Home / Dieta e Nutrição / Pasta de amendoim integral: benefícios para quem treina (ou não)

Pasta de amendoim integral: benefícios para quem treina (ou não)

A cada dia que passa a pasta de amendoim integral se torna mais popular, mas muitos ainda não sabem que, além de ser saborosa, ela traz benefícios para todos, principalmente para quem faz musculação.

Benefícios da pasta de amendoim integral

1 – Fornece tudo o que o corpo precisa para sustentar o crescimento muscular

A pasta de amendoim integral é um alimento rico em vários nutrientes que auxiliam o progresso na academia. É um dos vegetais com maior concentração de proteína, contém gorduras boas (mono e poli-insaturadas) e absolutamente nada de açúcar.

Clique aqui

Mesmo que o seu objetivo nunca tenha sido ser musculoso, ingerir proteínas e gorduras boas continua sendo importante para a manutenção da saúde.

Proteínas são úteis na construção de vários tecidos do corpo que vão desde os próprios músculos, até o seu cabelo. Já as gorduras boas são usadas na criação de vários hormônios que de uma forma ou outra poderão influenciar na sua qualidade de vida.

2 – Ganho de peso saudável (hipercalórico natural)

Cada 15g de pasta de amendoim integral fornecem cerca de 90 calorias, o que é relativamente alto. Considerando que estas calorias são boas, isto é perfeito para quem está tentando ganhar massa muscular ou simplesmente quer ganhar peso de forma saudável.

pasta-de-amendoim

Na academia, muitas pessoas falham em ganhar massa muscular justamente por não conseguir comer o suficiente todos os dias, usar a pasta é um método de “contrabandear” mais proteínas e calorias para dentro do corpo sem esforço, devido a sua densidade e sabor agradável.

Na verdade, com a pasta de amendoim, é fácil extrapolar na ingestão de calorias, de tão fácil que é ingeri-la.

Clique aqui

3 – É versátil

Pelo alimento ser em forma de pasta, é possível usá-lo de inúmeras maneiras, o que facilita sua dieta no dia a dia.

Você pode comer pasta de amendoim direto do pote, com uma colher, usar em shakes proteicos (ela se mistura muito bem com ajuda do liquidificador), consumir com frutas, com iogurte natural e muito mais (veja receitas no fim do texto).

4 – Rica em vitaminas e minerais

Pasta de amendoim (ou o próprio amendoim) fornece boas quantidades de vários nutrientes, como:

  • Biotina;
  • Cobre;
  • Niacina;
  • Ácido fólico;
  • Manganês;
  • Vitamina E;
  • Tiamina;
  • Fósforo;
  • Magnésio.

Pasta de amendoim também é rica em antioxidantes como ácido cumárico e revesratrol.

Todas esses nutrientes, especialmente o magnésio, têm um papel importante na manutenção e crescimento muscular (e na sua saúde também).

5 – Tem ótimo custo benefício

Muitas pessoas reclamam do preço da pasta de amendoim (cerca de R$13 por meio quilo), mas não param pra pensar no quadro completo da dieta.

Se você tem como objetivo ganhar massa muscular ou peso de forma saudável, você precisa ingerir um determinado número de calorias todos os dias para que isso aconteça, e este número costuma ser elevado.

Ingerir, digamos, 3500 calorias todo dia, através de frango, batata doce e suplementos, significa comer MUITA comida.

Ao incluir alimentos hipercalóricos como pasta de amendoim, você acaba por ter que comer MENOS de outros alimentos e no final da história, gastar menos com a dieta.

6 – Faz bem para o seu coração

Doenças cardíacas são uma das principais causas de morte no mundo.

Vários estudos mostram que comer amendoim (seja através da pasta ou qualquer outro meio) pode auxiliar na prevenção de doenças do coração (11,12).

Cientistas acreditam que isto aconteça porque o amendoim é rico em nutrientes que naturalmente protegem o coração. Exemplos desses nutrientes são: magnésio, niacina, cobre, ácido oleico e seus vários antioxidantes como revesratrol.

Pasta, creme ou manteiga de amendoim ?

Ao procurar por pasta de amendoim, você vai encontrar vários produtos semelhantes, principalmente creme e manteiga de amendoim.

Os três podem ser o mesmo produto, o que importa é a ficha nutricional. Pasta de amendoim INTEGRAL, não contém açúcar, muito menos sabor adicionado através de carboidratos como maltodextrina.

Em suma, se a ficha nutricional for muito diferente da que postamos abaixo, provavelmente não se trata da versão integral – procure outra.

Ficha nutricional

A cada colher de sopa (15g) de pasta de amendoim integral encontramos:

Valor energético 89 kcal = 369 kj
Carboidratos 3,2g
Açúcares
Proteínas 4,3g
Gorduras totais 7,4g
Gorduras saturadas 1,0g
Gorduras trans
Fibra alimentar 1,2g

Onde comprar a versão integral

Por ser um produto relativamente novo no mercado brasileiro, encontrar a pasta pode ser uma tarefa difícil. São poucos os lugares que vendem a pasta e geralmente apenas em grandes cidades.

No momento (e por enquanto), comprar pela internet é uma das formas mais rápidas de comprar a pasta de amendoim, independente de onde você mora.

Uma das pastas de amendoim com o maior custo benefício do momento é a Mandubim de 4,8KG.

A questão é que a data de validade da pasta de amendoim é relativamente longa (mais de seis meses) e comprar em pouca quantidade acaba saindo bem mais caro que comprar 4,5kg de uma só vez.

Atualmente, só vimos a Net Shoes vendendo o pote deste tamanho e por cerca de R$100. E não se engane, acaba sendo realmente mais barato. Clique aqui (ou na imagem abaixo) para ver a página do produto.

Mas pasta de amendoim não engorda ?

De maneira curta e grossa, não.

A pasta de amendoim não vai facilitar ou gerar acúmulo de gordura por si só – independente de qual seja seu objetivo – no geral, o que vai definir se você ganha ou perde gordura é o consumo calórico como um todo.

É necessário deixar isso claro pois muitas pessoas pensam que amendoim é “um alimento que engorda”, mas não existem alimentos que engordam e sim pessoas que comem demais.

Com a pasta de amendoim é possível acontecer o contrário. Qualquer pessoa que está em uma dieta para queimar gordura sabe como é difícil controlar as vontades por alimentos calóricos (e saborosos).

Ao usar a pasta de amendoim, que é um alimento saudável, você mantém essas vontades sob controle e não fica tão propenso a recaídas e sentir vontade de recorrer à alimentos ruins.

Isto ocorre porque o amendoim também é rico em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina que vai te fazer “feliz” depois de comer (imitando o efeito que buscamos ao comer porcarias, mesmo que subconscientemente).

Na verdade, pasta de amendoim é um dos melhores alimentos para quem está tentando perder gordura:

  • Pasta de amendoim promove mais saciedade do que qualquer outro alimento calórico (2,3).
  • Ao compensar o consumo de calorias ingerindo pasta de amendoim, automaticamente consumimos menos calorias de outras fontes (3,4).
  • Devido a quantidade de proteína e gordura presente no amendoim, o corpo acaba aumentando o gasto de calorias pelo trabalho realizado para quebrar seus nutrientes (4,5).

Perigos

No geral, pasta de amendoim é um alimento seguro, mas requer alguns cuidados básicos para que você possa extrair os seus benefícios com máxima segurança:

Contaminação por aflatoxinas

Se o amendoim foi armazenado incorretamente, sendo exposto ao calor e umidade, ele pode estar contaminado por uma espécie de mofo que produz uma substância tóxica chamada aflatoxina.

Ao consumir amendoim contaminado, uma pessoa saudável pode vir a ter problemas de fígado e isto não é o site sendo extra cauteloso, isto realmente pode acontecer (1).

No Brasil, existe um programa chamado Pró-Amendoim que regulamenta a qualidade dos amendoins vendidos justamente para ter certeza que eles não estão contaminados ao ponto de gerar problemas de saúde, portanto, ao comprar amendoim ou pasta de amendoim, tenha certeza que o produto tem o selo “Pró-Amendoim” impresso no rótulo.

Alergia ao amendoim

Assim como a maioria da população, você provavelmente não é alérgico ao amendoim e dificilmente vai ter qualquer problema independente da quantia que usar, mas precisamos deixar o aviso por pura cautela: uma pessoa alérgica a amendoim pode passar muito mal se usar este alimento.

Apenas tenha cuidado se você estava vivendo em um bunker da segunda guerra mundial até hoje e nunca experimentou amendoim antes (e portanto não sabe se é alérgico ainda).

Como fazer a sua própria pasta de amendoim

Uma maneira de economizar ao inserir a pasta de amendoim na sua dieta é comprar amendoim normal e fazer a pasta você mesmo. A receita não poderia ser mais simples e o gosto é quase o mesmo das versões industrializadas:

  1. Torre o amendoim. Pegue uma assadeira e jogue o amendoim em cima de uma maneira que eles não fiquem muito empilhados, do contrário alguns deles torrarão de maneira desigual. Coloque no forno em fogo alto durante 20 minutos e pronto.
  2. Triture tudo. Agora torrados, descasque os amendoins e jogue-os no liquidificador ou processador de alimentos. Triture aos poucos, quando perceber que o liquidificador/processador não está conseguindo triturar, desligue, mexa com uma colher e tente novamente. Você pode jogar uma ou duas colheres de óleo de amendoim para deixar a pasta cremosa.
  3. Pronto. Você fez pasta de amendoim :)

A única ressalva é quanto ao amendoim que você vai usar para fazer a pasta, lembre-se de comprar um que tenha o selo Pró-Amendoim. Ir pelo amendoim mais barato é uma péssima ideia e pode gerar mais problemas do que soluções.

Receitas fáceis e práticas com pasta de amendoim integral

Aqui vão algumas receitas que usam pasta de amendoim integral e que poderão se encaixar em qualquer tipo de dieta, especialmente em dietas para ganho de massa muscular. Tudo vai depender da sua necessidade individual.

Vale lembrar que nenhuma receita culinária é escrita em pedra. Se você não tem um ingrediente, use a criatividade e substitua por algo que tenha em mãos, que considera mais barato ou até mesmo opte por não usar. Sua criatividade é o limite.

Vamos lá.

1 – Mingau proteico

Ingredientes

  • 60g de aveia
  • 8 claras de ovo
  • Meio medidor de proteína em pó sabor chocolate (opcional)
  • 2 colheres de chá de cacau em pó
  • 1 colher de chá de adoçante natural Splenda
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim integral
  • 50ml de água

Como preparar

  1. Em uma vasilha que possa ser usada no micro-ondas, misture todos os ingredientes.
  2. Cozinhe no microondas por 2 minutos.
  3. Misture mais um pouco com uma colher para não virar uma papa.
  4. Cozinhe por mais 2 minutos.
  5. Coma!

2 – Sanduíche de pasta de amendoim e banana

Ingredientes

  • Pão integral fatiado
  • 1 banana grande
  • 2 colheres de pasta de amendoim integral

Como preparar

  1. Amasse a banana junto com a pasta de amendoim usando um garfo
  2. Faça um sanduíche usando o pão integral

3 – Smoothie proteico

Ingredientes

  • Uma banana grande congelada
  • 400ml de leite integral
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim integral
  • 1 medidor de proteína em pó da sua escolha

Como preparar

  1. Coloque todos os ingredientes direto no liquidificador
  2. Bata por 30 segundos a 1 minuto

Nota: para congelar a banana, retire a casca e corte-a em tiras antes de deixar no congelador. Desta forma, a banana serve como gelo e ainda deixa o shake mais cremoso. Fica perfeito.

4 – Pasta de amendoim com iogurte natural

Ingredientes

  • 2 colheres de pasta de amendoim integral
  • 60g de aveia
  • 1 pote (170g) de iogurte natural (com gordura)

Como preparar

  1. Usando uma vasilha, misture todos os ingredientes com uma colher
  2. Coma!

Nota: esta receita só pode ser feita se a pasta de amendoim ficar um tempo fora da geladeira, ou seja, se ela estiver mole.

Perguntas frequentes

Qual é o melhor horário para usar pasta de amendoim ?

Não existe um horário específico para usar pasta de amendoim, isto seria o mesmo que perguntar qual o melhor horário para comer arroz com feijão. Use-a em conjunto de qualquer refeição do dia.

Posso usar amendoim puro ou outro alimento como farinha de amendoim no lugar da pasta ?

Sim, sem problemas. O intuito de se usar a pasta de amendoim é a sua versatilidade; é possível incluí-la em uma gama maior de refeições (exemplo: misturar em shakes, mingaus, etc).

Qual é a quantidade ideal de consumo ?

Isto vai depender das suas necessidades individuais, mas você pode usar 2 colheres de sopa até três vezes por dia sem problemas (se a sua preocupação era saber se estava exagerando).

Palavras finais

Pasta de amendoim, na versão integral, é um dos melhores alimentos para quem deseja ganhar massa muscular com saúde.

Possui uma boa quantidade de proteínas, gorduras boas, poucos carboidratos, nada de açúcar, fibras e vários nutrientes que fazem bem à saúde e vão, de alguma forma, auxiliar no seu progresso na academia.

E não, pasta de amendoim não vai engordar (no sentido de acumular gordura desnecessariamente), desde que você não esteja extrapolando suas necessidades calóricas através da dieta como um todo.

No final do dia, pasta de amendoim é um ótimo alimento, independente do seu objetivo.

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19875698
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12119580
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11033986
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12119580
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12119580
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12936960
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12936960
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4025189
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15797686
  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14594777
  11. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9812929
  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19420347

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

111 comentários

  1. Eu mesmo fabrico a minha.

  2. Dá pra fazer em casa, so bater amendoim torrado no liquidificador ou processador até virar uma pasta. É realmente saboroso e o melhor, tem proteina.

  3. Não sei se sou eu, ou se eh a pasta da First que comprei para experimentar, mas nao consigo achar nem um pouco saboroso :(

  4. passa a receita ai galera, pra comprar é caro pa caraio.

    • Mano, no Mercado Livre há vários vendedores com preços bons. Costumo comprar lá. Caixa fechada com 12 potes de meio kg tu paga 100 pilas. É pasta pra meio ano.

    • Compra amendoim torrado, sem pele e sem sal, (de pref. com o selo pró-amendoim) coloca no processador ou liquidificador e espera dar o ponto. No começo parece que não vai dar certo, mas é só ter paciência que vira uma pasta lisinha e cremosa ;)

      • Ricardo Costa

        Tati, tem em alguns supermercados pacote de 500g de amendoim triturado, eu compro o mais triturado possivel (vem com nome de Farinha de amendoim). E prefiro os que percebo ter um pouquinho da casca(vermelhinha) porque na casquinha tem resveratrol que é bom (Integral mesmo).

      • O ideal é com pele, é super nutritiva

    • Compra amendoim, põe numa assadeira e deixa torrando no fogo baixo por aproximadamente 50 minutos, mexendo nele no meio desse tempo uma vez pra ele virar.
      Depois descasca (parte chata mas tem umas dicas na internet) põe no processador (ou um liquidificador mais potente) e deixa batendo até virar pasta. Eu gosto de acrescentar um pouco de azeite de oliva pra ficar mais cremoso e não fica o gosto.

    • não é querendo fazer propaganda, longe disso, apenas informando que no site da wedy nutrition, tem pasta de amendoim de 1kg por 14 reais.

    • Eduardo Dubeux

      Nada de caro,comprei uma sem adição de açúcar por 10 reais

  5. Artigo muito bom mas agora ferrou de vez … Virou moda e a pasta de amendoim agora vai ser igual a gasolina, os preços vão às alturas!

  6. Eu compro amendoim sem pele e sem sal a granel, ponho num recipiente e deixo alguns segundos no microondas (não pode deixar muito porque dependendo da potência do microondas pode acabar queimando, e a intenção é que ele apenas seja aquecido para liberar mais facilmente sua gordura… ainda não descobri o tempo ideal) ae coloco no processador e deixo batendo em velocidade máxima até virar pasta. Recomendo muito, gasta-se pouco e da uma pasta igual ou melhor do que mta que a gente compra por aí. De quebra vc pode incrementar: da pra por leite de côco, outras castanhas, aqueles chocolates com altas porcentagens de cacau etc

  7. Power One, alguém conhece? Recomenda? Dizem ser melhor que a First. Há algum tipo de “contra-indicação” em relação às pastas de amendoim? Tipo uma atenção especial antes de comprar tal marca… essas coisas…?

  8. Um tempo atrás comprei de uma marca que agora não lembro o nome, só pra experimentar mesmo. E posso dizer que pelo menos pra mim é uma coisa que desce muito fácil e tem um gosto bom.

    Tem o site da biopoint.com.br que parece confiável e vende pasta de amendoim por um preço baixo. Ainda não comprei lá, mas fica a dica.

  9. Eu gostaria de saber qual melhor horário pra consumir a pasta? Ou se pode misturar no pos treino com o whey/bcaa/creatina na coqueteleira??
    Parabéns pelo artigo!!!

    • Redação Hipertrofia.org

      Você pode consumir no horário que quiser, mas acho que a pasta é muito grossa pra ser misturada com a coqueteleira. Só funciona com liquidificador mesmo…

      • Nicolas Coelho

        gosto muito do trabalho de vocês, esse site me fez quebrar paradigmas, neuras, aprendi oque realmente importa, e por isso vou ter que responder vocês hipertrofia, sei que vocês nao foram diretos neste comentario, ao dizer que pasta de amendoim deve ser consumida no pos treino, mas creio que estao enganados, um shake com whey malto ou dextrose no pos, foi feito pela rapida absorçao, misturar a gordura do amendoim e a proteina solida, seria disperdicio de whey no pos treino. tipo, vai demorar muito mais a absorção, nao seria melhor sugerir colocar a pasta de amendoim, apos o pré treino, na refeiçao subsequente (40 min depois do shake pos treino)?!

      • Oi não consigo comer a pasta pura posso consumi la no shak no pre treino?

  10. Eu compro pasta de amendoim integral na Mundo Verde. Geralmente, tá entre R$20 – R$25. Compro da Santa Helena (First ou Amendoíssimo).
    Pra quem reclama que não gosto de nada, experimenta comer junto com gelatina zero, fica bem gostoso! E dá pra matar a vontade de comer doces rsrs

  11. Vão numa loja de produtos naturais e compra a farinha de amendoim. O quilo custa R$10,00, contra R$13,00 de um pote d 500g da pasta.

  12. Galera quem mora em São paulo.

    Compre na Zona Cerealista próximo ao Mercadão custa R$ 14, 1 kl.

  13. Comprei uma nesse fim de semana, não sei se escolhi mal a marca mas estou achando horrível, especialmente a textura.

  14. ola pessoa, pra quer, serve a farinha de amendoim?

  15. Aqui em Natal comprei a pasta integral no supermercado Redemais. Pote de 450 gramas por 13 reais. Muito gostosa. Tô mandando pra dentro com força!

  16. Eu compro pasta de amendoim a granel no Casas Pedro, atualmente está uns R$18 o kilo!! Melhor custo.

  17. Comprei uma com pedaços de amendoim ela é uma delicia

  18. Não pode esquecer que deve ter o selo pró-amendoim para garantir a segurança do alimento

  19. Hoje, antes de ler o artigo, comprei uma pasta (450 g por 13 reais) da marca Mandubim que tá falando no artigo, achei o gosto e a textura horríveis, custou a descer. Mas vou continuar insistindo. Ela não tem esse selo. Dá pra usar mesmo assim ? E quanto usar por dia ?

  20. Estou encontrando frequetemente no pão de açucar da marca FIRST!

  21. Então eu tô pagando barato a pasta de amendoim aqui em Porto Alegre, compro o pote de 450 g de Mandubim por R$ 8,00. O nome da loja é Matéria Prima Suplementos, pra quem tiver interesse.

  22. Qual quantidade diária pra quem tá no processo de emagrecimento??? Ajuda….

  23. Olá, eu consumo a pasta de amendoim, eu faço uma refeição pré-treino com ela que fica muito TOP!

    2~3 Bananas amassadas, aveia, whey protein (natural ou de chocolate) e a pasta de amendoim, fica parecendo papinha de criança, mas o gosto é muito bom e essa receita é bem nutritiva!!

  24. Algm jah usou da Mandubim ($9,90 / 450g) ou da Manibi ($14,40 / 1kg) – ML?

  25. Informando a todos do Sul compro pasta ManiForce bem gostosa !! 1kg eu pago 14 reias pela wedy nutrition.

  26. Olá, dá no mesmo eu consumir o amendoim cru? ou necessariamente precisa ser a pasta de amendoim?

  27. Um dia após consumir pasta de amendoim já apareceu a ginecomastia.

  28. Para mim pura não desce e eu gosto de amendoim, a textura e o gosto nao fica legal hahaha. Fica boa nos shakes que faco: segue um que tomo pela manha, todo o santo dia:

    20 clara de ovos
    150gr de farinha de aveia
    100gr de batata doce cozida
    uma colher de pasta de amendoim
    miofusion / syntha 6 de chocolate
    gelo
    agua

    Fica muito bom!!

  29. Gabriel Schneider

    Cara eu moro no paraguay e aqui eu pago o equivalente a 54 reais em uma pasta de amendoim de 1kg da marca Power one, alguém me indica onde posso conseguir por correio? E se essa marca power one é confiável

  30. Comprei pra experimentar numa loja do lado da minha academia. 1kg por R$ 23 da marca Power One, alguém sabe se é boa?

  31. Rafinha Franco

    Estou afim de comprar, porem queria saber qual melhor marca, mais recomendável para quem já experimentou. Estava vendo algumas da marca Power One e Mandubim, essas possui o selo Pro-Amendoim? Caso não, quais possuem? Nunca comi pasta de amendoim e estou afim de experimentar !

  32. nao basta ser informativo tem que ser marketero!

  33. Eu uso pasta de amendoim da marca Supply Life e é uma delícia.. Do café aos lanches ela está presente.

  34. Eu como 1kg por semana… e ultimamente está ruim para encontrar.

    Em toda região que moro (não é preguiça de procurar faço varredura total) é ruim para encontrar de 1kg, acho somente de 500 gramas da first que acaba rápido e o preço e alto.

    Porém encontrei um lugar que vende amendoim cru sem casca e sem sal, mas gostaria de saber se tem a mesma qualidade nutricional, pesquisei encontrei algumas informações que adicionam na pasta omega 3 e 6 para equilibrar a gordura, mesmo assim ainda tenho duvida, gostaria que por favor alguém que tenha conhecimento venha me ajudar.

    Agradeço desde já.

    “A unica coisa que quero que seja maior que meu tamanho é minha força.”

  35. Matheus mulati

    Bom dia. Estou fazendo uma dieta de 3000kcal, estou inserindo ao dia 80g de pasta que equivale ao meu peso corporal. Mas em doses repartidas, é um valor alto ou baixo?

  36. Essa first além de ter gosto ruim vem com o óleo natural separado da pasta da um trabalho danado pra misturar. Pra não perder o pote to pondo na vitamina, fica bom pq vai junto com nescal.

  37. Ricardo Maimoni

    qual a quantidade diária de consumo?
    só pode ser consumida em dias de treino?
    é recomendado o consumo pré ou pós treino?

  38. Muito bom a pasta de amendoim integral. Tomo todos os dias cedo, 200ml de leite desnatado, com duas colheres de achocolatado Gold Premium Server Diet e uma colher de Firat. Uma delícia!

  39. Uma muito saborosa e a da Amendoforce, consumo e recomento

  40. “Selo Pró-Amendoin”
    Ok, É como se o selo da Anvisa desse segurança de qualidade aos suplementos…

  41. Fernando correa

    Posso misturar com hippercalotico ?!

  42. Danilo Laureano da Silva Galvão

    Pode ser feita com mel? O ideial seria que fosse utilizado o mel orgânico? Qual seria a quantidade maxima de mel para quem quer perder peo? Quantos dias a pasta dura fora da geladeira?

  43. Pago 20 reais no kg. Qual valor vcs pagam?

  44. valeria rodrigues

    quanto posso ta consumindo de pasta de amendoi ela engorda ?

  45. Aister Gonçalves

    Excelente post!! Incrível a clareza, bom humor e qualidade das informações!

    Parabéns!!

  46. Aquele amendoim que já vem triturado dá pra fazer?

  47. Aqui no Rio de Janeiro comprei um pote da First com whey na loja Mundo Verde por 42 reais, achei meio caro como tudo desta loja. Depois comprei um pote da First puro na Casa do Biscoito por 18 reais. Não achei com whey em outras lojas pra saber se o preço no Mundo Verde está superfaturado. A versão com whey é mais densa e arenosa e chega a 8g de proteína de acordo com o rótulo, enquanto a pura é mais líquida e lisa, porém o sabor é igual.

  48. Rozilane Silva

    Sou Rozilane, de Brasilia-DF. Amei ler tudo isso. é um aprendizado. Amo pasta de amendoim. e vou incrementar algumas coisas na receita e digo pra voces. Adoro coisas saudáveis. sempre preocupo com o que como. Nós somos o que comemos. Aqui está na faixa de 30, a 35, 1 kg. [email protected]

  49. Comprei a da First pra experimentar, ela é o que alguns aqui falaram mesmo, um pouco mais liquida e com sabor estranho, gosto de papel. Comprei mel e toda vez que vou comer eu misturo um pouco, fica muito melhor.

  50. Putz, comprei a Mandubim pra nunca mais…na primeira vez que a usei me deu uma diarreia tremenda, disse pra mim mesmo que não iria mais tomar, passados alguns dias resolvi tomar novamente, e de novo a diarreia. O engraçado é que experimentei a FIRST na casa do meu irmão e não me aconteceu nada disso.

  51. Renata do Nascimento

    Gostaria de saber se após aberta a pasta,é preciso guardar na geladeira?

  52. Alberto Pedrosa Andrade da Silva

    Nada supera a terapia antistress de quebrar o bago do amendoim e ir comendo. Se não se ligar, perde a mão e peca por ecesso.

  53. Todos os dias:
    Amassa a banana, mistura com a pasta de amendoim, coloque chia, qnoa em flocos, côco ralado e canela mistura tudo. Fica demais.. se vc gostar de mais doce, pode jogar uma colherinha de açúcar de côco ou demerara. Fica muito bom.

  54. Essa parada de selo não passa é segurança nenhuma, mesma coisa q dizer q uma Creatina com o selo Creapure vai ser melhor q qualquer outra Creatina monohidratada ou micronizada do mercado… é tudo a mesma coisa, só serve pra valorizar o produto e deixar mais caro.

  55. Olá, tudo bem? Sei que o artigo é do ano retrasado, mas se alguém puder me responder eu agradeceria. Pesquisei as marcas citadas no artigo e não encontrei o selo Pró-amendoim na embalagem de nenhuma, alguém pode me explicar onde eu devo procurar este selo ou quais marcas o possuem?
    Grato!

  56. Olá, consertem o erro no texto:
    “Cada 100g de pasta de amendoim integral fornecem cerca de 90 calorias” o que na verdade deveria ser “Cada 15g de pasta de amendoim integral fornecem cerca de 90 calorias”, segundo a tabela que está no próprio artigo.

    Obrigado pelas informações

    Abraço

  57. Luiz Felipe Moreira dos Santos

    Ingredientes:
    4 bananas;
    30 g de Whey;
    2 colheres de pasta de amendoin;
    100 g de aveia;

    Modo de preparo: Amassa tudo e come, bom demais!

    Costumo comer cerca de 1:30h antes do treino, chego arregaçando tudo kkk

  58. Vou fazer uso e testar já que tive muitos bons relatos de amigos.
    Uma coisa vou deixar clara, comer passando no pão integral e direto da colher não foi uma experiência boa. Esse negócio empaçocou na boca e foi difícil de descer… kkkkk
    Vou tentar outra receita…

  59. Na zona cerealista de São Paulo é possível achar até por R$ 15,00 o quilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons