Home / Motivação / Porque obesos precisam passar vergonha para mudar

Porque obesos precisam passar vergonha para mudar

Eu era obeso. Sim, e precisei até participar de um grupo de suporte para gordinhos. Lá chorávamos as pitangas em meio a batatas fritas e hambúrgueres.

Mais tarde resolvi promover uma campanha de conscientização para que todos saibam que obesos precisam ser respeitados e que ninguém deveria ficar notando que você está acima do peso.

Clique aqui

Depois fiz terapia para finalmente entender que estar acima do peso é normal e você apenas precisa aceitar o corpo que tem.

Pff, é óbvio que eu estou de sacanagem. Eu simplesmente decidi mudar.

Antigamente, nos meus dias de hipertenso, eu sabia que meu peso não era saudável. Eu sabia que me sentia igual a uma bosta e eu sabia que ficava com vergonha ao tirar minha camiseta na praia. E então eu tive a iniciativa de mudar.

E ainda bem que ninguém me convenceu que isso era uma noia da minha cabeça. Ainda bem que ninguém tentou me confortar com pensamentos 100% politicamente corretos sobre como eu preciso me aceitar e ser feliz com meu corpo.

Se isso tivesse acontecido, hoje eu provavelmente teria diabetes, estaria tomando um monte de medicação, e bem, teria uma vida sexual inexistente.

E honestamente, ninguém precisou me fazer passar vergonha pra perceber isso. Eu mesmo me fiz passar vergonha, porque eu precisava disso. Sentir vergonha é muito melhor do que receber um tapinha nas costas.

Clique aqui

Mas sentir vergonha de si mesmo não significa fazer “auto-bullying”, e sim gerar uma emoção que encoraje mudanças positivas. E neste contexto, sentir vergonha de si mesmo, vai te fazer acordar pra vida mais rápido do que ficar levando tapinhas nas costas.

Se você convence alguém que ser obeso é normal, talvez esta pessoa se sinta temporariamente bem. Mas a partir do momento que os problemas de saúde começarem, o falso arco-íris vai sumir.

"Eu preciso de aceitação, porque sem ela eu posso pensar que as pessoas tinham razão em me odiar. EU AMO MEU CORPO GORDO!!! =)"
“Eu preciso de aceitação, porque sem ela eu posso pensar que as pessoas tinham razão em me odiar. EU AMO MEU CORPO GORDO!!! =)”

Ninguém é 100% feliz sendo obeso e possivelmente com problemas de saúde. E você consegue avistar os hipócritas de longe, pois estão sempre postando nas redes sociais que gordinhos são melhores nisso e naquilo; sempre tentando encontrar uma justificativa.

A verdade é que falar para alguém que ser obeso é normal é praticamente um abuso. E convencer a si mesmo que ser obeso é normal, é uma forma de autodestruição justificada.

Preconceito hipócrita

Claro, ficar fazendo piadinhas e chamando os outros de gordo, definitivamente não é legal. Mas isso todo mundo aprende em casa. Ficar fazendo brincadeiras preconceituosas com pessoas que sofrem com a obesidade é o que os cientistas comportamentais e psicólogos chamam de “ser um pau no cu”.

Não seja um pau no cu.

O problema é que hoje em dia, tudo é preconceito. Mostrar uma foto de um cara com abdômen definido em meio a pessoas acima do peso é “preconceituoso”. Falar que você pode mudar e ser magro é “preconceituoso” também, pois você está querendo dizer por tabela que alguém é gordo. Uma campanha de moda usando apenas modelos magras é um ultraje, pois todos precisam aceitar mulheres acima do peso também.

Essa hipocrisia dura até o momento que o seu médico diz que você precisa emagrecer ou vai ficar menos tempo nesse planeta. E ai você vai receber um choque de realidade e ver que muita coisa não é preconceito.

Quando eu fui declarado como obeso durante um teste físico na universidade, ninguém estava sendo preconceituoso. Aquilo era a verdade nua e crua, eu gostando ou não.

E assim como eu, muita gente precisa desse tapa na cara.

Se você realmente é obeso, pare de tentar encontrar meios para justificar sua situação ou que você é uma vítima da sociedade. Sinta vergonha, procure ajuda e comece a mudar seus hábitos. Eu era obeso e mudei totalmente a minha situação, você com certeza pode também.

Texto por Chris Shugart

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

Clique aqui para saber mais

73 comentários

  1. Concordo com o texto. Ser gordo é uma merda sim, não existe nenhuma vantagem em ser gordo. Nada que você possa dizer “ah, mas ser gordo é bom porque pelo menos…” NADA.

    • De fato, não existe nada de bom. Todos as esferas da vida ficam no nível hard pelo fato de vc está coberto de banhas.

      • “Todas as esferas da vida ficam no nível hard pelo fato de você estar coberto de banhas.” Brother, essa sua frase me motiva ainda mais a continuar emagrecendo. Jogar a verdade na cara das pessoas é bom sim. As pessoas precisam tomar um choque de realidade para acordarem.

    • Na verdade existe uma vantagem em ser gordo. Vai demorar mais para morrer de inanição, num cenário de ausência completa de comida.

      • Meio ridículo emagrecer e achar que pode apontar dedo na cara de gordo, chegou lá né, “ganhou esse direito… Vai entender o ser humano como um todo antes de falar qualquer coisa pra se auto afirmar, vai resolver essa autoestima craquelada, fui gordo a vida inteira, emagreci mesmo e nao me tornei pretencioso a ponto de me fazer exemplo. Pelo contrario, quem ta acima do peso nao tem que ter orgulho, tem que ser motivado, isso nao significa ser inferiorizado, magoado e o escambau. Eu vejo resultado quando a gente consegue ensinar que mudar pra melhor é bom e nao tem preço que paga de ver as pessoas orgulhosas do corpo que tinham, orgulhosas pq apos emagrecer percebem que força e perseverança se conquista sim. Quase nunca elas ficam idiotas, na acepção da palavra, achando que sao merecedoras de prestígio por ter feito algo difícil, se pondo na qualidade de julgador, se olha pra dentro e vc vai ver que nem vc é feliz por ter passado a tal da “vergonha”. Motive o teus semelhantes, vc nao ficou melhor nem diferente deles pq emagreceu.

      • Na verdade, qualquer gordo neste planeta vai morrer por complicações decorrentes do sobrepeso antes de ser exposto a uma situação de sobrevivência em que inanição seja problema.

        Ainda que isso aconteça, pessoas magras terão maiores chances de sobrevivência, pois terão melhores condições de realizar esforço no estado primitivo do ser humano.

  2. Vinicius Fortuna

    Gordo é foda

  3. Infelizmente também senti na pele o que é estar acima do peso, dormia mal com 2 travesseiros depois de comer quase um porco inteiro ante de durmir, ficar com falta de ar ao amarrar os tenis, enfim..uma vida foda. Um amigo me falava pra eu me assumir gordinho, que isso seria a minha vida… mas eu nunca acreditei que deveria conviver assim, levantei e mudei essa porra toda.. hoje me considero com um corpo bom e forte, sinto que as mulheres me olham diferente, com tesão e isso é muito bom para auto estima da pessoa… quando se é notado, quando as pessoas que estão vindo contra na rua desviam pra vc passar. hehehe isso não tem preço !!! 4 anos de muito treino e dieta mudam a vida e com certeza pra melhor. hoje a academia virou um estilo de vida e não consigo terminar o dia sem ter feito meu treino. abraços e cuide do seu corpo, pois é nele que vc vive !!

    • Boa! Realmente é muito difícil emagrecer, criar massa muscular, etc…
      Mas apenas a própria pessoa pode se ajudar e melhorar.

      Parabéns!

      • Sergio Kraemer

        Albino, não é difícil emagrecer e criar massa muscular, o difícil é querer os dois ao mesmo tempo ao longo de alguns meses/anos. No começo é fácil, mas depois, quando começar a ficar mais difícil, escolha um objetivo (Bulking ou Cutting) e faça por alguns meses, e vá trocando.

  4. Dizer que alguém é gordo ou obeso não é preconceito. Preconceito é discriminar alguém por ser obeso. Ou tentar impor aos outros a sua experiência pessoal com a obesidade. Exatamente como o texto faz.

    • Samuel, o texto não impõe nada a ninguem. Quer quiser se matar, usar eroína, se entupir de merda e ter um avc, que o faça. Voçê é livre pra fazer o que quiser da sua vida. O texto esclarece que ser gordo é ruim, e é mesmo. Ser gordo causa problemas de saúde, pode até matar. Se voçê é gordo e nao quer deixar de ser, a vida é sua, seja gordo. Mas que faz mal, isso faz e muito. Isso que o texto disse e muito bem dito!

      • Sergio Kraemer

        Ser gordo não quer dizer ter problemas de saúde, tenho familiares gordos que tem Colesterol, Pressão, Testosterona, (etc) melhores do que muitos fortões de academia. Gordo é uma coisa, obeso é outra.

    • Eu sinceramente não conheço ninguém que está acima do peso e que gosta de estar acima do peso. Várias pessoas que conheci ao longo da vida que eram obesas, emagreceram (ou fizeram cirurgias) e muitas que ainda querem emagrecer (mas querem soluções mágicas, e não pagar o preço). Ninguém gosta de ser gordo e não é somente porque a sociedade prega o “corpo perfeito”, mas porque tanto a magreza extrema como a obesidade, elas acarretam problemas na própria saúde, muitas pessoas estão buscando saúde, e não apenas forma estética.

  5. eu era muito gordo sabe, uma vez o motorista do ônibus mandou todo mundo ir para o outro lado senão o ônibus ia tombar, ai eu chorei e eles falaram que eu podia ser a ssim que não tinha problemas… mas na verdade acho que eles mudaram de idéia pq eu acabei comendo o ônibus todo pq eu achei que era de chocolate… e uma vez eu fiquei preso na traseira de um caminhão de galinha frita, e foi muito constrangedor pq eu tentei pular num caminhão de molhos depois…. ai acusei todo mundo de gordofobia… e tudo ficou numa boa… agora eu comi tanto que me dividi em dois, e não preciso mais me reproduzir…
    gordo é foda kkkkkk

  6. Eu estou perdendo peso, mas ainda sou considerado obeso pelo IMC. Gente, uma coisa que tem que acabar é essa idéia que todo obeso é um cara preguiçoso, relaxado e que passa o dia no x box e comendo lixo. Tem uma parcela que faz isso pela simples falta de vergonha na cara? Tem, mas são poucos. Não podemos tomar a parte pelo todo. Tem uma parcela de 8 % dos obesos que sofrem com problemas de glândulas e mesmo se fizerem a melhor dieta, mas sem ajuda de remédios, não perdem nem 100 g. Muitos dos obesos eram pessoas magras que passaram por traumas emocionais fortíssimos como perda de entes queridos. Imagine uma criança de 13 anos que presenciou o pai sendo morto numa tentativa de assalto? Imaginou? Pois é, conheço a tal menina e passou a comer descontroladamente depois do ocorrido. Daí aparece um bosta que injeta e toma anabolizante pelo c… e tem a crueldade de criar apelidos para a criança. Esse típico pau de bosta não ajuda em nada, deixa a menina e até adultas como ela até mais inseguras do que já estão. É isso que tem que acabar. Os donos de academias, os praticantes babacas e os demais devem acolher o idoso, a mocinha obesa ou o garoto magrelo que gostam de apelidar de “chassi de grilo” . Academia não é passarela. Vá se exibir na praia ou na passarela do spfw. Academia é para todos.

    • “Tem uma parcela que faz isso pela simples falta de vergonha na cara? Tem, mas são poucos.”
      Poucos? AAaaahhh…vc mesmo disse que 8% tem distúrbio ou problemas traumáticos… e ainda sim 92% é pouco?
      A maioria é gordo por achar que a vida vai acabar em mcdonalds/cerveja/junk food/refrigerantes…e não tem como mudar!A maioria é por preguiça sim infelizmente, mas concordo que ofender não é legal, mostrar a realidade e não ficar passando a mão na cabeça sim!

    • E só pra constar, o IMC pra mim não significa nada, pois se o cara tiver alto índice de massa magra ele é considerado obeso(exemplo).
      O que vale é o espelho, ele não mente!

    • Poderoso Castiga

      Não sou estudioso e não sei nada sobre problemas de glândulas. Mas não consigo entender como um ser humano que come menos calorias do que gasta, ainda assim acumula gorduras… Já que as calorias que você comeu durante o dia foram todas gastas, de onde é que brota gordura? Do ar?

  7. Vale também para os magrelos, ser gordo é ruim e ser magrelo tb é uma merda.

  8. Marcelo castilheiro

    O amigo Samuel esta equivocado ñ há nada de discriminatório no texto já fui gordo e era uma bosta…

  9. “Se eu consegui, você também consegue!!!111”
    Cara, isso é de uma superficialidade estonteante. Todo mundo é diferente, backgrounds diferentes, metabolismos diferentes, aptidões diferentes, vidas diferentes…
    Existe uma cacetada de coisas atrapalhando a perda de peso das pessoas tipo stress, dano metabólico, alterações hormonais por causa de remédio ou o caralho a 4. É claro que largar o cookie sempre ajuda, mas as coisas não são tão simples assim. Aí nego vai e consegue emagrecer sabe-se lá como ( a vida não é um experimento controlado, não tem como esse indivíduo ser padrão de porra nenhuma) e escreve uma bosta de um texto desse que não ajuda ninguém em absolutamente nada.

    • Até que fim um comentário que se aproveite!!! Meus parabéns1

    • Mas ele não falou para você seguir EXATAMENTE os mesmos passos que ele para chegar lá. Ele disse apenas: “se eu cheguei em algum lugar, você pode também”. Esse é o cliché mais repetido pela auto-ajuda mas, goste ou não, ele é correto. Todo o mundo pode chegar em algum lugar. Uns passam por caminhos mais tortuosos ou saem de um buraco mais fundo (como você colocou: remédio, alterações hormonais e o caralho a 4). Mas todos podem chegar lá.

      Você falar que isso é superficial ou que existem coisas que atrapalham a perda de peso quer dizer então que você separa o mundo entre aqueles que que podem se parecer com deuses gregos e aqueles que NUNCA vão chegar lá por causa dos problemas em suas vidas? Isso é quase bullying.

      Eu ia falar: “Tudo bem, você precisa pelo menos ter braços ou pernas para poder fazer os exercícios, então esse é um impedimento físico que realmente atrapalha”. Mas… não, nem isso. https://www.youtube.com/watch?v=UTCT8Pn6bJ0

      • AndreGB, parabéns pelo comentário realista! Faço das suas, minhas palavras. E o vídeo, e a vida do Nicholas Vujicic é realmente a prova que reclamamos muito, por pouco.

    • Paola, por favor, não vá nessa onda do politicamente correto, dificuldades genéticas, sendo para emagrecer ou engordar, é só MAIS UMA DIFICULDADE DA “PORCARIA” DA VIDA DESSAS PESSOAS, isso é bem diferente de IMPOSSIBILIDADE genética, o AndreGB disse praticamente tudo, se você vai desistir antes de tentar, só porque você achou mais um obstáculo, e as pessoas a sua volta te apoiam a desistir e se aceitar dessa forma, que não é saudável, estética e nem mesmo funcional. Você estará vivo e se aceitando, mas você estará vivendo? Veja o vídeo que o AndreGB deixou é bem curto, mas muito emocionante, eu já tinha visto uma palestra em vídeo desse cara na minha escola. E esse cara tem impossibilidades genéticas para muita coisa, mas dentro das coisas que ele ainda pode fazer. ELE FAZ!
      PS: Voltando nessas de dificuldade genética e impossibilidade genética, Minha mãe tem hipotiroidismo, e é magra! Isso é uma dificuldade genética. Eu sou homem, tenho 18 anos e tenho apenas 1,60m de altura. Eu não vou crescer mais que isso. Isso é uma impossibilidade genética! E o coitadinho da historia, é o gordinho que não tem vontade de emagrecer, mesmo tendo possibilidade pra isso? Isso soa como sarcasmo para mim. Por isso eu não tenho nem um pouco de compaixão dos gordinhos que se vitimizam por conta da “SOCIEDADE”! Sendo que tem pessoas com problemas muito maiores (Obviamente que não estou falando de mim agora) e que não recebem 1/3 do apoio que o obesos recebem.

  10. cervero de notre dame

    Aí vem um gordinho chamado Zydrunas Savickas e humilha todo mundo desse blog, que não deve pegar nem metade da marca dele no levantamento terra

    • Luciano Sotelo

      Tu tá comparando um OBESO, desses que toma coca-cola como se fosse água mineral, com um strongman? Sério?! Os strongman são atletas, cara. Eles não são o público alvo desse texto e isso é BEM óbvio.

  11. O corpo é seu e você faz o que quiser dele, desde que não prejudique o outro. Se você é gordo e feliz, parabéns. Se você é maromba e feliz, parabéns também. O que não dá é ser gordo e ficar chorando as pitangas. E isso vale pra tudo na vida. É difícil mas não impossível. A preguiça (fazer exercicio, dieta, mudar hábitos,etc) é a mãe do fracasso. Procure ajuda, e a força e motivação está dentro da gente e não fora.

  12. João Henrique

    Tenho um amigo semelhante ao rapaz que escreveu o texto, ele vive me dizendo que venceu e que é uma merda ser gordo… bem hj ele é magro, inchado, fuma e bebe, se enche de suplementos mas não aguenta manter uma dieta…. eu tenho 115kgs e 25% de gordura corporal, malho de 3 a 4 vezes por semana, faço um treino para fibra de contração rápida, foco peso e pouca repetição com qualidade no treino e sempre levando a ultima repetição a falha…. faço tbm boxe 3 vezes por semana durante uma hora…!!!! Quando li esse texto na capa do site não acreditei….uma b.os.ta… acho que esse pensamento é para se guardar ao autor… pq sem DUVIDA não ajuda ninguém a nada… só atrapalha…. a pessoa que tem sobrepeso ou uma obesidade não tem problema com seu peso por pura falta de vergonha na cara ou falta de humilhação publica… qualquer profissional da saúde sabe que envolve muitas coisas , na maioria de vezes como comentou a PAULA acima…
    Acho que se não for pra ajudar alguém de verdade, melhor nem abrir a boca….. pq o fato da pessoa ser gorda não te prejudica em nada então pq fazer comentários? Pra que zoar? O que vc ganha? Dizer que a pessoa está gorda não ajuda em nada….. ouço isso direto e sei o quanto é inconveniente….. eu não vejo alguém com problema de obesidade falar pra um fisiculturista parar de tomar bomba…!!!
    Sem noção!

    • Muito bem João Henrique, sua história é muito inspiradora, parabéns!
      Creio que nossa amiga Paola, mais acima, não entendeu a real mensagem do site. É lógico que cada um tem um metabolismo, nível de stress, rotina, etc. No entanto, o impulso para a mudança é o mesmo para qualquer ser humano. Com planejamento e muita (mas muita mesmo!) força de vontade, todos nós conseguiremos atingir nossos objetivos, não importa se é emagrecer/ficar forte, passar na faculdade, conseguir um novo emprego, etc. O que importa é que tenhamos vergonha na cara, pois cada um sabe o que precisa fazer para deixar de ser uma pessoa lamentável para se tornar uma pessoa admirável.

      • Nao amigo, não é uma questão de impulso de vontade! Ninguém que esta aqui pq é obeso veio para competir!!! Procurou o site para tirar duvidas e saber um pouco mais!!!
        Lamentavel pra quem? Adoravel pra quem? Vc quer ser aceito? Estou aqui pela saude e nao pra entrar em padroes!!! O texto é infeliz e se vc fosse mais sensato saberia que duas pessoas que ganham a mesma coisa nao comemoram do mesmo jeito!!!! Esse tipo de opniao faz com que todo o resto do contesto se perca!!!!

    • Luis Fernando

      Sem noção, João Henrique, é ser obeso e achar que está tudo certo!

      • João Henrique

        Luis Fernando, não quis dizer que é certo ser obeso, so quis deixar claro que sou contra a ideia que quem sofre dessa DOENÇA tem que ser humilhado, E que se a pessoa se sente bem problema é da pessoa, agora em um site de dicas e duvidas, alguém vim dizer que todo GORDO tem que ser humilhado e só assim deixará de ser obeso… é uma filha da putagem… leia embaixo… Não existe argumento CIENTIFICO nisso… só “bom senso” e essa galera é muito da ignorante…. vá em qualquer profissional BOM do ramo e veja a opnião…

  13. Thiago dos Reis

    Sou leitor assíduo do site e nunca fui de comentar, mas este post vale a pena, principalmente pra quem esta criticando, ser gordo é uma merda e ponto, quem sou eu para falar disso ? um cara que casou com 17 anos, com 18 separou pq foi traído por não aguentar transar direito com impotência sexual, sedentarismo e diversos outros muitíssimos problemas que a obesidade me causou, por favor quem não gostou do texto vai se f* certo, eu precisei de um tapa na cara desse muito tempo e nmg me deu, todo mundo dava o ” tapinha nas costas ” até eu ser traído pela puta q amava e quase me matar, eu tmb tinha compulsão pra comer demais e tal, mas se tem gente que tem problemas sérios simplesmente aceite que tem um problema e vá a um médico, não aceite ser uma bola de gordura horrível por que é mais difícil para você, como foi para mim, em breve pretendo mandar minha evolução pra ser postada no site, e pros gordinhos, independente se por doença séria ou falta de força de vontade, sim, todo mundo te olha feio na rua, sim, todo mundo pensa que nunca quer ser igual vc, algumas pessoas tem dó quando te vêem neste estado deplorável e sim, muitas meninas/mulheres tem nojo de você, nojo de verdade, a questão que fica é, você vai aceitar ser um excluído da sociedade pro resto da vida ou vai tomar vergonha na cara e mudar ? a escolha é sua, aqui quem fala não é um médico que nunca passou por nada disso e sim quem já foi olhado de todas estas maneiras e hoje é olhado com respeito e as vezes até medo na rua pelos homens e com um sorrisinho pelas mulheres, e sim, se alguns conseguimos todos podem conseguir, independente da dificuldade, só depende da força de vontade, pare de criar desculpas e comece a treinar, é o primeiro passo !!

    • Ewerton Rodrigues

      boa man, isso msm, o cara tem que levar uma tapa na cara, sentir vergonha msm, eu iquando tinha 15 anos, pesava 102kg, atravessava a rua de casa correndo e chegava ofegante no outro lado, tinha vergonha de tirar a camisa em publico pelo fato de me olharem e em suarem pelo aspecto de papa cremogema q eu tinha, hj peso 103kg, porem, muito bem distribuido e com um percentual de 20% de bf, o mal das pessoas é o comodismo e o ploticamente correto, preferem querer obrigar o mundo a gostar de vc, do que vc se adequar a ela, pensamento um tanto q egoista, e totalmente inutil, mudei, naõ me arrependo, mas tiver que passar muita vergonha pra tomar coragem pra isso, e hj em dia, lembro e fico feliz por isso, esse texto serve msm pra incomodar gente hipocrita q quer que as coisas mudem, estando em casa comendo doritos na frente da tv o dia todo, boa vey, te entendo pq vivi algo muito semelhante, ate na traição, ta de parabens brother \o/

  14. O texto está muito bom, mas o título ficou muito ruim e não reflete o conteúdo da matéria. Ninguém PRECISA passar vergonha, para isso. Pelo contrário, passar vergonha não ajuda em nada. O importante é conscientizar para os perigos e problemas da obesidade. Eu entendi a sua mensagem e concordo com o conteúdo do texto, mas esse título realmente não reflete isso. Abraço.

  15. O lance é que tem uma diferença grande entre ser obeso e ser gordinho. Uma pessoa pode ser acima do peso e estar bem com a saúde, ainda mais que com o tempo as dificuldades pra manter um corpo em forma aumentam mas descuidar da saúde nunca é bom. Como o texto disse, ele pode se esconder atrás de peitar os padrões da sociedade mas na hora que o Zé Maria bate na porta e aí é academia ou caixão, não existe sociedade pra te salvar que não a de medicina.

  16. Você passa uma mediana nas variações muito pouco inteligente e precisa . Entendo que o relato é pessoal e até me identifico um pouco com você apesar de nunca ter ficado doente quando era muito obeso..

    Depois de conviver com vários ex-gordos, percebo que eles são piores do que aqueles evangélicos que querem converter todo mundo. O ex-gordo quer sempre contar a história de superação dele e convencer as pessoas à emagrecer. Isso é muito interessante! Necessidade de ajudar, né? Chato! :)

  17. Olá amigos. Deixo o relato aqui que emagreci 18 quilos em 4 meses. Pretendo ainda perder mais 10. Eu tinha 108kg e agora estou com 90kg, mas quero chegar e manter os 80kg, logicamente que a minha principal meta é o percentual de gordura, mas se eu manter a massa magra e perder só gordura, quando eu chegar aos 80kg vou ter exatamente 10% de gordura. Estou quase lá!

  18. Ser gordo e bom de mais! Eu era forte e sarado mas minha vida era mto chata entao resolvi engordar… Hh bem gordo estou muito feliz melhorei a saude e fiquei muito mais atraente! Agora passo na rua e quando tiro a camisa tdo mundo olha me admirando e meus contornos sensuais! Sem dizer que nao preciso mais comer frango com batata de 3 em 3 hrs, agora como pizza! Larguei de mao macro nutrientes tdo aquele monte de proteinas etc… Tb mudou para melhor minha rotina, ao invez de supinos envergando a barra, agora jogo game comendo sheetos e balde de sorvete com colher de sopa! Vcs que estao errados ae gurizada ser gordo e bem melhor!!! Isso sem falar no fato de que vou conhecer jesusu bem mais cedo que vcs! So espero que no eu tenha burgking e portas largas e privadas grandes, e tb nao tenha esse preconceito ae igual ao de vcs que estao tentando levar pessoas para o caminho errado! Nao acreditao nisso? Nem eu!

  19. Quem é gordo e acha que ta “bem” experimenta tentar emagrecer, só de zoa. Quando tu perceber vai ta magro e depois,se quiser, monstrão. A sensação de poder quando tu consegue mudar o corpo é sensacional. Exige esforço, mas é infinitamente melhor do que ficar buscando aprovação,tentando enganar a si mesmo,quando tu sabe la no fundo que não é isso que você quer. Sejamos honestos, tu ama comer torresmo, beber refri e tomar um sorvetinho, mas eu garanto que melhor do que isso tudo é olhar no espelho e dizer “EU CONSEGUI! MEU CORPO TA DO JEITO QUE EU SEMPRE QUIS”. E um ultimo conselho, não use campanhas fofinhas e bonitinhas de que ta tudo ok pra justificar seu COMODISMO E FALTA DE VONTADE!

  20. Esse texto inteiro é preconceituoso e hipócrita. Uma pessoa não é melhor ou pior por ser gorda ou magra. E me desculpe o ex-gordo que sente vergonha de si mesmo, mas há muitos magros por aí com muitos problemas de saúde (ou todos os magros são imortais e vão para um éden privado onde gordinhos não são admitidos?) e todos nós somos mortais… Sugiro que todas essas pessoas que pensam assim procurem ser pessoas MELHORES, e não pessoas mais magras… Vão se ilustrar, ler livros, dançar, namorar, sei lá. Mais amor, por favor!

    • Luis Fernando

      Hipocrisia é não cuidar da saúde para que a família e os amigos futuramente (tão cedo quanto vc espera) cuidem e tenham trabalho com quem não teve o devido zelo com a saúde, seja gordo ou magro!

  21. Já fui obeso na infância, com 10 anos, 1,65m e 79kg. Só tomei vergonha na cara depois dos 16 anos, onde eu era o zuado da sala. Comecei a treinar, entrei pra maromba, hoje tenho 22 anos, 1,80mt , 98kg com 7% de bf…. A gordura foi embora, mas o desvio nos joelhos devido a infância e adolescência inteira na obesidade ainda está aqui!

  22. Não sei o que é pior… o texto ou os comentários nível ensino médio.

  23. Discordo do texto. Antes pensava igual e sempre achei que era essa mesma “falta de vergonha na cara” que os obesos tinham, uma falta de caráter.

    O que mudou dessa visão pra agora é que sofri algumas leves crises de ansiedade e depressão por alguns meses e entendi que a falta de vontade não é a mesma de uma pessoa saudável, o esforço para ter essa força de vontade é maior.
    Assim passei a ver uma pessoa obesa como pessoa que tem um sintoma, ser obeso, causado por um problema mais sério, psicológico ou que ela realmente gosta da vida dela de sedentário, as vezes nem é sedentário, e gosta de comer.

    Cheguei a conclusão que a obesidade é um limitante pra vários aspectos da vida e achar que existe obesos que gostam de ter essas limitações é ingenuidade. Pode ser que algum “tapa na cara” substitua um acompanhamento, um remédio e/ou uma companhia mais suportiva para alguns. Mas não acredito que nós temos o direito de dar os dois primeiros (salvo médicos), porque obesidade é risco de ter mais doenças que a maioria e não uma sentença de morte, você não deve achar que deve salvar tais pessoas deste risco do mesmo jeito que você não acha que deve salvar alguém que quer pular de paraquedas. A vida é da pessoa obesa e exemplificando, levando ao extremo, se ela sente mais prazer com comida do que com sexo, ninguém tem o direito de dizer que é errado.

    Salientando que não quero dizer aqui você tem que aceitar essas pessoas obesas, você é você, você gosta de quem você bem entender. Apenas não externalize este ou qualquer outra forma de preconceito porquê simplesmente ninguém lhe deu o direito para tal. Portanto, deixem os obesos sentirem o “tapa na cara”, por eles mesmos.

    • Amigo, concordo plenamente com você. Esse texto é uma demonstração clara do preconceito enraizado na nossa sociedade.
      Obeso não “tem que tomar tapa na cara” nem “ter um choque de realidade”. É a sociedade que precisa aprender a lidar com a diversidade e aceitar que as pessoas podem ser como se sentem bem, sem padrões.
      Concordo de novo que se o indivíduo quer ser sedentário e aprecia esta vida, não cabe a nós julgá-lo. São muitos os exemplos de obesos que vivem muito, chegam bem a terceira idade.
      Eles possuem, na grande maioria, questões psicológicas mais complexas que o restante da população e não os ajuda disseminar textos como este post preconceituoso.
      Já fui obeso, hoje não sou mais (-40kg), porém não tenho nojo ou raiva dos obesos. Mas sim, penso em acolhê-los para que tenham seu espaço na sociedade como todos nós. Decidi perder o peso por gostar da disposição que a vida da musculação propicia.
      Quem deve perder espaço e ser excluído é gente como esta que concorda com os argumentos baixos e vazios deste post.
      Vida longa aos obesos, aos marombeiros, aos raquíticos, ou seja lá quem for. Aprender a conviver com a diversidade é o primeiro passo para o amadurecimento.

      • Deixa eu ver se entendi…vocês acham normal e aceitável alguém ter um “estilo de vida” que compromete sua vida social, sexual e vários outros contextos da sociedade? Desculpa, mas desejar vida longa a alguém assim é hipocrisia.

        O texto é um boom de realidade a qual todos deveriam passar, ser obeso não é um problema, problema é o cara não se aceitar e fingir que se enquadra em alguns padrões, isso sim é uma hipocrisia absurda, e vocês que disseminam que não tem problema ou que vc é como todo mundo, são alguns dos maiores responsáveis por essas pessoas terem problemas.

        Em nenhum momento não se aceita alguém, mas não se vê o obeso como magro; ele é obeso e pronto. Se ele acha ruim, que tal começar a mudar? E me desculpem, mas não venham me falar de “padrões” da sociedade, pois quem dita esses padrões somos nós. Nós compramos o que é mais bonito, dai vendendo mais, mais propaganda! Se num país que o sobrepeso ultrapassa os 50%, são vossos/nossos gordinhos(as) que estão comprando e apreciando produto idealizado pelas pessoas FIT.
        Vida longa a quem a procura!

  24. Um outro ponto a salientar.

    É uma hipocrisia em um fórum de musculação com números assustadores de usuários de anabolizantes (acompanhando os tópicos a respeito no fórum) falar sobre “choque de realidade”, dado pela vida em forma de danos a saúde, a respeito da obesidade. Tanto do site quanto dos usuários.

    Se realmente fosse saúde o foco principal deste fórum/blog, deveria haver tópicos e mais tópicos sobre os riscos dos anabolizantes tanto para uso estético quanto esportivo (onde as substâncias deveriam serem banidas e os supostos “atletas” virarem motivo de chacota, como acontece em qualquer outro esporte). Salientando: SE e SOMENTE SE aqui tivesse como foco a saúde.

  25. Na real, você não simplesmente não pode falar que não há nada de bom em ser gordo. Não há nada de bom pra vc, mas se alguém é feliz assim, gosta ou não se importa de ser assim, qual o problema? Tem gente que de fato gosta de se assumir assim, e não há nada de errado nisso.
    “Ninguém é 100% feliz sendo obeso”
    Ninguém é 100% feliz, independentemente de ser gordo ou magro. E mesmo que alguém pudesse ser 100% feliz, você não tem como provar que ser gordo ou não é um fator que influencia isso.

  26. Tenho 1,80 e 95 kg, mas consigo correr muito e treinar muay thai, sou meio pesado na arte, porém me acho gordo, e faço bastante exercícios principalmente natação, fui ao médico e ele falou que não tenho nenhum tipo de anomalias, mas porém não consigo perder esses pneuzinhos que faz eu parecer um 8, ai amizade alguém tem uma dica ai para perder esses Pirelli?

  27. Texto do T nation :P (pelo menos foi aonde eu li antes)

    Mas vale a pena ter traduzido. é muito bom!
    A nossa geracao é mal acustumada, mimada, hiper sensivel, è muito mimimi!!!
    Se meus pais nao tivessem sido francos comigo eu jamais teria emagrecido, as palavras deles foram diretas, honestas, e eu nao me suicidei por causa delas! Perdi 20 kilos e hoje nao me imagino em uma vida sem esportes.

  28. Hahah apenas os gordos??
    Infelizmente é assim comigo em todos os aspectos da minha vida. Só passando muita vergonha eu mudo. Eu fico na merda, e corro atrás para me adequar e entrar nos eixos.
    Há o tipo de pessoa que muda sozinha, e eu não sou desse tipo :(

    Se eu pudesse, passaria o resto da vida na caverna dormindo, sem ninguém. Mas as coisas nunca são fáceis..

  29. Parabéns pelo post!! Muito bom mesmo!!!

  30. realmente cara, vc ta certo, eu era gordinho, sempre fui piada no meu ensino fundamental, tive sorte de ter motivação de casa, meu irmão começou a cursar ed.fisica, e falava que eu podia mudar minha vida só bastava querer, ate que eu percebi que já tava no segundo ano do ensino médio e nunca tinha dado um beijo e era cabação, foi quando comecei a treinar, agora depois de 5 anos de luta, estou totalmente satisfeito com o que eu consegui, e conheci um esporte novo que aprendi a amar e não troco por nada, que só vem depois dos meus estudos.

  31. João Henrique

    Outra matéria literalmente cagando um monte regras e padrões a serem seguidos…. tem tanta coisa errada nessa matéria, tanta subjetividade e generalização feita em cima de preconceito que não vou nem me dar ao trabalho de rebater os absurdos que foram expostos. O pior de tudo é ver gente comentando “ótima matéria pq ser gordo é realmente uma bosta”, é o fim mesmo, LAMENTÁVEL essa matéria e a baixíssima capacidade de problematizar a questão das pessoas e do autor.

  32. A única vantagem do gordo é quando temos um amigo que é gordo e tem um urso correndo atrás de nós dois…

  33. Cara parabéns. Espetacular seu texto. 90% dos gordos são preguiçosos. É mais fácil ficar em casa se empanturrando de comida do que ir pra academia e ficar se esforçando. É mais fácil pro gordo e pra qualquer um, A diferença é ter a força de vontade de querer mudar. Muitas pessoas falam ” Ai… ele não é gordo porque quer… é genética” Eu até concordo que a genética influencia muito, mas se o cara tem a genética de engordar eu acredito q ele teria q ter mais disciplina e esforçar dobrado, e não ficar em casa e falar foda-se, Pode até ser que ele ainda será gordo fazer exercícios, mais com ctz vai ser menos gordo e com mais saúde do que um merda q fica no sofá;

    Obrigado

  34. Eu não cheguei à obesidade, mas tive um sobrepeso bastante significativo. Com 106 de abdomém eu, filho de hipertenso, estava na faixa de risco do AVC e enfarto. Ao terminar uma empreitada na filmagem de um comercial onde penei com o serviço braçal de assistente de produção, peguei o dinheiro do meu cachê e antecipei algumas mensalidades em uma academia onde a maioria dos membros é de competidores. Um ano e meio depois, com vinte quilos e 17 cm de circunferência abdominal a menos, estou de bem comigo mesmo e meu joelho direito. E minha namorada, sedentária convicta, é justamente a pessoa que mais me estimula; ela é a maior interessada na minha evolução corporal. Fui posto neste corpo e quero que ele funcione bem enquanto eu estiver nele. Aos vinte e três anos eu pesava 64 Kg no alto do meu 1,86, sentia-me muito mal quando cheguei nos 97,5 e não me queria dessa forma vida afora. Já havia lido o texto acima diversas vezes, mas hoje lendo jornal encontrei mais um estímulo para quem deseja tomar as rédeas da própria vida e construir um corpo com o qual se sinta bem:
    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/05/acreano-bate-meta-e-perde-100-kg-em-um-ano-com-exercicios-e-dieta.html

    Até padre tem tempo para ir suar junto as anilhas! Por quê eu não posso?
    http://globoesporte.globo.com/ac/noticia/2015/07/padre-fitness-no-acre-sacerdote-se-divide-entre-igreja-e-musculacao.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons