Home / Emagrecimento / Termogênico ECA: como usar, dosagem e efeitos colaterais

Termogênico ECA: como usar, dosagem e efeitos colaterais

ECA é um termogênico feito com a combinação de efedrina, cafeína e aspirina; é um dos combos mais potentes para quem deseja queimar gordura rápido.

Efedrina, a estrela do combo, aumenta a quantidade de gordura disponível para ser usada como combustível e também acelera a o gasto energético através do aumento da temperatura do corpo. Ela também é um estimulante, e como qualquer outro, vai fazer você se sentir bem, com mais foco e energia no dia a dia.

Clique aqui

Leia também -> Tudo sobre a efedrina, seus efeitos colaterais e benefícios

A cafeína é outro estimulante que pode auxiliar na mobilização da gordura como fonte de energia, aumentar a performance no treino e reduzir a percepção de fadiga. Em suma, a cafeína ajuda a queimar mais gordura e extrair mais resultados da sua rotina.

O intuito de se usar dois estimulantes com efeitos semelhantes no mesmo termogênico é que a efedrina e cafeína possuem efeitos sinérgicos e geram mais resultados quando usadas juntas (1,2,3).

termogenico-eca

Por último a aspirina, teoricamente, ela auxilia nos efeitos termogênicos da efedrina (4), mas na maioria das vezes causa mais malefícios do que benefícios, portanto costuma ser descartada do combo.

Mesmo sem a aspirina, o combo efedrina-cafeína (EC) já vai funcionar muito bem como queimador de gordura.

Clique aqui

Perigos e efeitos colaterais

Antes de prosseguirmos com dosagens e modo de uso, é de extrema importância entender o que esta combinação pode causar quando usada da maneira incorreta ou pela pessoa errada.

Estimulantes como a efedrina e cafeína tendem a alterar os batimentos cardíacos e pressão arterial. Pessoas que desconhecem o próprio estado de saúde  ou possuem qualquer tipo de problema cardíaco preexistente, não devem chegar perto da efedrina – sem exceções.

Efedrina é banida no Brasil (e até nos Estados Unidos) devido aos perigos que ela pode causar em pessoas com problemas de saúde (ou que não saibam o que estão fazendo)

Estimulantes fortes, ou a combinação deles, também não foram feitos para pessoas sedentárias que não estão acostumadas com exercício e sequer seguem dieta. Se você não consegue subir um lance de escadas sem quase perder o pulmão no caminho, termogênicos ainda não são para você.

Este combo deve ser usado como um “coringa” por pessoas saudáveis, que já treinam e fazem dieta visando perda de gordura.

Neste caso, o termogênico ECA é seguro, bem tolerado e possui efeitos colaterais “leves” que tendem a diminuir com o tempo de uso. Alguns deles são:

  • Ansiedade
  • Tremedeiras
  • Sudorese excessiva
  • Dores de cabeça
  • Aumento nos batimentos cardíacos
  • Aumento na pressão arterial
  • Insônia

Mesmo assim, nunca use medicamentos sem a supervisão de um médico.

Como usar e dosagens

ECA costuma ser usado duas ou três vezes ao dia com um intervalo de 5 horas entre cada dose. Cada dose de ECA contém 10 a 30mg de efedrina e 100 a 300mg de cafeína.

A aspirina, se você decidir usar, deve ser colocada apenas na primeira dose do dia e com dosagem de 100mg (aspirina infantil). Jamais siga as indicações mirabolantes encontradas na internet de ingerir 300mg de aspirina a cada dose do ECA, isto pode ser perigoso e causar problemas sérios no estômago.

Não use aspirina se você tem problemas com a coagulação do sangue, faz uso de medicamentos anticoagulantes ou tem problemas no estômago como úlcera, gastrite, etc…

No primeiro contato com ECA é recomendado usar a menor dose possível de efedrina (10mg) e cafeína (100mg) para verificar como seu corpo responde aos estimulantes. Mantenha esta dosagem por pelo menos uma semana e só aumente caso os efeitos colaterais sejam toleráveis.

Nunca ultrapasse 30mg de efedrina e 300mg de cafeína por dose e nunca use mais de três doses por dia.

