Home / Dicas de treino / Quanto tempo deve durar um treino de musculação

Quanto tempo deve durar um treino de musculação

As recomendações sobre quanto tempo deve durar um treino vão desde 30 minutos até mais de duas horas. Mas qual delas é a mais sensata para quem busca hipertrofia ?

Primeiramente, não existe um “limite” no tempo de treino. Isto é apenas mais uma variável criada para confundir a cabeça de iniciantes e criar um problema desnecessário.

As pessoas amam falar que o treino não pode ultrapassar X minutos, que depois disso a sua testosterona vai sumir, o cortisol vai subir até a estratosfera e você perderá todos os ganhos do treino por ter extrapolado o limite por alguns minutos.

Uma declaração, no mínimo, exagerada.

Uma pessoa pode ter ótimos ganhos treinando tão pouco quanto 30 minutos por dia, se a estrutura do treino for boa e permita que ele seja executado perfeitamente neste tempo.

E esta mesma pessoa pode ter ganhos semelhantes ou melhores fazendo treinos que durem o triplo disso (90 minutos).

Desde que você não esteja pendendo para extremismos, como querer treinar em 15 minutos ou em mais de duas horas, ficar 30, 45, 60 ou até 90 minutos treinando não vai influenciar seus ganhos, considerando que você esteja treinando corretamente.

quanto tempo deve durar um treino

Em outras palavras, um treino curto pode trazer tantos resultados quanto um treino mais longo. O tempo que você passa treinando em si não vai determinar os seus resultados, o que você faz no treino é muito mais importante.

Novamente, isto não quer dizer que você deva se render a extremos e ficar, digamos, duas horas ou mais na academia.

Neste caso, sim, as mudanças hormonais geradas pelo estresse desnecessário podem começar a influenciar os seus resultados.

Mas o Arnold treinava duas vezes por dia e até duas horas por treino

Sim, o Arnold também tinha uma genética única. Seus colegas de academia faziam treinos semelhantes ou até mais pesados, mas não eram maiores que ele.

Também não podemos esquecer que os treinos insanos que o Arnold usava na época que vencia o Mr. Olympia não necessariamente eram os mesmos que ele usou para chegar neste nível.

São necessários vários anos de treino fazendo o corpo se acostumar com um volume cada vez maior até chegar ao ponto de conseguir treinar por horas a fio e ainda produzir resultados.

Isso tudo sem entrar no mérito dos esteroides anabolizantes, que permitem que você treine mais e ainda consiga se recuperar (e todos os atletas, inclusive o Arnold, usavam).

Agora imagine uma pessoa que treina há alguns anos por hobby, com idas e vindas, não segue dieta 100% correta e quer treinar mais de duas horas por dia “porque o Arnold treinava assim”. Isto não tem como acabar bem.

Por isso atletas de elite nunca serão pontos de referência para pessoas que treinam e fazem dieta apenas de forma recreativa, principalmente naturais.

Mas porque todos dizem que o treino precisa durar 60 minutos, até mesmo profissionais da área ?

Simples, porque a maioria das treinos sensatos e que produzem resultados podem ser feitos perto do limite dos 60 minutos.

Isto também é um sinal de que você não está fazendo uma tonelada de trabalho desnecessário e não está perdendo tempo batendo papo entre as séries.

Trocando em miúdos, se você consegue treinar em cerca de 60 minutos, é bem provável que está fazendo um número condizente de exercícios e manteve a intensidade entre as séries.

É válido lembrar que quando estamos falando de tempo de treino é o tempo que você fica treinando com pesos e não fazendo outras coisas absurdas na academia.

Palavras finais

Quanto tempo deve durar o treino de musculação não é uma variável que vai influenciar os seus resultados, desde que você esteja treinando corretamente. Não existe um número mágico de minutos que você precise ficar na academia para gerar mais ou menos resultados.

Algumas pessoas se sentem culpadas por conseguir realizar o treino em menos tempo e então criam desculpas para ficar um pouco mais. Este é um ótimo exemplo de como esta variável é besteira.

Desde que o seu treino esteja correto, o tempo que você vai demorar será o suficiente para gerar resultados, seja 30, 40,60 ou 90 minutos.

Apenas foque-se em entrar na academia, treinar pesado e ir embora sem ficar batendo papo desnecessário entre as séries. Desta forma, dificilmente algo dará errado.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 121 Média: 3.4]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

169
Deixe um comentário

avatar
79 Comment threads
90 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
76 Comment authors
MatheusJosiLuifabricioRomullo Recent comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
Gilberto Alves Caldeira
Visitante

Já treino tem 2 meses com personal trainer 2 vezes (terça e quinta) na semana em estúdio próprio por 40 minutos. Também pratico natação mas apenas por prazer e lazer (segunda e quarta). Poderei ver resultados na musculação?

Everson
Visitante
Everson

Na minha Humilde opinião. Quando estiver na musculação não fazer ombros, pois a natação vai substituir. Mas é muito legal isso ai. Boa sorte.

Personal Daniel da Mata
Visitante
Personal Daniel da Mata

Natação x Musculação? Olha Everson… Até pode fazer. Mas tome cuidado para um não atrapalhar o outro. Quanto a questão dos ombros, nesse caso não se refere apenas ao músculo dos ombros (deltóides). Mas sim do corpo todo, principalmente tronco. Porém, vale lembrar que, na musculação você consegue uma hipertrofia muito maior do que com a natação. Natação que também pode gerar alguma hipertrofia, porém, bem mais limitada do que levantando pesos. Se você é iniciante tanto em um quanto no outro, conseguirá ver resultados visíveis. Pois, quando vc é iniciante, o mínimo de estímulo já causa uma grande adaptação no seu organismo como um todo, inclusive no volume muscular. Porém, com o passar das semanas e meses de treinamento a água não conseguirá mais trazer tantos resultados. Já na musculação, caso você acostume com os pesos menores, existem as cargas maiores e os mais variados tipos de estímulos para gerar cada vez mais hipertrofia. Só um detalhe, esqueça aquela lenda que diz que “Natação alarga os ombros”. Isso é mito. A natação não tem o poder de deixar seus braços mais longe da sua cabeça! rsrsrsrs Lógico, um adolescente em fase de desenvolvimento que pratique musculação, principalmente aqueles que… Leia mais >>

Personal Daniel da Mata
Visitante
Personal Daniel da Mata

corrigindo.. eu quis dizer “Lógico, um adolescente em fase de desenvolvimento que pratique NATAÇÃO..”

Prof. Esp. Alysson Lang
Visitante
Prof. Esp. Alysson Lang

Pode. Não há problema algum em fazer a natação (predominantemente aeróbico – porque nunca há uma atividade que seja somente aeróbico ou anaeróbico) já que você NÃO está competindo. Aliás, fazer a natação depois da musculação vai ajudar imensamente como por exemplo na absorção de ácido lático que por ventura tiver no organismo assim como fará um trabalho de relaxamento, (quase que uma hidroginástica). Se fosse um competidor de natação, não feria treinos de hipertrofia, mas sim de força/resistência dependendo do tipo de prova que fizer, curta ou longa, pois seu objetivo seria outro, não o lazer. Para resolver as duvidas, pergunte ao seu personal.

Personal Daniel da Mata
Visitante
Personal Daniel da Mata

Quanto a qual modalidade escolher para ficar MONSTRO. Não há dúvidas… Musculação sem dúvidas! Agora, se você quer descobrir se tem potencial para ser um futuro Michael Phelps.. aí .. tudo bem.. tente a sorte nas águas das piscinas! =D

Um Atleta
Visitante
Um Atleta

Gilberto, o ideal para ver resultados na musculação é treinar todo dia 5 vezes semana e descansar 2 dias…. mais caso não seja possível o mínimo é 3 vezes por semana.

Otávio Z.
Visitante
Otávio Z.

Cara, isso é muito relativo e discutível… os bodybuilders fazem isso, mas geralmente não se começa assim, pro começo, pelo que li, o pessoal recomenda 3 vezes por semana, full body…
E também não há “máximo” e “mínimo”, 2 vezes por semana já há um crescimento, enquanto existem treinos – principalmente de países como Rússia e Alemanha – bem exóticos, como um russo em que se vai 10 vezes ou mais por semana para a academia.

Pedro
Visitante
Pedro

‘Todo dia’ ‘5x por semana’? Como assim kkk
Deu pra entender mas foi tenso…

Gilberto
Visitante
Gilberto

Valeu pelas dicas. Infelizmente não posso malhar em academia, pois tenho hernia de disco lombar eu nao quero piorar as coisas sem uma boa orientação. Estou iniciando e já fiquei apaixonado pela musculação e busco agora um bom nutricionista com foco em ganho de massa, mas aprendi a cortar as tranqueiragens da alimentação.

Marcos Vinicius
Visitante
Marcos Vinicius

Pra quem quer ganhar massa, no caso do Gilberto, ele deverá treinar 6 vezes na semana.. vamos rever isso aí amigo rs

Gerilan Mendes
Visitante

Não vejo porque não, contanto que tenha uma boa dieta e foco nos exercícios, pode-se conseguir bons resultados ..

Michael
Visitante
Michael

Faltou falar dos aeróbicos?E se o cara treina 1h e mais 30 minutos de aeróbicos?

Blener
Visitante

bem, eu nadava e treinava, mas minha nataçao era competitiva entao era muito pesada (2 horas por dia de segunda a sexta) mas msm assim tive resultados, mas quando sai da nataçao e comecei a so malhar os resultados aumentaram muito, mais q dobrou. Acho q vc consegue ter bons resultados sim, ainda mais pq sua nataçao eh so por lazer.

Adriano Bernardi
Visitante

Natação é um exercício aeróbico, voltado a resistência, o contrário da muculação. Não que não de resultados em se tratando em hipertrofia, mas musculação voltada a hipertrofia estimula mais as fibras de contração rapida. Não tem problema em fazer natação, dá pra ter resultados, tudo depende do nível de esforço em ambos. Na natação, o lance é não elevar o esforço ao máximo nem estender por muito tempo para não atrapalhar a recuperação, e sim auxiliar.

Prof. Damata
Visitante
Prof. Damata

Muito cuidado quando se mistura outras modalidades com a musculação.. Por exemplo, se você treino intensamente o grupo dorsal e no dia seguinte treinar natação, você estará utilizando novamente o grupo dorsal. Mesmo se o treino de natação for em baixa intensidade você estará solicitando um esforço considerável deste grupo muscular, que estará abaixo do seu rendimento máximo, pois ele estará em recuperação! Pior se o seu professor de natação inserir tiros de velocidade máxima de 25, 50 ou 100 metros! Utilizar natação com o intuito até de conseguir elevar a testosterona com tiros curtos de braçadas potentes pode ser válido sim! Porém, toda a programação mensal e até bimestral e trimestral, deverá ser montada por um professor de educação física COMPETENTE. Falando por alto, para você ter uma noção, um programa pode conter vários tipos de combinações, podendo ser 1 semana de natação contendo dias de velocidade intercalados com dias de descanso e dias de treinos menos intensos… seguidos de 2 semanas só de musculação HARDCORE e, na sequência, uma 4ª(quarta) semana de treinos extremamente leves na musculação, semana essa denominada de SEMANA REGENERATIVA. Nessa semana você deverá mais do que nunca se dedicar a sua dieta e descanso… Leia mais >>

André
Visitante
André

NÃOOOOOOOOOO!

Lucas
Visitante
Lucas

meus treinos duram 40-45min

Caio Lopes
Visitante
Caio Lopes

haha arnold treinava 4 horas por dia -'

Renã Lopes
Visitante

Arnold…

Junior Jatobá
Visitante

Com a dieta correta, suplementação, ciclos e dedicação ao esporte. Arnold é Arnold !

Caleb Soares
Visitante

Arnold

Lucas
Visitante
Lucas

Arnold usava anabolizantes esteroides filhão. Alguns anabolizantes como trembolona eliminam o catabolismo, além disto especialistas dizem que ainda assim ele evoluiria mais com um treino curto.

Duarte
Visitante
Duarte

Se você está insinuando que Arnold usou trembolona, saiba que essa droga nem existia na época em que ele competia, se não insinuou, desconsidere.

Rafael
Visitante
Rafael

Na época em que ele competia já havia um grande arsenal de esteróides à disposição. Por sinal, o crescimento do bodybuilding se confunde com o desenvolvimento das drogas.

Hérick
Visitante
Hérick

Rafael, o Duarte está certo, a trembolona só começou a ser sintetizada décadas mais tarde. Naquela época era mais popular o uso de Dianabol, Deca e testosteronas sintéticas de tempos variados de ação. Acho uma grande, enorme, frescura esse papo de “overtraining” para adultos saudáveis que se alimentam bem, portanto esse papo de tempo certo de um treino é besteira.

Prof. Damata
Visitante
Prof. Damata

Verdade! Com 1,88m e pesando 108Kg em cutting… Arnold poderia chegar mais longe com treinos mais curtos. Basta ver que Colleman tem 1,78m e chegou na casa dos 130Kg com 4% de gordura em diversos Mr. Universo que ele venceu!

Hérick
Visitante
Hérick

Professor Damata, na época de Arnold o uso de insulina não existia, e peso não significa absolutamente NADA. Basta assistir ao Olympia de 2014 onde Kai Greene subiu no palco pesando 18kg a mais que Phil. Advinha quem foi o vencedor, Phil! Qualidade muscular acima de quantidade de peso. Ninguem coloca uma balança no palco, oque vale é oque o espelho mostra.

Helison Barbosa
Visitante

fora os esteróides q ele tomava. Ou vc acha q ele ficou daquele jeito som com arroz e feijao?

ADELE
Visitante
ADELE

Arroz, feijão… e não podemos esquecer do jarro de cerveja e um frango inteiro no pós treino… Arnold = Mito… ciclos de dianabolinha… e muita cerveja!

André
Visitante
André

Arnold tomava anabolizantes….isso impedia a catabolização

Isaias Almeida
Visitante

Ele admite que errou bastante, até nos exercícios roubava bastante, e pra cada exercício ele colocava 5 séries de 15 repetições, isso é um absurdo!

ADELE
Visitante
ADELE

Absurdo??? Ta loco??? Faz ballet!

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

lol

Arya
Visitante
Arya

Né!!!! aposkpoakspok

Alexandre Risi
Visitante

Arnold tinha mais testosterona no corpo do q seus ancentrais todos juntos

Alexandre Risi
Visitante

Arnold tinha mais testosterona no corpo do q seus ancentrais todos juntos

yago
Visitante
yago

Arnold… nos somos simples MORTAIS…

JL Táxi Animais Animais
Visitante

legal …muito obrigado pela ……DICA.

Dhiayson
Visitante
Dhiayson

nunca compare seu corpo com um corpo de um fisiculturista, c toma oque ele tomava ? ,

Jefferson Pinto
Visitante

E pra quem treina APENAS 3 VEZES na semana???

ADELE
Visitante
ADELE

Pare de treinar…

yago
Visitante
yago

Kkkk….pare msm…e MUITO pouco.

Caio Xavier
Visitante
Caio Xavier

Cara, deixa de ser leigo…

Eder
Visitante
Eder

Jefferson, três vezes por semana tu já consegue algum resultado, cuidando da alimentação e do descanço. Você deve procurar um profissional de confiança na área de educação física para que seus treinos sejam eficazes. Cuidar com o tempo de exercícios e o tipo de exercício é fundamental. Procure uma boa academia com profissionais formados, assim tu corre um risco menor de fazer a coisa errada.

Eu mesmo
Visitante
Eu mesmo

Jefferson, não sou profissional da área, mas penso que, se você só pode 3 vezes na semana, o ideal seria um treino do tipo full body. Você iria treinar em um único dia braços, peito, costas, pernas e ombros. Para um iniciante não sei se seria bom, pois é um treino muito exaustivo. Minha namorada também só treina 3 vezes por semana, porém ela exercita apenas membros inferiores, o que fica muito mais tranquilo de se fazer.

Raphael
Visitante
Raphael

Jefferson,
Também treino 3x na semana e tive SIM ganhos de massa magra e redução do % de gordura corporal. Procure um profissional.
Faço na segunda o treino A, na quarta o treino B e na sexta o treino C (A+B).
Meu treino é intenso (insano pra falar a real rsrs) e ao contrário dessa matéria, levo em torno de 1h30min e mesmo assim não tenho perdido massa (faço avaliação física a cada três meses para comprovar)

Não acredita nesses leigos que te dizem para parar. Procure quem entende!
Abraços!

Allyson S
Visitante
Allyson S

E o aeróbico (5 min. caminhada e 20 corrida), antes ou depois, no caso?

Ral
Visitante
Ral

Emagrecer ou Ganhar Massa Muscular ? Escolher dois objetivos na academia é como tentar desentortar uma banana.

ADELE
Visitante
ADELE

Quer crescer rasgado, faz o que o GH15 diz, usa Masteron, Trembolona, Uma testo e Gh… cresce rasgado, ganha massa, perde gordura sem fazer aeróbico, pura mágica… depois de um tempo, perde as bolas tb… kkk

Ana
Visitante
Ana

Não se deve então, fazer ZUMBA 3x por semana e Musculação em + outras 3X ????

Mitinga Vicenzi
Visitante

Guilherme Piccoli

Guilherme Piccoli
Visitante

por isso que eu disse , pra diminui o descanso UAEHUEA

Otávio Z.
Visitante
Otávio Z.

Mas 1h conta com o intervalo, o tempo entre duas séries?

Cris Campani
Visitante
Cris Campani

Perfeito! Até porquê, se o treino for REALMENTE INTENSO, vc não conseguirá passar de uma hora!!!!

ADELE
Visitante
ADELE

se o treino for intenso e vc for mole, dae sim não passará de 1 hora

Alexandre Risi
Visitante

Sem dúvidas Cris. O problema é que com o uso de AES o treino não precisa ser intenso pra gerar resultados. É ai q a frangada pira!

Vinicius Dias
Visitante
Vinicius Dias

Pode crer cara, tanto é que até teve uma pesquisa…Teve 4 grupos, todos mantendo uma dieta similar, ai tinha os que treinavam e não treinavam, ambos sem usar EAs e os que treinavam e não treinavam que usavam EAs.

Quem não treinava e usou EAs, ganhou 3kg no período de teste, enquanto quem treinou sem EAs, ganhou apenas 2kg!

tenso…

Emanuel Larini
Visitante

O treino precisa SIM ser intenso pra quem usa AEs, vc ta fudendo seu eixo hormonal pra ganhar 3kg ? Quando se toma AEs, deve-se preocupar mais ainda com as coisas, pra depois nao ir na porra do forum e ficar choramingando que nao teve resultado e ainda ta com o figado zuado.

Emanuel Larini
Visitante

O treino precisa SIM ser intenso pra quem usa AEs, vc ta fudendo seu eixo hormonal pra ganhar 3kg ? Quando se toma AEs, deve-se preocupar mais ainda com as coisas, pra depois nao ir na porra do forum e ficar choramingando que nao teve resultado e ainda ta com o figado zuado.

Alexandre Risi
Visitante

Emanuel acho q vc não entendeu o comentário. O treino NÃO precisa ser intenso para se ver resultados qndo se usa AES. Mas sem dúvidas o melhor a se fazer é treinar pesado sempre, usando AES ou não. O ponto é que muito frango toma AES, faz um treino de merda onde fica 4 horas na academia e cresce mais do que as pessoas que treinam pesado em 1h de treino. Resultado? Os outros frangos acham que o primeiro frango cresceu pq treinou 4 hs. E acabam fazendo a mesma merda, só que muitas vezes ainda sem usar AES. O resultado a gente ve na academia todos os dias, um bando de frango q fica 5 horas na academia e não ganha 1 kg de músculo no ano todo.

Vinicius Dias
Visitante
Vinicius Dias

Foi apenas um teste Emanuel, ninguém deve fazer isso…Mas só pelo fato de usar, já ganha mais que quem treina porém não usa.Mas quem treianava e usava, ganhou 6kg em um mês!

Ricardo Teles
Visitante

O que é AEs exatamente?

Lucas Nascimento
Visitante
Lucas Nascimento

esta certissimo!!!

Rogerio Fernandes
Visitante

Eu não sou um atleta, mas tenho o costume de fazer grandes pausas entre os exercícios que faço. Exemplo disso é quando tiro o dia para fazer flexões, faço cinco(05) séries de 50 repetições cada. Para mim é um exercício que já me habituei mas ainda assim é impossível para mim fazer todas as séries em menos de uma hora.

Quando o assunto é levantar peso aí sim tenho por hábito encurtar o tempo de exercícios, mas será que estou exagerando nas flexões ou se trata de algo diferente?

Vinicius Dias
Visitante
Vinicius Dias

Belo número de flexões, mas recomendo usar flexões mais difíceis…Faça flexões com as mãos juntas, batendo palmas ou até mesmo tente flexão de uma mão.

ADELE
Visitante
ADELE

Putaquelamerda!!! Muito tempo jow!… vc faz em velocidade 1, 2, 3, 4 ou 5? Com essa marca ae, se eu soltar 2 tartarugas pra vc pegar pra mim, uma escapa! Eita…

Anna Carolina
Visitante

Focar em fazer o exercício da forma correta, respeitando amplitude e o descanso; dá sim pra realizar um excelente treino em apenas 1 hora ! :)

Fabio Cassiano
Visitante

tá né, 90 minutos não mata ninguém …. Heavy Duty mata …kkkk

Fábio Costa
Visitante

Isto inclui os exercícios abdominais no final do treino?

ADELE
Visitante
ADELE

Como o texto é uma cópia das idéias do GH15, sim… conforme GH15 prega, isso conta com os ABS…

marcio
Visitante
marcio

minha finalidade é perder peso e definir musculatura, na minha academia me assaram o seguinte cronograma, fazer 4 series de 20 repetiçoes em todo exercicio que faço. ta certo isso? como devo fazer? sou bem disposto e to levando o treino a sério, quero ver resultados. brgd

ADELE
Visitante
ADELE

O mito de fazer 1 bilhão de repetições para definição!!! kkkk… ainda existem professores passando isso, que coisa… cara esquece isso se o seu objetivo é definir, se for cutting, faz dieta rica em proteínas, moderada pra baixa em gordura e baixíssima em carboidratos… trinca geral. Se o objetivo é ganho de massa, terá que se acostumar com o fato de ganhar um pouco de gordura no processo… para minimizar o ganho de gordura, verifique suas macros, colocando o carbo em horários estratégicos, como por exemplo, ao acordar, antes e depois do treino… coma muita proteína… 3 a 4g por kg do seu peso… sempre… use uma balança para verificar se está ganhando peso muito rapidamente, se for o caso (e não estiver ciclando nada), ganhar 2kg numa semana é sinal de que ou tu tá retido pakacete ou tá ganhando gordura igual o governo rouba nosso dindin… então… não tem nada a ver com o treino… seu treino tá errado, a não ser que vc queira causar um pump da porra… sair todo inxadinho e estímulo/ rompimento de fibras que é bom = zero! Ele passou o treino do Kay G pra vc né, mas esqueceu de passar os… Leia mais >>

Bruno
Visitante
Bruno

Eu discordo. Um treino para hipertrofia não precisa ter limite de duração. Desde que você tenho uma refeição sólida pré-treino e pós-treino de qualidade, você não precisa ter um limite de tempo para treinar. Desde que o treino seja intenso, ele pode durar mais tempo.(lembrando que isto tambem varia de pessoa pra pessa, alguns conseguem treinar 90 minutos e ainda tem força pra continuar, alguns com 45 minutos já estão destruidos). Para treinos com duração maior de 90 minutos é recomendado ter uma refeição intra-treino, algo leve como um shake de malto e whey, para manter seu corpo em estado anabólico.

Thiago Di Rosato
Visitante

Só procurem não ficar como o cara da foto, que é troncudo em cima, mas tem canela de frango.lol

John Amiel Marchi
Visitante

não seja ridículo! me explique uma forma de um ectomorfo ficar com a "canela grossa", por favor.

Felipe Fiaux
Visitante

ah tah, agora o cara tem q se preocupar em ter a canela grossa e não em vrescer a panturrilha! da próxima vez não escreve nada não ta ô bisonho!

Leonardo Sartorelli
Visitante
Leonardo Sartorelli

Cara tenho uma duvida…eu treino todos os dias estou fazendo um treino de hipertrofia e fico +-1hr no treino…e faco 10min de cardio todos os dias…devo descansar um dia ou posso treinar todos os dias preciso de algumas dicas…valew!!!!

Alexandre França
Visitante

Man… tudo bem treinar todos os dias. Só não pode treinar o mesmo grupo no dia seguinte.

Leonardo Sartorelli
Visitante
Leonardo Sartorelli

ok sem problemas treino cada dia um…

Juno Bengochea
Visitante

Ai Leonardo…cara, de boa, eu sempre recomendei aos meus alunos folgar ao menos 1 dia por semana e 1 mês por ano. Assim você dá tempo ao seu organismo se recompor, reduzindo o risco de Overtraining e ainda otimiza o crescimento. Ainda mais que você está treinando hipertrofia. Suponho que a intensidade deva ser de média a alta, certo?! Não esqueça que o descanso é uma parte muito importante do seu treino. Assim como a alimentação!

Leonardo Sartorelli
Visitante
Leonardo Sartorelli

Valew Juno Bengochea, sei que devo descansar pelo menos um dia da semana mas cara eu to viciado no treino…rs…ultimamente tenho perdido peso pois estava correndo demais diminui meu cardio e mudei minha dieta vamos ver daqui duas semanas vou fazer uma nova avaliacao com meu personal o Robson se conhece o cara eh fera…quero perder aquela barriga entende por isso to firme na minha meta e estou conseguindo pela primeira vez consigo ver meu abdomem…hahah isso eh legal e agora eu penso quero mais..hahah…valew man!!!!

Alexandre Risi
Visitante

Leonardo é importante lembrarmos que cada corpo leva um tempo X pra se recuperar. Quanto tempo o seu corpo leva pra se recuperar? É muito difícil saber, leva anos de treino pra nós conseguirmos essas informações. Vou te dar um exemplo, meus braços se recuperam rápido, em 2 dias eles já estão novinhos denovo. Já minhas pernas levam pelo menos 7 dias. Cada músculo no seu corpo vai levar um tempo pra se recuperar e só a experiência pode dizer. Treinar todos os dias não é errado, mas é arriscado! Mesmo que vc treine um grupo muscular por dia seu consumo calórico vai ser enorme. Vc vai precisar comer uma quantidade ENORME de comida para poder suprir esse gasto e ainda ter sobra para construir músculos. Eu percebi na minha experiência (de merda) que EU não consigo comer tanto assim, simplesmente eu não tinha estômago para tanta comida. Estive travado em 92 kg por 1 ano, depois que reduzi meu treino para 3 vezes por semana eu voltei a crescer e cheguei a pesar 110 kgs. Resumo da história, é muito difícil saber quanto devemos treinar. Mas é sempre melhor errar para mais no descanso! De a seu corpo uma… Leia mais >>

Leonardo Sartorelli
Visitante
Leonardo Sartorelli

Obrigado pela dica Alexandre

Thiago Williames
Visitante

Quebre regras, experimente novas coisas, não tenha medo. Isso é estudo científico, que sempre estão descobrindo coisas novas, não é protocolado. Aceita a idéia, mas não fique na rotina.
Existe diversos de atletas que treinos em maiores tempos, mas lembrando que eles são atletas, vivem daquilo.
Aprenda a escutar seu corpo, se pede mais tempo de descanso, descanse mais, mais carga, bote mais e todo o resto. Aprenda a dividir músculos de forma benéfica. E lembrando que não é apenas treino, tudo com dieta e descanso.

Caio Lucena
Visitante
Caio Lucena

valeu valeu

Andre Pedroni
Visitante

boa disse tudo bow

Lucas Carmo
Visitante

concordo, hj em dia tem muito maria vai com as outras, igual minha mãe o personal dela a aconcelhou e ela comprou um whey sabor baunilha, mas quando vai fazer o almoço ela faz um bife da grossura da minha unha, kkk; cara pq tem whey de 900g que custa 150 reais, e de 2 kg que custa 100?

Igor Freitas
Visitante
Igor Freitas

Lucas Carmo , isso varia muito de acordo com a marca, mas principalmente com a porcentagem de proteína do produto. existem wheys que tem 23g de proteina a cada 25 g do produto, por ex. essa é top. existem outras q tem em torno de 50% de prooteina apenas e assim vai….

Raphael Rodrigues
Visitante

Falô tudo!

Ricardo Maciel
Visitante
Ricardo Maciel

Thiago é viado…

Daniel Santiago Ribeiro
Visitante
Daniel Santiago Ribeiro

Mas e o aeróbico depois do treino em fase de Cutting? Meu treino de hipertrofia+abs tem duração de 60 minutos e 30 minutos de treino intervalado de aeróbico. Estou fazendo errado?

Verucci Almeida
Visitante

Tenho essa mesma dúvida!

Edoardo Lobl
Visitante

Acredito que o artigo se encaixa as pessoas que passam das 17:00 as 22:00 levantando peso. Não vejo mal em fazer o aerobico, pelo menos nao sendo todo dia! Lembrando que o aerobico intenso todo dia tambem pode atrapalhar . Em resumo tudo em excesso nao é legal

Jon
Visitante
Jon

E no caso dos Ectomorfos?

Thiago Silva
Visitante
Thiago Silva

Seria legal apenas colocar as referencias ou apenas bibliografias sugeridas nos artigos /=

Paulo Brandão
Visitante

comigo depende do músculo, as vezes passa de 60.

Antonio Carlos Carvalho
Visitante
Antonio Carlos Carvalho

Legal cara mas e os bodybuilders??

Igor Freitas
Visitante
Igor Freitas

Os bodybuilders são seres diferentes de nós. Eles se entopem de testosterona entre outros hormônios, dormem como recem nascidos, comem como ursos e treinam como montros. É outra pegada!!!

Ana
Visitante
Ana

e trabalhar que é bom, nada?!!! kkkk (eles)

Vinicius Dias
Visitante
Vinicius Dias

Isso é uma coisa exagerada…Provavelmente inventaram isso para que os marombeiros não ficassem muito tempo na academia…

Dá para fazer um treino bom sim em 1 hora, mas também existem treinos bons que demoram muito, mais de 3 horas, como Sheiko.Tá certo que é treino de força, mas pode apostar que nenhum peso-pesado perdeu peso(talvez tenha até ganhado) e também não perdeu no sentido de recuperação.Este treino é fullbody 3x, treina supino 3x na semana e treina pesadamente as pernas 3x por semana também.Ou seja, uma frequência superior a treinada da maioria das pessoas que treinam o músculo apenas 2x por semana.

O cortisol não é tão vilão quanto afirmaram que é.Cada hormônio possui sua função e ele possui seus benefícios.Dependendo do seu treino, ele não alterará em nada.

A testosterona aumentada pelo treino, também é duvidosa no ganho de massa muscular.Ela, talvez, não seja o principal motivo de alguém ganhar músculos.

Adriano Bernardi
Visitante

Exatamente. Isso o artigo não cita. Mas não creio que um treino para um atleta natural, voltado a hipertrofia, deva ser muito extenso. Energia e força vão diminuir a medida que o treino progride.

Alexandre Risi
Visitante

Realmente se vc é um maratonista o cortisol não vai te atrapalhar tanto assim. Mas marotonista não treina em academia. Agora me explique como um hormônio que faz vc preservar tecido gorduroso e destruir tecido muscular pode não ser vilão para alguém que frequenta academia?

Vinicius Dias
Visitante
Vinicius Dias

Me desculpe, não fui claro.Acho exagerado essa noção de catabolismo em função do cortisol.Acho que ele é mistificado.

E essa noção de tempo de treino é totalmente equivocada.Pense em 5 esportes de olimpíadas, agora analise o quanto tempo de treino desses caras.Pode ter certeza que a média é 4 horas por dias…Ginastas, praticantes de atletismo, jogadores de basquete…Porém vemos nesses esportes muitos caras com shapes respeitáveis e com uma boa massa muscular.

Alguns esportes podem não parecer tão intensos como a musculação, mas isso é um equívoco.Ginástica pode ser tão ou mais pesada que levantamento de peso, atletismo também é bem intenso.

__

E outra coisa, lê esse trecho de um livro.Vai na parte "glicocorticoides" que fala sobre o cortisol.Adiantando, a conclusão é que o cortisol é fundamental para a adaptação da força no indivíduo e em indivíduos saudáveis, o cortisol não está ligado a uma maior taxa de catabolismo, mas apenas a uma maior intensidade de treino.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/82378-fatores-hormonais-na-hipertrofia-muscular/

abs

Vinicius Dias
Visitante
Vinicius Dias

E o maratonista é magro porque é bom para o esporte.Ele economiza calorias sendo magro, permitindo maior desempnho em longos percursos.E outra, o saldo calórico negativo dele é enorme, seria difícil manter uma massa muscular enorme gastando 1.000 cal todos os dias correndo.

ADELE
Visitante
ADELE

É tudo muito relativo… depende do ponto de vista, do tipo de treino da pessoa, do objetivo, de vários fatores… pra mim, isso é uma mera invenção do mundo moderno, onde querem tudo muito rápido, fácil, treino curto, corre pra casa… há muito o que fazer… nós trabalhamos, estudamos, as vezes, temos até dois trabalhos e não podemos ficar por muito tempo na academia. Surgem essas balelas de treinos curtos de 40 min, baseados na liberação de testosterona, cortisol (que como nosso amigo já disse, nem é tão vilão assim, agindo como anti inflamatório)… existem pessoas que se dão bem com treinos longos (2h por exemplo), digo por experiência própria. Certa vez, com mais tempo eu chegava a treinar 2h30 por dia e foi a época que fiquei extremamente rasgado, muitas veias saltando de toda parte do corpo, super condicionado, enfim, baixo peso, bf muito baixo, enfim, minha melhor época… os treinos eram intensos e longos… hoje, com menos tempo, fazendo um bulk limpão, esse tipo de treino mais curto funciona muito bem… mas minha opinião é essa, é muito relativo, depende inclusive da individualidade de cada um…

FERA
Visitante
FERA

O negócio é chegar na academia fazer seu treino e sai fora

ADELE
Visitante
ADELE

gh15 approved!!!… agora, todo mundo entrou na onda do GH15… KKKK…

diego
Visitante
diego

negativo. em que bases fisiologicas esse individuo esta falando.
depende da indivualidade genetica, de N fatores. para com esse negocio de formula de bolo e vai estudar, pq professores de edu. fisica tem muitos, mas só de carteirinha mesmo, pois de curriculo não tem nada.

Ewerton
Visitante
Ewerton

tenho uns amigos aqui que treinam entre 1h e 30 e 2h .. meu treino e de 50 min intenso e eles me chaman de louco..
acho que a deca e o durateston afetou os neuronios deles.

Marcos
Visitante
Marcos

Pra mim treino é meia hora (sem contar aquecimento e aeróbico). Passou disso, é só forçar articulações inutilmente. Mas cada um é cada um.

Emídio
Visitante
Emídio

Ótimo artigo!