras de incentivo ao uso ali?

      • Cristiano Arruda (Campo Grande, MS, Brazil)

        Bravo! Isso mesmo. Isso aqui é um espaço de informação para quem quer tomar e ver se cada produto é passivo de uso ou não. Muita gente fala bem de Trembolona. Eu não gostei. Em outros nada de mal ocorre.

    • Incentivando uso INDISCRIMINADO ? Tu leu o título do texto e já veio aqui comentar cara ?

    • Joice Rodrigues

      Não tem nenhum incentivo, o site só está informando sobre o anabolizante! Vc deve ter algum problema de saúde que não pode tomar oxandrolona e tá aí com recalque! Hahahahaha

    • Comercial de cerveja passa toda hora na tv; nem por isso bebo

    • O camandro nao marumba e urso de peluche…..
      Sabes o que é informar ???????
      Tudo o que te compete / Tudo o que nos compete é fazer opcções !!!!

    • Não fez nenhum incentivo. Ele apenas esclareceu dúvidas que muitas pessoas tem e não conseguem sanar. A pessoa que tem cabeça fraca e não precisa usar (se não é fisioculturista não precisa usar!) é que se sente incentivada. Para mim o artigo foi muito esclarecedor. Assim como os outros relativos a anabolizantes. E como não sou fisioculturista mas quero ganhos reais vou continuar como NATURAL

      Parabéns ao autor da matéria!!!

    • Aqui foram transmitidas as informações para as pessoas que tomam anabolizantes os consumirem de forma correta e diminuindo os malefícios a saúde.
      Não tem ninguém aqui incentivando e nem obrigando ninguém a tomar. Não quer usar. Não usa, é simples.

  3. Tem cara que vai usar de qualquer forma mesmo, com ou sem informação correta, então é melhor o site informar o que é pelo menos.

  4. Tamíris Sales

    Excelente explicação, tenho vontade de tomar, esclareceu bastante minhas dúvidas. mas ainda estou pesquisando e pensando bem!
    vlw
    parabéns pelo trabalho ;)

    • Treino, dieta e descanso sempre será a melhor opção, agora se você que se tornar fisioculturista já é outra história.

  5. Ja tomei 2x e recomendo, só isso.

  6. Alguém pode me dizer qual o intervalo entre um ciclo é outro?
    Obrigada

  7. Independente de texto ou não quem quiser tomar vai tomar o anabolizante, o texto ainda esclarece os efeitos colaterais,então toma quem quiser, o texto não está obrigando ninguém a tomar,cada um faz suas escolhas.

  8. A atividade física ajuda na produção da testosterona, fazer sexo tb. Gisele, procure um educador físico e vá malhar em uma boa academia, de preferência, faça a musculação.

  9. Adorei o artigo! Parabéns! já fiz dois ciclos com oxx sozinho e outro com oxx e primabolan adorei o resultado, alguns efeitos colaterais como queda de cabelo e pele oleosa, usei dosagem bem baixa. Mais eu falo uma coisa por experiência própria não adianta tomar essas coisas se você não fazer uma boa dieta. A dieta é que vai mandar no teu corpo, o anabolizante é apenas uma mãozinha.

  10. Parabéns pelo post! apenas informação, não vi como forma de incentivo, o uso fica a critério de cada um, todos sabemos que os esteroides criam um ambiente excelente para o anabolismo, porem tem suas consequências.

  11. Comprei isso nos Estados Unidos semana passada, custou 55 dolares, pena que não publicaram esse artigo antes hehe

    Enfim, vai ficar encostado pq não pretendo usar, comprei no impulso mesmo.

  12. SEM ANZABOLIZANTES SEM GANHOS HARDCORE…

  13. O site não incentiva a tomar esta droga. Porém essa matéria sobre este fármaco pode ser tendenciosa para pessoas mal informadas, por estar falando bem desta droga, mesmo sabendo dos malefícios, aqueles que nunca teve coragem de usar, pode criar coragem para ciclar. De qualquer forma, acho desnecessário para pessoas que não competem usar algum medicamento relacionado a melhora de performance. Antes de usar, faça exames e procure um médico seguro no assunto.

    • a questão é que o site ta falando a verdade sobre a droga… qualquer um que conhece oxandrolona sabe que o que foi falado no texto é real… é fraca e com pouco colateral.

      Então o site deveria mentir pra assustar ou esconder informação de quem precisa ?

      E se o cara vier até o site e só querer ver o lado bom e ignorar os avisos que tão nos efeitos colaterais e no final do texto, ele merece ser eliminado pela seleção natural mesmo…

  14. Cambada de hipócrita quem critica, tomo mundo que treina pesada, vai querer ciclar e pronto kkkk

  15. Muito bom o artigo. Muito bem explicado. A informação está aí, usa quem quer. Não teve apologias, até porque deixaram claro que existem efeitos colaterais e os ganhos são pequenos…

  16. Menos hipocrisia. Já tomo Oxandrolona á uns quatro anos, 90mg diárias em três tomadas, a qual compro manipulada e de ótima fonte, mas sempre de forma consciente, protegendo principalmente o fígado dos efeitos colaterais da mesma. Pois apesar da baixa toxicidade da mesma, pode vir a causar danos. Mas se alguém se motivou a ir atrás de adquirir a mesma para tomar sozinha, não recomendo. Um ciclo apenas de Oxandrolona, sem acrescentar algum injetável, não lhe trará ganhos consideráveis.

    • Como faço pra protegeo fígado o que voce toma?.?malho a algum tempo meu ganho e bom mais perto muito rapido ,rapido mesmo.tenho que se acompanhada por nutricionista ela me a ajudaria?

  17. Afff.. quanto mimimi.!! não vi o site obrigando ninguém a tomar.!! quanta bacaquisse.!!

    Se ler uma reportagem falando que pular sem para quedas é muito bom vai fazer….????

    Me poupem.!!

  18. A arte da Maromba

    Fui ontem no meu endocrinologista e ele disse que a nossa querida Dilma proibiu a entrada dos componentes da oxandrolona no Brasil ou seja agora vai ser mais dificil de ter acesso a droga com qualidade

  19. prefiro as injetaveis
    drogas orais fodem o figado mesmo que de leve.
    pro efeito e colaterais ela nao vale muito eu axo.
    pouco efeito pra muito colateral.. o unico colateral bom é q o pau fica mais duro e cheio de veias kkk

  20. Tenho 19 anos e pretendo começar a tomar o oxondrolona, claro vou em endocrinologia fazer os exames hepático e renal, mas antes de tomar queria saber de uma melhor sobre os efeitos colaterais como queda de cabelo e espinha. A queda de cabelo ela é muito a ponto de notar diferença no couro cabeludo. Mas o mais importante quando para de tomar corta os efeitos colaterais? Me contem sobre esses efeitos em mulheres que já tomaram.

    • Fiz um ciclo. Amei os resultados aliados a treinos pesados. Efeito colateral algumas espinhas na costas mais nada de mais, e não tive ciclo menstrual

  21. Alguém sabe dizer se precisar tomar alguma coisa antes de começar o ciclo pra proteger o fígado? Obrigada bjs

  22. Simone veras ferreira

    EU FIZ UM CICLO DE OXANDROLONA, MAS PAREI PQ MINHA BUNDA FICOU ENORME E ESTAVA DESPROPORCIONAL COM AS PERNAS, SÓ MINHA BUNDA QUE CRESCEU.

  23. O erro foi no treino. Não foi a droga que provocou desproporcionalidade.

  24. Tenho 18 anos e estou querendo fazer um ciclo com Oxandrolona, sou saudável, não tenho nenhuma doença ou complicação física ou orgânica. Porém ainda tenho medo dos efeitos colaterais. Oque indicam?

  25. Ola
    Um amigo comprou anavar começou a usar , parou e me deu
    Eu canto , gostaria de saber se eu começar a usar vai alterar minha voz?

    Agradeço atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.