É importante lembrar que fontes “externas” de cafeína também contam. Portanto, elimine o uso de refrigerantes, café, chás e outras coisas que tenham cafeína e deixe para usá-la unicamente nas doses de ECA.

Onde encontrar ECA

Infelizmente, não existe o combo pronto para comprar. Como dito anteriormente, a venda de efedrina é proibida no Brasil. A única maneira de conseguir efedrina é através de remédios para asma, como o Franol, que ironicamente são vendidos sem receita em qualquer farmácia.

Cafeína é facilmente encontrada em lojas de suplementos e farmácias de manipulação.

Aspirina também pode ser encontrada em qualquer farmácia.

ECA para quem faz aeróbico em jejum

Não há uma recomendação especial para quem faz aeróbico em jejum com ECA. Tome uma dose antes dos aeróbicos e respeite o tempo entre cada dose no restante do dia. Sem segredo.

É preciso ciclar o combo ?

Enquanto os receptores que a efedrina age conseguem se resintetizar rapidamente e não causam tolerância tão fácil (6,7), o mesmo não acontece com a cafeína que vai parar de gerar os efeitos esperados dentro de algumas semanas de uso constante.

Como a efedrina e cafeína possuem ação sinérgica (produzem mais resultados juntas), é mais produtivo ciclar o combo.

A maioria das pessoas usam uma abordagem de 2 semanas on e 2  semanas off. Isto significa usar ECA por duas semanas e parar por duas semanas para impedir o aumento na tolerância.

Não use por mais de 12 semanas no total, quando atingir o limite descanse por 4 semanas e cicle novamente (se for necessário)

Cuidados extras

É importante manter em perspectiva que estamos lidando com estimulantes e toda substância do gênero pode causar dependência, o que leva a abusos e os abusos causam problemas.

Os efeitos de euforia, aumento de energia, foco e disposição que estimulantes, como o combo de efedrina e cafeína podem gerar, são únicos e aumentam sua capacidade de trabalho, ou seja, além de queimar mais gordura, eles também vão fazer você treinar mais pesado que o comum (consequentemente gerando ainda mais resultados).

E aqui reside o problema: pessoas com a mentalidade mais fraca e sem ética de trabalho costumam criar dependência e depois de conhecerem estimulantes, só conseguem treinar pesado usando eles.

Por isso é muito importante entender que combos como o ECA são o “coringa” na manga para queimar gordura e produzir resultados. Use este artifício apenas quando todos os outros aspectos do treino e dieta estão sendo feitos consistentemente e use-os sabendo que são uma medida a curto prazo.

Referências

  1. Astrup A, et al The effect and safety of an ephedrine/caffeine compound compared to ephedrine, caffeine and placebo in obese subjects on an energy restricted diet. A double blind trial . Int J Obes Relat Metab Disord. (1992)
  2. Toubro S, et al Safety and efficacy of long-term treatment with ephedrine, caffeine and an ephedrine/caffeine mixture . Int J Obes Relat Metab Disord. (1993)
  3. Astrup A, et al Thermogenic synergism between ephedrine and caffeine in healthy volunteers: a double-blind, placebo-controlled study . Metabolism. (1991)
  4. http://ajcn.nutrition.org/content/45/3/564.abstract
  5. http://circ.ahajournals.org/content/96/8/2751.full
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9295336
  7. http://molpharm.aspetjournals.org/content/71/1/47.abstract

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

Clique aqui para saber mais

23 comentários

  1. valeu, pela dica !

  2. Rodrigo Kort-Kamp

    Comprei hoje meu combo E.C, uma coincidência essa matéria, aos que já tem experiência com esse combo me ajudem com uma dúvida, vou iniciar um cut, pretendo fazer um AEJ de 30 min logo uns 40 min após tomar um 15mg de Franol e 400mg de cafeína (sempre tomei bastante café), 1hr após esse AEJ eu vou pro treino, ainda vou estar sob os efeitos do combo, certo? e eu realmente devo tomar o combo novamente durante o dia pra manter o metabolismo acelerado? obg!

    • Vai estar sob os efeitos ainda.
      Pra manter o metabolismo deve-se tomar algumas vezes ao dia, em doses pequenas. Segundo pesquisei a meia-vida dessas substâncias são curtas…
      Minha experiência:
      Franol tem 15mg de sulfato de efedrina, que segundo a bula equivalem a 11,9mg de efedrina…
      Comprei cafeína de 120mg por comprimido. Então cada dose era 1 comprimido de cada.
      Primeira semana tomei um em jejum;
      Segunda adicionei um de tarde;
      Terceira semana adicionei mais um entre as duas doses anteriores.
      Mantive por umas 4 semanas isso, e depois diminui um por semana até parar.
      Pra mim foi bom, mas nada milagroso. Faria de novo.
      Lembrando que é bom comerçar devagar pra ir “se testando”…
      Senti aumento nos batimentos cardíacos, suava um pouquinho mais… Mas pra mim o pior é sensação de ansiedade direto (mas isso é bem individual, quando tomo termo acontece comigo quase sempre).

    • Rodrigo, onde comprou o combo EC? Dieta e musculação não estou resolvendo e preciso dar um plus!

  3. Vou testar algum dia.

  4. ta foda ganhar peso, vou deixar pra outra hora auheuahueaueh

  5. Fiz dois ciclos que EC (sem aspirina) ano passado. Tive uma perda significativa de peso. 2 quilos por semana. Fiz os 15 dias aumentando as doses até chegar ao máximo.
    Aguardei duas semanas e fiz novamente. Mas não tive o mesmo resultado. Por dois motivos. 1º não segui dieta corretamente. 2º não senti o mesmo efeito.
    Hoje sigo uma dieta balanceada e treinos pesados 4 vezes na semana e 3 vezes por semana no aerobico.
    Tomo cafeina e um mix contendo GINSENG, CATUABA, TRIBULLUS, GINCO e MACA PERUANA.
    Dá ótimo efeito termogênico. Tomo duas vezes ao dia. Muito melhor e natural.
    Abraços.

  6. Sinceramente, tô fora! Minha dieta está trazendo resultado lento pra caramba, mas ao menos, é o mais natural possível.
    Longe de mim criticar a velocidade que cada um quer nos seus resultados! Só acredito que, como no meu caso, se a pessoa não trabalha com a “imagem” que o corpo passa, não é necessário usar esse tipo de artifício. Se eu ficasse de regata o dia todo, a tentação de fazer um ciclo de ECA seria maior, para poder mostrar um shape mais rasgado o quanto antes. Mas fico de roupa social o dia todo, então, minha preocupação é só com a praia mesmo… kkkkkkkk!
    Desejo saúde e efeito colateral zero aos que forem tentar o ECA!

    • Também acho isso… Se está dando certo com o treino e a dieta, não tem porque tomar…
      Acho legal quando o cara dá uma estagnada (foi o que fiz), aí consegue ver bem se dá resultado ou não…

  7. vinicius fortuna

    Alguém já tomou junto com estimulantes de apetite (Buclina ou Cobavital)?
    Como fica aquela sonolência?
    Será que dá certo, auxiliando na queima da gordura extra que acabamos consumindo do efeito do estimulante?

    PS: Responda quem já tomou ou que tenha experiência com os medicamentos.

    • Você quer engordar e emagrecer ao mesmo tempo??? Pesquise mais meu filho.

      • vinicius fortuna

        Eu disse isso? Aprenda a ler. Era gente como você que eu quis atingir com meu post scriptum.

        Quem disse que isso precisa ser usado para emagrecer? Eu quero é ganhar massa muscular com pouca gordura e sei como isso é difícil, por isso a perguntei PARA QUEM ENTENDE.

        Segundo o post, o ECA ajuda a usar gordura como energia e sei que usando estimulante de apetite com treino pesado, podemos ganhar muita massa muscular devido às calorias extras, mas também acabamos acumulando gordura… Teoricamente, se usado em conjunto, essa gordura acumulada seria usada como energia devido ao efeito do ECA e o efeito colateral do estimulante do apetite (letargia) seria combatido pelos efeitos do ECA.

        Agradeço se alguém puder responder com alguma resposta que leve a algum lugar ou pelo menos a alguma discussão descente.

        • Suas combinações não batem certas,porque uns dos efeitos do eca é a perda de apetite! São idéias diferentes, se quer resultados melhores no seu shape começa sempre pela dieta, ela é o ponto chave na maioria das vezes,não faz sentido nenum usar um termogenico para aumento de massa,mesmo que seu foco seja massa com qualidade,quem definirá a qualidade dela será apenas a sua dieta! Como diz o post é uma carta na manga !Não existe fórmula mágica está tudo aí faz o base é terá resultados

    • José dos bereguedé

      Na minha opinião vai funcionar…. você vai eliminar a letargia e ainda vai impedir acúmulo de gordura. Mas acho que é desperdício usar ECA pra isso…

    • Bom dia!
      Amigo, posso dizer a respeito do Cobavital, cujo mesmo fiz uso.
      Eu achava que era “lorota”, mas sim da MUITO sono… Eu por exemplo na primeira semana tomava no trabalho, para almoçar e “talz”, voltava e em questão de 1 hora era piscar e entrar em coma…
      E olha que a vida toda eu fiz uso de Dramin e outros remédios para o Brônquio que causam sonolência, e nunca fiquei assim.

      Resumindo, não tome se você estiver em alguma atividade como por exemplo, seu trabalho.
      Espero ter ajudado.

      Att.

      • vinicius fortuna

        Valeu ai mano.
        Mas será que os efeitos do ECA não combatem a sonolência? Já tomou os dois juntos? Cobavital e ECA?

  8. Fiz o ciclo começando bem lento, com meio comp. E o máx. que usei foi 2 de franol com 300mg de cafeína. Gostei dos resultados, nunca tive um braço com veias altas. Achei que era efeito do combo, mas já estou off há uns 15 dias e a vasodilatação permaneceu. O abdômen deu uma secada, mas meu ciclo foi curto, 5s2n, totalizando 15 dias. Farei novamente, e vou adicionar mais uma dose, totalizando máx 45mg. Dá uma suadeira do cacete, e tremedeira tive bem pouca. O coração acelera sim, acho que pra fazer HIIT não seria muito aconselhável (#medo) e dá um gás sinistro!!
    Boa sorte a todos e bons treinos.

  9. A dúvida é sobre uso em mulheres e os efeitos dele com remédio contraceptivo, procurei bastante em fóruns e não achei sobre a sinergia dessas duas coisas, se uma pode cortar o efeito da outra. Quem puder ajudar agradeço.

  10. Gostaria de saber qual é o efeito da aspirina.

  11. Na boa, não faz efeito algum. Já tomei e nada notei, exceto pelo aumento dos batimentos cardíacos. Já tentei Maca Peruana e outros e também nada. Sabem o que resolveu? Uma boa nutricionista combinado com um treino médio, por que a redução de calorias diárias faz com que você tenha menos energia. Associe a isso tudo aeróbicos, mas nada em excesso para perder muita massa magra. Não foi fácil mas foi saudável e estou conseguindo manter meu peso. Procuram por “fórmula mágica”? GH mais insulina mas, ai a conversa é outra e os custos também. Abraços.

  12. Usei durante 15 dia e; os efeitos colaterais que senti foram Sudorese excessiva (apenas durante o treino) e Aumento nos batimentos cardíacos (por umas 8 horas só) apenas. Eliminei cerca de dois quilos, um por semana. nas semanas anteriores eu eliminava tomando apenas o termogênico nacional de 700 a 500 gramas. Recomendo o uso consciente do eca. Durante esse período todo estive treinando regularmente e fazendo dieta.

  13. A muitos anos atrás eu usei o termogenico Dyma Burn que tinha em sua composição efedrina e vou te dizer que os resultados foram ótimos. Alem de uma rapida perda de peso era algo que me dava muita disposição pro treino e tambem no dia a dia. Porem, atualmente o Dyma Burn não contem mais Efedrina em sua formula, pelo menos o vendido aqui no Brasil não sei em outros paises.

  14. se eu tomar o E.C SO ANTES DO TREINO VOU CONSEGUIR QUEIMAR GORDURA DO MESMO JEITO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons