Home / Artigos / 5 Sinais de que você precisa procurar uma nova academia

5 Sinais de que você precisa procurar uma nova academia

Ter uma academia é um negócio (muito lucrativo por sinal), porém os seus objetivos lá dentro nem sempre estão de acordo com o dono e instrutores, que muitas vezes podem colocar os seus objetivos e até sua saúde em risco em troca de lucro ou simples corte de gastos. Fique ligado e veja 5 sinais de que talvez seja melhor você procurar outra academia.

Clique aqui

Sinal 1 – Instrutores fora de forma

Ok, instrutores não precisam ter o melhor corpo da academia, contudo devem ao menos fazer jus a sua profissão mostrando que se importam com o próprio físico. Instrutores que sequer parecem que levantaram um peso na vida, são um forte sinal de que empurraram a faculdade com a barriga e agora estão ali porque precisam de dinheiro, apenas isso. Geralmente são os mesmos que passam a maior parte do tempo no Facebook ou dando atenção exclusiva para as mulheres da academia.

Dependendo do seu nível de experiência, você pode não precisar da ajuda do instrutor, contudo ter alguém (o instrutor) com os mesmos objetivos que os seus, que luta da mesma forma que você para ter um corpo melhor, sempre poderá ser útil, até mesmo para engrandecimento de ambos.

Sinal 2 – Falta de manutenção dos equipamentos

Os equipamentos da academia, assim como qualquer outro, precisam de manutenção preventiva, principalmente os que usam polias e cabos, que tendem a desfiar com o tempo e arrebentar sem aviso prévio. Já imaginou perder alguns dentes ou ficar com uma sequela permanente, porque o dono prefere economizar alguns reais ?aparelho de academia com cabo arrebentando

Curta o Hipertrofia no Facebook também!

(Texto continua logo abaixo)

Fique ligado às condições dos equipamentos e se o dono é proativo nestas questões.

Sinal 3 – Academia sem infraestrutura

Academia com halteres que não ultrapassam 30kg, com pouca barras, anilhas e escolhas de equipamentos, poderão limitar os seus ganhos. Primeiro por não oferecer “espaço” para você evoluir e segundo, por dificultar o seu treino em momentos de pico (academia cheia).

A mensalidade pode ser mais barata, mas não vale para nada se você não vai crescer.

Sinal 4 – Instrutores sem experiência

Muitos donos de academia tendem a colocar apenas um (ou nenhum) instrutor formado e o resto composto por estagiários que estão mais perdidos que os iniciantes que acabaram de pagar a primeira mensalidade. Neste caso, como alguém sem experiência vai ajudar outra no mesmo nível ?

E assim como no “Sinal 1”, você pode não precisar do instrutor, contudo instrutores experientes podem antecipar erros e acidentes, por estarem supervisionando alunos a muito tempo e isto pode vir a ser útil, independente da sua experiência.

Sinal 5 – Academia mal organizada

Academia com pesos que estão sempre jogados no chão, com estofados rasgados e muita poeira, nem sempre são sinais de uma academia genuinamente hardcore, na verdade pode ser o oposto. Estes pequenos detalhes mostram muito da personalidade do dono, que além de não se importar com as más condições, provavelmente não deve ligar para nenhum dos sinais descritos acima.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 2 Média: 5]


MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

73 comentários

  1. Danilo Augusto

    Infelizmente isso enquadra a grande maioria das academias brasileiras.

  2. Pois é, em minha academia as bikes vivem desreguladas e sem funcionar direito. Sempre reclamo, as vezes demora pra arrumarem.

    • Pior é quando vc reclama e eles acham ruim e te tratam mal

      • E quando o cabo ta desfiando e pedimos pra trocarem e não trocam… Esperam arrebentar. Dependendo do exercício que estiver fazendo, se o cabo arrebentar pode causar danos sérios! um exemplo é o treino de abdomem com joelhos no chão, se arrebenta a gente bate a cabeça com muita força na chão, creio que pode causar até morte.

    • (frango detected)BIKES???o senhor é um frango daqueles que chegam na acdemia e vai dareto para as BIKES fica meia hora e depois começa a treinar.

