Home / Dicas Rápidas / Dica rápida: você deve usar um cinto para treinar ?

Dica rápida: você deve usar um cinto para treinar ?

Clique aqui

Quatrocentos anos atrás, quando eu pisei pela primeira vez em uma academia, todos usavam cintos. Não importava se você estava agachando, fazendo supino ou fazendo abdominal, o cinto fazia parte do uniforme de academia tanto quanto as calças legging usadas pelas mulheres.

cintoE então, há cerca de 15 anos, caras com renome no esporte começaram a detonar o uso do cinto e como isso poderiam impedir o desenvolvimento dos músculos do core e consequentemente promover lesões. Neste ponto, se você não fosse um mutante participando do “Homem mais forte do mundo”, você seria fuzilado se fosse pego usando um cinto.

Assim como com a maioria das coisas que envolvem a musculação, a resposta sobre esta questão reside no meio termo. A verdade é que a maioria das pessoas não deveriam estar usando cintos na maior parte do tempo.

Contudo, se você está tentando levantar o seu máximo ou perto do máximo no agachamento ou levantamento terra, e a carga está beirando o seu próprio peso corporal (ou mais), um cinto com certeza ajudaria a completar o movimento do exercício ao gerar maior suporte para o abdômen, lombar e ainda evitar que a sua coluna desmorone em uma pilha de pó.

Trocando em miúdos, se você já tem alguns anos de treino e está prestes a levantar o seu máximo em um exercício complexo por alguns repetições, então sinta-se a vontade para equipar o cinto. Porém, se você está treinando com 10 repetições e usando 70% do seu máximo, coloque o cinto no armário e use-o apenas em último caso.

Clique aqui

Texto por Dan Trink

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

41 comentários

  1. olha eu treino pesado e uso meu cinturão pois tenho problema na coluna ;)

  2. Realmente so passei a usar o cinto no agachamento livre quando o peso ficou pesado, mas no levantamento terra ainda não uso! Mas mesmo só neste caso de resto sempre fico sem cinto tentando fortalecer a lombar!

  3. eu já treino há um bom tempo nunca usei cinto…mas so a alguns meses comecei a fazer levantamento terra puxo 120 kg e eu peso 83 kg ,, sera que corro o risco de me lesionar não usando o cinto…ajudem

    • Pode ficar tranquilo, DESDE QUE SUA TÉCNICA SEJA BOA. Dá pra chegar em 2 vezes seu peso corporal no deadlift sem cinto tranquilamente. Na realidade, o cinto no deadlift nem fornece muita ajuda. Pode reparar que os atletas profissionais mudam o cinto do agacho pro terra, usando um mais “maleável” e menos apertado.

  4. ORLANDO CARLOS

    COM 53ANOS NAO LARGO MESMO MEU VELHO CINTO DE SOLA DE COURO DE BOI

  5. Vinicius Fortuna

    Nunca usei.
    Faço agachamento com uns 10kg a mais que meu peso corporal e nunca senti nada na lombar.
    Se a progressão for gradual, como deve ser, e o movimento não possuir movimentos balísticos, como não deve ter, não vejo pq usar cinturão. Os profissionais de competição de força fazem movimentos balísticos, por isso eles usam cintos, para movimentos controlados é desaconselhado.

    • Minha situação é a mesma, nunca senti necessidade de usar e também não senti nada diferente na lombar. vale mencionar que peso somente 65kg, então mesmo pegando mais que meu peso ainda não é nada incrível.

  6. Aprendi isso tendo lesão na lombar qdo fui erguer os pesos para fazer supino inclinado com halteres. Levantando apenas 25 em cada mão.
    Hj faço terra com 170kilos sem cinto e faço o inclinado com 34 sem ajuda de ninguém.
    Mas no agachamento uso e faço com 150.

    Peso 77

  7. É esse assunto de cinto sempre pesa, mas tem uns caras na academia que nem faz ideia para que serve o uso do cinto e o usa em qualquer tipo de atividade. Até na esteira já vi os caras usarem o cinto. Eu não costumo usá-lo a não ser para agachamento mesmo. E geralmente quem mais usa sem conhecimento do cinto são os caras que nunca treinam agachamento. hahaha

  8. Sabe esse texto me fez lembrar que no início quando entrei na academia nem fazia ideia para que iria servi e só via uns carinhas lá usando em tudo quanto é tipo de treino. Porém, também tinham os que sabiam o que estavam fazendo. Uns anos depois fui entender fazendo uma pesquisa na net sobre o uso do cinto e pude compreender porque uns faziam uma coisa e os outros outra. E uma vez tive a coragem de chegar para o camarada e dizer-lhe o seguinte. “Mano, você sabe para que serve o uso desse cinto ai? logo de cara dava para perceber que ele não fazia ideia porque estava usando o cinto para treinar voador”. E estranho comentar isso, mas já percebi que são muitos poucos caras que treinam pernas na minha academia. Tem um cara lá que da cintura pra cima ele ta da hora, mas da cintura para baixo parece até dois gravetos. É engraçado de ver e tal, mas o camarada não entende que ele só está 50% maneiro. hahaha Então use o cinto corretamente mano!

  9. Mando 120 no agacho e 148 no terra pra 3RM.
    Nunca usei cinto.
    PEso 75kg com 10%bf.
    A manha é NUNCA ir até a falha nesses exercícios.
    Nos isoladores poder falhar a vontade.

  10. Nunca usei, tenho 1 ano de treino a “ainda” não vejo a necessidade de me equipar com ele, mesmo porque meu objetivo não requer grandes cargas que possam prejudicar minha coluna, malhe direito malhe certo…

  11. Nunca usei o cinto, tenho 70KG, treino a três anos, pego 90kg no agachamento procurando variar as repetições, e o peso (90 é o máximo) e no levantamento a mesma coisa, mas lá pego 110, devo usar o cinto? E devo usar também em outros exercícios?

    • duvido que com 70 Kg e 3 anos de treino vc levante 90 no agachamento livre

    • Gabriel Santana

      Caramba você deve ser um mostro com 70kg pega 90kg eu tenho 83kg e pego 80 kg e sou 13 kg mas pesado que voce

      • Douglas Oliveira

        monstro pegando 90 kg no agacho ? kkkkk claro .. 3 anos de treino ? kkkk e sem mencionar % da rm é complicado …

    • normal tem pessoas que tem genética para ter muita força eu tb pego 90kg no agachamento e só sou 2kg mais pesado q vc.

    • Também peso 70 kg e treino agachamento com 70 kg, morrendo.

    • O pessoal compara peso sem mencionar repetições. Aí vira confusão.

      • Cássio Vinícius

        tem que ver a quantidade de repetições que o cara pega os 90, e outra, estão contando com o peso da barra? ou não? Pois é.
        Eu tenho 80 kgs, pego 35 de cada lado no agachamento, mas a barra acho que pesa mais de 10kgs, então pego os 90 por aí. faço 3×10 repetições.

  12. Gabriel Santana

    Uso o cinto só para fazer agachamento.

  13. cinto pra mim é frescura. Se usa cinto é pq é mole. Treino pesado e nem sinto falta de cinto, nem dói minha coluna.

  14. Vou fechar 9 meses de treino resolvi malhar tarde já com 28 anos, tenho 1,66m, 73kg e 7%BF; O agachamento faço com 82kg e no terra 100kg uso o cinto somente nesse exercícios.

    Que demora pra deixar de ser frango.

  15. Peso 82kg, faço agaichamento com 140kg na última série, 5~6 reps, sem cinto.

    Levantamento terra, 110kg, sem cinto também.

    Tudo depende da técnica, você nem sente a lombar trabalhar nesses exercícios.

  16. Evito sempre usar o cinto. Só uso para colocar peso sobre mim para fazer tração na barra fixa.
    Em agachamento só faço 120kg total no máximo (6reps) mas não uso cinto.
    Sou apologista de que se não conseguir fazer x kg num exercicio porque o meu core está fraco, então ainda não estou preparado para tal.

  17. Tenho lombalgia crônica mas nunca deixei de malhar mas ultimamente sinto muitas dores fazendo exercícios simples porém pesados como para ombro, costas, tríceps estou pesando em usar o cinto o que vcs acham? É indicado?

  18. Dae hipertofia.org, excelentes matérias que publicam no site, parabéns, mas dar uma passada rir nos comentários é a cereja do bolo kkkk Cada coisa que se lê, aff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.