Home / Testosterona / 6 Maneiras para aumentar a testosterona naturalmente

6 Maneiras para aumentar a testosterona naturalmente

Aumentar a testosterona é o motivo que leva milhões de pessoas a usar esteroides anabolizantes, e mais milhões a comprar produtos naturais que prometem fazer o mesmo (mas dificilmente conseguem).

JohnnieJackson-MD-Mar13-PerBernal-036

Clique aqui

Considerando esta triste realidade, existe alguma maneira natural e cientificamente comprovada para aumentar a testosterona, sem precisar utilizar drogas ou investir dinheiro em suplementos ?

Sim, existe! Na verdade, existem seis maneiras saudáveis para fazer isso. E se você incorporar todas elas em sua rotina, você vai notar uma boa diferença em seus ganhos no mínimo de tempo possível.

Maneira 1: coma os vegetais corretos

Pesquisas comprovam que vegetais ricos em uma substância conhecida como Indole-3-Carbinol ou “I3C”, pode diminuir significativamente o estrogênio em homens (1), o que consequentemente gera maiores níveis de testosterona.

I3C pode ser encontrado naturalmente em vegetais crucíferos como o brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve flor e nabo.

Se você conseguir incluir pelo menos um desses vegetais diariamente na dieta, já será o suficiente para extrair os seus benefícios.

Maneira 2: coma carne

Estudos mostram claramente que a carne pode aumentar a testosterona e a massa muscular (2,3).

Clique aqui

Um estudo fez com que dois grupos de homens, todos com a saúde e físico semelhantes, realizassem um treino por 12 semanas. Ao fim do estudo, ambos os grupos progrediram de maneira semelhante no ganho de força, mas apenas os “carnívoros” tiveram um aumento significativo em ganho de massa muscular e perda de peso (4).

“Carne” não significa apenas carne vermelha. Peixe, frango, peru, porco, e por ai vai, também se qualificam como “carne” neste cenário.

Maneira 3: coma gorduras saudáveis

Gorduras são a fonte mais densas de energia disponíveis. Cada grama de gordura contém quase o dobro de energia do que em uma grama de carboidrato ou proteína.

Gorduras boas como as encontradas em óleo de oliva, abacates, carne (peixes), vários tipos de nozes e outros, são extremamente importantes para a saúde. Gorduras ajudam o corpo a absorver outros nutrientes, nutre o sistema nervoso, ajuda a manter a estrutura das células, regula os hormônios, e muito mais. Em um estudo, homens com dietas ricas em gorduras boas tinham mais testosterona do que aqueles com dietas pobres em gorduras (5).

Também é muito comum pensarmos que a gordura saturada encontrada na carne vermelha, nos produtos integrais, e da gema do ovo, é maléfica para a saúde. Contudo, a ciência vem provando a cada dia que isto não é inteiramente verdade (6). Na verdade, estudos estão indicando o contrário, e que a gordura saturada pode até reduzir os riscos de doenças cardíacas (7).

O tipo de gordura que você deve evitar a qualquer custo, é a gordura trans.

Gorduras trans são gorduras saturadas cientificamente modificadas para aumentar a data de validade de alimentos industrializadas. Alimentos como pipocas de micro-ondas, iogurte, pizzas congeladas, etc… são cheias de gordura trans.

Este tipo de gordura é a mais maléfica, e o seu consumo tem sido ligado à vários tipos de complicações de saúde e doenças. Ela simplesmente não possui valor nutricional, e portanto deve ser evitada completamente.

Maneira 4: fique tranquilo

Esta dica é a mais simples de ser executada e pode ser uma das mais efetivas: reduza o estresse no seu dia-a-dia, e a sua testosterona vai aumentar.

Excesso de estresse pode interferir na produção de testosterona (8), e ainda aumentar o apetite (9), promovendo um maior acúmulo de gordura principalmente na região da barriga (10), algo que pode gerar um círculo vicioso de baixa testosterona e obesidade.

Com isto em mente, procure não se estressar à toa, principalmente por causa de problemas que você não pode controlar, evite excesso de treino, e evite conflitos com outras pessoas ao tratá-las da maneira que você espera ser tratado, desta forma você não só será mais feliz, mas terá mais ganhos dentro da academia.

Maneira 5: Durma melhor

Muitas pessoas tentam cortar o período do sono para ganhar tempo com outras coisas, como trabalho e estudo.

Pesquisas demonstram que o simples ato de não dormir o suficiente pode reduzir os níveis de testosterona (11). Neste estudo, homens jovens foram forçados a dormir apenas 5 horas por dia, isto causou uma queda de 10 a 15% nos níveis de testosterona.

Estudos também mostram que a restrição do sono dificulta a perda de peso (12), e faz com que você perca mais músculo em uma dieta de cutting (13).

Procure manter de 7 a 9 horas de sono por noite, mas de sono real e não contando a partir do momento que você deitou na cama.

Devido aos compromissos, muitas pessoas simplesmente não possuem tempo para dormir o suficiente, mas isto não cria uma exceção no universo para você. O corpo não vai ser compreensivo porque você tem que trabalhar e/ou estudar, portanto mesmo não podendo dormir o suficiente transforme o sono em uma prioridade, minimizando tarefas desnecessárias que afetam seu sono (como ficar no Facebook) e aproveitando toda oportunidade para dormir mais.

Maneira 6: faça mais sexo

Assim como a crença popular pressupõe, fazer sexo realmente aumenta os níveis de testosterona (14), sem contar que também pode gerar outros hormônios que auxiliam no humor e níveis de estresse, o que impactará positivamente nos treinos gerando um ciclo vicioso “oposto” ao descrito no item 4.

Conclusão

Estas são seis das maneiras mais fáceis e saudáveis que você pode usar para aumentar a testosterona naturalmente. E o melhor, você pode incorporatodas ao mesmo tempo em sua rotina.

Já usa alguma dessas maneiras em sua rotina ? Relate nos comentários!

Texto por Michael Matthews
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

[spoiler]1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1656396

2 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1435181

3 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19678968

4 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10584048

5 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9029197

6 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20071648

7 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15531654

8 – http://www.jssm.org/vol4/n1/10/v4n1-10text.php

9 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11070333

10 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16353426

11 – http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1029127

12 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20921542

13 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20921542

14 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1529008[/spoiler]

E se o texto ajudou você de alguma forma, considere assinar nossa lista de emails, desta forma você será o primeiro a ser avisado quando um novo texto como este for lançado.

Basta clicar aqui e colocar o seu email principal.

Caso preferir, você também pode curtir nossa página no Facebook. Avisaremos por lá também e tudo o que você precisa fazer é clicar no "curtir" abaixo :).

MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

46 comentários

  1. ixi fudeu ,mumero 6!!! :[[[[[[[[[[[

  2. Em um outro artigo li que fazer sexo diminui o nivel de zinco no corpo e consequentemente diminui a testosterona. Agora fiquei em duvida.

  3. Para mim a mais difícil é reduzir o estresse, infelizmente isso nem sempre está ao nosso controle.

    • tbm acho o mais difícil, dormir bem tbm é bem difícil pra mim…

      • Meditem que vocês resolvem as duas coisas ao mesmo tempo. Eu particularmente tive ganho meditando. Claro que demora um pouco, mas com certeza vale a pena. Existe inclusive estudo dizendo que o nível de testosterona é afetado pela Meditação.

  4. Marcus Vinícius Augusto

    Já uso as dicas 2,3,4 e 5, e já tive resultados, tirando que não é nenhuma penitencia faze-las

  5. Fabson Pessoa

    HAHAHA! a nº 6, Vou já ligar pra patroa parar de fazer café puro e ir se preparando pra ser o meu pré- treino HAHAHA

  6. Ta igual a min 2 3 4 e 5 fud3u ^^

  7. ja usei tribulos terrestris e aumentou significativamente o nivel de testosterona

  8. Essas dicas podem ser úteis para melhorar a libido, mas são praticamente inócuas em termos de desenvolvimento muscular. O aumento na testosterona endógena é muito pequeno para isso. Mas não custa nada seguir as dicas, sem no entanto nutrir falsas esperanças.

  9. Gostaria de informar que no parágrafo referente a maneira seis, esta escrito ciclo viciso o que esta errado( pleonasmo).O certo seria circulo vicioso ou somente ciclo.

  10. O 6 me quebrou! :(

  11. robson marques da silva

    Estou bem então,ja faço tudo isso só preciso melhora o meu tempo de sono,e eu aindo tomo o tribulus,faz dois anos que treino,entrei na academia com 83 kg e estou entre 99 e 100 kg…

  12. To fazendo direitinho todos e to tirando nota 10 no 6 rsrsr.

  13. valdemi massau

    concordo ta certo.

  14. Se eu fazer o numero 6 nao tenho tempo pra fazer o numero 5 :-/

  15. gorduras trans são feitas com base em poliinsaturadas e não com saturadas. também recentemente a ciência está mostrando que a gordura das oleaginosas não é tão saudável quanto se pensava.

  16. vo tentar seguir as instruções valeu

  17. comecei o 5×5, dieta e dics como sono e alimentos e suplemtnos e minha test aumentou..muito

  18. masturbação substitui o item 6?

  19. Mas é a testosterona para mulheres, como fica? Sinto falta de artigos sobre o assunto (talvez por estigma, não sei bem).Seria uma boa ver dicas que não envolvessem injetar o hormônio em si ou anabolizantes, afinal, uma coisa é querer der musculos outra é querer virar um homem.

  20. Kkkkkk karaka um artigo de como aumentar a testosterona naturalmente com uma foto de jhonie jackson na apresentação do artigo um cara que vive a vida 1000% hormonizado com anabolicos sintéticos … Equivocada essa foto nesse artigo,, pois nunca alguém chegará a o nível dele naturalmente. Fica a Dica

  21. tribulus terrestris e bom q aumenta a testosterona mais tbm da espinha pra kr*

  22. Numero 6… vale consigo mesmo???

  23. Pra número 6 vou me divorciar ! Quando tava solteiro eu fazia mais sexo que agora que estou casado kkkkk

  24. Shake… Nº 6 como pré treino e academia…dia sim dia não. Ajuda no seu treino e mantém o casamento rsssss

  25. Gostaria de comprar no mercado negro,porque ja fui na farmácia duas vezes e não consegui comprar sem receita,estou perdendo muita massa,estou me sentindo fraco,sinto que meus hormônios estão baixos,alguem poderia me indicar alguem de confiança que pudesse me vender e aplicar,grato.

  26. aí GALERA,estou c/66 de idade,tinha muitos ploblemas.de saúde,isto p/ter parado no tempo,e achar q/malhar era coisa boba,voltei agora e estou superando as dificuldades,do peso da idade,mais sinto q/estou evoluindo,e me recuperando bem,é claro q/uso,os suplementos q/me ajundão muito.ok,ENTÃO,MEU LEMA AGORA É:malhar e malhar,p/isto montei minha academia,particular,e o coro ta comendo souto,valeu,então é isso aí,malhem malhem e malhem,fuuuuiiiiiii.

  27. E obrigado pelas dicas e disso q/nóis precisamos.e vamos q/vamos.valeu.

  28. tenho 81 anos e digo q o melhor remédio pra testosterona SUBIR é pepeka novinha (entre 18 e 22 aninhos), são as melhores. não precisa de viagra nem nada. é só olhar q o danado sobe! dou até canseira nas novinhas! essa história de baixa libido é papo de quem tem mulher velha ou gorda.
    peguem pepekas novinhas na faixa dos 20 aninhos q o bagulho fica muito doido!

  29. FAZER SEXO NEM PEGO NINGUEM COMO VOU FAZER SEXO CARA TO FUDIDO

  30. De acordo com a 6 eu vou ter que desistir da musculação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons