Home / Receitas Anabólicas / Receita anabólica: hambúrguer de carne vermelha caseiro

Receita anabólica: hambúrguer de carne vermelha caseiro

Clique aqui

Você deve estar se perguntando, “porque fazer hambúrguer de carne vermelha se temos opções ‘melhores’ como hamburguer de atum ou frango ?” E eu lhe respondo: a carne vermelha é um dos alimentos mais anabólicos que existem.

hamburguer de carne vermelhaFonte de várias vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes que suportam o crescimento muscular, a carne vermelha é – caloria por caloria – o tipo de carne mais nutritivo. E o melhor: o hambúrguer caseiro é infinitamente mais saudável do que os industrializados ou vendidos por redes de fastfood.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Ingredientes para fazer cerca de 5 hambúrgueres

  • 500 gramas de carne vermelha moída
  • 1 ovo inteiro
  • Meia cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta e outros temperos a gosto

Como preparar

O preparo do hambúrguer não poderia ser mais simples. Misture todos os ingredientes em um pote até que a mistura fique homogênea. Unte uma frigideira com o óleo da sua escolha e deixe alguns minutos em fogo alto. Enquanto isto, molde os hambúrgueres usando a mão até que fiquem no formato desejado. Agora, em fogo baixo, coloque os hambúrgueres – um a um – na frigideira e vire-os constantemente até ficarem no ponto desejado.

Dicas e considerações importantes

  • Você também pode fazer os hambúrgueres no grill (tipo George Foreman) com o benefício de não usar óleo, porém eles irão ficar mais secos e menos saborosos. Você pode “contrabalancear isto colocando uma fatia de tomate em cima do hambúrguer no próprio grill.
  • Se for usar a frigideira, experimente usar óleo de coco virgem. Este é um dos óleos mais saudáveis que existem para fritar e ainda possui propriedades nutricionais interessantes para quem treina.
  • Use pão integral fatiado e queijo cottage como recheio, esta é uma ótima maneira para elevar ainda mais o valor nutricional da refeição.
  • Você não precisa usar um tipo específico de carne moída. Qualquer açougue, quando requisitado, vai moer a carne na hora (é até melhor).

Valor nutricional

Proteínas: 21g
Carboidratos: menos que 1g
Gorduras:
5g
Calorias:
120kcal

Clique aqui

Obs¹: Informação nutricional para 01(um) hambúrguer, considerando que você fez apenas 5.
Obs²:
Informação nutricional apenas para o hambúrguer, o pão e recheios poderão alterar drasticamente estes dados.
Obs³:
Dados nutricionais retirados da tabela de composição de alimentos da USP.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

21 comentários

  1. Sugestão para próximo artigo para complementar. Qual o tipo/corte de carne vermelha mais saudável?

  2. Muito bm. Ñ se apeguem apenas a frango seco e batata doce jovens, ñ há necessidade. Embora acredite ser importante e é uma das melhores BASES D DIETAS, encluxive da minha. Base de dieta ñ sgnifica vomer apenas determinado alimento só p deixar claro. Embora a batate doce eu usea mais como uma das principais fontes d carbo em cuting, e em buking eu use mais arros branco mesmo aveia e as vezes massa.
    É isso, seu progresso será tão ou mais proveitoso se vc incluir algumas belezeinhas na sua dieta q irão t proporcionar bm estar, saciedade e d quebra ainda t livrarão da beira da loukkura em alguns casos.

    • Flavio Gonçalves

      Concordo cara, mesmo porque só comer uma coisa o tempo todo pode deixar a pessoa surtada.

      Eu gosto de variar bastante mas sempre escolhendo opções saudaveis.

      Carne eu uso: frango, tilapia, atum, salmão e carnes vermelhas magras como patinho.

      Carbo eu uso Inhame, batata doce, aveia, arroz integral, mandioca e de vez em quando macarrão integral.

  3. Galera, sugiro temperar o hambúrguer apenas com sal e, se gostarem, pimenta do reino. Não sugiro utilizar ovo, cebola e alho. Aqui vai mais uma dica de gosto e conhecimento de hambúrguer do que propriamente de ingestão de nutrientes! Uma pena o bacon e o cheddar serem tão sujos =(! Ótima dica do óleo de coco virgem!

  4. É isso ai Flávio, vamos diversificar brow. Temos ótimas fontes saudáveis, e d vz em qndo podemos comer SIM algo q seja nutritivo porém ñ completamente saudável p variar e dar um UP no sistema nervoso!
    Leva tempo p aprendermos a preparrar a dieta d uma boa forma
    e efetiva d acordo com os nossos ganhos
    e contrabalancear d forma q ainda podemos comer coisas saudaveis e algumas gostosas e agregar dessa forma um benefício tanto de results.. como d sociedade, encontrar um meio termo bacana q beneficie o corpo e a mente.

  5. eu costumo fazer esse hambúrguer mas sem o ovo só temperar e depois misturar bem só a carne e sobre o bacon você pode pegar um corte de carne com pouca gordura e adicionar 1/5 de bacon para dar Liga.

  6. QUE FOME!!! hahahahahah, muito bom, vou testar aqui em casa ;D

  7. Essa receita pode ser feita no Grill? porque na gordura acho fica pesado para compor a dieta e sem contar que o gosto não é bom.

  8. Boa tarde amigos,
    Se eu fizer em maior quantidade, posso congelar o hambúrguer (tanto de carne vermelha quanto de frango) sem problemas?

  9. Gostei dessa receita, fiz em casa e deu certo. Uma dica: minha mistura não deu muita “liga”, então coloquei apenas um pouquinho de farelo de aveia pra dar mais consistência e o hambúrguer não desfazer na panela.

  10. Acrescentei aveia em flocos finos com a carne e o ovo, ficou muito bom

  11. Eu poderia fazer essa dieta e colocar p congelar os hambúgeres que eu comerei depois?

  12. Bom é fazer com carne de rã, fica uma delicia, muito mais proteina que qualquer carne vermelha!!!

  13. leonardo balboa

    Marombassss eu sou pugilista e recomendo a alcatra que e rica em proteínas se não me engano a mais proteica delas eu tempero com cebola e alho e grelho com azeite extra virgem. Muito pouquinho mesmo. Pra acompanhar, claras de ovos na chapa com ricota e ervilha (vagem) e um suco com 6 claras de ovos 300mlde agua e um suco em pozinho light do sabor que gostar fica uma delicia e turbina seus ganhos!

    • ao invés do azeite extra virgem, eu usaria a banha de porco, 0 d gordura trans (da auma pesquisada) é bem legal…. Bons treinos

  14. João Roberto

    Pode ser congelado?

    • Eu sempre faço uma quantidade que dê para toda semana e sim eu congelo eles, não tive problemas em relação a congela-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.