É possível ganhar massa muscular sem o uso de suplementos ?

Clique aqui!

É possível ganhar massa muscular sem o uso de suplementos ? Todos nós sabemos o quanto os suplementos podem facilitar a nossa vida, contudo nem todos nós, meros mortais, podemos reservar uma parcela da renda para gastar com os famosos alimentos em pó. Levando isto em consideração, é possível amplificar a hipertrofia muscular dispensando o uso de suplementos ? Sim, é possível!

dieta É possível ganhar massa muscular sem o uso de suplementos ?

Ganhar massa muscular sem o uso de suplementos

Na verdade, muitas pessoas gastam rios de dinheiro com suplementação quando na verdade poderiam estar extraindo ganhos inéditos de massa muscular apenas com a dieta. Suplementos complementam a dieta e não o contrário. Apesar dessa informação ser mais velha do que andar para frente, muitas pessoas ainda caem na rede do marketing dos suplementos e acabam investindo mais dinheiro na suplementação do que na própria dieta, que é o que realmente traria resultados.

A dieta sempre será o “motorista” da massa muscular

Pense no treino como um “carro” que para chegar em um destino precisa de um “motorista”, que sempre será a dieta. Apenas o motorista correto (a dieta correta), conseguirá dirigir o carro ao destino desejado. Seja ele ganhar massa muscular ou queimar gordura. Nesta analogia, os suplementos serão apenas “indicações” para você chegar ao destino mais rápido, mas que mesmo sem elas, o motorista correto consegue chegar ao local desejado.

Do contrário, se você estiver usando o motorista errado (estiver fazendo uma dieta errada) ou com o carro quebrado (treino errado), você nunca chegará ao destino, independente de quantas “indicações” (suplementos) receber pelo caminho.

Acredito que não exista uma analogia mais clara para exemplificar como a suplementação não é essencial ao construir massa muscular, porém tendo uma dieta correta (e dinheiro para gastar), você pode fazer muito bom uso dos suplementos, para aumentar a comodidade da sua dieta. Mas que de forma nenhuma, a falta de suplementação, será uma limitação para ganhar massa muscular.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

47 Respostas

  1. Maycon disse:

    Realmente, o custo X beneficio da alimentação é bem superior em relação à suplementação. Já que nem todos nós ficamos com muita grana disponível após pagarmos nossas contas mensais, investi-lá na alimentação ao invés de suplementação vem a ser uma ótima opção.

  2. Nilson disse:

    Pow, que bacana. Já me perguntei isso por diversas vezes, como ultimamente estou meio apertado financeiramente rs, estou suplementando apenas com o básico, whey, bcaa, malto… E investindo mais na dieta mesmo!!! Valeu pelo post!!!

  3. Mateus Almeida disse:

    Qual Tipo de Dieta eu Faço Pra ganhar Massa Muscular?

    • Fernando disse:

      Folgado você ein ?
      Que tal pesquisar mais pelo site ?
      Ou melhor, sabe o que é nutricionista ?

      • Marcos disse:

        Kkkkk cada um que a aparece aqui! Eu hein! O cara simplismente fez um comentario, voce nao e obrigado a responder e nem ninguem. Ou melhor, ele quis perguntar aqui se ele quisesse perguntar a um nutricionista ele com certeza nao teria feito essa pergunta aqui. Neh!, fernando!.

        Um ditado perfeito pra voce: quem quer dar na cara acaba levando no cu.

    • Carne, peixe, frango, batata doce, inhame, ovos, aveia, brócolis, amendoim, castanha. Tem uma lista bem grande de alimentos que ajudam, mas a quantidade deve ser prescrita por quem entenda de nutrição e a dieta deve ser feita para o seu corpo.

    • Prof. Damata 1979 disse:

      Primeiramente é importante você dominar todos (ou, pelo menos 90%) dos exercícios de peso livre. Resumindo: ser da “Maromba Séria” a algum tempo é básico! Segundo, vc tem que saber quantas calorias cada elemento da sua alimentação tem. Vamos lá.

      1 grama de proteína (qualquer tipo)= 4,1 calorias
      1 grama de carboidrato (qualquer tipo)= 4,1 calorias
      1 grama de gordura (qualquer tipo) = 9 calorias
      vitaminas = não possuem calorias
      minerais = não possuem calorias

      Terceiro: seu tipo físico PREDOMINANTE (PRATICAMENTE NINGUÉM É 100% 1 DESSES ABAIXO. Exemplo: o sujeito pode ser 40% de um tipo, 30% de outro e 30% de outro.. entendeu?)

      ECTOMORFO (MAGRELO); ENDOMORFO (GORDO); MESOMORFO (ATLÉTICO)

      Quarto: fazer a conta pra ver quantas calorias deverá ter a sua dieta BULKING de acordo com o seu biotipo predominante.

      Ectomorfo: (Peso corporal em Kg x 37) + 500 até 1000 = a quantidade de calorias que deverá ter a sua dieta bulking (para ganho de massa magra)

      Endomorfo: Igual ao ectomorfo, só que multiplica por 29.

      Mesomorfo: Igual ao meso, só que multiplica por 33.

      Quinto: quantos gramas de proteína? gordura e carboidratos?

      proteínas: seu peso em (Kg) x 2 ou 3 = quantidade em gramas de proteínas de sua dieta
      gorduras: seu peso em (Kg) x 1 = quantidade em gramas de gordura
      carboidratos: seu peso em (Kg) x 4 = quantidade em gramas de carbo

      Você perceberá que ao somar as calorias de cada 1, o resultado estará dentro do intervalo ideal da quantidade de calorias da sua dieta.

      Basicamente é isso…

    • Fábio Silveira disse:

      Cara para sua dieta utilize uma carga maior de proteínas mas não deixe de ingerir os carbos, pois sem eles seu corpo queima a prote como combustível, olha tenho um excelente material de estudo que desenvolvi, caso esteja interessado me avise.

      • joao disse:

        BOM GOSTARIA DE VER ESSE MATERIAL QUE VC DESENVOLVEU, POIS TO MALHANDO JA A 3 MESES DESENVOLVI MUITO POUCO, GOSTARIA DE ALGO MELHOR PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO, E QUE ME INDICASSE ALGO QUE ME DESSE ENERGIA PARA PEGAR MAIS PESOS, E ALGO ME AJUDASSE A GANHAR MASSA MUSCULAR MAIS RAPIDO. OBRIGADO.

  4. Ciro Nascimento disse:

    Artigo bem fraco…disse a mesma coisa o artigo inteiro e nem ao menos argumentou. Podia ter falado:

    1) O uso de suplementos facilita a ingestão de proteínas e carboidratos, o que te ajuda a alcançar a quantidade de macros ideal por dia (díficil comer 700g de frango em um dia só certo?)
    2) Como você vai retirar os benefícios da creatina, por exemplo, sem suplementar? Teria que ingerir quilos de carne vermelha pra conseguir uma quantidade decente de creatina.
    3) Multivitamínicos. Duvido que alguém consuma a quantidade enorme de vegetais, legumes e frutas que supre a necessidade diária de vitaminas e minerais.
    4) Muitos outros…

    Obs: Veja que de forma alguma estou dizendo que a dieta não tem importância (ela é o mais importante de fato). Entretanto, é SIM possível alcançar grandes resultados sem o uso de suplementos, mas o artigo deixou de ressaltar pontos importantíssimos.

    Abraço!

    • Alex disse:

      O artigo serve bem. Quem tem curiosidade, que vá estudar. A semente já está aí..

      Você pratica IronMan, amigo??

    • Iceman disse:

      Bem fraca é sua contra argumentação.
      O escopo do artigo foi bem claro e, neste sentido, foi muito objetivo.
      Suplementos SÃO DISPENSÁVEIS.
      O artigo não deixou de ressaltar pontos importantes, pelo contrário, o ponto MAIS importante foi ressaltado, isto é, que suplementos são dispensáveis.

    • Monkeyt disse:

      como assim suplementos facilita ingestão de proteínas e carboidratos ¬¬ eles podem “suplementar” mas não “facilitar” ¬¬

      existe uma grande diferença

      • Ciro Nascimento disse:

        Qual a diferenca entao? Carbo é carbo, proteína é proteína, nao importa se vem do suplemento ou da alimentacao. Quer dizer que voce consegue ingerir 4000 kcal de comidas SAUDAVEIS sem o auxilio de suplementos?? Ate parece

  5. Caio disse:

    E com essas novas revelações de laudos que tem sido feitas então… Vou gastar meu dinheiro com frango e ovo

  6. Vinicius disse:

    Qual o tipo de dieta que faço para ganho de massa muscular ?

    Valeu!

  7. Alex disse:

    Suplementos como whey, malto da para substituir na dieta.

    Quero ver subistituir um pre treino com dieta!

    • Allan MS disse:

      O pré-treino não é substituído pela alimentação, e sim por uma mente focada e voltada à resultado. Se para treinar você precisa obrigatoriamente de pw, isso não é pra vc.

    • Alber disse:

      Já ouviu falar em cafeína? Base de qualquer pré-treino. Tome um xícara de café sem açucar antes do treino e tenha tbm benefícios nutricionais e não apenas “disposição”.

  8. LalaVinhal disse:

    Eu sempre pensei dessa forma, acredito que vale mais uma boa alimentação do que se intuir de suplementação.

  9. Will disse:

    Eu ganhei 17kg depois que comecei a malhar, isso em pouco mais de um ano de treino, sem nenhum suplemento, só bulking sujo. xD

  10. Alex disse:

    Suplemento não é ração. E tem gente que vive comendo pó…

    Aos que só sabem perguntar “que dieta faço”, dieta é uma coisa muito pessoal, na qual você come aquilo que gosta e na quantidade ideal para o peso e o objetivo que você quer alcançar. A dieta da revista não funciona, nem a do amiguinho da internet.

    Como o tempo cada um vai se conhecendo e descobrindo. No início é extremamente importante ter um bom professor, e visitar o nutricionista. Vai poupar tempo perdido. De novo, com o tempo o indivíduo vai acumular uma bagagem de conhecimento… se vai conseguir progredir sozinho até certo ponto.

    Nada substitui o professor.

    Só quem não consegue progredir sem suplemento são os profissionais, que estão no limite da dieta e do corpo e já comem quantidades sobre humanas de comida. Nós mortais não precisaríamos, mas às vezes o cara precisa daquelas calorias, mas está no trabalho, não pode fazer uma boa refeição, ou não tem tempo MESMO. Aí o suplemento faz a diferença.

    Todo mundo é ou já foi frango, mas tem o cara que vai ser frango pra sempre.

  11. Rodrigo disse:

    Claro que é possível , se chama Durateston.
    Suplemento=jogar dinheiro fora .

  12. l.senna disse:

    com esse suplementos mentirosos q vendem hj em dia é bem melhor levar só na dieta mesmo

  13. Caio Ferraz disse:

    Creio que os dois devem andar juntos, tanto suplementação e dieta, um potencializará o outro!

  14. SHAPUDO disse:

    Para quem está perguntando de dieta, vou dar uma reposta rápida e genérica, que serve para a maioria dos casos.

    Apenas bata 1.5g por kg do seu corpo em proteína. Ou seja, se pesa 80, ingira 120g de proteína, não mais e não menos(tem exceções, mas como não quero explicar). O resto da dieta tanto faz, mas também tem um limite mínimo para outros macros. 0.8g por kg corporal de gordura e 1.5g por kg corporal de carbo.
    Daí o resto é tentativa e erro, ver com qual quantidade está crescendo ou com qual está perdendo peso…

  15. Gury_Riskado disse:

    Até os dias de hj q eu saiba,sempre foi possível ganhar MM sem suplemento,ou nas antiga só tinha fiziketa?HUAHUAHUAHUAUH…..A primeira coisa q as pessoas pensam quando vão iniciar um treino é q suplementos vão tomar,a dieta e o próprio treino vem beeeeem dps,HUHAHUAH.Mas quem se da a esse luxo é essa plaboyzada,q de luxo não tem nada, é rasgar grana msm.Eu me cago rindo,vendo os vivente na academia acabar o treino e sair bem loco pra tomar os suplementos,parece q se não tomarem essa porra um treino bem feito e uma boa dieta não tem relevância,e peor é aqueles gury cabaço q só devem tomar nescau,quererem pagar de fudido com a toalha no ombro e sacudindo aquelas porra de coqueteleira,HAHUAHUAHHUAUHA,foda,me divillllto.Tem um cara q acha difícil comer 700g de frango no dia.CUMPADY eu só não como mais q isso pq meu capital ta curto se não detonava tranquilo 1 kg por dia.Comer 400g de macarrão e uns 16 ovos tu deve achar bizarro então,HUAHUAHHAUHUAUHA.
    Rango gurizada,e parar de alimentar essas noia de suplementinho.

    • Ricky disse:

      pois é kara vc tem razão, eu comecei a malhar a 1 semana e meia, eu pesava 63,5 kg, comecei a fazer uma dieta com:
      café da manhã: batata doce, 2 ovos cozidos, 1 prato de cuscuz e vitamina de banana com flocos de aveia.
      almoço: 1 prato cheio de feijão, arroz, macarrão (priorizando o macarrão), a mistura pode ser frango, peixe ou carne vermelha.
      antes de ir pra academia pela tarde, como 2 bananas.
      e quando chego eu janto: 1 prato de cuscuz com ovos ou salsichas, ou como pão com muçarela e presunto, como mais leve na janta, mas sempre faço uma vitamina de banana com aveia em flocos, quando chego a noite eu como menos que no dia.
      resultado: em 1 semana e meia estou com 69 kg, ganhei quase 6 kg, o segredo é rango mesmo como o karinha falou.

      • Gury_Riskado disse:

        Cara eu escolheria apenas um carbo no almoço,de prerencia um macarrão integral,e acredito q antes do treino apetece mais um sanduiche triplo de pao integral ou a própria batata doce q tu come no café,do q as bananas,eu pele menos,acho mais negocio um rango mais ARRETADO,hehehehehehehe.E acho q tu deveria comer BEM melhor no teu pos,q pelo q entendi é a tua janta.Acho eu q seria mais satisfatório comer um macarrão ou um arroz,e uns 12 ovos,sendo 2 inteiros e o restante de claras,ou frango ou carne né.Cara pensa q teu corpo no pos treino msm q seja noite,tu tem q comer uma boa quantidade de carbo pra repor a energia se não as proteínas q tu come vão ter q fazer o papel do carbo se não lhe for ofertado a quantidade adquada do msm.E salsichas são uma merda cara,veneno puro,nao come isso nem muçarela,e pao cara come em qualquer refeição,mas não no pos,tenta comer um arroz,uma massa q tu vai ter melhores resultados.Espero ter contribuído com algo pra tua pessoa,um abraço.

        • Ricky disse:

          então vlw ai pela dica man, ainda sou iniciante em acadêmia e inventei essa dieta que eu escrevi aki no post acima, com a dieta que eu inventei ganhei quase 6 kg em 1 semana e meia, vc tem razão, os carbo tem que repor a energia, vou fazer oq vc indicou. flw…

        • Eduardo Luca disse:

          correto, o bom tambem e um macarraozinho sem tempero antes do treino,,

  16. Gury_Riskado disse:

    E mais uma coisa,hj em dia os cara devem tomar suplemento até pra cagar e trepar com as mina,UHAUHAHUAHUHUAHUAUHA.Tava escutando uns papo aeee,o cara falando q toma um esquema ae pra dar energiazinha antes do treino,nem me lembro o nome da merda,toma coisa antes de dormir pq se não os músculos não vao se desenvolver,HUAHUHHAHHUAHUAHUAHUHAU,Como q os cara não tem vergonha de me falar isso,e peor ,bem peor,me colocar em praticar,rasgar dinheiro.Só tomando de tico mole na cara pra criar vergonha,ou não,se pa vai querer tomar leite(whey),huahahahuhuUHHAHUAHUHAUHUAUHA.E não venham me chamar de ignorante,trusco.Pq eu so a moda antiga,nada dessas frescurada d maria vai com as outras.AI AI pq o fulano toma,foda-se,pensa por ti.

    • Ciro Nascimento disse:

      Whey e leite é a mesma coisa entao? Hahahahhaha ta sabendo legal amigao….um copo de leite de 250ml tem 7g de proteina. Dessas 7, só 20% é whey, o resto é caseina. Va estudar por gentileza.

      • Gury_Riskado disse:

        Sim,vou estudar sempre,conhecimento nunca é demais,porem eu gosto de pensar sobre aquilo q eu vejo,leio,escuto….sako?????Não é pq tal fulano toma(ou diz q toma né) q eu vou fazer igual.Mas tu deve ser daqueles q se não tomar os suplementinhos e se entupir de proteína não rende e não tem resultados,né MIGUXO,HHAUHAHUHUAHAHUAHUAHUHUA.Vou seguir teu conselho e estudar sempre cúúúúúmpady,e tu TENTA comer q nem homem,para de tomar teus nescauzinho,opsss quero dizer,todynho,opsssss quero dizer whey,HUHUHUAUHHUAHUHUHUAHUHUAHUAUHAHUAHUA,se não tu não vai crescer e vai ficar um pintinho,nem frango tu vai ser,HUAUHAHUHUAHUAHUAHUAHUAUHUHA.FALOW ciRrozzzzy,HUAHUAUHAUHHUAHUAHUAHUAHUAHUAUHA.

        • Ciro Nascimento disse:

          AHHAHAHA vc eh mtooo ignorante cara, deve ser um frangoo ridiculo !! uma pessoa tao burra como vc nunca que vai ser grande, marombeiro tem que ser inteligente, tem que conhecer dieta, treino e saber descansar! vai la ingerir 4000 calorias de comida saudavel por dia vai! hahahahahaha frango ridiculo

          • Gury_Riskado disse:

            ai ai ai Franguinho,tu só sabe fala isso cara?FRANGO???Tu é o esteriótipo de cabaço de academia sako?Frango,Frango e Frango,cócóricó.Um cara q se diz“marombeiro´´,(diga-se de passagem,mais uma palavra de cabaço vacilão,)acha difícil comer 700g de FRANGO em um só dia,ainda tem a petulância de vir querer falar de rango,tu é um escroto meo,um verme,q não olha pro próprio rabo e quer vir criticar os outros seu lixo.Te entope de suplemento seu infeliz,e vai achando q tu vai ter um corpo descente,e quer vir falar de treino,te encherga seu lixo,eu treinei 5 anos de ginastica olímpica,tu sabe oq é fazer BARRA FIXA?Paralelas?Subir corda?Flexão na parada de mão?CLARO Q NÃO,pq tu é um cabaço.Tu é tão mas tão cabaço q deve tentar seguir,dieta,treino,suplementação dos profissionais e acha q vai ficar q nem os caras.Na moral,perdi muito tempo com um lixo q nem tu,quando um cara q quer crescer e acha DIFICIL COMER 700g de frango por dia,não merece nem ser respondido,mas é difícil ficar calado né,um merda falando merda.T i a l pra tuuu seu LIXO.

  17. Marcos mello disse:

    senpre consegui ganha massa muscula sem suplemento e ainda sem nenhuma dieta apropiada so treino pesado.

  18. wellington disse:

    alem do frango ovo batata doce e legumes de quais alimentos eu posso consumir para alcançar meus objetivos e carne de porco é recomendada? tem bastante proteina? ou é muito gordurosa. carnes vermelhas sao piores que as brancas nessa relação de proteinas e leite devo consumir muito ou em poucas quantidades?

  19. mayara disse:

    olá, estou desenvolvendo meu projeto de TCC, no qual precisamos convencer que o uso da alimentação exclusiva tras resultados gratificantes no ganho de massa muscular, gostei do seu parecer, e gostaria de saber um pouco mais a respeito para o desenvolvimento deste projeto, em relação a fontes que você utilzou, aguardo, obrigada!

  20. César disse:

    Eu faço academia à uns 6 meses sem suplementação nenhuma, só seguindo dietas que ao meu ver dão certo e já vejo bons resultados em meu corpo.
    Eu digo que eu era magro, comecei fazer academia e sempre queria começar a tomar suplementos mais alguns amigos falavam que não era bom eu começar pois era muito cedo, “pouco tempo de academia”.

    Pois bem acho que já está na hora de tomar, mais estou pesquisando antes e achei essa matéria bem interessante, mudei de ideia novamente e só seguir com a dieta sem a suplementação e ver os resultados. Já que estou 6 meses sem e tenho bons resultados.

  21. Joao Pedro disse:

    Ótima tese , concordo plenamente com todos os pontos acima alem do mais , vale ressaltar que as substancias presentes nos suplementos sao metabolizadas e catabolizadas no figado e rim , orgaos super importantes que o uso dos mesmos levam a um mal fucionamento futuramente .

  22. luciano disse:

    3 meses de treino sinto um buraco no estomago minha alimentação sem refrigerantes sem massas tomo bastante agua e batata doce e ovos cozidos e não tomo suplementos por tomar alguns remédios. galera isso É sério fica um alfinetando O OUTRO É BOBAGEM!

  23. Sandro disse:

    Se a pessoa não sabe responder Fernando,blz,mas não precisa sair dando Coice no outros,pois a Educação ainda é a melhor opção!!!

  24. sylvianne Mattos disse:

    Como adoro fazer pesquisas não achei que o Fernando deu coice não. Ele sugeriu sutilmente.

  25. william disse:

    eu sou magro!!!
    e n consigo engordar d forma alguma.
    será q se eu fizer musculação sem suplemento, eu vou perder mais calorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>