Home / Suplementação / Guia de melhor horário para ingestão de suplementos

Guia de melhor horário para ingestão de suplementos

Clique aqui

O horário de ingestão de suplementos é uma questão que confunde muitas pessoas, tanto iniciantes como avançados, principalmente pelo medo de estar desperdiçando o produto tomando-o incorretamente. Pensando nisto, veja o horário “ideal” para ingerir os suplementos mais famosos do mercado.

Whey Protein (Concentrado ou Isolado)

Ao pensar em Whey Protein, muitas pessoas automaticamente imaginam  o shake pós-treino já que a absorção dele é rápida e poderia ser melhor aproveitado neste horário. Contudo, o whey é uma fonte de proteína como qualquer outra, e você não é obrigado a tomar somente no pós-treino. Inclusive, o próprio shake pós-treino está longe de ser algo obrigatório, sendo apenas mais uma forma de se alimentar neste momento.

tomar suplemento

O saldo total (o que você ingeriu durante o dia todo), vai ser muito mais importante do que apenas o que ingeriu no pós-treino. Portanto o whey pode ser usado em qualquer momento que uma refeição contendo proteína seria bem vinda. Use o suplemento no próprio pós-treino se preferir, mas não limite o seu uso apenas e obrigatoriamente neste horário.

Clique aqui

Creatina

A creatina não é um suplemento que gera efeitos imediatos, mas sim acumulativos (quantos dias você já tomou e saturou o corpo). Com isto em mente, não vai fazer diferença o horário da ingestão. Você pode ingerir tanto antes do treino, depois (junto com o shake pós-treino) ou em qualquer outro horário do dia.

BCAAs

De forma direta e sem rodeios, os bcaas, por terem como objetivo o aumento da síntese proteica, diminuição do catabolismo e auxílio na recuperação muscular, são bem vindo antes, durante ou depois do treino.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido não essencial gerado pelo próprio corpo que auxilia na recuperação muscular e sistema imunológico. Após um treino pesado ou momentos de estresse físico, os níveis de glutamina tendem a cair afetando a imunidade, por isso o momento mais indicado para se tomar a glutamina é logo após o treino. Ela pode ser tomada sozinha ou misturada ao shake pós-treino.

Pré-treinos/Estimulantes

Pré-treinos, como o próprio nome já diz, foram feitos para serem consumidos antes do treino e assim gerar o aumento de performance. Contudo, o ideal seria tomá-lo pelo menos 1 hora depois da refeição pré-treino para que a absorção do mesmo não seja afetada por outros nutrientes sendo digeridos e no mínimo 30 minutos antes do treino.

Hipercalóricos

Os famosos hipercalóricos foram criados para auxiliar na dieta e preencher a quantia de calorias necessárias que você precisa consumir durante o dia. Portanto, não existe um horário definido para ingeri-los. Tome-o no horário mais conveniente e que de quebra não seria possível realizar uma refeição sólida.

Multivitamínicos

Esta classe de suplementos não traz resultados imediatos, assim como a creatina, o mesmo só trará efeitos positivos após uso continuo. É possível usar o multivitamínico a qualquer horário do dia, principalmente junto com as refeições. Nutrientes como a gordura, podem até auxiliar na absorção de certas vitaminas e minerais.

Conclusão

Muitos poderão achar que o artigo foi vago ao definir quais são os horários mais indicados para ingerir suplementos, contudo não podemos esquecer que suplementos são apenas alimentos em pó e que da mesma forma que a comida, eles não possuem um horário tão crítico para serem ingeridos (não como as pessoas imaginam). Suplementos foram criados para facilitar a sua vida e não complicá-la ainda mais. Em vez de quebrar a cabeça buscando a melhor suplementação, use este tempo na própria dieta que é comumente esquecida em prol da utilização dos suplementos.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.
Clique aqui para saber mais

32 comentários

  1. Lucas Guerreiro

    Resumindo: pode tomar tudo em qualquer horário kkkkkkkkk

  2. Também vale lembrar que uma ótima opção para a caseína é ingerí-la antes de dormir, uma vez que diferente do whey protein, ela apresenta uma absorção lenta, sendo muito útil no pré-sono pois durante esse período ficamos por horas sem nos alimentarmos.

  3. Pessoal, recomendo tomar creatina todos os dias, mesmo quando não for malhar, pois como dito acima, ela começa a dar resultado depois de um certo tempo de uso. Preferencialmente tomá-la junto com uma refeição pois o corpo absorve 60% a mais quando usada junto de um carboidrato. Em dia de treino tomar 5g antes e 5g depois junto com o shake de proteina e dextrose.

  4. Creatina é mais vantajoso fazer a primeira de saturação? Sempre usei uma colher de chá por 2 meses seguidos e parei.

    • Já foi comprovado também que Creatina não precisa de Saturação. Tomo direto a meses, falta leitura pessoal, não é ler o primeiro post e seguir a risca o que diz no primeiro artigo que lerem!

      • Concordo, falta leitura… creatina é um subproduto oriundo da metabolização da maioria dos alimentos de origem animal, presente em pequena quantidade nas proteínas; pequena quantidade porque seu excesso causa retenção hídrica, ou hipervolemia, que é a causa da hipertensão arterial; causa ainda uma sobrecarga renal importante, que a longo prazo trará lesões irreversíveis aos rins, é comum indivíduos jovens se enganarem com essa aparência “inchada” provocada pela retenção de liquido causada pela cretina. Existem suplementos que são comprovadamente eficazes e que não trazem consigo nenhuma contra indicação: Whey, caseína, malto, dextro, glutamina… pra que se aventurar com essas porcarias importadas que nem tem comprovação de eficácia ou de serem seguras???

        • De onde vc tirou a informação de que a creatina usada continuamente traz serias lesoes aos rins? Isso nunca foi comprovado! duvido achar fontes que comprovem isso.

  5. Tento priorizar uma dieta sólida durante o dia (com mais proteína), suplementando só no pós treino, pois malho a noite e uma refeição no pós talvez seria inviável pelo horário. Meu único suplemento sempre foi Malto + Whey. Os resultados são satisfatórios.

  6. Tipo vou começar na academia mas vou poder fazer apenas
    3 vezes por semana. Eu queria saber que suplemento posso tomar ou posso tomar creatina malhando 3 vezes por semana????

  7. Qual a diferença entre tomar (pós treino) Whey Protein ou amino líquido 38000?

  8. Assim qual creatina vc recomenda,tipo sei que vai do organismo mas qual na sua
    Opiniao e melhor?

  9. Assim qual creatina vc recomend?? Na sua opiniao integral ou universal??

  10. Boa tarde, sou membro do site e gostaria de uma ajuda, pois estou suplementando a um mes, e gostaria de algumas dicas do pessoal mais experiente.
    Minha suplementação/treino está:
    6:00h 840mg de cafeína + shake de albumina
    Então faço um treino de aeróbica ( 1 hora)
    18:00h 4 caps de BCAA
    Então faço só musculação
    Logo após o shake de whey+creatina+2 caps BCAA
    E antes de dormir, shake de albumina+creatina.

    E gostaria de acrescentar a tribulus terrestris para o aumento da libído..

    PESSOAL É URGENTE, EU PRECISO SABER SE ALGUMA COISA ESTÁ ATRAPALHANDO A OUTRA OU SE EXISTE ALGUMA CONFIGURAÇÃO MELHOR BASEADA NESSES SUPLEMENTOS QUE TENHO…

    Desde já agradeço galera…

    • Eu mudaria o seguinte: “Logo após o shake de whey + creatina + 4 cápsulas de BCAA e não somente 2(isso que na verdade conforme outros artigos aqui no site essa quantidade ainda é pequena, mas o assunto é de outra tópico). Antes de dormir não precisa tomar creatina! O corpo só absorve 5gr de uso contínuo, mais que isso é eliminado, ou seja, esta jogando dinheiro fora. 5 gr equivale a uma colher de chá cheia, lembrando que o corpo vai absorver essa quantidade com o uso continuo e não já na primeira vez de uso. Tribulus Terrestris eu não opino pois não tenho muito conhecimento sobre esta planta. Fora isso lembre…musculação é 70% alimentação, 20% treino e 10% descanso…grosseiramente falando!

  11. qual creatina e melhor pra tomar ?? por favor respondam logo

    • As duas melhores do mercado atualmente são : da Universal, e da Optimum Nutrition.. Falo por experiência própria, obrigado e bons treinos.

  12. Deve-se ressaltar também as “janelas anabólicas” oferecidas pelo nosso corpo, onde no período da manhã (em jejum), e depois do treino, nossos músculos estão mais necessitados e logo absorvem melhor os nutrientes. Com isso, podemos concluir que suplementos podem ser tomados em qualquer horário do dia, porém se usados nesses horários específicos, podemos obter melhores resultados. Corrijam-me se estiver errado, obrigado..

  13. Costumo treinar as 6:00 hrs. Para isso levanto as 5:00hrs para tomar café. Posso fazer uso de um pré treino, ou de um termogênico treinando nesse horário ? Se faço o treino a noite evito tomar pré treino ou termogênico, pois atrapalha e muito o sono.

  14. Existe algum problema no shake pós-treino conter Malto , Whey , Cretina , Bcaa e Glutamina ?

    Algum pode atrapalhar a absorção do outro ??

    • Eu tomo BCAA antes treino, BCAA 30m apos comeco, pos-treino, dextrose,creatina,whey.
      O que voce toma complementa-se, nao tem problema nenhum

  15. boa noite !!!! vou começar a tomar a creatina !! e gostaria de saber quando eu parar de tomar vou perder tudo que eu ganhei??

    • Não João Paulo! Não perde! A Creatina dá retenção, dá-se a aparência de inchado(e nem é tanto assim também), mas perder não!

      • Um pouco errada essa observação. Creatina dá retenção intra muscular e não extra celular, como tal não dá esse efeito de inchaço da retenção hídrica. Mais concretamente ela retém sim, mas dentro do músculo.

  16. Pode tomar um certo suplemento antes e um outro depois do treino?

  17. certamente,consuma 250mg de cafeina ao acordar e antes do treino.
    500ml de chá verde ao dia que é um bom diurético natural;consumir de 30 a 60g após o treino,um comprimido de zma antes de dormir e, ao decorrer do tempo ele aumenta a síntese de massa muscular; vitamina c que previne a perda de massa muscular; se quer se suplementar com creatina, consuma 20g nos primeiros 5 dias, dividindo 4 doses ao dia,depois dos 5 dias passados, consuma 10g (pré e pós treino).
    fazendo isso com a creatina a cada 2 meses e tirando a creatina da sua suplementaçao por 1 mês para recomeçar o ciclo.
    e um dos ” suplementos ” em si, citados por todos, consuma alimentos com ômega 3 ow compre o óleo de ômega 3 (recomendado mais em lojas de produtos naturais e nao em farmacias).
    mas lembrando a todos, nao precisa comprar suplementos caros, que tem uma boa aparencia na embalagem, comprem o recomendado e o qual está de acordo com seu bolso !

  18. Vocês não acham melhor comprar creatina em uma farmácia?!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários serão analisados pela moderação antes de irem ao ar, isto pode demorar algumas horas. Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados. Críticas são bem vindas, desde que feitas com educação.