Home / Suplementação / Guia de melhor horário para ingestão de suplementos

Guia de melhor horário para ingestão de suplementos

Clique aqui

O horário de ingestão de suplementos é uma questão que confunde muitas pessoas, tanto iniciantes como avançados, principalmente pelo medo de estar desperdiçando o produto tomando-o incorretamente. Pensando nisto, veja o horário “ideal” para ingerir os suplementos mais famosos do mercado.

Whey Protein (Concentrado ou Isolado)

Ao pensar em Whey Protein, muitas pessoas automaticamente imaginam  o shake pós-treino já que a absorção dele é rápida e poderia ser melhor aproveitado neste horário. Contudo, o whey é uma fonte de proteína como qualquer outra, e você não é obrigado a tomar somente no pós-treino. Inclusive, o próprio shake pós-treino está longe de ser algo obrigatório, sendo apenas mais uma forma de se alimentar neste momento.

tomar suplemento

O saldo total (o que você ingeriu durante o dia todo), vai ser muito mais importante do que apenas o que ingeriu no pós-treino. Portanto o whey pode ser usado em qualquer momento que uma refeição contendo proteína seria bem vinda. Use o suplemento no próprio pós-treino se preferir, mas não limite o seu uso apenas e obrigatoriamente neste horário.

Clique aqui

Creatina

A creatina não é um suplemento que gera efeitos imediatos, mas sim acumulativos (quantos dias você já tomou e saturou o corpo). Com isto em mente, não vai fazer diferença o horário da ingestão. Você pode ingerir tanto antes do treino, depois (junto com o shake pós-treino) ou em qualquer outro horário do dia.

BCAAs

De forma direta e sem rodeios, os bcaas, por terem como objetivo o aumento da síntese proteica, diminuição do catabolismo e auxílio na recuperação muscular, são bem vindo antes, durante ou depois do treino.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido não essencial gerado pelo próprio corpo que auxilia na recuperação muscular e sistema imunológico. Após um treino pesado ou momentos de estresse físico, os níveis de glutamina tendem a cair afetando a imunidade, por isso o momento mais indicado para se tomar a glutamina é logo após o treino. Ela pode ser tomada sozinha ou misturada ao shake pós-treino.

Pré-treinos/Estimulantes

Pré-treinos, como o próprio nome já diz, foram feitos para serem consumidos antes do treino e assim gerar o aumento de performance. Contudo, o ideal seria tomá-lo pelo menos 1 hora depois da refeição pré-treino para que a absorção do mesmo não seja afetada por outros nutrientes sendo digeridos e no mínimo 30 minutos antes do treino.

Hipercalóricos

Os famosos hipercalóricos foram criados para auxiliar na dieta e preencher a quantia de calorias necessárias que você precisa consumir durante o dia. Portanto, não existe um horário definido para ingeri-los. Tome-o no horário mais conveniente e que de quebra não seria possível realizar uma refeição sólida.

Multivitamínicos

Esta classe de suplementos não traz resultados imediatos, assim como a creatina, o mesmo só trará efeitos positivos após uso continuo. É possível usar o multivitamínico a qualquer horário do dia, principalmente junto com as refeições. Nutrientes como a gordura, podem até auxiliar na absorção de certas vitaminas e minerais.

Conclusão

Muitos poderão achar que o artigo foi vago ao definir quais são os horários mais indicados para ingerir suplementos, contudo não podemos esquecer que suplementos são apenas alimentos em pó e que da mesma forma que a comida, eles não possuem um horário tão crítico para serem ingeridos (não como as pessoas imaginam). Suplementos foram criados para facilitar a sua vida e não complicá-la ainda mais. Em vez de quebrar a cabeça buscando a melhor suplementação, use este tempo na própria dieta que é comumente esquecida em prol da utilização dos suplementos.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

32 comentários

  1. Lucas Guerreiro

    Resumindo: pode tomar tudo em qualquer horário kkkkkkkkk

  2. Também vale lembrar que uma ótima opção para a caseína é ingerí-la antes de dormir, uma vez que diferente do whey protein, ela apresenta uma absorção lenta, sendo muito útil no pré-sono pois durante esse período ficamos por horas sem nos alimentarmos.

  3. Pessoal, recomendo tomar creatina todos os dias, mesmo quando não for malhar, pois como dito acima, ela começa a dar resultado depois de um certo tempo de uso. Preferencialmente tomá-la junto com uma refeição pois o corpo absorve 60% a mais quando usada junto de um carboidrato. Em dia de treino tomar 5g antes e 5g depois junto com o shake de proteina e dextrose.

  4. Creatina é mais vantajoso fazer a primeira de saturação? Sempre usei uma colher de chá por 2 meses seguidos e parei.

    • Já foi comprovado também que Creatina não precisa de Saturação. Tomo direto a meses, falta leitura pessoal, não é ler o primeiro post e seguir a risca o que diz no primeiro artigo que lerem!

      • Concordo, falta leitura… creatina é um subproduto oriundo da metabolização da maioria dos alimentos de origem animal, presente em pequena quantidade nas proteínas; pequena quantidade porque seu excesso causa retenção hídrica, ou hipervolemia, que é a causa da hipertensão arterial; causa ainda uma sobrecarga renal importante, que a longo prazo trará lesões irreversíveis aos rins, é comum indivíduos jovens se enganarem com essa aparência “inchada” provocada pela retenção de liquido causada pela cretina. Existem suplementos que são comprovadamente eficazes e que não trazem consigo nenhuma contra indicação: Whey, caseína, malto, dextro, glutamina… pra que se aventurar com essas porcarias importadas que nem tem comprovação de eficácia ou de serem seguras???

        • De onde vc tirou a informação de que a creatina usada continuamente traz serias lesoes aos rins? Isso nunca foi comprovado! duvido achar fontes que comprovem isso.

  5. Tento priorizar uma dieta sólida durante o dia (com mais proteína), suplementando só no pós treino, pois malho a noite e uma refeição no pós talvez seria inviável pelo horário. Meu único suplemento sempre foi Malto + Whey. Os resultados são satisfatórios.

  6. Tipo vou começar na academia mas vou poder fazer apenas
    3 vezes por semana. Eu queria saber que suplemento posso tomar ou posso tomar creatina malhando 3 vezes por semana????

  7. Qual a diferença entre tomar (pós treino) Whey Protein ou amino líquido 38000?

  8. Assim qual creatina vc recomenda,tipo sei que vai do organismo mas qual na sua
    Opiniao e melhor?

  9. Assim qual creatina vc recomend?? Na sua opiniao integral ou universal??

  10. Boa tarde, sou membro do site e gostaria de uma ajuda, pois estou suplementando a um mes, e gostaria de algumas dicas do pessoal mais experiente.
    Minha suplementação/treino está:
    6:00h 840mg de cafeína + shake de albumina
    Então faço um treino de aeróbica ( 1 hora)
    18:00h 4 caps de BCAA
    Então faço só musculação
    Logo após o shake de whey+creatina+2 caps BCAA
    E antes de dormir, shake de albumina+creatina.

    E gostaria de acrescentar a tribulus terrestris para o aumento da libído..

    PESSOAL É URGENTE, EU PRECISO SABER SE ALGUMA COISA ESTÁ ATRAPALHANDO A OUTRA OU SE EXISTE ALGUMA CONFIGURAÇÃO MELHOR BASEADA NESSES SUPLEMENTOS QUE TENHO…

    Desde já agradeço galera…

    • Eu mudaria o seguinte: “Logo após o shake de whey + creatina + 4 cápsulas de BCAA e não somente 2(isso que na verdade conforme outros artigos aqui no site essa quantidade ainda é pequena, mas o assunto é de outra tópico). Antes de dormir não precisa tomar creatina! O corpo só absorve 5gr de uso contínuo, mais que isso é eliminado, ou seja, esta jogando dinheiro fora. 5 gr equivale a uma colher de chá cheia, lembrando que o corpo vai absorver essa quantidade com o uso continuo e não já na primeira vez de uso. Tribulus Terrestris eu não opino pois não tenho muito conhecimento sobre esta planta. Fora isso lembre…musculação é 70% alimentação, 20% treino e 10% descanso…grosseiramente falando!

  11. qual creatina e melhor pra tomar ?? por favor respondam logo

    • As duas melhores do mercado atualmente são : da Universal, e da Optimum Nutrition.. Falo por experiência própria, obrigado e bons treinos.

  12. Deve-se ressaltar também as “janelas anabólicas” oferecidas pelo nosso corpo, onde no período da manhã (em jejum), e depois do treino, nossos músculos estão mais necessitados e logo absorvem melhor os nutrientes. Com isso, podemos concluir que suplementos podem ser tomados em qualquer horário do dia, porém se usados nesses horários específicos, podemos obter melhores resultados. Corrijam-me se estiver errado, obrigado..

  13. Costumo treinar as 6:00 hrs. Para isso levanto as 5:00hrs para tomar café. Posso fazer uso de um pré treino, ou de um termogênico treinando nesse horário ? Se faço o treino a noite evito tomar pré treino ou termogênico, pois atrapalha e muito o sono.

  14. Existe algum problema no shake pós-treino conter Malto , Whey , Cretina , Bcaa e Glutamina ?

    Algum pode atrapalhar a absorção do outro ??

    • Eu tomo BCAA antes treino, BCAA 30m apos comeco, pos-treino, dextrose,creatina,whey.
      O que voce toma complementa-se, nao tem problema nenhum

  15. boa noite !!!! vou começar a tomar a creatina !! e gostaria de saber quando eu parar de tomar vou perder tudo que eu ganhei??

    • Não João Paulo! Não perde! A Creatina dá retenção, dá-se a aparência de inchado(e nem é tanto assim também), mas perder não!

      • Um pouco errada essa observação. Creatina dá retenção intra muscular e não extra celular, como tal não dá esse efeito de inchaço da retenção hídrica. Mais concretamente ela retém sim, mas dentro do músculo.

  16. Pode tomar um certo suplemento antes e um outro depois do treino?

  17. certamente,consuma 250mg de cafeina ao acordar e antes do treino.
    500ml de chá verde ao dia que é um bom diurético natural;consumir de 30 a 60g após o treino,um comprimido de zma antes de dormir e, ao decorrer do tempo ele aumenta a síntese de massa muscular; vitamina c que previne a perda de massa muscular; se quer se suplementar com creatina, consuma 20g nos primeiros 5 dias, dividindo 4 doses ao dia,depois dos 5 dias passados, consuma 10g (pré e pós treino).
    fazendo isso com a creatina a cada 2 meses e tirando a creatina da sua suplementaçao por 1 mês para recomeçar o ciclo.
    e um dos ” suplementos ” em si, citados por todos, consuma alimentos com ômega 3 ow compre o óleo de ômega 3 (recomendado mais em lojas de produtos naturais e nao em farmacias).
    mas lembrando a todos, nao precisa comprar suplementos caros, que tem uma boa aparencia na embalagem, comprem o recomendado e o qual está de acordo com seu bolso !

  18. Vocês não acham melhor comprar creatina em uma farmácia?!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.