Home / Testosterona / Poder da mente: aumente a testosterona em 2 minutos

Poder da mente: aumente a testosterona em 2 minutos

Clique aqui

Um homem é instruído a ficar sozinho em uma sala. Ele é instruído a ficar de uma maneira bem específica e recebe uma tarefa para fazer. A tarefa não tem importância, mas o jeito que ele tem que ficar parado sim.

conquer

Após dois minutos, o homem começa a se sentir mais poderoso e dominante. Ele sente vontade de se arriscar e tomar mais riscos. Ele se sente excitado. A sua testosterona aumentou. (Time, November, 2010)

Outro homem é colocado em outra sala como parte do mesmo experimento. Mas ele não está se sentindo bem. Ele se sente fraco e submisso; estressado e sem poder. E ele sequer sabe o porquê.

Os pesquisadores sabem. É porque eles pediram para que ele fique em uma posição de “baixo poder”. Consequentemente, a sua testosterona seguiu o mesmo caminho.

Clique aqui

Isto é ciência ou ficção científica ?

Se torne o macho-alfa

technoviking

Isto é o que eu sei: linguagem corporal afeta como você se sente e a sua imagem projetada para outros. Fique em pé ou sente-se como um macho dominante e você se sentirá mais poderoso e até mesmo mais atraente para mulheres.

Isto é o que você não sabe: um novo estudo mostrou que isto não é meramente visual ou imaginário. É mais do que apenas uma sensação; existe efeitos reais como aumento da testosterona e queda do cortisol. (Carney, et al.)

Já que mais testosterona e menos cortisol resultam em mais músculo e força, isto quer dizer que podemos melhorar o corpo através de linguagem corporal ?

Maior é melhor

Poder, domínio, controle e força. No reino animal, maior é melhor.

O chimpanzé segura a respiração para expandir o peitoral ao enfrentar um inimigo. Gatos atacam o oponente de lado para parecerem maiores.

Machos-alfa humanos fazem a mesma coisa. Pesquisadores chamam isto de postura expansiva. Até mesmo sentado, alguém poderoso e com mais testosterona, irá naturalmente tomar mais espaço e usar posições corporais “maiores”: mãos atrás da cabeça, braços e pernas abertos, etc…

Humanos com menos testosterona ou “menos poderosos”, fazem o oposto. Adotam posições corporais contraídas, fechadas: braços e pernas juntos, ombros caídos, fazendo o corpo parecer menor e tomando menos espaço.

machoalfa

Mas e se pesquisadores pegassem pessoas normais e fizessem que elas fiquem em posições dominantes ? Mentindo que o estudo é sobre qualquer outra coisa e os participantes sequer saberiam que o estudo se trata de “posições que elevam a testosterona” ? Eles ainda se sentiriam mais poderosos ? E, o mais importante, a testosterona vai subir ?

A resposta é sim.

O Estudo

Os participantes (26 mulheres e 16 homens) foram aleatoriamente escolhidos para participarem dos grupos dos que vão fazer “poses poderosas” e dos que vão fazer “poses de frouxos”. Cada participante ficou em duas posições específicas, um minuto cada.

Amostras de saliva foram coletadas para testar a testosterona e o cortisol antes e 17 minutos depois dos testes de poses poderosas. Os participantes(sem saber), reportaram sentimentos de poder e foram submetidos a testes contendo apostas(como em jogos de azar) para medir comportamentos que analisam a autoconfiança, que são associados a testosterona alta.

De acordo com os pesquisadores o aumento de testosterona e queda do cortisol, foram tímidas, porém verdadeiras. Que é o que importa.

“Estas descobertas sugerem que, em algumas situações que requerem poder, as pessoas tem a habilidade de “fingir” serem poderosas e transformar isso em verdade. Com o passar do tempo, estas pequenas mudanças de postura e seus resultados, podem melhorar significativamente a saúde e bem-estar das pessoas que a praticam” diz o autor principal do estudo.

Arnold Schwarzenegger

Antes que você pense que isto não passa de folclore, lembre-se que Arnold já utilizava vários conceitos semelhantes, muito antes disso virar pesquisa científica. Seja linguagem corporal ou controle da mente sobre o corpo, Arnold já utiliza isto ao seu favor tanto no treino como nas competições. Quem já assistiu “Pumping Iron”, sabe muito bem disso, Arnold utilizava diversas técnicas para abalar seus adversários antes mesmo de subir ao pouco, fazendo-os pensar que estavam menores e mais fracos do que de costume.

Conclusão

Então, adotar uma linguagem corporal de alguém mais poderoso pode ajudar no anabolismo ?

Ao ponto de mudar o seu corpo da água para o vinho, com certeza não. Mas certamente pode ser benéfico. Apesar das mudanças hormonais serem pequenas, as mudanças psicológicas que estas alterações acarretam podem produzir efeitos mais profundos: se você se sente o macho-alfa, treinará mais pesado, com mais determinação, independente dos obstáculos e consequentemente conquistará resultados superiores.

Visite também nosso artigo mais recente e atualizado sobre como aumentar testosterona naturalmente <- clique. Absolutamente tudo o que você precisa saber vai estar nele.

Referências:
Dana R. Carney1, Amy J.C. Cuddy2, and Andy J. Yap1, Power Posing: Brief Nonverbal Displays Affect Neuroendocrine. Baixe o PDF completo aqui.

Cloud, Time, November, 2010. “Strike a Pose”.

Curta o Hipertrofia no Facebook! Receba as últimas notícias sobre musculação direto na sua linha do tempo.

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.
Clique aqui para saber mais

65 comentários

  1. Acredito eu que várias pessoas bem sucedidas fazem uso desse tipo de coisa, inclusive o Arnold. Esse tipo de dica da pra levar pra todos os aspectos da vida
    .
    Não é atoa q este é um dos melhores sites do ramo. Parabéns pelo texto

  2. só tirando que o caso do pumping iron, aquilo foi de propósito para o filme, afim de deixa-lo mais interessante, td era encenado.

  3. Vamos estufar o peitinho de pombo aí marombada!!!

  4. Faça uma experiência num lugar público onde haja um atendente. Peça humildemente para que ele faça alguma coisa, como ligar um ventilador de parede num restaurante, por exemplo. Diante de nossa postura de fraqueza, ele cresce em atitude, tornando-se o elemento-alfa daquela relação. Se formos mais enfáticos como se ordenássemos, e não pedíssemos, ele fará a mesma coisa, só que de maneira mais humilde, aí nós seremos o elemento-alfa. E não tem nada a ver com o fato de ser mulher ou homem, a postura diante da situação é que determina a relação do momento. Fala mansinho e suplicando e serás o dominado. Fale com voz imponente e ordenando, s serás o dominante. Testosterona é tudo.

    • Victor Hugo Chiosini

      Essa forma que vc acha digna de se portar só vai te deixar prepotente, inconveniente e mal educado, além de extramente desagrável. Muita mesquinhez ser rude com alguém por auto-afirmação, mesmo que fisiológica. Respeito, ninguém é obrigado nem a te atender se você for grosso.

      • John Maverick

        Discordo em parte. Sempre elevo a raiva e agressividade ao máximo para tomar decisões e atitudes. Eu me imponho através da linguagem corporal incisiva, do olhar penetrante no horizonte, na indiferença ou ódio artificial exprimidos através dos meus lábios. Mostro para as pessoas que sou eu quem domina o ambiente onde estou. Mas quando elas se aproximam, se com educação, eu sou extremamente doce, compreensivo e interessante à elas e depois me isolo novamente. Eu simplesmente me preparo por que nunca se sabe que tipo de feedbacks se pode receber de pessoas desconhecidas principalmente nos dias atuais. Faça elas baixarem a guarda ou baixe a sua antes da hora e corra o risco de ser tratado como um bosta. IMPONHA respeito e dignidade porquê depois que as pessoas perdem, aí você vai sentir o que é quando alguém é prepotente, inconveniente, mal educado e extremamente desagradável contigo.

    • Ser rude e se impor não é a mesma coisa, Victor

    • fala alto é coisa de bebado

  5. Massafera Mariana

    Acho curioso dizer que o estudo serviu para homens e mulheres, já que nós não produzimos testosterona naturalmente. (não como um homem)

    • Alexandre Takahashi

      Mulheres produzem testosterona, apenas em quantidade menor.

    • Mulheres não tem testosterona, tem aldosterona, é um homologo a testosterona

      • Nossa cara, essa da aldosterona foi de doer. Aldosterona regula função renal, nada a ver com testosterona, que por sinal é sim produzida pelas mulheres, apenas em quantidades menores como dito pelo companheiro acima.

      • os mineralocorticoides, como aldosterona, funcionam como receptores de membrana análogos à testosterona, agindo sim como tal nas mulheres, que obviamente, sem testículos, não produzem testosterona, Acertou marcos, bioquímica avançada!

        • Bioquimica avançada? isso é ciências de 6ª série kkkk
          mas o que importa é estar bem informado

        • Os 2 viajaram sim, Aldosterona regula função renal, as mulheres produzem sim testo só q em media 20x a menos q nós, são produzidas pelo ovário e supra renais, querem dar de esperto kkkkk trinquei aqui kkkk

  6. è isso aí tem que ter atitude!!!

  7. Vá com pensamentos negativos pra academia e depois va com pensamentos positivos e nos diga qual vai ser a diferença. Você tem que se sentir superior acorda no espelho da 3 tapa na cara e fala cansei poha agora eu quero e fica monstrão pra quando as mina ver fica de cara no chão e vai lá seja um Sick Cunt caralho.

  8. Tu tem q te OBRIGAR a se sentir bem,não importa qual seja a pessoa ou situação.Tu tem q te sentir poderoso,e fazer por onde pra isso acontecer.Tu pode ser forte pra caralho,ter grana mas se tu não te SENTE ou visualizar assim tu não vai passar de um cuzão.É o poder da mente.Tu pode constatar isso no próprio treino,se tu chega prostradao,pra baixo,msm sendo um treino q tu manje,parece q tu nunca treinou,e se tu chega com sangue no olho,com vontade,um treino fudido parece molezinha.Tu ve a sabotagem do cara com ele msm,isso num treino,ae imagina isso na tua vida,com as tuas coisas.Mente forte Gurizada,É TEMPO RUIM O TEMPO TODO.

  9. Matéria bacana e faz todo sentido. Caras mais espaçosos, que sentam no carro com as pernas mais abertas, por ex, deixam os testículos mais a vontade…com isso, aumentasse a produção de Testosterona.

    • ???????????? Pqp cara vai puxar ferro

      • concordo com o FIRST… ja tive uma experiencia onde fomos em 6 no carro pra praia, 4 horas de viagem…fui no banco de tras, com mais 3 marombas, maior aperto do caramba…quando chegamos, senti meu libido baixo, fiquei uns 2 dias sem ter ereção, isso pq tentei me estimular no banho.nao pode ser simplismente psicológico, é fisiolófico…pq vcs acham q os testiculos sao pra fora do corpo?? pq precisam de espaço…precisam ficar livres leves e soltos. e isso ai.

  10. Quanta bobeira pra um artigo só. Ninguém se ligou no fato de que as descobertas "Foram tímidas".
    Usar o Arnold como exemplo pode justificar qualquer coisa, mas muita coisa que o Arnold fez ele fez pra ele. Coisas que hoje não tem base cientifica, como cerveja no pós treino…
    E o que é uma mudança de testosterona quando se utiliza um ciclo completo de Dianabol??
    E o jeito como se senta em uma cadeira é apenas personalidade. Mude isso e ao tentar ser quem não é, vai parecer um idiota.
    E a última: Pelo amor de Hórus! Não vivemos mais na época pré-histórica pra sermos os Machos-Alfa, beta ou Zeta… Temos uma estrutura social pra isso. Ninguém vai tomar minha esposa porque eu sou inferior a ninguém, se alguém pensa assim ainda, deve andar com um porrete na mão gritando "uhhaaaa!"
    E pra encerrar:
    "A verdade é como um leão. Você não precisa defendê-la, ela é capaz de defender-se a si mesma." St. Augustine
    Então não adianta berrar, urrar, parecer maior, se o que você diz não é real. Uma criança poderá chegar e dizer de uma forma muito ingênua e ainda assim argumentar melhor.
    Use o cérebro, não a aparência
    :-)

    • Leia mais sobre instinto, estude mais psicologia e verá que somos tudo isso. O seu ID impõe muitas coisas longe de sua natureza real, mas é o inconciente e o instinto que dominam o ser humano.

    • “não vivemos mais na época pré-histórica pra sermos os Machos-Alfa,beta ou Zeta…” Instinto é algo que o ser-humano não muda meu jovem, independente do quanto evoluirmos isso não mudará, tanto que o cara que cita St. Augustine não irá chamar mais a atenção de uma mulher do que um cara com ombros largos e com postura imponente à primeira vista, ou seja, o segundo ja terá vantagem! Se mudamos tanto desde a pré-história porque estamos presos a “convenções” tão antiga? Porque o mais “forte”(visualmente) ainda sobressai-se? É comprovado CIENTIFICAMENTE por VÁRIAS pesquisas(não mandarei link, basta pesquisar no google) que as mulheres preferem os homens mais imponentes(Vulgos “Machos-alfa”)!

    • Marlon… hummm… sei não hein… o texto fala exatamente sobre usar o cérebro ao nosso favor, seu “pra encerrar” não se aplica. Não vivemos na época da “pré”, realmente, vivemos numa época onde estão destacando-se um bando de viadinhos… isso é verdade msm, é gay pra tudo o que é lado, hoje é bonito ser “emo”, ser sensível, aff… SEJA HOME RAPAHHH… TNATION!!! O texto explica como ter atitude “INTERIOR” pra aumentar a produção de testo naturalmente, sacou? Você não precisa ser um cavalo, ficar sentando de pernas abertas, abrindo os braços pra ocupar mais espaço, parecendo um idiota, você precisa mudar sua forma de pensar, lá dentro cara! Seja um macho-alfa em seu interior e exteriorize somente o necessário… use esse poder ao seu favor, se quiser… é só isso que o texto diz…

      • isso mesmo Adele, incentive a afloração do macho-alfa para subjulgarmos o sexo feminino como era feito na antiguidade e acontece na natureza selvagem… e isso q queres???? o mundo é um equilibrio, se houver um desequilibrio vcs sofrem as consequencias mulheres…fica a dica

    • Amigão, instinto diz respeito à medo, frio, calor, fome, etc… Este artigo tratou de personalidade, da questão da aparência e de parecer algo que você talvez pode não ser. Você leu o artigo ou chegou aqui e comentou o que você queria?
      Tudo bem, eu posso ler sobre pscicologia. Mas leia antes as coisas e entenda, pra comentar, ok?

    • A conclusão do artigo é ridícula: "se você se sente o macho-alfa, treinará mais pesado, com mais determinação, independente dos obstáculos e consequentemente conquistará resultados superiores "
      Pra mim isso se chamava DETERMINAÇÃO/MOTIVAÇÃO, independente de se sentir o maioral, até porque, já vi muitas mulheres treinando com muito mais "Macho-alfismo" do que homens, dando um show em motivação :-)

      • Alexandre Tavares Rosa

        Leia somente o último parágrafo do “capítulo”:”O Estudo” – e verá que quem não leu o texto na verdade foi você! Pois ninguém falou em tomar sua esposa nesse texto e tu “jogou” isto na “pauta”… O FOCO do texto é que se você acredita seu corpo “acredita” também e responde com estímulos! Tu veio comparar uma mudança iniciada na cabeça com um ciclo de Dianabol! E fui faço a pergunta que tu fez: ” Você leu o artigo ou chegou aqui e comentou o que você queria?”

        • Alexandre Tavares Rosa

          Correção: E faço a mesma pergunta que tu fez:”Você leu o artigo ou chegou aqui e comentou o que você queria?”********

    • Concordo em partes amigo, você está totalmente certo ao defender a tese de que se comportar de uma maneira como você não é, de fato parecerá um ridículo, entretanto, quando você se comportar com mais postura, com mais firmeza em suas palavras, com certeza você irá impor mais respeito e como o artigo diz, poderá ocorre um leve aumento na produção da testosterona. Quando você vai pra academia e se sente acuado por ter alguns "monstros" ao seu lado, com certeza seu treino não rende (acontecia comigo logo que entrei na academia), logo quando você entra focado e não se sente inferior a ninguém sem precisar ser mal educado ou ignorante, apenas determinado, seu treino renderá 1000x mais. Lógico que isso é motivação que vem de dentro, mas quem sou eu pra jugar a pesquisa, pois não fiz nenhuma para provar o contrario. (Não estou falando que o artigo é 100% verdade, pois discordo também em algumas coisas, mas também não é 100% mentira.

    • Ao invés de criticar o artigo por não ter fundamentos, mostre o fundamento de seus argumentos…ou então fique encolhido, tímido, humilde e simplório diante das pessoas e da vida e depois não reclame que a vida é dura e as pessoas ao seu redor são cruéis e você é um bonzinho e vítima da sociedade capitalista.

    • Se você acha bobagem, faça uma pesquisa com base científica que conteste esta.
      A questão da pesquisa é enfatizada na psicologia ou acha que nossa mente não influencia?
      Determinação/motivação vem da nossa mente, e é válido fazer qualquer coisa pra trabalharmos isso, até mesmo estufar o peito.
      Vá pra academia se sentindo um merda por qualquer motivo, e veja seu rendimento cair mesmo que você seja forte suficiente pra fazer aquilo com facilidade.
      Se sentir o alfa ou beta, é questão de interpretar como quiser…pra mim é mesma coisa de se sentir "o cara" ou um verme.

    • Ponha uma foto do seu shape aí, se for bom eu levo sua resposta em consideração. Mas se for um frango que acha que sabe alguma coisa nem tenta.

    • Continue pensando assim e vai ser um frango para sempre

    • tava na cara q esse texto dividiria opiniões kkkkkkkkkkkk tbm achei bobagem!! NA MINHA OPINIÃO q tenho um tempinho d akdmia, isso tbm tem mais a v com motivação msm.

    • Você interpretou a postagem muito equivocadamente…

  11. Cara,
    Na boa, vc fala como o ser Humano não fosse animal, não fosse um bicho. Amigo, por convenções e civilidade (in)Felizmente nós mesmos nos colocamos isso que vc fala que é temos que utilizar a inteligência. Ok, temos, estamos usando, a questão maior reside em não esquecer que somos de carne e osso animalescos como qualquer outro bicho.
    Agora, porque temos polegar e nos comunicamos via caixinha preta e letrinha(pc) somos superiores e não existe animalidade entre nós…
    Sinceramente brother, continua no teu Harry Potter aí…

    Somos animais sim mermão!

    Andar vestido, falar “bonito”, citar outros manos, tudo é uma questão de convenção, senão existiria até canibalismo.

    Mas como vc disse, utilizamos a inteligência pra não deixar o Ronnie Coleman comer quem ele quiser… kkkk

    Como dizia o filósofo teórico prático Neo-contemporâneo que influenciou uma legião de pessoas, que eu particularmente admiro muito:
    “Faz Parte”
    – BamBam ex-BBB

  12. O vídeo da Amy Cuddy falando sobre a pesquisa no TED pode ser assistido no link:
    http://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are.html

  13. Acredito sim que aumente a sensaçao de porder e dominio, nao sei se pode aumentar a testo realmente mais ter uma postura forte faz a pessoa se sentir melhor e mais poderosa, nao só na musculaçao e sim em qualquer outro caso que tenha que apresentar uma imagem de autoridade e ou força

  14. O objetivo do post é promover uma mudança de atitude, ser mais auto confiante e se impor diante das pessoas e situações. Além disso tudo, acontecem as mudanças químicas no corpo, o que é natural dos seres vivos, se adaptar aos ambientes e situações adversas.

  15. Muito bom o texto… muito bom!

  16. Quem não entendeu o texto, ou não está maduro suficiente, ou não é casado, ou não se relaciona com pessoas (diga-se de passagem, animais) ou não está vivo, ou é muito burro!

  17. Raldenney Aziz Shavershian

    Assistam as lutas do AS e do JJ , Vejam o trabalho psicologico que eles fazem com seus oponentes minutos antes das lutas , é um bom exemplo. Arnold antes de suas apresentações em competições , fazia um grande espetáculo com o publico , seus rivais sentiam-se cabisbaixos , sentiam-se como se eles nao fossem dignos de estar ali ,veja quantos titulos ele ganhou. Nosso Cerébro Controla Todo o Nosso Corpo , Principalmente nossos Istintos , Nosso Corpo Precisará de tempo pra mudar , mas a nossa mente sempre será a mesma , do inicio ao fim , e nos devemos preserva-la e deixa-la intocavel , para que nada nem ninguem a mude. Esse é X da questão. O Poder da Mente.

  18. Quanta critica para esta matéria.
    Querendo ou não somos animais, evoluídos, mas ainda com muitos instintos.
    Aja feito um boiola e a probabilidade de tomar um pé na bunda ou um par de chifres vai ser bem alta.

  19. Nunca vi tanta bobagem em um único artigo. TST é algo fisiologico que depende de genética, intensidade do treino, outros hormônios, etc. Essa tal postura pode melhorar estado de espirito, animo no treino mas aumentar o TST é muito ridiculo.

    • Que seja!! O aumento da testo, mesmo que discreto, serviria de indicador de autoconfiança. Não quer dizer queterá mais músculos excllusivamente em função disso. E, sim, pela atitude de confiança e poder!!

    • eu acredito que pode aumenta, bem pouco, pq é um bagulho da nossa evoluçao,seleçao natural etc

  20. Na minha opiniao, melhor ter uma postura diante da vida de um cara bem sucedido, forte e independente do que uma postura de inseto. O que ele fala aqui, é muito alem de treino, tem muito haver com estilo de vida. Se voce deixar de tolerar que alguem fale mais alto que voce, voce vai passar a ser alguem de maior valor, enquanto se voce for timido, fraco, vai ser assim que vai ser visto pelos outros. Mas pra ser assim, tem de ter um perfil assim, ser congruente com a imagem. Ja vi caras com alargadores, pareciam uns doido, mas quando voce vai ver, o cara é um banana. Se voce quer ter uma postura de alguem que sabe o que faz, tenha atitudes congruentes. Ter uma auto estima elevada faz bem pra qualquer um, e isso que o tópico quer mostrar pra gente e nao que voce vai passar a ser musculoso porque age de maneira diferente perante a vida. Otimo post, muito motivacional e com sentido. Falow

  21. é assim mesmo, vá treinar, com desanimo ou depois de um dia ruim no trabalho tipo com chefe pegando no pé… o resultado não e exatamente dos melhores, e pense tambem no dia que estás bem, vc malha pesado e focado, tem um ótimo treino, ta que eu nao vou malhar o ego, mas quando vc ta bem vc treina bem esse é o ponto.

  22. eu deito na cama já mentalizo crescer crescer anabolizar produzir hormonio musculos desenvolvendo gordura virando energia pra musculatura hauha parece coisa de doido

  23. É DISSO QUE EU TO FALANDO, ESSE É O X DA QUESTÃO, SEJA O MACHO ALFA DE QUALQUER PORRA DE LUGAR QUE TU FOR, THE LEGACY LIVES ON, FUARK !!!!

  24. Eu adotei esse tipo de pensamento, mudando minha postura, ja que sou uma pessoa um tanto timida… resultado foi muito mais auto-confianca… principalmente sexualmente… minha namorada adorou, pois agora o sexo esta maravilhoso…. e to treinando igual urso!

  25. Tudo o que foi dito aconteceu comigo,quando era retraído nada dava certo,até poucos amigos vc faz,minha massa muscular não aumentava e depois que mudei minha postura á forma de pensar e agir tudo fica melhor e não tô nem aí o que os outros vão pensar,estou bem aos 40 anos e quer saber melhor que muitos caras com menos idade.Mudem sim,mas sem fazer mal para os outros ou eles vão dar um jeito te retrair.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.