      • Ahhhhhhhhh dunha vai toma no cu, sua falta de experiência e abrangência no assunto academia te faz não um frango, mas pior que isso, um otário. Cada um tem seu objetivo e as BIKES, que você considera coisa de frango, tem várias funcionalidades, entre elas aquecimento, que julgo que você nem deve saber pra que serve perante tamanha ignorancia a escrever esse comentário, boçal!

        • Curti sua resposta! Tem gente q entra aqui soh pra avacalhar.

        • Boa Rubs. Têm cara que não têm noção mesmo. Só pq ele não quer utilizar, não significa que ninguém possa. E qual o problema de aumentar o arraste calórico do pós treino. Tudo depende do seu objetivo. Não pq faz bike que é frango.

        • Futuro lesionado detected!

        • bom cara não achei sua resposta 100% errada mas a parte de fazer aquecimento em bike enfim aerobico pra aquecer musculatura em dia de treino de hipertrofia muscular pra min é coisa de bocal mesmo u.u

      • Dunha! Perna fina detected kkkkkkkkk

        • Pedalar na Bike não é coisa de frango, mas sim coisa de puta e viado.

          • pedalar na bike nao é coisa de frango, mas sim de puta e viado KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, RACHEI O BICO

          • por isso que puta e viado tem mais perna que os macho cone de academia.
            ainda bem que não sou um macho cone.
            ainda bem que mesmo malhando eu não sou ignorante

  3. Com certeza a maioria dos leitores teriam que trocar de academia kkkk. O problema é que no interior, por exemplo, ocorre a falta de opção, dai o jeito é continuar na mesma academia… Mas reclamações com o dono na academia é o que não faltam.

  4. ainda bem que não tenho esse problema, sou formado em educação física, fiz cursos de especialização em musculação e treinamento avançado, sou professor da melhor academia do Brasil a Cia Athletica, lá tem halteres até 50kg, muitas anilhas,os melhores equipamentos tudo novinho, tudo no lugar organizado, e eu amo treinar, tinha 74kg agora estou com 95kg, buscando cada vez mais atingir meus objetivos na musculação, os alunos confiam em mim, porque eles veem em mim no meu corpo a minha dedicação.

  5. Instrutores que não treinam pernas, aí é difícil viu.

  6. é complicado, em 2 academias da região que frequentei, o haltere mais pesado era o de 20 kg, e pra você montar um pra poder treinar é uma dificuldade, faltam presilhas, etc, ma organização, algumas esteiras quebradas, se eu for buscar uma academia de qualidade vai ser muito longe da minha casa e fica complicado, por enquanto vou treinando no basicão mesmo.

    • O que complica é a distância de casa mesmo. Se deslocar por esse transito do Brasil já ocupa tempo e não dá pra usar o percurso até a academia como aquecimento. Pra quem tem pouco tempo fico complicado demais.

  7. Primeiro, sempre se deve fazer musculação com a orientação do professor, não se deve malhar sozinho nunca, até porque saber fazer o exercício é uma coisa, mas saber se este mesmo é o ideal para você já é outra coisa. O professor não estar em uma boa forma física não quer dizer falta de conhecimento, se for para para analisar os melhores professores em universidades, normalmente não são os exemplos de boa forma, mas porque ? Simplesmente porque se dedicam ao trabalho e ao estudo e consequentemente falta tempo para cuidar do próprio corpo, infelizmente como acontece em muitas profissões para quem quer ser alguém um dia, mas não é geral então não podemos simplesmente desmerecer o profissional pelo seu corpo.

    • Você gostaria de aprender a pilotar um avião com alguém que só sabe a teoria, mas não sabe pilotar direito na prática porque não tem tempo ?
      .
      Sua desculpa é inválida! Profissional de saúde, sem saúde, não tem credibilidade nenhuma. Não cuidar do corpo por falta de tempo é a desculpa mais velha da musculação. Lembrando que o corpo do cara não precisa ser do Arnold, como o próprio texto destacou muito bem.

      • Não exatamente… Seria bom ter um instrutor com um corpo bacana pra eu me inspirar,porém cada um tem um estilo de vida e ele não é obrigado a ter um estilo de vida saudável só pq formou em Educação Física.Uma coisa é você dominar o assunto, outra coisa é adotar o que aprendeu e o que ensina para os alunos. A ideia seria: “Faça o que eu digo, não o que eu faço”. Isso se aplica a todas as áreas! Educação, saúde, humanas, exatas… Cada um sabe o que é melhor para sí. As vezes o instrutor está apenas passando umas águas na academia, as vezes tem outras ambições… O que levou o cara a seguir essa carreira é desconhecido…

        • Ótimo Tamires!

          Isso se chama profissionalismo, o corpo nao precisa falar mais que minha postura dentro do meu lugar de trabalho, se é bem feito e elogiado, nao quer dizer que por desenvolvimento de massa muscular eu saiba menos ou posso instruir de maneira menor que o babaca bombado que se formou de qualquer jeito. Base teorica e postura profissional sobresaem maior que qualquer shape com a camiseta de “professor”.

      • Concordo com o Fernando, tem coisas que só vc sabe quando pega a “manha” do aparelho, qual pega mais, qual dói o ombro. Se ele não se importa com o corpo dele estar forte, com o meu que ele nao vai se importar mesmo. Eu NUNCA contrataria um personal que nao tivesse no mínimo o corpo atlético. Quando meu antigo professor falava das coisas que ele queria fazer (que nao tinham a ver com educação fisica) quase troquei de horario pra trocar de professor. Por sorte ele conseguiu o outro emprego que queria e minha ficha foi pra outro.

  8. hmmm acho que vou mudar! SAUIHSIUAHUSIA os 5 sinais se encontram na minha! *-*

  9. Minha acadêmia custa 110 e se enquadra em varias coisas ai.

  10. Sou do interior, não tenho tantas opções, minha cidade só tem duas academias. Mas estou satisfeito com a que frequento mesmo com o problema dos instrutores pois sempre leio os artigos do hipertrofia.org que passa dicas que os instrutores desconhecem.

  11. Com certeza excelente texto, parabéns mais uma vez hipertrofia.org !!! academia onde, treino ou malho, responde positivamente a esses tópicos, o próprio dono é responsável pela manutenção do santuário, sempre nos questiona em relação a qualidade dos equipamentos, tem haque de agachamento e um banco novinho 30, 45, 90º, eu sei que ele custa uns 1500,00 mas muita gente não sabe, mas com relação ao instrutor deixa a desejar infelizmente, o dono sabe disso porem é complicado na região onde moro por não ter muitos profissionais. Lá o dono é viciado em musculação mas não é formado em ed. física, e a mensalidade é bem barata 60,00 pila, então, lá sem desculpa pra não crescer, adoro montar meus halteres de 60 kg lá estou muito feliz com ela e quando penso em mudar não sei pra onde ir.

  12. O que mais vejo pôr aqui,são professores que de longe aparentam sequer que treinam. Vc daria credibilidade a um dentista que tivesse os dentes podres?????????????

    • eu não! :)

    • Certa vez fui a uma nutricionista para começar uma dieta de emagrecimento, ela me orientou super bem, tinha muita teoria, mas era GORDA, resultado: procurei outro profissional, acho que fui preconceituosa mesmo, mas na verdade a imagem do profissional conta muito.

  13. Povo fresco…

  14. Concordo apenas com o sinal 2 e 3, conhecimento vale ouro, nunca precisei que instrutor montasse meu treino, há claro quem precise, mas você ir atrás, correr, buscar e testar aquilo que você realmente precisa, vai ser muitas vezes mais gratificante te efetivo

  15. ja na minha academia eu reclamo para trocar os aparelho que nao funcionam e colocarem outros e eles ficam furiosos…

  16. Se eu fosse mudar de academia por causa disso eu não malharia nem 1 mês em cada que eu passasse HUEHUEHE

  17. Sou instrutor , estou no segundo período da faculdade porem… antes de instrutor sou maromba ai o conhecimento é outro já tendo experiencias de anos lendo sobre musculação e etc.

  18. A minha é assim.

    (BOA FORMA limeira-sp
    atrás do enxuto.)

  19. Tb nao tenho opções melhores perto de casa. Para ir em uma academia realmente boa vou levar cerca de 40 minutos, preciosos. Mas pelo menos os halteres vao ate 34kilos hehehehe e consigo fazer agachamento com 150kilos e ainda sobra 2 anilhas de 15. Sem atrapalhar o supino. Mas nao tem instrutores, apenas staff pois e da prefeitura e o preco seria impossivel ter profissionais. Meu instrutor e esse blog fantástico.

  20. eu malho em uma academia chamada club podium aki em Fortaleza
    essa academia é referencia em musculação aki. o dono dela é um cara super preocupado com toda estrutura da academia desde os treinadores até o vestiário. isso é que faz um proprietário de academia ganhar mais dinheiro e não o contrario, por que logo-logo os alunos debandam.

  21. Ser formado em educação fisica não quer dizer nada,na faculdade não ensinam musculação,o conhecimento vc busca por fora e na pratica.então sem essa de “eu sou formado em ed fisica”.conheço centenas q é formado e só fala merda ,na minha academia msm tem um monte,vc ta fazendo um agachamento livre até o chão, e là vem o instrutor zé ruela falando q ta errado passar dos 90*.minha vontade é de jogar a barra com peso e td na cabeça daquele merda.

  22. O instrutor da minha academia tá mais preocupado em vender salgadinhos e açaí pros franguinhos que vão pra academia lanchar ¬¬

  23. a academia que malho infelizmente apresenta os 5 sintomas
    só não troco pq paguei o ano inteiro ate fevereiro e a grana ta curta por causa da facul…
    pra se ter uma noção não tem suporte pra agachamento…

  24. É necessário mudar de academia quando há condições impróprias, senão os donos dela se acomodarão e nunca farão algo para melhorar, é preciso simplesmente ignorar este tipo de academia e procurar outra melhor, bom você decide, quer ficar grande e formoso? pra isso precisa de aparelhos específicos para conseguir a tão sonhada proporcionalidade.

  25. o mundo é assim, ganha quem oferece o melhor serviço.

  26. E não venham me falar que é frescura, pois não conheço grandes fisiculturistas que frequentam academias medíocres.

  27. Onde eu vou arrebentou o cabo de um dos aparelhos e eles colocaram uma corda verde amarrada com arame no lugar :p pior que é a unica academia da cidade..

  28. Eu ja cansei de ver garotos que mal entram na academia fazendo um monte de exercícios errados na frente desses “instrutores” e eles nem dão bola apenas pq tem uma mulher gostosa q ele ta conversando e as vezes só encarando. Ja cheguei até mesmo a ter discussões sérias com esses tais instrutores e o engraçado que não podiam fazer nada pois além de estarem errados são menores que eu.

    • O mais engraçado que quando você, resolve ajudar iniciante a executar corretamente o exercício, o bacana ainda tem a capacidade de chegar até vocÊ e dizer “viu, o intrutor aqui sou eu então eu explico o certo e o errado, ok!”, depois disso eu apontei 3 pessoas que estavam executando tudo errado e ele nem se dignou, depois fui ver o por que, o Instrutor nao sabe “instruir”….

  29. Porra… Não tem halteres com mais de 30Kg…

  30. O problema é encontrar uma academia que ofereça tudo isso com um preço acessível.

  31. Faltou outra coisa ali…. academia sem gaoila de agachamento o power hack…. corta fora. ;)

  32. Por incrível que pareça todas as descrições acima faz parte da academia que eu malho …mas tudo isso acontecia sabe por que? só existia ela na minha cidade…para minha alegria e de muitos abriu mais duas academias no mesmo período. Então o dono da unica começou a investir…colocou pisos emborrachados,mais alteres,só que para a tristeza do dono nada disso adiantou ta todo mundo saindo .só por causa do desaforo dele.Ele se formando em educador fisico e a esposa em nutriçao,so que infelizmente nenhum dos dois usou seus conhecimentos para ajudar os alunos.

  33. A minha está nesse nível!!! Instrutor fora de forma, aparelhos com mais de 10 anos, manutenção só quando o aparelho quebra e para finalizar a parte livre nem borracha tem no chão!!!

  34. Podemos perceber pelos comentários que um bom investimento seria abrir academias com infra estrutura legal em cidades pequenas.

  35. Tenho duas opções na minha região: as ruins e baratas, ou as ruins e caras! Tá brabo. Os caras (proprietários, que são os responsáveis finais por tudo) são é relaxados mesmo, independente do preço que cobram. Querem é ficar de papinho com as gurias exibindo seus bíceps frnagolíticos. Mas será que o custo de abrir e manter uma academia bem cuidada, competindo em preço com a “concorrência chinelona” já estabelecida seria viável? Capricho faria a diferença, com certeza. Ó as ideia!

  36. A última academia que treinei john’s army gym é um primor de organização, manutenção dos aparelhos, quantidade de material e qualidade dos mesmos, nunca trocaria lá por nenhum a não ser pela falta de grana, o que infelizmente aconteceu, agora estou em uma por causa de $ que meu deus, simplesmente uma vergonha você não sabe se está pegando peso de 20 ou 22kg por que são numerados de 1 a 10 os cabos estão esfacelando e prejudicam o movimento, e sem contar que o chão é o lugar para os peses pedestais ficam vazios no final do dia. Mas o que fazer melhor que nada, o instrutor então fica mais preocupado com a presilha na barra do que verificar a qualidade do movimento. Mas é isso, melhor que nada, o negócio sou eu me preocupar com a qualidade e não que se preocupem por mim.

  37. Quando começei o instrutor perguntou se eu queria malhar perna… e a academia tem uma estrutura maneira. Perguntei sobre o levantamento terra ele falou que o exercício nõ tinha nada a ver com as costas . e me passou um série louca. com quase todos os exercícios compostos em máquinas e poucos exercícios com peso livre. graças a deus eu ja tinha malhado quase 3 anos , parei por causa dos estudos e voltei agora.

  38. Rodrigo Machado

    Descreveu a academia onde frequento.

  39. Eu treino em casa tranquilo! não preciso me deslocar faço a qualquer hora do dia, ouço as musicas que eu quero, ninguém fica me olhando treinar posso treina de cueca! kkkkk!

    O melhor mesmo é ter os equipamentos em casa eu tenho bastante anilhas e 2 halteres e duas barras e um banco foi o melhor investimento que eu fiz e saiu barato para quem mora em São Paulo tem uma loja na Anchieta que vende essas coisas bem mais em conta que nas lojas famosas especializadas!

    E se a desculpa for dinheiro com 4 meses de mensalidade você já compra bastante equipamento e já pode começar a treinar em paz!

  40. E mais uma coisa além de ser melhor ter os equipamentos em casa, também podemos fazer dos parques uma academia e digo uma coisa! Não tem nada melhor que um parque para fazer exercícios é 100 vezes melhor que ficar atrofiado numa academia! Vou ao parque para correr e nos dias de exercícios de Costas faço barra no parque! se você começa a treinar no parque nunca mais quer usar academia novamente é muito divertido!

  41. aff, a minha é assim, só nao saio pq adoro meu instrutor, ja to acostumado com ele, ir para outra sem ele jamais.

  42. Discordo totalmente do item um.
    Sou professor de academia e não tenho nenhum objetivo de ficar grande, pelo contrário, é uma missão praticamente impossível para quem faz meia maratona :)

  43. Vamos pra California ! Lá sim as academias são de verdade !

  44. Concordo plenamente com o item 1! Sou professor de musculação e pra ajudar os alunos tem q ter sim experiência própria no assunto. Saber realmente o q os alunos buscam, o q sentem. Além disso, ser grande ou ter um corpo legal é uma ótima propaganda do seu trabalho.

  45. Biceps e Glúteos não é Cérebro. O instrutor precisa ter conhecimento, se ele consegui aliar a Teoria com a Prática, excelente! Até mesmo porque grande parte dos frequentadores de academias estão buscando saúde,e não apenas, estética. Existem estagiários extremamente comcompetentees e proativos. Vamos acabar com esses “Estereótipos ” que ainda cercam a Educação Física.

  46. No meu caso:
    1) A academia só era limpa 1x por mês.
    2) Tinha baratas pra todo lado.
    3) Banheiro cheirava a caatinga de chulé.
    4) Tocava o mesmo pendrive todos os dias durante 1 ano em que estive lá.

  47. Pior que a minha academia ta bem assim acho melhor mudar mesmo se enquadro em quase todos os itens fico indignado com uma situação dessas!

  48. Minha academia tem todoa os itens. E a unica da cidade.o q eu faço?

  49. Fausto Saglauskas Dias

    Esqueceram de citar trilha sonora alta e mediocre para fazer a gente perder o foco e o instrutor que fica o dia inteiro no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.

Simple Share Buttons